O índio que mora na nossa cabeça :

O índio que mora na nossa cabeça : Spensy Pimentel

Resenhas -

Antonio566 10/01/2023

UM LIVRO QUE PRECISA SER MAIS ABRAÇADO
Existe todo um conjunto de ideias, um pensamento formado a respeito da imagem do índio. Desde as escolas até os dias mais avançados, a imagem formada segue em diante e é compartilhada anos após anos. A imagem daquele índio que anda seminu pelas florestas, que se pintam e usam cocá; índios que usam flechas e lanças. A imagem formada passada de geração em geração.
Esta é a imagem que é comemorada no dia 19 de Abril, o conhecido dia do índio. "O Índio que mora na nossa cabeça" traz exatamente o que "achamos" que sabemos sobre os índios. Sobre a imagem formada que guardamos em nossas cabeças e mantemos com o passar dos anos; sem questionarmos se estes mudaram ou não. O autor Pimentel, com base em muitos textos e pesquisas, revela que há muito mais do que "não" sabemos sobre o indígenas. Mostra-nos o quanto as coisas são diferentes que imaginamos saber. Um livro curto, mas carregado de preciosas informações a respeito do que formamos ao longo dos anos e o que exatamente é. Um livro que deve ser lido por todos, sem excessão. Tive uma experiência incrível em conhecê-lo e recomendo a todos.
É uma obra que abre nossos olhos e nos guia para novos caminhos. Uma jornada que nos permite conhecer muito país destes maravilhosos e preciosos grupos indígenas. Uma história que não pode ser esquecida.

Jessi 12/10/2022

Recomendo para todos!!
Não dou 5 estrelas por que o livro já tem 10 anos e está um pouco desatualizado, até mesmo a palavra ?índio? hoje em dia no meio acadêmico não é mais aceita é sim povos originários, mas acredito que o autor quando escreveu este livro tal palavra ainda não era de tom pejorativo ainda não se tinha ganhado, acredito eu uma ?consciência indígena?, a respeito da palavra índio, eu até medo a pouco tempo não sabia dessa problemática, mas em síntese o livro é muito bom e tem muito conhecimento sobre a causa indígena no Brasil que neste atual desgoverno pede urgência de socorro!!

Bina 10/04/2022

O meu muito obrigada ao antropólogo, Spency Pimentel, por ter escrito este livro tão necessário. Apresentando visões estereotipadas que nós, brasileiros, temos em relação aos povos indígenas. Impelindo o leitor a buscar outras obras que abordem essa temática.
Leitura fluída e que deveria ser obrigatória nas escolas. Amei!

GIZ 18/02/2022

Livro importante para uma introdução acerca da situação indígena no Brasil. O autor traz questões importantes acerca de como enxergamos a população indígena e o quanto estamos equivocados em relação a isso. Ele teve conceitos como o de cultura, etnocídio, etnocentrismo e em como a imaginação ocidental faz parecer que eles são primitivos, quando, na verdade, eles possuem modos de viver e cultura diferente dos povos europeus.