As 100 Piores Ideias da História

As 100 Piores Ideias da História Michael N. Smith
Eric Kasum

Resenhas - As 100 Piores Ideias da História

Rodrigo Santos 03/09/2020

Livro pra ser lido na sala de espera
Esse não é o tipo de livro que vai mudar a sua vida, mas pode ser divertido se você estiver com tédio.

Ele traz algumas curiosidades históricas interessantes e outras nem tanto assim. É todo escrito com um humor leve e tem uma pegada irônica, algumas vezes fazendo trocadilhos que fariam inveja no tio do pavê.

Na minha opinião o maior trunfo do livro é instigar a curiosidade para pesquisar mais a fundo as histórias, porque os relatos são curtos e com poucos detalhes. É para ser lido com o celular ao lado, porque provavelmente você vai querer fazer umas pesquisas enquanto lê.

Como os autores são americanos, a maior parte das histórias faz referência à história e cultura dos Estados Unidos. Essa é a parte chata.

Recomendo a leitura apenas se você não tiver nada melhor pra fazer.

Ally 30/08/2020

Hmm
Parece que vai ser um livro de curiosidades; até começa interessante, mas vai perdendo a graca até falar apenas de política

Branco Junior 13/07/2020

Um bom passatempo, pra não ser levado a sério.
Uma leitura rápida, no estilo "guia dos curiosos". A maioria das piores ideias retratadas são estadunidenses, o que não cria um vínculo com o leitor brasileiro.

Guibauer 29/02/2020

Curiosidades bem legais mas um pouco desorganizadas
É uma leitura leve e divertida, realmente cheia de ideias bem idiotas e malucas. E mesmo a grande maioria sendo referente a história dos Estados Unidos, não achei isso um problema. Pra mim, o problema neste livro foi a forma como as ideias estão distribuídas, que em algumas situações achei um pouco confusa e, em alguns casos, acho que poderiam haver mais informações da ideia e do que ocorreu. Mas no geral é uma boa leitura para quem gosta de saber dessas curiosidades históricas

Fábio Nogueira 16/02/2020

Interessante.
Mesmo abrangendo um cenário mundial, vale a pena conferir os fatos e curiosidades contidos neste livro.

Ana 23/09/2019

Muito interessante, para quem gosta de curiosidades e fatos históricos. Quem disse que o livro não tem NADA a acrescentar cometeu um erro, pois esse livro nos ensina acima de tudo, que deslizes aparentemente inócuos cometidos por figuras proeminentes que detenham poder, podem resultar até em morte de milhões.
O autor escreve de maneira muito humorística, tornando a leitura que tinha tudo para ser chata, em algo leve.
É como se ficasse catando culpados das grandes c...gadas da história.
Curioso e bom para passar o tempo.

lucianodev 30/07/2018

Muito americanizado
O livro deveria se chamar as 100 Piores ideias da história Americana. A pesquisa do livro é muito superficial. Vc vê que livro caça níquel.

Rodrigo.Minan 04/02/2018

Dificil de ler
Não gostei como o o texto foi montado por tópicos e como quem teve a ideia e quando foi, fica difícil ler com tantas pausas no texto. Poderia exemplificar os casos de melhor forma. Mas mesmo assim só funciona como curiosidade, não agrega muito valor.

Luciane 16/12/2017

Resenhista Lucas Gonçalves para o blog Pitacos Culturais
Sabe quando você está distraído na livraria e, de repente, encontra um livro que te chama atenção imediatamente pelo seu título? As 100 Piores Ideias da História é um deles e, no mínimo, você vai querer folheá-lo para dar algumas boas risadas. Afinal, uma coisa é fato: Michael N. Smith e Eric Kasum, que são os autores do livro, conseguem entregar ótimos fatos; alguns desconhecidos, outros nem tanto assim.

Na minha opinião, a Editora Valentina acertou na escolha em trazer esse livro para o Brasil, mesmo contendo muitas ideias “norte-americanas” que deram errado, pois alguns personagens são desconhecidos para a maioria do grande público. Isso não é uma crítica de modo algum, na verdade, é até uma oportunidade para que as pessoas que comprem esse livro e busquem entender e conhecer melhor os responsáveis pelas piores sacadas da humanidade.

O que poderia deixar o livro ainda melhor seria incluir alguns casos brasileiros, pois sabemos que por aqui haveria ótimos acontecimentos – fica então uma ideia para um escritor em ascensão. Outra coisa que poderia ter deixado o livro com um ar mais luxuoso seria mudar o layout: se as páginas fossem coloridas e com ilustrações ou fotos em todas as páginas seria bem mais divertido (obviamente encareceria muito a publicação da editora, mas não custa sonhar).

site: https://pitacosculturais.com.br/2017/12/15/as-100-piores-ideias-da-historia-smith-michael-n-e-kasum-eric/

Peterson Boll 02/12/2017

Leitura fast-food, que embora claramente dirigida ao público norte-americano, consegue se fazer entender com fatos mais globalistas (e mesmo os restritos aos EUA, são populares o suficiente). Rápido e divertido.

Grazi 08/11/2017

Livros de curiosidade sempre me agradam
As 100 piores ideias da história é um livro no estilo ''Guia dos Curiosos'', só que muito mais histórico, claro. Dã A despeito disso qualquer pessoa pode curtir o livro e suas curiosidades.

Ele é dividido entre mancadas políticas, cinematográficas, da literatura, negócios e arquitetura. Nele conhecemos o pessoal que rolou no chão de raiva por ter perdido a oportunidade de ter os lucros de Star Wars, da Coca-Cola, entre outros. Sem falar das invenções mais inúteis que alguém jamais deveria ter pensado.

