As Colinas Ocas

As Colinas Ocas Mary Stewart

Resenhas - As Colinas Ocas

Rafalelala 28/12/2022

Apesar de?
O livro é muito bom, sem dúvidas faz seu nome em meio histórias das Lendas Arturianas, focando aí com a nossa narrativa de Merlin (a qual a possível existência é um mistério), Mary se saiu bem ao nos dar um narrador tão rico.

Loren Fernandes 24/04/2022

As Colinas Ocas
O primeiro livro foi muito melhor, o segundo foi um pouco mais lento, mas gostei bastante também, demorei um pouco para terminar esse segundo livro porque achei meio parado, vamos ver o terceiro agora.

Tay 25/02/2022

Demorei muito para encontrar esse livro, mas valeu a pena! Livro datado de 1973 que me prendeu do início ao fim com a lenda de Arthur e como tudo aconteceu! Uma história baseada na visão do Mago Merlin! Muito incrível!

Joao.Paulo 01/08/2021

Um Oásis no Inverno
Ao terminar esse 2° Volume, acho que o que vai além do conto e pequenas fagulhas de fatos históricos é o se derramar da autora em apresentar um texto doce de se ler. Exceto pela tradução em coesão da época ou por ser em 1°pessoa, tive dificuldade nas descrições espaciais. O Começo é acolhedor com as novidades narradas por Merlin, o meio é algo algo tão mistérios sobre os deuses quanto o livro anterior e o fim foi algo "chocante" e para mim, como os acontecimentos se desenvolveram para me surpreender como um leitor calouro!

VanessaRabaquim 15/07/2021

egundo livro da serie terminado ... um livro fascinante ... com uma leitura mais lenta que o primeiro a caverna de cristal .... mas devo dizer que este tem uma peculiaridade emocionante ...
de leitura fácil e regada de fatos históricos ... locais históricos... e toda a lenda que enreda esta narrativa ...
Mary Stewart foi cuidadosa ao manter toda a narrativa apoiada em todas as vertentes da lenda arturiana... ( até mesmo as lendas que não sitam Merlin ) ... e como ela diz na nota do autor- " estas notas, necessariamente curtas, demonstram que qualquer episódio de minha historia pode - voltando a citar Geoffrey Ashe - " ser considerado como fato, imaginação, alegoria religiosa ou os três ao mesmo tempo". Nisso, pelo menos, ela é inteiramente fiel à época ". ...
este livro me fez chorar ... churei varias vezes por Merlin .. e outras tantas por Uther... A autora teve o cuidado de desmistificar uther da lenda .. o rei frio .. mas deu a ele uma imponência....
merlin por sua vez se tornou um homem feito .. que viajou pelo oriente .. e descobriu outras magias .. e outros medicamentos ... (acho que a tradução foi infeliz .. ao usar "drogas" como referencia a unguentos e ervas ... não acho que em uma época onde se clareava ambientes com lamparinas de azeite .. existisse a palavra "drogas"...)
por mais que a autora no final tenha dito que escreveu este livro sem vinculo com o primeiro da serie... devo dizer que não da para ler ele sem ler o primeiro ... já que existe muitas referencia da infância de merlin e da Bretanha menor... (pode tentar ... mas não recomendo...)
neste livro temos Artur ... ou o urso ... (e realmente gosto muito mais deste Artur ... do que os esnobes que já li ).. um menino educado por merlin ... e que o próprio mago admitiu amar .... amar profundamente ... e que Artur ... aceitou como sendo seu pai ... seu mago... seu tio... seu primo .. e todo o resto .. assumiu que o ama .. e realmente .. foi lindo o primeiro vinculo .. as primeiras confidencias ... um momento de arrepiar a alma ( e olha que eu não sou romântica ...ao contrario ... adoro uma promiscuidade hahahha)
um livro com um apelo emocional ... muito maior que o primeiro ... um livro essencial para fazer os links com a lenda ... fácil de ler e gostoso ... um livro que te faz chorar e rir ... e que coloca Merlin como um grande Manipulador ...um Mago que montou a mentira do seculo ... e que sofreu com isto ... antes mesmo de a provocar ... um individuo inteligente ... capaz de pensar em um reino antes de si ...(mesmo sem ser o rei ... e olha que nem Uther pensou no reino acima de seus desejos carnais .. ou como merlin fala .. "a febre do desejo ")
merlin é o grande rei .... mesmo sendo somente o servo de um rei ... (acho que me apaixonei ainda mais por merlin hahaha)
sobre a edição ... ainda apresenta muitos erros de concordância ... e erros de digitação ... a hunter books realmente não presta muito atenção nisso ...
mas a cavaleiro vem ai com a sua versão .. e ta muito linda

Juliana 01/01/2021

A história é muito bem contada, amei o estilo de escrita. Uma pena ser tão difícil de encontrar as edições recentes, o que faz com que seja o tipo de obra conhecida por um grupo bem específico de pessoas que já conhecem a autora ou já conhecem a história.

