Ramona Blue

Ramona Blue Julie Murphy

Resenhas - Ramona Blue

Rosana - @tudoquemotiva 12/05/2018

Julie Murphy é uma daquelas autoras que virou queridinha recentemente. Após ler Dumplin' eu tomei a decisão de ler outros livros dela e é o que eu estou fazendo. Ouvi muitos elogios em relação à "Ramona Blue" e resolvi me arriscar e o resultado não poderia ter sido melhor ♥

A protagonista aqui é Ramona, ela tinha apenas cinco anos quando o furação Katrina mudou a vida dela e da sua família para sempre. Desde então é Ramona e sua família contra o resto do mundo, apesar do mundo sempre parecer estar contra. Ela e sua família vivem um trailer provisório ~só que nem tanto~ que eles chamam de casa e até que e confortável para os três. Desde o furacão, sua mãe foi embora de casa e abandodou o marido e as duas filhas, sem olhar para trás. Não que Ramona julgue as ações da sua mãe, mentira, ela julga sim e não consegue entender o porquê ela faria uma coisas dessas. Com essa distância, ela e sua mãe não conseguem sem entender e a cada visita, parece um martírio.

Apesar disso Ramona tem três certezas na vida, ela gosta de garota, ela é completamente devota à sua família e a felicidade deles vem sempre primeiro (mesmo que isso afete a sua própria felicidade), e a última certeza é que ela está destinada a algo grande, ela só não sabe ainda o que é. Entra várias inseguranças e problemas de adolescente, Ramona se vê como a responsável da casa. Seu pai está sempre trabalhando e ele apenas existe no ambiente familiar, não que ele tenha voz para sua coisa, mas ele respeita o espaço das filhas. Sua irmã parece não querer nada como nada e para ajudar ela está grávida. Tudo isso começa a pesar para Ramona que se vê a cada dia sem opção a não ser trabalhar para ajudar sua irmã com o bebê, e toda essa responsabilidade pesa mais e mais.

Com o fim do verão Ramona não espera nada demais apenas que o tempo passe logo e que o ano escolar acabe logo. No entanto, para ficar um pouco mais tolerável, a volta de uma amigo distante parece mudar um pouco o ânimo de Ramona. E ao que parece o ano letivo não será tão ruim e ela terá um amigo para conversar e passar o tempo. No entanto, Freddie e Ramona vão se aproximando e sentimentos mais fortes podem surgir.

Tudo isso faz com que Ramona comece a questionar se suas certezas ainda são as mesmas, assim como as suas prioridades na vida. Com um empurrãozinho Ramona vai precisar de ajuda para perceber que está tudo bem ser egoísta às vezes e está tudo bem gostar de meninos e de meninas.

Acho que é um dos livros de romance LGBTQ+ que eu mais gostei de ler nos últimos tempos. Apesar da sinopse dar a entender que é um livro sobre uma lésbica que se apaixona instantaneamente por um cara, não é o caso aqui. Ramona está certa que gosta de garotas, mas ela também gosta de garotos e apesar da dúvida acontecer e um possível romance, ela nunca deixa de gostar de meninas. Talvez seja um bom exemplo de gênero fluído e faz um bom trabalho no quesito de explicar a tal categorização.

Os personagens não parecem irreais ou algo que só encontra em livros, são retratados personanges reais e problemas reais, com cotidiano normais. Ramona é a personagem mais pé no chão que eu já li, ela trabalha para conseguir atingir seus objetivos e faz de tudo para ajudar sua família. Ela não fica se lamentando pelas coisas que poderia acontecer ~ou não aconteceram~, ela só está tentando dar o seu melhor. E ela não se deixa pelo fato de serem pobres e nem por viverem em um trailer, ela é apenas grata por terem um teto sobre a cabeça.

Enfim, essa resenha já está gigante. Julie Murphy faz um excelente trabalho ao deixar bem claro que está tudo bem não ter uma estampa dizendo sua sexualidade, você não precisa se restringir à um nome que a sociedade dá, você apenas tem que buscar ser sincero com você mesmo e aproveitar melhor a vida.

Eu amei demais esse livro, não só pelas situações que a personagem enfreta, mas por ter personagens o mais perto da realidade, por tratar de temas atuais e importantes, e por ter ums escrita fluída e situações completamente relacionáveis.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/04/ramona-blue-julie-murphy.html
Gabi 19/09/2021minha estante
Que resenha perfeita! Já adicionando na minha lista.

Maira 01/12/2022

Sobre ser adolescente em meio ao caos da vida
A leitura foi gostosa de ser fazer, o livro é fluido e bem ágil nos seus acontecimentos. Aqui, acompanhamos o ano da personagem que vivencia algumas reviravoltas em sua vida. Foi fácil me conectar com Ramona e gostei muito de perceber o amadurecimento da personagem. Estava precisando de um livro menos denso e foi isso que encontrei.

?O amor não é tudo que alguém precisa, mas acho que já é um começo.?

Júh 18/11/2021

"Em vez disso, aceitei outra faceta minha. A vida nem sempre está escrita nas estrelas. O destino é meu, eu posso decidi-lo. Escolho meninos. Sempre escolho meninas. Escolho pessoas. Mas acima de tudo: eu escolho."

