The Bone Witch

The Bone Witch Rin Chupeco

Resenhas - The Bone Witch

Queria Estar Lendo 22/09/2023

Resenha: The Bone Witch
The Bone Witch é o primeiro volume da trilogia de mesmo nome, de Rin Chupeco. Uma fantasia sombria que envolve necromancia, mulheres carregando grandes poderes e monstros terríveis voltando dos mortos para aterrorizar um mundo.

No passado, conhecemos Tea; ela tem doze anos quando seu irmão mais velho, Fox, é morto em uma campanha contra daevas, monstros que ressurgem de tempos e tempos e precisam ser aniquilados novamente. O problema é que, no funeral de Fox, Tea surta e seus poderes despertam e ela descobre que é uma "bruxa dos ossos"; que se tornará uma asha (como são chamadas as mulheres com inclinações mágicas) ligada à Escuridão. E que pode ser tentada por ela.

Quando uma bruxa dos ossos aparece pra guiá-la e treiná-la, Tea e Fox (agora ressuscitado) partem para uma grande cidade onde a garota vai aprender a comandar seus próprios poderes.

No presente, um bardo visita uma praia coberta por ossos de monstros terríveis, e encontra uma bruxa dos ossos jovem e solitária que promete tecer histórias sobre o que a levou a esse exílio, e porque estar ali é tão importante.

The Bone Witch é um livro muito diferente do que eu esperava, com uma estrutura cativante que foge do usual. A maneira com que Rin Chupeco amarra a história é inusitada e extremamente criativa, tanto quanto esse mundo - chamado de Os Oito Reinos - de monstros e mulheres poderosas que elu criou.

O sistema de magia, por si só, é super complexo e interessante. Ashas são capazes de controlar elementos, desde os mais básicos como Terra, Fogo, Ar e Água, até Espírito, Relâmpagos; e, claro, Morte. Porque as ashas ligadas à Escuridão convocam runas que lidam com a morte em todos os sentidos da palavra, e são poderosas e temidas e adoradas por isso.

Cada reino tem sua peculiaridade e a história nos apresenta a eles ao mesmo tempo em que os apresenta à protagonista. Tea vem de um vilarejo afastado que pouco tinha a ver com magia, e de repente descobre ser uma controladora e convocadora de mortos com uma tarefa tão árdua à sua frente.

Enquanto outras ashas lidam com entretenimento ou guerra, as ashas da Escuridão lidam com os daevas - como um dos monstros que matou seu irmão. Em vez de deixá-los renascer e aterrorizar o mundo, elas devem usar seus poderes para cessar sua ressurreição e enviá-los de volta à morte. É para isso que Tea vai treinar, e é através dessa jornada que vamos conhecer esse universo.

Achei tudo fascinante. A estrutura do texto nos mantém à flor da pele porque os capítulos no presente, com o bardo, nos contam aos poucos o que aconteceu, mas não nos dão o contexto completo. Ou seja: sabemos que alguém morreu, mas não quem. Sabemos que uma tragédia aconteceu, mas não qual. Então a tensão está ali, sempre que voltamos ao passado.

"Os feitiços mais poderosos requerem memórias."

A idade da Tea - quatorze pra quinze anos - também deixou toda a situação que ela está vivendo mais tensa, e é mais crível acompanhar as burrices em que ela se coloca no calor do momento. Especialmente quando comparamos essa personagem ao que ela vai se tornar.

Se tem um defeito em The Bone Witch é que o meio do livro pode se arrastar mais do que deveria. Entre as lições e cotidianos da Tea, algumas partes da metade acabaram soando lentas demais e enfadonhas demais; comparadas ao resto do livro, até desaparecem porque não acrescentam tanto à história quanto o que já sabemos. Sim, ela tem que treinar, mas demorar 100 páginas nisso é um pouco chato.

