Maus II: A Survivors Tale: And Here My Troubles Began

Maus II: A Survivors Tale: And Here My Troubles Began Art Spiegelman

Resenhas -

Wiven 07/02/2024

O segundo volume da obra.
Esse volume não deixa nada a desejar em comparação ao primeiro, a única diferença é que aqui já temos acesso a uma parte mais madura da obra, o pai de Art já esta bem mais cansado, e, não surpreendentemente mais calmo (a seu modo), os anos finais de guerra estão sendo narrados, o sofrimento árduo e impiedoso continua até mesmo no pós guerra.
A narração continua com seu desenvolvimento único que oscila entre as representações ilustradas de Art diante dos relatos de seu pai, e os problemas cotidianos da vida deste.
A obra é envolta no profundo íntimo do autor, tanto na forma de se expressar, quanto na ênfase das personalidades "sem paciência" entre pai e filho. O fim é breve, objetivo, e cumpre sua proposta de entreter e impactar, simultaneamente.

*Spoiler*

O desfecho da história é bem poético, me pus a pensar se, o fato de Vadlek confundir Art com Richieu em seu último testamento gravado foi um fato verídico, ou somente uma artimanha usada para embelezar a obra como um todo.

FERES. D. 05/03/2023

Devastador
Leitura recomendada para todos. O autor relata com uma sensibilidade incrível a história dos judeus durante a segunda guerra mundial. Em uma alusão á Revolução dos Bichos (Será?) retrata os poloneses como porcos, os americanos como cães e os judeus como ratos. Não se iludam, mesmo sendo uma HQ, o tema continua sendo altamente desconfortável. Mas muito necessário.
liz 05/03/2023minha estante
Um livro sem sombra de dúvidas que deveria ser obrigatória a leitura, principalmente para esses brancos que se denominam "nazis" que não sabe viver sem as custas do papai