Grace, o romance de verão de Ramona está indo embora de Eulogy, Mississippi, junto com o fim da estação. Agora, além de lidar com as responsabilidades familiares, ela vai precisar enfrentar os desafios de um relacionamento a distância e cuidar da irmã grávida.

Quando Freddie, seu amigo de infância, retorna à cidade, ele é a distração perfeita que Ramona precisava e logo ele vai despertar uma antiga paixão dela: a natação. Entre idas ao clube pelas manhãs e encontros com os amigos, os dois se reaproximam cada vez mais, levando Ramona a questionar a atração que sente por Freddie e a própria sexualidade.

Eu adorei conhecer a história de Ramona Blue, como é conhecida desde a infância, primeiro por amar o mar e não sair dele e segundo pelo cabelo azul, sua característica única. Ela é uma adolescente que deveria se preocupar apenas com o último ano do colégio, mas suas preocupações vão muito além disso.

Ramona vive com o pai e a irmã em um trailer depois de sua casa ter sido destruída por um tornado. Sua mãe abandonou eles após o ocorrido e a convivência das duas é bem tensa. Quando Hattie, sua irmã, descobre estar grávida e chama o namorado para ir morar com eles, tudo fica ainda mais tenso e apertado.

Ramona tem que lidar com várias emoções novas ao mesmo tempo e tudo o que eu queria era abraçar ela e dizer que tudo o que acontecia não era responsabilidade ou culpa dela. O livro é incrível e aborda temas muito legais, como correr atrás dos sonhos, preconceito racial, já que Freddie é negro, homofobia, sexualidade, família e toda a pressão e confusão de sentimentos de quando se é adolescente.

Eu super indico essa história para quem gosta de uma leitura levinha, fofa, divertida, cheia de confusão e amizades maravilhosas. Você vai se encantar com o amadurecimento da nossa Ramona.

Bya/ @thebook_andthegirl 08/12/2021

Um YA tão real que é impossível não nos apaixonarmos.
"Meu esporte - o talento especial que desenvolvi durante toda a minha vida - é a sobrevivência, e não sobra muito espaço para perseguir sonhos de Cinderela."

Ramona Blue é uma verdadeira sobrevivente aos 17 anos. Aos cinco anos ela e sua família sobreviveram ao furacão Katrina, mas o golpe maior veio com o abandono de sua mãe. Não que isso machuque muito, afinal tem seu pai e sua irmã - as pessoas mais importantes de sua vida.

"Às vezes uma catástrofe rasga a gente ao meio, e, mesmo que todos os pedaços estejam ali, não se encaixam mais."

Poucas são as certezas de sua vida, a maior delas é que gosta de garotas. E no que era para ser somente mais um verão, Ramona descobre duas coisas: a graça do primeiro amor e o quanto um coração quebrado dói; afinal Grace, a garota por quem se apaixonou não pensou duas vezes em deixá-la para trás e voltar para sua vida perfeita - uma vida ao qual ela não fazia parte.

O que Ramona Blue não esperava era que em meio a dor de um coração partido fosse reencontrar seu melhor amigo de infância - Freddie. Ele traz tudo o que tinha esquecido por muito tempo: seu amor pela natação. Mas poderia alguém como ela se permitir sonhar? E quando mesmo seu coração passou a bater mais forte por seu melhor amigo?

"Acho que ele é a primeira pessoa de fora da minha família que encontrou caminho para caber no meu mundo - meu mundo que sempre pareceu tão menor e menos importante que o das outras pessoas."

Julie Murphy definitivamente não decepciona e Ramona Blue veio para provar isso. Um YA doce, sensível, delicado, com personagens e questionamentos reais; mas acima de tudo um verdadeiro show de representatividade que faz nosso coração transbordar de amor.

Quando comecei essa leitura, já estava com as expectativas altas, afinal em Dumplin a autora me cativou, mas aqui? Aqui ela roubou meu coração e foi tão além do que esperava que sinceramente, tudo o que vier a falar não fará jus ao que de fato foi esse livro.

Ramona é uma personagem tão real que é impossível não nos enxergarmos nela. Durante uma vida ela abriu mão de seus sonhos para ajudar o pai e a irmã grávida, prioriza e valoriza suas amizades - que por mais que não sejam muitas, são pessoas que a entendem e a aceitam como é.

Ao ter seu coração quebrado e ainda enfrentar o retorno de Freddie e os sentimentos que ele traz à tona, Ramona precisa entender quem é, que está tudo bem gostar de uma garota assim como está tudo bem gostar de seu melhor amigo. Sua luta interna para entender sua sexualidade é abordada de maneira delicada e sensível, porém bastante real. As inseguranças, os medos, receios? é tudo uma jornada sobre SE ACEITAR e SE AMAR.

Mas além de trabalhar e explorar a jornada de Ramona e sua sexualidade, Julie Murphy aborda questões raciais através de Freddie, os preconceitos sofridos pela cor de sua pele - como se ele fosse menos, como se ele não tivesse sentimentos e quando menos percebi, estava chorando; afinal é um retrato atual de nossa sociedade retrógrada, preconceituosa? Vergonhosa.