Eu amei a sociedade em que a Tea é inserida, onde as mulheres representam tanto poder. É culturalmente muito diversa, com personagens de diferentes cantos do mundo, representando diferentes culturas inspiradas naquelas que conhecemos.

Há uma delegação de soldados controladores de elementos também - os Caçadores da Morte, em tradução - mas é nas ashas que as pessoas buscam resiliência, força e sabedoria. Também amei como questiona essa estrutura, porque há personagens que não se encaixam no que a sociedade espera deles e que desejam seguir para um futuro que abrace quem realmente são.

Tantas personagens incríveis que enchem esse livro!

Eu gostei principalmente da Mikaela, a outra bruxa dos ossos responsável por treinar a Tea, e da Zoya, que soou em partes como uma incógnita e em partes como uma personagem muito interessante para o desenrolar da trama.

A relação mais forte da Tea na história toda é com o Fox, seu irmão ressuscitado. A ligação mágica deles é tão forte quanto a familiar, e eu adorei acompanhar as interações e o quanto eles importavam um para o outro. O Fox, em si, é um ótimo coadjuvante, com uma história paralela legal para toda essa reviravolta que ele está vivendo.

"Se há uma coisa que as pessoas desejam mais do que uma boa história é contar as suas próprias histórias."

Há outros coadjuvantes importantes, ainda que a gente não conheça a totalidade da sua importância, como o Forjador de Corações (porque, nesse universo, as pessoas carregam seus corações em cordões, pedras que contém toda sua história de vida e emoções), o guerreiro Kalen e o príncipe Kance. Se você, como eu, não gosta de instaloves, relaxa que não tem aqui; é só uma crush engraçadinha que talvez se desenvolva em alguma coisa mais, mas você descobre lendo.

The Bone Witch tem ação, reviravoltas e um último capítulo pra te deixar EITA! para a continuação. Esse primeiro volume me provou que fiz bem em confiar em Rin Chupeco, porque elu sabe como cativar com uma história estranha e sombria.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/09/resenha-bone-witch-rin-chupeco.html

forbrekker 10/08/2021

Lento, mas o final ?
O livro em si traz uma proposta MUITO interessante e original, transformar a protagonista na vilã da saga. A gente já viu muitos vilões virando mocinhos, mas bone witch trás o inverso, de uma maneira muito rica.

A construção do universo é incrível, e ele é MUITO rico, então por partes foi muito bom, o ponto negativo é que demorou bastante para ser construído pedaço por pedaço. Porém, quando tudinho se juntou no final, foi um negócio muito bom.

Tea literalmente é o brilho do livro, a nossa protagonista é desenvolvida a chegar desde uma criança assustada que não sabe nada de magia até o ponto que ela vira uma supervilã que simplesmente quer destruir o mundo. Muito bom.

Outra coisa que eu gostaria de frisar, a ideia da autora de colocar um capítulo e flashes do futuro, intercalando os dois, foi GENIAL. A leitura fluiu bastante, e pra mim esses flashes do futuro eram de longe as melhores partes, apesar de você não entender muito porquê precisa de contexto. Mas quando o presente tava parado, o futuro era uma água para sedentos. Muito bom.

O ponto negativo é exatamente a lentidão, a história demorou muito para engajar, e o plot twist foi meio confuso. Apesar de que eu fiquei mais chocada com outras coisas, ainda assim foi uma água na ferida.

Vale MUITO a pena, leiam sério
Juh 08/12/2021minha estante
Amiga tu me dá 3 estrelas e fale que vale a pena ler?

forbrekker 11/12/2021minha estante
KKKKKKKKKK eu so chata disgurpa

@livrostasticos 23/09/2020

The Bone Witch tem um conceito interessante, mas infelizmente não atendeu as minhas expectativas. Na maior parte do tempo o livro apenas ok, nada de mal mas também nada de instigante.
Eu gostei da escrita da autora, no entanto. Gostei da forma como ela faz suas descrições e do ritmo que deu ao enredo. Achei o livro cheio de coisas interessantes, mas na maior parte essas informações foram ditas e não demonstradas, então meio que diminuiu meu entusiasmo com o universo. Porém acho que tem muito potencial, então pretendo ler o proximo!

