A arma da casa

A arma da casa Nadine Gordimer

Resenhas - A Arma da Casa

Paulo 13/04/2010

Romance mostra o preconceito pós-apartheid
Veja no link abaixo a resenha que escrevi para o Caderno 2 de O Estado de S. Paulo em junho de 2000.

Marcia 09/01/2018minha estante
Eu terminei de ler o livro hoje. Gostei muito e, na minha visão, ainda acho que não foi o Duncan quem matou o rapaz. Para mim foi a moça e ele , mais uma vez, a salvou . O começo do livro foi meio arrastado, mas depois fiquei enpolgadissima. Não consegui abrir seu link. Se der repasse sua resenha aqui. Abracos

Paulo 20/01/2018minha estante
Oi, Marcia! Ué, para mim o link entrou, será que foi um problema temporário?

Marcia 15/01/2018

Meu final de semana rendeu!!
Finalizei a leitura do livro A arma da casa, da escritora Nadine Gordimer , publicado no ano de 1998
Gostei muito do livro. apesar de acha-lo um tanto prolixo.
* *Cenário : África do Sul pós-apartheid, casal branco,
bem -sucedido - ela médica e ele um empresario da área de seguros,- e o filho é preso por ter assassinato o amigo.
O advogado que o defenderá é um grande profissional e negro.
Uma das frases marcante no livro é “O crime é o castigo.” O crime que o rapaz cometeu e o castigo da reviravolta que causou na vida dos pais.
O racismo não aparece de forma direta, apenas em pensamentos ou o que talvez achariam , em atitudes frias ou seja, aqueles que dizem : não sou racista, mas nada fazem a favor/defesa em momento algum.
Vemos também os "racistas pacíficos" aqueles que se manifestam timidamente, e aos poucos vão se conscientizando e assumindo postura.
Outro ponto importante mostrado no livro é a falta de conversa , de intimidade dos pais com os filhos. A medida que o processo de defesa do filho vai acontecendo, o casal percebe que não conhecem bem o filho. Como é comum esse cenário. A falta de conversa é um dos pontos abordados.
E um ponto importantíssimo que o livro deixa claro: Arma em casa, em poder de civis. Um grande erro.
O crime aconteceu por ter uma arma a mão e no momento de descontrole surgiu um assassino. Se a arma não tivesse tão a mão, nada teria acontecido pois o assassino não tem nenhuma tendencia ao cfrime.
Considero uma leitura tranquila e muito interessante. O final, na para mim, esta equivocado, não foi o rapaz quem assassinou o amigo. Mas isso é o meu final, não foi o que a escritora escreveu. Mas mesmo com todas as descricoes dela, ainda assim ,não acredito no veredito rs rs
Se eu tivesse oportunidade, diria a ela kkk
Recomendo a leitura.
Descrição da foto: Capa do livro, uma janela com grades, a janela de uma prisão.