O tribunal da quinta-feira

O tribunal da quinta-feira Michel Laub

Resenhas - O tribunal da quinta-feira

Fran Piva 14/11/2023

José Vitor tem 40 anos e um amigo confidente a mais de 25 anos. Eles possuem uma forma única de se comunicar entre eles e tb fazem isso por e-mail. Quando José Vitor se separa de sua mulher, ela descobre a senha do e-mail e muitas coisas surpreendentes escritas ali. Nem tudo se diz quando se é casado, não é? E o que precisa ser dito?
Ela meticulosamente escolhe os trechos que deseja e compartilha com um grupo de amigos, que compartilha, compartilha e viraliza. Quem se preocupa em entender o contexto do que ali foi escrito? E aí comecam todas as formas de julgamento...
É um livro que nos leva a refletir sobre os julgamentos que todos fazemos nas redes sociais sobre tudo e todos. É sobre vingança e sobre responsabilidade e ética.
Também traz um debate sobre a AIDS que está por aí, mas anda um pouco esquecida pela nossa geração.

Adriana1161 15/09/2023

Fragmentos
Terceiro livro que leio do autor. Ele escreve de uma maneira muito impactante, impossível ficar imune, e impossível não se identificar com partes da história e com os personagens.
Aborda os impactos da internet na nossa vida, que é a temática do Tertúlia III.
Surpreendente!
Fala de lugares conhecidos em SP, bairros próximos ao que moro; inclusive levei meu filho algumas vezes para jogar futebol na Associação Atlética Oswaldo Cruz.
"Carreiras burocráticas de Humanas como direito ou letras"
"Eu tive poucos amigos depois de adulto"
"Eu conheço muito pouca gente com senso de humor"
"Dar nomes novos para coisas velhas"
"Eu lamentei a falta de privacidade trazida pela tecnologia"
Personagens: José Victor, Walter, Teca, Dani
Local: SP - Bariri/ 1988 - 2016
@driperini

MarcosQz 27/07/2023

Nunca tinha lido Michel Laub, já queria ler há algum tempo após ouvir Antônio Fagundes indicá-lo e continuar indicando-o sempre que possível. Confesso que não achei uma leitura nada tranquila, alguns capítulos simplesmente me destruíram, como o capítulo 20. Ou o capítulo 34, breve, rápido e incômodo em alto nível.
Um publicitário bem formado tem seus segredos e desgraças revelados pela sua ex-mulher, essa é a chave que abre O tribunal da quinta-feira, um tribunal online, uma crítica direta ao mundo da Internet onde as pessoas julgam e condenam outras pessoas sem conhecer todo o contexto dos fatos.
Mas a história vai além. É uma história sobre traições e fidelidade, sobre arrependimentos, sobre segredos, desejos sexuais. Uma história que relembra os anos 80 e o "câncer gay", por isso é uma história do passado também, além de abordar temas como assédio, homofobia e violência. Mas é um lembrete também sobre empatia, liberdade, amor e de realizar os desejos que muitas vezes ignoramos.
É uma revelação bruta e crua, sem medir palavras.

Luana 11/06/2023

É...
A leitura estava interessante, mas do meio para o final a cada parágrafo que eu lia eu só conseguia pensar "é, esse livro foi escrito por um homem...".

Angelica75 05/05/2023

4,5.
Primeiro livro que leio do autor e senti o mesmo prazer que tenho ao ler o Philip Roth. Temas polêmicos, íntimos com uma maneira ácida de contar a história.

A exposição pela qual passa João Victor poderia acontcer com qualquer um de nós. A vida cotidiana e confusa tá ali, em cada linha e nas tramas todas que se entranham. O tribunal é da quinta-feira, é da semana inteira, das 24 horas todas. O julgamento tá ali todo o tempo, e o livro me parece tão polêmico para que a gente também julgue tudo o que acontece.

Escrita ótima, capítulos curtos que fazem você ler muito rápido, incômodo presente. Só não é nota 05 pq essa nota dou praqueles que levo pro coração. Esse aqui pegou no fígado. E na mente, onde vai ficar por um bom tempo.
Marcos5813 05/05/2023minha estante
Na minha TBR. Adoro o Skoob por isso, dicas de livros e suas resenhas, assim a gente pode literalmente escolher a dedo o que deseja ler.

Alê | @alexandrejjr 05/05/2023minha estante
Belíssimo texto, Angélica!

Carolina.Tracci 04/05/2023

Não gostei.
Curiosa a diferença de gostos e opinões. A maioria das resenhas são positivas, mas eu particularmente não gostei.
Não consegui me conectar com a história, nem com os personagens e me incomodei com as descrições dos comentários trocados entre os amigos.