Carol Maia 09/01/2021

Gostei bastante dessa leitura. Todo o mundo criado pela autora é incrível. Ela não poupa detalhes o que tornou um pouco arrastada a leitura. Levei bem mais tempo do que eu imaginava para ler.

Mas vale muito a pena. É original e bem divertido, a escrita é muito boa. Tem pouco romance ou quase nenhum, mas foi bem interessante ver o começo da jornada da Tea.

O livro se passa todo em um antes e depois. Tive um pouco de dificuldade de entender o depois até que comecei a desenvolver de fato a leitura do antes.

Ótima fantasia. Quero ler a trilogia inteira logo. Kkkkkkk

Lauraa Machado 27/06/2018

Muito mais do que parece ser!
Parece que eu estou sempre procurando livros sobre bruxas e nunca encontro um que realmente me agrada. The Bone Witch, apesar de ter sido realmente muito bom e muito inteligente, não é exatamente um livro de bruxaria de verdade. Alguns elementos de bruxaria aparecem, mas são bastante simbólicos. Se é isso que você está procurando, não vai encontrar aqui, o que não significa que você não deveria ler este livro mesmo assim.

Aliás, nunca vi uma sinopse tão vaga comparada à profundidade da história de verdade. Entendo que é necessário deixar muita coisa a ser descoberta durante o livro, mas poderiam ter dado um pouco mais de indiretas sobre o universo do livro. Eu achava que o mundo seria bastante parecido com o nosso, mas ele foi bem peculiar - e muito bem criado, cheio de detalhes, culturas e características únicas. Achava que seria de bruxaria, mas acabou sendo mais uma alta fantasia sobre pessoas com poderes chamadas de asha do que qualquer coisa que chegasse perto do que mulheres foram acusadas de fazer séculos atrás antes de acabarem em uma fogueira. Por último, sabia que o livro teria um arco parecido com jornada de herói, mas não tinha ideia das responsabilidades de uma bruxa como a Tea, o que poderia ter feito com que eu ficasse ainda mais interessada pelo livro antes de ler.

Nenhuma dessas coisas são realmente defeitos, mas é bem importante dar a ideia certa do que o livro fala para o leitor certo ler. Pode ser que muitos fãs de altas fantasias estejam se mantendo longe dele por não saber que é desse gênero especificamente, além de que criar expectativas inconsistentes em alguém costuma ser sempre a receita para a decepção. Seria um tanto triste pensar em alguém não apreciando a beleza desse livro só porque esperou algo diferente.

Eu tenho duas críticas mais específicas para o livro. A primeira é a mais inofensiva. A escrita do livro é bem bonita, mais lírica no começo do que no final, e eu gostei muito do jeito que os capítulos se intercalavam entre antes e depois, explicando o porquê da história ser contada. Mas não posso negar que o ritmo do livro deixou um pouco a desejar, se arrastando em algumas partes mais próximas do começo. O final é bem mais emocionante, mas aí estou falando das últimas cinquenta páginas, e o meio não é tão arrastado, mas poderia ter entretido mais. Para alguém que demora mais para ler, o livro pode parecer não ir para a frente, mesmo com seus capítulos curtos.

A segunda crítica é uma que eu percebi só depois de terminar. A protagonista, Tea, apesar de não ter nada claramente indesejável nela, não é muito marcante nos capítulos de 'antes'. Muitas vezes, foi estranho conectar a garota que ainda estava se desenvolvendo com a que se tornou (que aparecia nos capítulos de 'depois'). Eu gostaria de ter visto uma semente mais clara e natural nela antes, para explicar como ela virou o depois. Aliás, sem o depois, ela é bastante genérica e poderia ter tido muito mais personalidade.

