Mentes Depressivas

Editora: Principium Editorial
288 pág, 2016.
Que livro!!
NÃO É AUTO-AJUDA!!!
A autora também é médica psiquiatra, e se ela atendesse por aqui, indicava fácil! Além do lado cientista quando fala sobre depressão, ela aborda o assunto de uma forma também "humanizada" e de uma espiritualidade sempre presente em sua obra.
No livro ela desmiuça tudo sobre o assunto, como é difícil diagnosticar principalmente em tempos onde olhamos apenas p/nós mesmos, por conta de egoísmos fúteis.
Fala sobre as características de uma doença tida como a mais humana entre todas as doenças que existem... "porque somos dotados de uma função mágica chamada consciência." (É uma citação de um livro chamado "Mentes Perigosas" ?, já já falo sobre ele).
Um excelente livro e o mais cativante é como ela lida com os conteúdos, a autora gosta muito da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), fala das medicações, dos hormônios envolvidos, e conta um episódio depressivo que a mesma encarou!! Por último, um assunto muito delicado e pesado, o suicídio, que muitos fingem não existir.
Livro agrada quem é da área e público geral, uma obra que vai ajudar muita gente a ter principalmente EMPATIA pelo outro!! ????????????.
Ps. A falta total de Empatia é a principal característica das pessoas do outro livro, mas isso já é outro post. ?????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Leitura e . 01/07/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Bart 02/07/2020minha estante
????? fica tranquilo man!!

Xabriel 02/07/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Bart 02/07/2020minha estante
É um livro super gostoso de se ler!! Até qnd ela fala da medicação! Não uma coisa técnica! Indico mesmo!!

Xabriel 02/07/2020minha estante
Interessante! Obrigado pela recomendação.???

Michelly França 02/07/2020minha estante
Confesso que me interessei em ler sua resenha por conta da sua clara afirmação de que o livro não é auto-ajuda rsrsrs E após ler sua resenha me interessei em conhecer esse livro, pois creio que o conhecimento básico sobre essa doença é mais do que indispensável, principalmente nos dias de hoje, em que muitas pessoas ainda a subestimam. Adorei seu estilo de resenha, felicitações!

Bart 03/07/2020minha estante
Eitaaaaa!! Hoje eu não durmo!! Kkkkkkk obg!! Mas o livro, como falei antes, é super gostoso de se ler! Eu falei p/uma amiga q a parte da medicação pode pular (não chega nem 2 páginas), mas a forma como a escritora lida com a doença é show!! Qm dera eu ter uma psiquiatra assim por aqui! Vários pacientes meus reclamam dos psiquiatras q as vezes precisam consultar. Ela é de uma humanidade que se mostra mt em falta atualmente!!

Marcelo 02/02/2024

Aprender a lidar
A narração feita pela autora é excelente, espero encontrar outros livros dela em audiobook. Pareceu estar em uma palestra de mais de 7 horas, mas sem ser cansativa.
O livro é muito completo, trazendo questões bem específicas, inclusive de tratamentos a serem realizados. Espero que não leve ninguém a automedicação.
O livro aborda a depressão em vários públicos diferentes, passando pelo público infantil, idosos e as mulheres , além de contextualizar as condições que influenciam e as possibilidades de atuação, seja pela psiquiatria, seja psicologia e seja pela própria revisão de como cada um enfrenta as situações que depara na vida.
A abordagem humana da autora, para além da médica, complementa a abordagem, mostrando as suas experiências que vão além da bioquímica do corpo.
O contexto de pressão da própria sociedade sobre as pessoas e seu cotidiano, demonstra entender que muitas vezes ação para melhorar as condições do indivíduo perpassam por uma atuação até do governo em preservar certas questões.
Recomendo o livro com prazer e leva a uma bela reflexão em como podemos melhorar nossa vida e dos outros.

Arlete.Lety 17/04/2021

Maravilhoso
Amo os livros da Ana Beatriz Barbosa, sua linguagem é muito didática e de fácil entendimento. Mentes Depressivas esclarece os fatores biológicos, sociais, genéricos e mesmo espiritual (que neste sentido nada tem a ver com religião, que fique bem claro), que influenciam no cérebro depressivo. Livro espetacular.

Luiz Amaro 04/02/2020

SIM, PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO.
Mais que um livro, uma utilidade pública. Uma obra forte, porém, necessária. Um assunto muito delicado que precisa ser difundido, falado e debatido abertamente. A depressão é uma epidemia que se alastra cada vez mais na sociedade global, atingindo cada vez mais os jovens.

