Lavínia e a Magia Proibida

Lavínia e a Magia Proibida LUCINEI M. CAMPOS

Resenhas - Lavínia e a Magia Proibida

Cecilia 22/07/2022

O QUE EU ACHEI?
Gostei DEMAIS do primeiro livro, mas não gostei muito do segundo.
A história é interessante, mas não gostei da forma que a história foi contada.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 24/10/2016

Lavínia e a Magia Proibida
Lavínia e a Magia Proibida é o segundo livro do autor Lucinei Campos, publicado de forma independente e lançado na Bienal do Rio, em setembro de 2015. Seu primeiro livro é Lavínia e a Árvore dos Tempos, no qual conhecemos Lavínia, uma menininha de nove, quase dez anos, que é perseguida na escola e tem um único amigo, Léo, com quem passa as tardes e divide suas aventuras ao ganhar uma fada homem e rabugenta chamada Lorivaldo.

Nesse segundo livro, Lavínia está com dez, quase onze anos, ainda tem um único amigo e sua fada rabugenta, mas a menininha já não é mais aquela garotinha despreocupada em relação à vaidade do ano anterior. Começa a aparecer os primeiros sinais da vaidade feminina, sinais esses provocados pelas marrentinhas, as meninas que pertubam Lavínia na escola, e os efeitos causados é fazer com que Lavínia passe a se perguntar o motivo de ser tão pouco feminina. Além dessa mudança nos pensamentos da garota, Alexandre, um colega de sua classe, passa a falar com ela e isso lhe surpreende, porque ninguém nunca fala com ela. No campo escolar ainda, Lavínia tem que lidar com a inconformidade de não poder mostrar para seus colegas quem ela realmente é, não poder mostrar sua fada e não poder falar das muitas aventuras que vivem juntos.

Não bastando todos esses pensamentos que permeiam a cabecinha de nossa protagonista, ela ainda tem que lidar com o irmão do mal de sua fada, Kaus, que quer o seu sangue e não mede esforços para alcançar seu objetivo. Lavínia está novamente em perigo de vida e só sua fada e os elementais, seres mágicos que fazem sua proteção, não serão suficientes para garantir seu bem-estar.

A chegada de muitos ilegálgicos, seres pouco quistos no mundo mágico, começa a preocupar e quando se descobre que Kaus está recrutando esses seres para ajudá-lo em seus planos, Lavínia já está no meio de uma disputa que não trará bons resultados. Mas Lavínia é muito querida e ao longo dessa aventura, amadurece e torna-se cada vez mais critíca. É um processo difícil e doloroso, mas com as novas amizades e com o apoio de sua fada e de Léo, ela aprenderá muito com as experiências vividas.

O livro é uma continuação do primeiro, mas quem quiser se aventurar pelo mundo da Lavínia por esse, pode fazer sem medo porque muitos fatos ocorridos no primeiro são brevemente retomados e assim, familiariza o leitor que está fazendo o primeiro contato, além de que refresca a memória de quem já leu o primeiro.

Mais uma vez, Lucinei Campos nos presenteia com uma obra eminentemente nacional e originalidade é o que não falta: onde mais encontraríamos uma luta entre Snoop e Darth Vader? Onde mais encontraríamos a quebra do conceito de gênero ao inserir uma fada homem na narrativa? Onde mais se tem a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil como pano de fundo importante para o desenrolar das ações? E o autor vai além com sua forma de narrar, que mais parece uma conversa na qual estamos frente a frente com o ele, sem deixar de lado seu humor irônico e sarcástico.

Em relação a parte física, novamente a capa, a cor das folhas e o tamanho das letras foram muito bem escolhidas. A diagramação me surpreendeu: na parte inferior de cada página há o desenho de um galho de árvore com um pergaminho na ponta e no início de cada capítulo se encontra um desenho que tem relação com ele. Fiquei encantada com isso. São pequenos detalhes, mas que cooperam para uma experiência de leitura mais agradável e demonstram uma preocupação em agradar o leitor. Encontrei alguns errinhos que a revisão deixou passar, mas nada que atrapalhe a leitura.

Além de tudo isso, o livro não se esgota nele mesmo, é cheio de referências e alusões, desenrolando sutilmente diante de nossos olhos uma nova perspectiva. Mais do que indico a leitura e aguardo ansiosamente pela continuação.

site: http://minhassimpressoes.blogspot.com.br/2016/01/lavinia-e-magia-proibida-lucinei-m.html

Marcia Lopes 27/10/2016

Muito bom!
Resenha feita por Erica Lopes para o blog Mundo Literário
Imagine se no mundo existissem, fadas, duendes, curupiras, goblins, entre outras criaturas mágicas?

Pois é, no mundo de Lavínia existe, a garota possui uma fada só sua e alguns amigos mágicos. Atualmente com 10 para 11 anos, sem muitos amigos humanos, contava somente com Leo e seus amigos especiais.

Sua história é contada no Brasil, porém por conta de sua fada “rabugenta” ela irá se aventurar, conhecer lugares fantásticos e em uma dessas visitas, descobre que está sendo procurada por um bruxo maligno para lhe fazer maldades. Após descobrirem que seu nome está na Árvore dos Tempos.