A criação do mundo, em compensação, foi uma das melhores partes do livro. Algumas vezes, cheguei a ficar um pouco perdida, admito, já que foi bastante informação - como costuma ser em um primeiro livro da série. Mas em nenhum momento senti que eram infodumps e nem me fez perder o interesse pela história, como já aconteceu com outros livros do mesmo gênero.

Outro detalhe interessante foi a presença de tantas personagens mulheres na história com personalidades tão diferentes. Sempre apoio livros assim, já que a maioria dos autores acha que uma única personagem feminina relevante é o suficiente - ou parece achar, já que os livros acabam quase sempre sendo assim.
Aliás, não existe qualquer romance nesse livro, se você pensar bem. Existe uma ameaça de romance e uma dica do que está por vir (que não é difícil de adivinhar, se você esperar a mesma inteligência da autora nessa questão), mas essa história se estabelece sem isso por enquanto.

Honestamente, a melhor parte do livro foi a inteligência da autora de criar mesmo tantos detalhes e os amarrar tão bem, de criar reviravoltas tão inesperadas e aproveitar da profundidade de toda a sua criação durante a história. Esse ainda é o primeiro livro e a leitura prova isso, já que é só o primeiro passo de uma história maior, mas não tem como negar que o final mostra que ainda tem muita coisa incrível vindo por aí.
Nati 27/06/2018minha estante
Adorei a resenha, Laura! Ansiosissima pra ler esse livro!

Benditos livros - Luana 27/06/2018minha estante
Adorei a resenha também, e já vou colocar o livro na pilha de leituras futuras

Luis793 25/04/2021

Gostei
A leitura é bem rápida, mas no começo é um pouco difícil de se acostumar com os termos, o que é normal em uma fantasia.

Lirio azul 19/10/2022

Esse livro é um sonífero
De verdade a ideia desse livro é maravilhosa só que assim a execução?
Eu odeio quando me falam ai pq o livro eh parado mas o final vale a pena, ou porque no próximo melhora. Nao. Um livro tem que ser bom por si mesmo e Bone Witch não consegue nem isso
A personagem principal é no mínimo sem graça, não dá nem pra desgostar dela tão sem personalidade que a coitada é
Não compro a ideia de uma mina de 17 anos estar numa ilha isolada por ser uma vilã
Os supostos dois garotos que ela supostamente irá amar, aí não compro também dois chatos
A narrativa eh cheia de palavras sem sentido e desnecessários, fica falando de um cotidiano chato
Parecia de verdade que eu tava vendo o filme Memórias de uma Gueisha só que com magia. Muitas cenas eu achei parecidíssimas
Eu não li até o final, faltou 120 páginas porque eu simplesmente não tinha mais paciência a autora poderia ter feito o maior plot twist e eu ainda não teria achado que valeu a pena ler essa bomba
Um livro sem graça, mas que tinha uma bela ideia de juntar passado e futuro.
Infelizmente fica pra próxima,

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

juro que tentei gostar dele de todas as formas possíveis;
eu tinha TANTAS expectativas para esse livro, uma fantasia de uma autora não-branca e com o plot de necromancia, juro que estava prontíssima para rasgar uma seda para ele, mas nossa que livro ENTEDIANTE, durante toda a leitura eu fiquei esperando algo que impactasse a leitura, seja na história ou nos personagens, mas não aconteceu nada e eu no final fiquei com a sensação que o livro ficou boiando, sabe? nem afundou totalmente, nem tomou impulso para ser algo mais