Importante deixar claro que depressão não é só tristeza, não é "falta de louça pra lavar", não é "frescura!". Mas sim, um distúrbio psicológico sério, que pode até levar a pessoa ao suicídio. Sim! Precisamos falar sobre isso. Segundo a OMS 804 mil pessoas se suicidam ao redor do mundo, em outras palavras 2200 pessoas tiram as próprias vidas por dia, com um intervalo médio de 40 segundos entre um suicídio e outro.

Depois desse dado eu não preciso falar mais nada sobre a importância, a complexabilidade e a desinformação da sociedade perante a essa doença. Para tanto, a médica psiquiatra e escritora Ana Beatriz B. Silva disseca o assunto, nos apresenta as três dimensões da doença do século, através de uma narrativa didática, simples e de fácil entendimento.

maare 21/03/2023

Muito bom!
Queria ler esse livro fazia um tempo. Demorei mas consegui terminar.
É muito bom. A Ana Beatriz é ótima escritora, bem como é médica. Consegue mostrar os tipos de depressão, os fatores que influenciam e que colaboram para acontecer, e como tratar é importante, e as diferentes formas de tratar.
Peguei pra vida o que ela fala de que precisamos estar com corpo, mente e espiritualidade alinhados para que nossa vida seja plena e saudável, e espiritualidade não te a ver com religião, e sim o que faz bem para o espírito.
Acho que o livro foi importante pra perceber isso e levar pra vida.
Acabei lendo ele em um período difícil da minha vida e ajudou a entender que estava passando por uma tristeza, não um estado depressivo e que passaria em breve, como aconteceu.
Livro pra vida toda!

Lidiany.Mendes 10/12/2022

Leitura necessária
No momento atual em que vivemos, a Dra. Ana Beatriz traz reflexões necessárias e aponta caminhos, que em nossa essência sabemos que existem, mas dos quais nos perdemos na valorização apenas do que é material.
Essa valorização nos é imposta diante do estilo de vida frenético, egoísta e individualista que o momento histórico que vivemos exige.
O que a Dra Ana Beatriz nos relembra é que não precisa ser assim. Somos mais que matéria.
Apenas o reencontro com nossa essência verdadeira e transcendente, num ambiente de amor profundo, é que pode nos libertar das amarras sombrias da depressão.
Enquanto buscamos esse reencontro, existem tratamentos disponíveis para nos ajudar a atravessar os nossos desertos ou vazios existenciais.
O que não podemos fazer, é desistir. Viver vale a pena!

Nath 05/12/2022

É um livro informativo, para adquirir mais conhecimento sobre assunto. Para quem tem interesse na temática de transtornos psicológicos, recomento bastante!

A autora, Dra. Ana, consegue passar o conteúdo de uma didática e de fácil entendimento. Virei fã.

Andrea 18/03/2021

A doença do século
Este livro é fantástico! De linguagem acessível, fala sobre essa doença que tanto nos aflige nos dias atuais, onde diversas pessoas estão suscetíveis a ter depressão. Como detectar, os sintomas, tratamento e como ocorre. Livro esclarecedor e muito bem escrito. Adorei.

camila 17/09/2020

CORPO - MENTE - ESPÍRITO.
Resenha: Mentes Depressivas

Ana Beatriz Barbosa

Em primeiros contextos, o livro aborda muito, a narrativa de histórias que já foram vivenciadas e clinicadas, pela autora, que também é médica, ela diferencia a tristeza passageira, do que vem a ser uma mais prolongada que não passa, ao qual hoje em dia sabe-se que é depressão.

É apresentado ao leitor as várias formas que depressão possa vir a aparecer na nossa vida, nos revelando que hoje em dia em meio a constantes mudanças, é impossível não adquirirmos em algum momento ou problema na vida. A depressão como a obra mostra pode acontecer não só na fase adulta, como também na infância, adolescência, através de dados da saúde, atinge mais as mulheres, e este lado é preocupante, pois muitas têm, não sabem que estão, e acabam não correndo para adquirir tratamento com profissional, podendo este panorama da doença, se agravar.

A autora trás algumas soluções, mas eu considero muito poucas, para o devido agravamento que ela alcança muitos casos, as vezes podemos não estar vendo com os olhos do outro, que se encontra a nossa lado, não se pode medir a dor dele, e assim isso fica no silêncio, e pouco é revelado para fora, então a ajuda , conselhos e auxílios se torna mais difícil.

