Histórias da Gente Brasileira

Histórias da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias da Gente Brasileira

Ivan 18/09/2021

Cotidiano do Brasil Império
A história do Brasil é comumente contada por meio de grandes fatos, pessoas importantes, vitórias e fracassos que marcaram a nação. Por outro lado, o livro da Mary del Priore conta a história do ponto de vista cotidiano de pessoas comuns que participaram da formação da cultura brasileira.

É um jeito novo de abordar a história, agora sob o ângulo dos anônimos, dos indivíduos comuns. Afastados os “heróis”, restam as pessoas normais, as que trabalham, produzem, sofrem, riem e choram.

Neste segundo volume da série, a autora fala sobre a época do Brasil Império, período histórico brasileiro no século XIX (1822 a 1889). Numa obra com capítulos bem estruturados, são apresentadas as mudanças de comportamento e costumes da sociedade brasileira, com maior ênfase para os centros urbanos de então, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Fruto de profunda pesquisa bibliográfica, são usados textos de cartas e outros documentos escritos na época, especialmente por estrangeiros que estavam de passagem pelo Brasil no período. Hábitos, costumes, modos de vestir, de falar, moradias, divertimentos, o papel da mulher... Nada passa despercebido pelo olhar sensível e acurado de Priore. Assim o leitor vai acompanhando as mudanças, o jeito de ser e viver, o grande impacto de pandemias como Cólera e Febre Amarela. Tudo apresentado com riqueza de detalhes.

Livro bem escrito que apresenta um panorama riquíssimo da vida brasileira no tempo do Império, descrito de forma acessível a todos, sem deixar a excelência técnica, tornando a leitura agradável sem perder a elegância.

Quem realmente se interessa por História do Brasil está com o livro correto em mãos. A obra proporciona um mergulho a um passado que muitos de nós desconhece. Ótimo para entender a formação da cultura brasileira. Agora, se você não se interessa muito por história, a leitura do livro pode ser um pouco cansativa, especialmente por ser bastante descritiva.

site: http://historiasdagentebrasileira.com.br/site/

Lucas990 04/06/2021

História, no geral, é um assunto que eu consumo muito em livros, documentários, filmes, séries, etc... Porém sempre tive uma curiosidade maior pelos temas de história do Brasil, em especial na era imperial, então não preciso nem dizer que esse livro é tudo pra mim rs
Tal como no primeiro volume da série, a autora nos relata muito detalhadamente todos os costumes, pensamentos, crenças, política e religiosidade da época de uma forma que funciona quase como uma máquina do tempo para o leitor.
É uma série de livros muito interessante para quem se interessa pela história do Brasil.

Vitoria 13/07/2021

Uma rica visão do Império
A narrativa seguiu tão interessante quanto a do primeiro volume. O cenário político-econômico é o pano de fundo no qual a autora detalha o cotidiano, o corriqueiro. Os diversos aspectos da vida são muito bem costurados na narrativa, deixando claras as relações entre moradia, moda, costumes, alimentação, diversão, rituais.

Mimi 15/01/2017

Leiam parte 02
Mais um livro relevante para se entender e compreender o Brasil Imperial. Vale a pena ler essa obra e tê-la na estante para eventuais consultas futuras. Uma verdadeira aula sobre o Império e essa gente brasileira formada por índios, negros e brancos.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/04/2018

O volume 2 trata das mudanças pelas quais o Brasil passou sob a coroa de D. Pedro II e o reinado do café: transformações nas cidades, no campo, a chegada da luz e o aumento da mobilidade. Foram tantas as mudanças, o surgimento do sport, o aumento do consumo de objetos, as mesmas velhas doenças e seus novos remédios além, por exemplo, do aparecimento de novas formas de relacionamento afetivo e sexual – esses são apenas alguns dos temas encontrados neste volume.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788544104880

Kekeu 31/08/2018

Passeio 2
Sinto que estou passeando quando leio Histórias da Gente Brasileira. O volume 2 tem cheiro, cor e sabor do império.

Cris 30/11/2020

Império no Brasil
Neste segundo volume da série, a autora fala sobre a época do Brasil Império, período histórico brasileiro que existiu no século XIX.

Esta série é muito interessante porque ela conta sobre os costume, hábitos e a história das pessoas comuns que viveram na época retratada. O livro abrange vários temas: vestimentas, alimentação, estrutura das moradias, hábitos de higiene, sexualidade, e o papel da mulher na sociedade.

Particularmente, este é um dos períodos históricos que eu mais gosto e tenho curiosidade. E a autora usa uma linguagem simples, agradável e fácil entendimento. Ela usa textos de cartas e outros documentos escritos na época, especialmente por estrangeiros que estavam de passagem pelo Brasil no período, e que fizeram importantes observações sobre as diferenças de comportamento e costumes entre Brasil e Europa, especialmente.