Camilla 02/09/2021

Não achei que fosse gostar tanto
De início achei que eu fosse gostar muito, mas eu tinha só o audiobook então foi difícil pra eu entender o que tava acontecendo por um tempo.
É um universo totalmente novo, então grande parte da história é descritiva e explicativa.
Eu não sei escrever nenhum nome de personagem, exceto talvez a Tea... Por motivos de: eu só tinha o audiobook. Mas se eu estivesse só com o livro escrito, eu não saberia pronunciar os nomes, o que daria no mesmo.
O fato é que a história se arrasta por grande parte do livro, demorou pra eu me apegar... Porque tinha essa necessidade de explicação de tudo... Mas depois fluiu e eu tenho todo esse conhecimento desse universo novo, que eu vou ter que usar nos próximos livros.
ACHEI MUITO INTERESSANTE QUE É A HISTÓRIA DE COMO A PROTAGONISTA PERDEU TUDO E QUER MATAR TODO MUNDO.
Esse formato de passado/presente foi bem confuso pra mim no começo, mas depois eu amei...
Concluindo, foi questão de costume e acabou que eu gostei muito mais do que eu esperava no começo do livro.

Maria1691 01/03/2022

Bom, pode ser melhor
Nao ha muito o que falar sobre esse livro.
Acho que eu esperaca mais de tudo, dos personagens,da escrita, dos acontecimentos e o desenvolvimento. Eu gostei da pp, para uma criança, ela se comporta bem parecido e teve que amadurecer bem rápido. Eu acho que o principe vai ter um mrlhor desenvolvimento no próximo, até pq não consegui me apegar a um personagem que aparecia aleatoriamente.
Fox foi um fofo e eu realmente espero o desenvolvimento do romance dele, apedar de achar meio meh.

Alessandra.Barbosa 22/03/2022

Precisa de mais atenção das editoras e leitores
É um livro ótimo, é criado um universo maravilhoso, é possível ver que se bebe um pouco da do Trono de Vidro, mas apenas pequenos detalhes, achei fluido e bem construído. Apenas esperava encontrar a tradução do segundo livro na internet mas não encontrei e espero ansiosa que está triologia ganha destaque e traduções.

Elida 22/07/2023

Era oq eu estava procurando
Tava procurando um livro narrado pelo vilão e eu achei HAHAHAHAH, apenas felicidade. Só não li o livro em um dia pq eu já comecei a ler de noite. Muito bom

A construção do livro é parecida com a de "vilão" e a de "the wicther", fica indo pro passado e pro presente.

Um bardo vai para uma ilha e lá ele encontra nossa protagonista, faz um trato com ela e ela conta sua história e o pq ela foi parar ali.

Tea era uma menina de uma família de ashas e ela tbm era uma acha, mas uma de ossos, uma asha das trevas, e ela descobre isso ressuscitando o irmão dela. Ela vai pra Valerian uma escola de ashas, lá ela se desenvolve e fica forte. Mas isso é o passado no presente ela é uma vilã, não é anti-heroi, uma VILÃ, ela quer vingança por algo que fizeram para ela e nada irá parar até que ela consiga sua vingança, não importa quantas pessoas, reinos estiverem em seu caminho...

"Os salgueiros não os protegerão. Nenhuma fortaleza ou asha-ka que os proteja será poupada, onde quer que estejam. Esta é minha nova família. Esta é a minha nova identidade. Serei a bruxa de ossos que o reino teme e os farei pagar"

jjjjjjkkkk 25/12/2022

Incompreedido
Nossa, o trabalho de personagem desse livro é incrível. é um livro lento porque a trajetória da personagem e a consciência dela é mais importante que os acontecimentos (acontece muita coisa mas nada muitoooo bombástico). E eu amei esse livro.

gattelli 08/01/2022

apesar de a história ter se desenrolado de forma lenta ter a mocinha se transformando em vila a cada novo capítulo, entendo o passado e o futuro e a história contada pelo bardo em diversas partes realmente me conquistou.

a maneira como o mundo é construído e tudo se desenrola foi bem fluido e sem muitas pontas soltas. ver o que podem acabar causando aos personagens por puro controle também, enfim. são diversas coisas a serem analisadas nesse livro, a proposta é bem interessante e minha experiência de leitura foi incrível e chocante.