O Último Encantamento

O Último Encantamento Mary Stewart

Resenhas - O Último Encantamento

Loren Fernandes 13/05/2022

O Último Encantamento
Sem dúvidas, o melhor livro foi o primeiro, neste terceiro, não acontece praticamente nada, e o pouco que acontece não tem nenhuma implicação importante na história.

Tay 25/02/2022

Sou apaixonada pela lenda do Rei Arthur, mas essa trilogia foi demais para o meu coração! Enredo, personagens e detalhes do livro incríveis! Acho que eu faria a leitura novamente de tão lindo que é!

Jessica1248 01/08/2021

Um fim digno
Apesar da presença de Arthur ser um pouco difícil de engolir na história já que Merlin é um personagem muito bem construído, acompanhamos a história para saber qual será o fim de dele e apesar de todos os seus feitos grandiosos nada nos prepara para seu último grande feito. Maravilhoso.

VanessaRabaquim 15/07/2021

O que falar desta narrativa fantástica..... que ela incrível e fantástica, de uma delicadeza unica .. feita sem duvida com muito amor ...??!!!!!! sim ela é de uma delicadeza unica e feita om muito amor

o terceiro livro de Mary Stewart é de leitura mais vagarosa .. mas nem tanto .. terminei em três dias as 496 pg ... a escritora foi totalmente amorosa e delicada ao escrever, porem a editora hunter books não teve o mesmo carinho!!!! com vários erros de digitação, de concordância e de conjugação verbal que me deixaram bem irritada em determinado momento ....( temos que lembrar que "mim" não conjuga verbo e nem inicia frases ... ainda mais em uma narrativa em primeira pessoa).

deixemos os erros editoriais de lado para falar da narrativa maravilhosa e envolvente...

este livro se passa com merlin já "velho"... com artur ja coroado e agora temos Guenevere na narrativa.. mas ainda Merlin é o principal...

a primeira parte do livro tem uma narrativa um pouco mais detalhada, e varias vezes cansativa.. já que a idade de Merlin trouxe a ele a melancolia e a nostalgia características (pelo que pude entender da idade)... por mais que Merlin seja um mago ... ele mesmo deixa claro que não passa de um mortal com um raciocínio rápido e com uma visão mais clara das coisas.

O sofrimento de merlin com a morte de um escrevo é de partir o coração ... (li esta parte em uma madrugada... e devo dizer que chorei em silencio junto com ele)...

A grande cumplicidade entre merlin e artur .. fica cada vez mais forme ... e duvido que alguma outra cumplicidade que eu ja tenha lido ou vivenciado sejam tão forte como esta ...

a segunda parte já inicia com a criação de camelot e a loukura de merlin .. e devo dizer que sofri junto com artur ..afinal foram sete meses ..... (me apaixonei por merlin e por artur de maneira igual ... acho que juntos eles formam um ... o sofrimento e desespero de artur é de partir o coração de qualquer individuo pouco emocional...)

a terceira parte ja temos o novo aprendiz ... e o grande amor de merlin ( sim ele amou ... )... nesta terceira parte eu assustei varias vezes com a narrativa ... é de um suspense perturbador ... muito perturbador por sinal ... ( com vários segredos revelados e graças aos céus nenhum deles era o que eu esperava .....) .... como li com minha labradora no quarto ... em vários momentos de muito suspense ... ela fez algum barulho e eu acabei assustando e gritando feito louka hahahha ( parte cômica da noite)

e finalmente temos a grande revelação desta parte e temos Nimue ... e finalmente o amor ( finalmente temos uma narrativa aceitável que não destrói a reputação do grande mago ... obrigada ... detestava as outras lendas ... esta é muito mais aceitável.... hahhahahahaha)

sobre esta parte de nimue ... existe um relato histórico do século 9 segundo as notas da autora ... que comprovam que foi algo aceitável e não acabou com a reputação do mago ( por mais que não exista grandes relatos sobre merlin e nem se tenha certeza que um dia ele existiu )..... sou romântica o suficiente para acreditar que existe algo semelhante a um merlin no passado

a quarta parte do livro eu chorei feito retardada ... ( mas devo admitir que o capitulo sobre a viagem com nimue ... e sobre a caverna ... eu fiz leitura dinâmica ... era muita nostalgia para quem leu a trilogia em uma pegado só de uma semana)... mas chorei feito uma retardada com o encontro com artur... mais uma vez o amor deles .. me comove ... e fiquei muito feliz com os últimos capítulos....

tenho que lembrar que as notas da altora são essenciais para complementar a obra ... ao menos para mim.... sim ... foram muito importantes...
fiquei sedenta para o próximo livro O dia do Mal .. sem duvida se eu o tivesse teria começado a ler hj hahaha
nunca chorei e me emocionei tanto com um livro ... mary stewart se superou sem duvida neste terceiro livro
aguardo ansiosa a edição da cavaleiro negro ..