Vai conhecer também as maiores mancadas bélicas e estratégicas de guerra. Seriamente, dava vontade de voltar no tempo e estapear uma galera. Você vai saber quem deu o pontapé para as guerras mundiais e porque as decisões de generais e presidentes não são tão confiáveis assim.

Aqui mostra também um pessoalzinho que morreu de graça por ter se achado bonzão demais para qualquer coisa dar errado. É quase um almanaque de figurinhas históricas que poderiam ser chamado de O que NÃO fazer quando estiver no comando. O livro conta até a história da octomãe, o Mike Tyson e o Alfred Binet (que eu não acho que merece estar aqui, mas ok).

O livro todo lindamente diagramado, com cada notícia sendo mostrada como se fosse uma página de jornal. Não há erros de revisão e as cores combinam muito para dar o visual certo à esse ''guia''. Tinham algumas coisas que eu já conhecia, mas a maioria foi uma completa descoberta e eu pude rir com muitas (sim, eu tenho um certo humor negro).

Resumindo: é um livro instrutivo, divertido e ótimo para quebrar o gelo de conversas. Chega na galera e fala ''vocês sabiam que a Coca-Cola era pra ser um remédio?''. O assunto jamais irá acabar depois de ler este livro. ;)

Recomendado a qualquer pessoa!

site: http://cantaremverso.blogspot.com.br/2017/01/resenha-as-100-piores-ideias-da-historia.html

Mike 07/11/2017

Um livro sensacional, que traz várias histórias como contos. Da para ler um por noite, mas se for ansioso como eu, vai ler de uma vez, as histórias são hilárias.

Jaíne 02/11/2017

Decepcionante
Estava em busca de uma leitura diferenciada, algo com um toque maior de humor, para encaixar entre as minhas outras leituras e a primeira opção que me apareceu foi justamente "As 100 Piores Ideias da História".

As 100 Piores Ideias da História, escritas por Michael N. Smith e Eric Kasum, foi publicado no Brasil pela Editora Valentina e trata-se, como já deixa bem claro o título, de uma compilação de 100 ideias/fatos que segundo a OPINIÃO dos autores, seriam as piores ideias da história. Segundo a propaganda da capa:

"As piores sacadas da humanidade que se transformaram nas maiores roubadas."

As ideias vão desde coisas que aconteceram no meio artístico, a invenções que não deram muito certo, mas acima de tudo, envolvem políticos.
E foi ao chegar nos capítulos do livro voltados unicamente a acontecimentos políticos, que eu me vi obrigada a abandonar a leitura.
Como eu li em alguns lugares e me vejo obrigada a concordar, o título é bem sensacionalista e te faz esperar ler por coisas realmente absurdas, que te façam pensar "mas da onde a pessoa tirou essa ideia?" e no início do livro, ALGUMAS ideias realmente passaram esse sentimento, mas ao chegar no setor político da história....
Eram acontecimentos muito fracos e nenhum pouco fora do comum, que não despertavam em nada a sensação de se adequar a uma "pior ideia".
Exemplo?
Então quer dizer que mentir numa campanha política se enquadra como pior ideia da história? Poxa, nós vemos isso no Brasil todo dia!
E foi exatamente depois dessa parte, que não consegui continuar a leitura.
E além desse fator crítico, as ideias que surgem no geral, são bem centradas nos EUA de fato, não é algo que aborde diferentes locais do mundo. Há uma coisa ou outra, mas a maioria, se passou por lá mesmo.
Esperava ler por coisas absurdas do começo ao fim e não ler uma ideia absurda, ver 4 ou 5 ideias sem nada de extraordinário (ah, o presidente fulano de tal foi nadar pelado e foi flagrado... Isso não parece manchete de tabloide de fofoca?) e depois outra ideia mais ou menos chamativa.

Infelizmente, um livro que não me agradou e que eu não recomendaria a leitura. Mas caso você tenha lido e gostado, opinião é opinião não é mesmo?
E se na própria opinião dos autores, essa obra contém As 100 Piores Ideias da História, eu vou fazer o que, não é mesmo?

Essa foi a resenha de hoje, até a próxima pessoal!
E para ler a outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
Mike 07/11/2017minha estante
Eu gostei do livro mas como você mesmo disse: opinião é opinião

Sidney CR33 02/11/2017

Leitura interessante
A parte ruim é que a grande maioria das idéias são dos Estados Unidos acho que deveria ser mais globalizado já que não é só de lá que surgem as piores idéias, sem falar que algumas idéias descritas no livro são opiniões pessoais do autor.
Peterson Boll 02/12/2017minha estante
Foi escrito para o mercado dos EUA, e como eles ignoram o resto do mundo,,,mas ainda tem um ou outro não estadunidense

Dani 14/10/2017

As 100 Piores Ideias Da História, Michael N. Smith e Eric Kasum
Como o título e capa sugerem, esse livro compila 100 ideias não convencionais tidas por pessoas de várias épocas e áreas. O formato é enxuto, como curiosidades de revistas e sites que sempre gostei de ler, além de possuir uma linguagem dinâmica e leve. Algumas das matérias não são muito bem elaboradas, nem interessantes de verdade, mas a maioria traz fatos curiosos.
A maioria dessas 100 ideias possui, na verdade, o tom de "e isso se tornou nada mais, nada menos que...", mas ainda assim é divertido. Quando foca na história política norte-americana não me instigou tanto, gostei mais das curiosidades de cultura popular e coisas mais do meu interesse.
Há vários temas como artistas, filmes, famosos, notícias, bem organizados e com ilustrações. Outro ponto que achei extremamente positivo foi a adaptação que a edição brasileira possuiu, de forma que as piadas e brincadeiras com nomes podiam ser entendidas.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2017/08/as-100-piores-ideias-da-historia.html