Um conselho que eu vejo ela também abrangi e outros médicos usam, é buscar algo que te faça bem, encontrar algo seja um esporte, meditação, hobbies, de alguma forma, que isso ao ser praticado, vivenciado por você, encontre uma tranquilidade, e o mais importante que este ato, faça parte de sua rotina, como tomar banho e escovar os dentes, ao qual fazemos todos os dias.

Esta obra, é um referencial de que: Se algo não está bem, você precisa mudar, modificar, buscar aconselhamento médico, seja em qual área for, dialogar com alguém de confiança, pois cada vez mais que você adquire guardar mais para dentro de você, estes pensamentos, perturbações, uma hora retornam, e talvez te ocorram de uma elevação de carga maior. Por isso, converse consigo mesmo, e sempre busque ajuda, procure não deixar o estágio avançar.

Maria6245 17/09/2023

Bom livro sobre a temática
A Dra. Ana traz com sua obra, ?Mentes Depressivas - as três dimensões da doença do século? uma explicação clara e completa sobre a temática da depressão para que todos entendam a importância de se debater esta questão.

Ela aborda aspectos da diferenciação entre tristeza e depressão, funcionamento bioquímico e causas de maneira didática para que qualquer leigo consiga entender.

Outro ponto interessante do livro é a abordagem da depressão em várias fases da vida e a feminina. O suicídio também entra como fator a ser exposto pelo crescente número de casos.

Tratamentos e estratégias complementares dão um norte de como buscar ajuda e atividades cotidianas que podem ser realizadas para ajudar nos processos depressivos e a autora finaliza com a importância do quesito espiritualidade como ação de tratamento.

Não é um livro técnico, mas muito completo para quem quer entender sobre a temática.

Jacy 30/09/2021

Esperava um pouco mais de ciência
O livro começa muito bem e eu consegui tirar bom proveito de grande parte dele, mas depois da metade, principalmente nos últimos 3 capítulos, a autora começa a misturar ciência com as suas crenças pessoais de uma maneira muito pretensiosa. Tentou dizer, com uma boa dose de eufemismo, que depressão é falta de deus, mas não escreveu sequer uma linha sobre como as próprias religiões também podem levar à depressão, o que é muito comum de se observar em filhos de pais muito rígidos devido a questões religiosas.

Eu leio alguns livros de autoajuda, alguns até de vertente espiritual, mas ?uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa?. Portanto, nesse caso, eu esperava um livro mais científico e não essa tentativa da autora de usar do discurso de autoridade para convencer as pessoas de suas crenças pessoais.

Já tinha lido outros livros dela e gostado, mas esse eu achei um pouco decepcionante. Porém, é possível aproveitar bastante a primeira metade do livro, razão pela qual dei 3 estrelas.

Leitora pobre ponto com 03/07/2021

Não sei oq dizer do livro so to fazendo resenha pra contabilizar no desafio lá,
Mas o livro é muito bom

Gabriel Castro 27/05/2020

Utilidade pública
Livro muito completo e informativo, aborda um tema que ainda tem certo preconceito e/ou estigma perante a sociedade.
Se você nunca vivenciou direto ou indiretamente alguma doença no âmbito de saúde mental, o livro é altamente explicativo e educacional, agora se assim como eu, você já passou por esse período sombrio o livro ajuda a se entender e mostra empatia, pois a principal dificuldade no meu ponto de vista, de quem passa ou passou por isso é conseguir se expressar e explicar aos outros e a si mesmo o que está acontecendo com seu corpo, mente e espírito (alma, ou como preferir chamar).
Minha descrição é parcial ou tendenciosa por me ser algo que me atinge, porém o livro tem todas referências bibliográficas e as informações contém veracidade em estudos publicados, além de conter toda a experiência de vida e profissional da autora.

eaiale 25/05/2021

é um livro de conhecimento
como é um livro de conhecimento, se torna um pouco maçante. recomendo sempre pega-lo para reler algumas partes? é aquele tipo de livro que você consulta e guarda de volta na estante.

Gii Peraro 21/07/2020

Um dos melhores livros que já li.
A autora descorre sobre o assunto depressão sem tabus, de forma bastante didática, colocando suas experiências pessoais enquanto humana e médica psiquiatra, além de relacionar bem o assunto com todos os aspectos da vida. Mostra que depressão não tem idade, pode atingir qualquer um. Este livro me ajudou bastante a entender esse problema que me aflinge a alguns anos e entender o tipo de tratamento abordado pelos profissionais que me auxiliam e porquê. Recomendo a todos que leiam, é transformador.