Body 07/04/2021

Gostei da trilogia inteira, muito bom conhecer a história focada no Merlin

Cacau Lacerda 27/01/2021

Demorei pra terminar esse livro, apesar de achar a história interessante, a leitura não estava fluindo. Foi um livro bom no geral, nada incrível.
Dedê 15/03/2021minha estante
Esse é de uma coleção né? Vc sabe o nome do primeiro livro?

Cacau Lacerda 15/03/2021minha estante
Sim. O primeiro é A Caverna de Cristal

Juliana 20/01/2021

O livro é fantástico, muito bem estruturado e é possível perceber nitidamente a base histórica que a autora utilizou. Minha tristeza é não encontrar o próximo. A editora sumiu no mapa e quem conhece a história e a autora não quer se desfazer dos seus exemplares. Espero que os livros sejam relançados por alguma editora com capas e edições igualmente belas e sem demora.

Luiz 24/07/2020

Grande final
Começou meio morno, mas embalou e terminou bem

fernandaugusta 26/11/2018

Mágico!
"O Último Encantamento" é o livro final da série da Trilogia de Merlin (que originalmente não é uma trilogia), precedido pelos livros "A Caverna de Cristal" e "As Colinas Ocas". Acredito que acharam conveniente denominar estes volumes sobre Merlin como uma trilogia, pois ele é o personagem principal e os narra em primeira pessoa.
Em "A Caverna de Cristal", acompanhamos a infância do menino Emrys Ambrosius, criado como um bastardo na corte de seu avô, o rei de Maridunum. Sua mãe Niniane, nunca revelou a identidade do pai de Emrys, que mais tarde descobrimos se tratar de Ambrosius - herdeiro do trono exilado na Bretanha Menor, que busca reconquistar a coroa. Criança inclinada a ser diferente dos demais, Emrys conhece Galapas, na caverna da colina, e é iniciado nos mais diversos tipos de conhecimento, até ter que fugir de sua casa.
O destino quis que se encontrasse com seu pai Ambrosius na Bretanha Menor, e em "As Colinas Ocas" acompanhamos o estabelecimento de Merlim como "mago" e profeta. O desenvolvimento de seus plenos poderes se dá quando profetiza o nascimento de um Grande Rei, que unirá toda a Bretanha. A partir daí, Merlim ajuda Uther Pendragon a gerar Arthur. Desde seu nascimento, Arthur corre grande perigo e é retirado da corte para ser criado na obscuridade. Merlim passa a ser seu "mestre" na Capela da Floresta, pois Arthur vive como filho adotivo do conde de Galava. Podemos acompanhar também a história e a descoberta da espada encantada Caliburn.
A morte de Uther leva à coroação de Arthur, e também a seu incesto com Morgause, sua ambiciosa meia-irmã. Desta noite nascerá Mordred, que Merlim profetiza como o fim de Arthur.
"O Último Encantamento" narra a busca de Merlin por Mordred e o decaimento de seus poderes, até conhecer Nimue/Niniane e ter seu destino selado ao ser enterrado vivo na caverna de Maridunum.
Para mim, trata-se da mais interessante versão da lenda arturiana, pois humaniza seus personagens. É interessante comparar este enredo com o de "As Brumas de Avalon", por exemplo. Único fato a lamentar é que não há previsão de lançamento em português dos livros que dão sequência à história, pois originalmente não se trata de uma trilogia sobre Merlin e sim de toda a história da lenda arturiana, em cinco volumes.
Estou finalizando a história pela leitura dos livros em inglês: "A Wicked Day" e "The Prince and the Pilgrim".
Enfim, uma leitura fluida e muito rica, que traz novos vieses para esta história tão conhecida por todos.
Joice Antonholi 14/01/2020minha estante
Poxa, eu estava lendo sua crítica com o maior gosto e me deparei com um spoiler. :(

Wilton 25/11/2012

Enredo bem desenvolvido. Leitura leve e cativante. Recomendo.

Inlectus 16/04/2009

Bela estória.
Merlin e Niniane, a magia e a lenda da corte do Rei Arthur. Tem mais, bem mais entre as linhas desse livro, é só ler com atenção.

Denis 16/02/2009

Um dos melhores livro que ja li, incrivel!!!