Dawn Study

Dawn Study Maria V. Snyder

Resenhas - Dawn Study

Naty 30/11/2018

Um bom fim para a série. Achei tudo bem arquitetado pela autora. Um livro muito bom, com certeza.
Esse livro provou ser uma finalização muito boa para a história.
Tudo é resolvido, mas de maneira complicada e bem próximo ao que seria real. A autora conseguiu se apegar à sua ideia de deixar Yelena sem poderes até o final, o que me deixou um pouco triste, já que gosto de ver Yelena e seus poderes em cena. Acho que esses últimos três livros da série revelaram muito mais a importância do trabalho em equipe e força de vontade dos personagens.
Falando de personagens, esse é um dos pontos fortes da autora. Ela cria personagens com os quais o leitor se apega de maneira impressionante. Cada um com sua peculiaridade e um contrabalanceando o outro. Gosto da ambientação também. Ela não passa muito tempo descrevendo o ambiente, mas sua descrição era boa o bastante para me fazer mergulhar na história e no que ela representava. Cada personagem que a autora insere tem um porquê ao seu tempo e até a família de Valek (que poderia parecer mais uma forma dela acrescentar personagens sem muita importância) mostrou-se uma ferramenta incrível e, no fim, é lindo acompanhar Valek reencontrando certas pessoas que marcaram sua vida. Realmente, um final maravilhoso.
Digo isso, pois ela não acaba tudo numa cena de ação ou na resolução da crise. Ela acaba tudo quanto, realmente, tudo está resolvido. Quando até os problemas sentimentais dos personagens estão resolvidos ou se resolvendo.
Uma grande ressalva que tenho é que nunca consegui entender a relação entre Valek e o comandante. Eles tem uma amizade linda, mas a origem dela não me parece tão palpável quanto a autora coloca. As ações do comandante também me parecem malucas muitas vezes. Ele, realmente, é o maior maluco de todos nessa história. Acho que entender mais da história dele seria legal. Foi um personagem que, após ler os seis livros, continua meio enigmático para mim.
Enfim, não pensei que iria reencontrar esses personagens e reencontrá-los sempre é bom. Não dei cinco estrelas, porque esse livro é um daqueles que eu não achei super fantástico. Esse é um livro que me faz relembrar velhos amigos. E quem são eles? Os personagens incríveis dessa série. Não é uma história chocante e incrível. É uma história bonita, engraçada e legal de ler. Mas ela é boa do jeito que é. Nem mais nem menos.
É claro que a ação e a aventura foram fenomenais. Ela nunca põe um final fácil. Até quando você acha que vai dar tudo certo, dá tudo errado. Gosto disso na autora. Além dos personagens, suas situações impossíveis também me impulsionam a ler. Um livro muito bom com certeza.
gabimds_ 28/04/2022minha estante
yelena e valek ficam juntos no final?

Naty 19/05/2022minha estante
YES. Sempre!!!