Juntamente com seus amigos irá lutar para se proteger e evitar que o mal se espalhe aos seus. É uma estória encantadora e de muita aventura, vale a pena ler, apesar ser para um público infanto juvenil.
O legal do livro é que quando a magia é mencionada, alguns fatos conseguimos identificar com a nossa realidade, por exemplo: a Lavínia é protegida pelos elementos: Terra, Ar, fogo e água, quando eles entram em ação, podem causar uma devastação, até porque não fazem diferença de quem quer que seja afetado para a protegerem.

A impressão que tinha quando chovia, ventava ou calor escaldante, era que os elementos estavam agindo em nosso meio. Naquele momento adoraria que fosse verdade, apesar dos riscos, quão mágico seria viver essa aventura?

Imaginem vocês, ter uma fada que pode te levar a qualquer lugar? Pois é, nesse caso a Lavínia assistiu ao jogo do Brasil em cima do estádio, já que estavam no ano da copa de 2014. Bom, eu adoraria ficar em cima da Torre Eiffel, não sou muito fã de futebol.

Assim eu me senti lendo o livro, uma hora adulta e outra criança, desejando viver um pouquinho a estória do livro.

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-de-estreia-lavinia-e-a-magia-proibida-lucinei-campos/

@plataformadolivro 12/06/2017

Imaginem um Rio de Janeiro cheio de seres fantásticos disfarçados andando por aí...

Nesse livro vamos conhecer os ilegálgicos : seres que praticam magia sem autorização do Castelo Nascente.
Dessa vez o pai de Lavínia não conseguiu fugir do carnaval, pois estava economizando para a Copa do Mundo. Como Lorivaldo diz: festa humana com gente esquisita, o que me fez lembrar muita música "Eduardo e Mônica" do Legião Urbana.
Um novo grupo se forma na escola, além dos outros já existentes: os arruaceiros. Então a Vina fica muito triste por não ter mais amigos, já quase com 11 anos e por tudo que ela faz de legal não poder contar para ninguém.

Nos deparamos com criaturas como, minotauro, ninfa, bruxo, curupira e muitos outros seres místicos.

Gosto que o lorivaldo tenha o mesmo pensamento que eu sobre futebol: que é ridículo um monte de homem correndo atrás de uma única bola e amo quando ele não responde o "boa noite" da forma como deveria.
O 7x1 da Alemanha na Copa do Mundo foi culpa do Lorivaldo, gente. Ele partilha do mesmo penamento que eu: futebol é um jogo sem pé nem cabeça onde um monte de homens corre atrás de uma única bola para acertar num gol imenso e recebem muito por isso. Como se não fosse mais prático cada um ter a sua bola.

Kaus, o irmão de Lorivaldo, ainda está à procura da menina, devido ao fato de ela ser a filha da profecia e ter seu nome na árvore dos tempos. Ele quer os itens para trazer alguém muito poderoso de volta (o que me lembrou bastante Harry Potter).

Gente, se eu tivesse uma fada que fizesse tudo o que quisesse o mundo estaria perdido, sério. Eu jamais pediria para assistir a um jogo de futebol, só acho.

Para quem não leu o primeiro recomendo que leia antes desse, pois apesar de o autor relembrar a história, muita coisa precisa de uma profundidade maior para ser entendida em relação ao primeiro livro.

Percebemos a personagem evoluindo ao decorrer da história e tomando atitudes mais maduras do que quando tinha 9 anos somente.
Uma história incrível e cheia de magia que deixa aquela ansiedade pela continuação.

Suka - Pensamentos & Opiniões 22/11/2017

Nesse segundo livro Lavínia está ara completar 11 anos. Sua fada Lorivaldo continua rabugento e Léo seu amigo de sempre, ganhará da fada e de Lavínia um Euneco.
Lavínia ainda é perseguida pelas marrentinhas, porém esse é um ano diferente, pois o Brasil sediará a copa e muitas pessoas irão prestigiar os jogos.
Mas alguns não são humanos, são ilegálgicos, que segundo o guia do faduário, são pessoas que não estão autorizadas a fazer magia e são tidas como não confiáveis.
Lavínia vai viver uma guerra interna, pois está entrando na adolescência e o que antes não a incomodava, agora começa a incomodar, inclusive as perseguições das marrentinhas da escola.
Quando a copa chega, junto com ela Kaus o irmão de Lorivaldo quer a todo custo o sangue de Lavínia e em sua primeira tentativa de pegá-la, a menina será salva por Fingal, um ilegálgico. Ele acabará cruzando algumas vezes o caminho da garota a ajudará.
Lavínia, junto com Léo e sua fada passarão por várias aventuras, tendo que lutar para que nada de ruim aconteça a eles e nem a ninguém a sua volta, pois parece que Kaus não se importa com o que os humanos possam ver.
Novos personagens serão inseridos nessa trama, será que uma guerra irá acontecer? O que acontecerá aos personagens?
Lavínia acabará se surpreendendo consigo!

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br