Tem umas passagens mais lentas, porque o livro é bem detalhado, o que torna a leitura um pouco cansativa. Tem mais dois livros desta série falando sobre a República, e com certeza, vou querer ler também. Livro recomendado para os amantes de História Brasileira.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Tiago.Costa 17/05/2023

E muito bom ter livros assim q se propõe a dar uma luz sobre nosso passado. Falar de nossa sociedade e sua evolução com o passar do tempo mostra o quanto temos o q evoluir para não repetirmos erros do passado. Ansioso para ter o próximo volume em mãos.

Lilian.Inoue 20/10/2023

Império
Adoro essa coletânea da Mary del Priore, uma leitura leve, que fala do cotidiano dos brasileiros da época, no caso, o Império, para quem gosta de história, mas sem ser didático, recomendo, muito bom ?

Amanda.Gabrielle 10/07/2020

Um bom livro de História
Amei muito esse livro, porém queria ter lido os outros dois volumes dele. Na verdade pretendo. Conta detalhes da história brasileira que não tem exatamente nos livros de história da escola. Magnífico!

Lindalva 26/06/2021

A história brasileira contada pela ótica dos anônimos
Segundo livro da coleção Gente Brasileira, nesse a autora manteve a estrutura de temas semelhantes ao primeiro, como trabalho, família, casamento, amor, morte etc. Como no anterior, na minha percepção, nesse também a realidade dos escravos e negros em geral é colocada muito do ponto de vista positivo, dando até para pensar que poderia não ter sido tão difícil a vida deles naquelas épocas, mas obviamente isso não é verdade, basta buscar em obras de historiadores especializados. Creio que aqui, a autora, escolheu por alguma razão não explicada na obra, tratar com essa perspectiva positivista. No geral, apesar desse ponto, continuo considerando uma importante historiografia brasileira para ser lida.

Volnei 04/04/2017

Histórias da Gente Brasileira
Nesta obra, dando continuidade ao volume anterior este aborda o período denominado império . São abordados os mais variados temas mostrando o cotidiano e o desenvolvimento das construção do que é hoje o Brasil.

Victor 21/07/2020

Um ótimo livro de história
Não é um livro de história comum, como nenhum dos livros da série "Histórias da Gente Brasileira" é, o que não quer dizer que seja ruim, tanto pelo contrário! A proposta do livro é um pouco diferente do comum em livros de história, e isto se nota já nas primeiras páginas. E qual é a proposta do livro, então?
É dar ao leitor uma dimensão de como era a vida da "gente brasileira" na época do Império, período político que vai de 1822 a 1889. Saudosistas, como eu, não apenas se surpreendem, mas se deliciam com as inúmeras qualidades - e defeitos! - do nosso povo, narrados pela autora diretamente ou pelo auxílio de ilustres personagens históricos, como a britânica Maria Graham, que por aqui passou naqueles tempos e viu coisas que o povo dela já havia abandonado há séculos!
Sim, pois, que o Brasil foi sendo construído e ainda se constrói desde a época do Império nós já sabemos. O que muitos leitores não sabem, até ler este livro, é como essa construção foi gradual, às vezes lenta, às vezes veloz, mas sempre inexorável. A marcha do Brasil rumo à Europa, distanciando-se de outras raízes, como a africana, é narrada.
Por fim, o leitor não fica sem se perguntar como o Brasil seria se "Império" não fosse apenas um capítulo, neste caso um livro, de nossa história, mas uma coletânea inteira. Eufemismo para "e se a República não tivesse sido proclamada?". O leitor deve refletir, deve pensar, deve, se possível concluir. Não pode, contudo, jamais esquecer que ao estudar a história, seja ela de qual período for, deve sempre dispor-se das lentes do presente e colocar as do passado, pois de outra forma jamais julgará nossos antepassados com a justiça que merecem.
Em suma, uma leitura cativante e maravilhosa, da nossa maravilhosa gente brasileira!

Daniel432 13/02/2021

Radiografia de Usos e Costumes - Brasil Império
Não há como esse volume ser muito distinto do primeiro (Brasil Colônia) pois, de fato, as coisas pouco mudaram na transição da Colônia para o Império, nem a família imperial mudou!!

O livro, assim como o primeiro, foi dividido em três grandes partes retratando as condições de trabalho e a posse da terra, as condições de vida de ricos e pobres e a chegada de produtos e costumes importados, o primeiro da Inglaterra, o outro da França. A moda era a França, tudo que era francês era chique e por último, a parte destinada ao encontro final de todos nós, reflete como a morte era enfrentada.

Ler os quatro livros da série em sequência foi uma proposta arrojada, pois ler história não é o mesmo que ler romances ou ficção. Mas vamos para o terceiro volume.

Sergio330 08/05/2021

Sobre Pedro II
Um ótimo livro , que nós mostra mais um período da nossa história . Tem muitas curiosidades da nossa sociedade , da nossa cultura. Não damos valor devido infelizmente. Pedro II foi um visionário , um homem que gostava das tecnologias surgidas à época , incentivava os estudos , era culto . Não damos o valor a esse menino que teve de ser imperador , deixando de ter infância e adolescência pra assumir um país mesmo tendo tutores pra apoiar ; e ainda sem ter seu pai por perto . Pai esse que também recebeu um país tendo de governar . Enfim , que sirva para nos interessarmos mais por nossa história e não desmerece -la .