Yavanna 21/04/2023

Não sei se tenho empatia ou repulsa
Eu não vim com muita expectativa pra ler esse livro e pelo jeito eu fiz o certo. Tipo eu entendi a mensagem sobre os linchamentos virtuais e como ninguém pode julgar só um lado da história. Mas, por outro lado, os comentários que os caras fazem são repulsivos, teria necessidade de ver "o outro lado"?
Sla, não foi minha melhor leitura não.

romanciando 20/02/2023

Esse livro é uma grande fofoca
Ainda mergulhada na explosão de acontecimentos que é esse livro onde um publicitário tem seus e-mails expostos. O que era para ser confidências entre ele e seu melhor amigo se tornou público apos alguns anos.
Em poucas páginas podemos observar a misoginia, homofobia e tantos outros assuntos que sempre vemos sendo discursos no twitter por exemplo e tudo isso através de uma exposição da vida pessoal de alguém.
Um livro rápido porém nada leve onde uma história pode ter inúmeros pontos de vistas e não necessariamente uma conclusão sobre o caso.

lorena 23/01/2023

o futuro sou eu para o bem e para o mal.
gente esse livro foi uma doideira. li ele pra uma trabalho da faculdade (publicidade e propaganda, usp, matéria de redação publicitária II, com o professor carrascoza, 2022) e confesso que fiquei um tempo pensando ?o que foi isso??.

o trabalho consistia em ler algum livro da lista disponível e adicionar um capítulo em qualquer parte da história em que algum personagem tivesse alguma interação com você, no caso, eu, lorena.

o professor deu um resumo básico de cada livro, pra ajudar a gente escolher, e sobre esse ele falou alguma coisa parecida com ?o protagonista é um publicitário e tem um caso extraconjugal com uma colega da agência em que ele trabalha. um dia, toda a caixa de e-mail dele, com muitas descrições relacionadas as traições e a vida dele, é vazada na internet.? óbvio que esse livro foi o que mais me chamou a atenção porque parecia uma grande FOFOCA, e deus, como amo fofoca.

acabou que o livro era muito mais que isso. tem muitos pensamentos relacionados ao tribunal virtual que a internet é. é uma loucura pensar em como as pessoas só precisam de um perfil online pra agir de uma forma que nunca agiriam na vida real. a história também me faz pensar sobre a humanidade como um todo, na mediocridade da nossa vida individual e coletiva. enfim, uma loucura.

mesmo com essas reflexões, não achei que foi uma história profunda, dessas que fazem a gente mudar o rumo da vida, mas gostei (confesso que na verdade me interessei muito mais pela história do melhor amigo do protagonista).

é isso, foi um livro bom e rápido, não me arrependo de ter escolhido esse pro trabalho.

* talvez seja bom destacar que tem muuuuitas palavras de baixo calão (não me incomodei com isso, mas vai que alguém goste de saber) *
Vic 06/09/2023minha estante
Achei incrível vir ler resenhas despretensiosamente e me deparar com alguém na exata mesma situação KK acabei de ler esse livro pra matéria do carrascoza!

Aléxia 27/12/2022

Ao lado do réu?
O cara é um homem branco hétero cis e publicitário no último grau hierárquico, o que é basicamente a mega da virada em privilégios no Brasil. Aí a ex-mulher dele vaza uma compilação de e-mails sórdidos que ele trocou ao longo de anos com o amigo dele (que é soropositivo e isso é grande parte da história). E os e-mails são horrorosos em muitos níveis, e o cara é linchado na internet. Seria uma história 200% cotidiana se não fosse contada da forma inversa: você sabe primeiro do contexto, e depois do conteúdo. O conteúdo continua sendo extremamente problemático, mas será que o cara era tuuuuudo isso que a galera xingou? E até que ponto é justo que a vida das outras pessoas involuntariamente envolvidas seja afetada por um caso assim? Continua sendo um livro sobre o ápice da cadeia alimentar em tempos em que pelo menos algumas denúncias dão em alguma coisa, mas é bem interessante você ver a treta se desenrolar entendendo certas ironias do conteúdo julgado no tribunal.

Michelle 21/12/2022

O tribunal de quinta feira
Uma narrativa direta, história contada por um homem, o José Victor, que no momento do divórcio tem suas maiores intimidades e modos de conversar com o amigo, expostas pela ex mulher e o público que recebe fragmentos de suas correspondências. Um assunto sério que permeia todo o livro é o vírus HVI, do qual o amigo é portador.

Kamylla.Lemos 18/12/2022

Eu realmente não consegui me conectar com essa leitura e não entendi as críticas positivas. Eu achei a história bem maçante e difícil de se ler em alguns momentos pela quantidade de piada de ?humor ácido?. Infelizmente eu esperava outra coisa

Robs 28/11/2022

Leitura mais rápida do ano, foi meu 39° do ano e nenhum eu li dessa forma tão veloz, li de uma única vez, realmente prometeu nada e entregou muito na escrita, no plot, na raiva que você sente, nas confusões mentais que causam..
O fim deixou no ar e não é muito o que eu gosto, mas eu realmente gostei deste livro pela simplicidade da escrita e de como a leitura fluiu

Thayssa.Tannuri 15/11/2022

O livro mais facilmente devorado do ano, sem dúvida. A linguagem do Michel flui, o tema prende e, talvez por sermos contemporâneos, me capturou desde o início. Adorei.

Doug 27/10/2022

Adorei, mas...
Tenho saudade de quando no final dos livros ficava tudo explicado. Sabíamos de tudo. Tudo era esfregado na nossa cara. Capítulos curtos, linguagem acessível e de rápida compreensão. Plot twists inesquecíveis e nada esperados, decerto duvidosos, mas impressionantes. A abordagem da temática é atemporal e a cada capítulo para que estamos acompanhando uma matéria de jornal, um filme ou uma séria, nos deixando curioso a cada final de capítulo, valendo ressaltar que no começo sempre é chato.
Vale a pena cada tempo, sem contar que é curto e gostoso se ler.