Luiz 24/07/2020

Boa continuação
Mantém o embalo do primeiro livro da série

Body 13/06/2020

Leitura refinada e dinâmica

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 08/09/2016

JÁ LI
Merlin logo se identifica com Artur, pois ambos são filhos bastardos de Reis. Merlin nunca almejou o trono nem o poder, mas entende que Artur será uma pessoa completamente diferente dele, destinado a liderar batalhas e ser um herói. Por isso, Merlin quer garantir a melhor infância possível a Artur, livrando-o dos sofrimentos e preconceitos que ele mesmo sofreu quando era um garoto (e que são descritos no primeiro volume da trilogia). Assim, o leitor percebe, logo no início do segundo volume, o amor e a devoção que Merlin tem por Artur, mesmo quando este último ainda era apenas um bebê.

Grande parte do livro é centrada nos preparativos e arranjos de Merlin para manter Artur seguro. Fiquei ansiosa esperando pelo momento que Artur reapareceria na estória, quando já estivesse crescido e pronto para ser apresentado ao seu verdadeiro pai, o Rei Uther. A descrição de Mary Stewart de um Artur adolescente é impecável: ela criou uma personagem fantástica, carismática e forte exatamente como imaginamos Artur, de um modo bastante humano e possível. Acredito que este seja o grande mérito da escrita de Stewart, pois ela faz o mesmo na construção de Merlin. Portanto, se você já gosta de ambas as personagens, ao ler a Trilogia de Merlin vai amá-los ainda mais.

Também é interessante como Merlin vê a si mesmo, escutando as lendas e mitos sobre si mesmo com um distanciamento sarcástico e divertido. Ele não compreende como conquistou a aura de sábio mas usa-a a seu favor, intimidando aqueles que possam ameaçar Artur.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/09/ja-li-24-trilogia-de-merlin-vol-2-as.html

Bug 04/02/2014

Não vou falar desse livro agora , pois adquiri os dois que fazem parte da trilogia. Depois que ler faço uma resenha

Laila 30/11/2010

Após ajudar o Rei Uther, Merlin retorna à caverna de cristais onde aguarda o nascimento de Arthur. Enquanto espera, Ralf lhe é enviado por sua avó para ser seu criado, pois ela teme por sua morte (no livro anterior, Ralf, criado da rainha Ygraine, ajuda Merlin e Uther a entrar desapercebidamente no castelo de Tintagel). Quando recebe as notícias de que espera, Merlin comparece à corte do Rei Uther e o convence a deixar Arthur sob sua proteção, afinal se fosse criado na corte, ele correria muitos riscos sendo futuro herdeiro do trono.
Merlin bola um plano e junto com Ralf consegue tirar Arthur recém nascido da corte do Rei Uther sem que ninguém suspeite para onde é levado. Arthur é levado secretamente para a corte do Rei Ector, onde passa toda a sua infância acreditando ser um bastardo, filho adotivo de Ector e sua esposa e sendo cuidado por Ralf. Enquanto isso, Merlin viaja ao oriente que sempre desejou conhecer desviando as atenções do verdadeiro local onde Arthur é criado.
Quando Merlin recebe um sinal de que precisa retornar, ele descobre que seu plano deu certo e ninguém havia descoberto o verdadeiro paradeiro de Arthur. Todos acreditavam que Arthur estava um uma mitológica ilha de vidro que quase ninguém via e poucos conheciam o seu paradeiro.
No caminho para se encontrar com Arthur, Merlin descobre o paradeiro da espada Caliburn (excalibur, como é conhecida atualmente) e toma providências para que venha parar futuramente nas mãos de Arthur.
Merlin passa a viver em uma capela próxima à corte do Rei Ector, onde Arthur o conhece e passa a visitá-lo constantemente, sem saber quem é na realidade. Quando Arthur completa catorze anos, chegam notícias de que o Rei Uther está convalescendo e pede a presença do filho para torná-lo herdeiro da coroa perante todos os nobres da corte. E assim acontece, Arthur é reconhecido como legítimo herdeiro da coroa, Uther morre, Arthur se torna o Grande rei que manterá toda a bretanha unida e longe da ameaça dos invasores nórdicos. Quando Arthur empunha a espada Caliburn todos acreditam ser ele o enviado de Deus para comandar a Bretanha. O restante da história de Merlin e Arthur continua no livro O último encantamento e nos demais da coleção.
Isabela 29/11/2012minha estante
Muito legal a sua resenha...

Inlectus 02/05/2009

Boa leitura.
Trata-se de um texto rico, com uma bela estória, e uma bela linguagem.