" - Não pode fingir que é daltônica ou qualquer m3rda do tipo quando é conveniente para você, ok? Sou preto. Esta é a pele que visto todos os dias. Você é minha melhor amiga, não pode me dizer que não vê que minha vida de preto é diferente da sua vida de branca. (...) Talvez você não tenha pensado nisso antes porque não precisa pensar. Eu entendo. Mas, quando digo que não estou confortável, você precisa ouvir, ok? Sei que tem coisas que não entendo sobre ser gay. Mas você precisa entender que minha vida nesta pele é diferente da sua."

Enfim, poderia passar horas falando sobre esse livro, mas não quero estragar a experiência de quem for ler. Tudo o que posso afirmar é que Ramona Blue é uma leitura NECESSÁRIA, transformadora, inspiradora, emocionante, ÚNICA. Uma história de amizade, amor - em todas as suas formas, família e as complexidades de nossas emoções. Sobre o quão difícil pode ser nos entender e nos aceitar? mas não é impossível. É óbvio que esse é um livro que indico de olhos fechados para todo mundo. Uma história para ser sentida, vivida, exaltada.

Lelê 21/09/2023

"A vida é uma série de conflitos, e talvez a única resolução seja aceitar que nem todos os problemas serão resolvidos".

MãeLiteratura 12/11/2022

Delícia de livro!
Uma delícia de livro!

Ramona é uma jovem que vive numa pequena cidade costeira e está no último ano do ensino médio. Vive com o pai e a irmã mais velha, que está grávida, num velho e apertado trailer, de forma provisória desde que o Furacão Katrina devastou sua cidade.

Querida, responsável, boa amiga, está apaixonada por Grace, que não assume este relacionamento.

Freddie, um amigo de infância, volta à cidade e mexe com seus sentimentos e suas certezas e agora?

A escrita da Julie é fluida e envolvente. Os capítulos curtos e o bom espaçamento tornam a leitura ainda mais gostosa.
⁣⁣
Adorei a capa linda e o projeto gráfico ficou muito bonito. Ótima diagramação. Edição caprichada da Melhoramentos.

A autora consegue explorar temas sérios de uma forma leve.⁣ Quero ler também seu livro mais famoso, Dumplin".
⁣⁣
Você leu? Quer ler? Me conta!⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
⁣⁣⁣⁣⁣⁣Tem vídeo no canal e post completo no BLOG.⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣Te espero lá também

site: https://www.maeliteratura.com/2022/11/ramona-blue-12livrospara2022-novembro.html

Sarah 06/08/2023

Nós mulheres que carregamos o mundo nas nossas costas
A personagem principal se chama Ramona, mas ela poderia facilmente trocar o nome pra Atlas porque eita garota que segura tudo nas próprias costas.

ela tem 2 empregos, estuda, precisa ajudar a sustentar a casa (que é um trailer, já que a família toda foi desabrigada após o furacão Katrina), e, ainda por cima, puxa o papel de pai-tia-avó da própria sobrinha.

tiveram momentos da leitura em que eu só quis parar todas as cenas e literalmente dar um abraço na Ramona, e dizer que ela precisava agir como uma adolescente, não como uma adulta de 40 anos. juro, tiveram muitos momentos injustos também! pensar que ela praticamente abdicou da própria vida, do futuro, de quem ela amava romanticamente, pra assumir umas responsabilidades absurdas... deu vontade de chorar k

é uma delícia ler o processo de descoberta, aceitação, e reestabelecimento do próprio futuro/vida pelo qual a Ramona passa. espero que essa big querida seja muito feliz no universo que sucede o livro Ramona Blue

YASMIM82 07/08/2023

Gostei do livro
A Ramona é uma menina muito inspiradora que apesar de confusa às vezes sempre busca o bem de quem ela ama ??

Liv 16/08/2022

Eu até gostei de várias tramas durante o livro. Mas não é perfeito. Também não é ruim. É ok. Bem escrito e bem fluido até.

iara 30/01/2023

pense num livrinho arrastado... jesus cristo. pensei diversas vezes em só deixar pra lá mas consegui chegar no final e sinceramente não me arrependo. tudo no final faz valer a pena ter lido.

rustoff 22/10/2023

Como uma mulher bissexual, não é difícil compreender e me identificar em alguns pontos com a Ramona, mas não consegui entender qual a mensagem que a autora queria passar.

Gostei muito de como a Ramona tinha atitudes imaturas e me fazia revirar os olhos, mas então eu lembrava que ela era adolescente e tinha todo o direito de sentir que uma ponta quebrada podia sim ser o fim do mundo e se torna mais interessante ainda com a alusão de que ela foi obrigada a se tornar ?adulta? cedo demais, ter responsabilidade demais e ceder demais.

O final deixa uma frase reflexiva e bonita, mas ainda sim foi impossível entender onde a autora queria chegar e qual era o objetivo por ter muitos temas abordados e poucos desenvolvidos.

Freddie é adorável, queria um Freddie pra mim.