Os Paradigmas de Amy

Os Paradigmas de Amy Alexia Road

Resenhas - Os Paradigmas de Amy

Três Leitoras 25/02/2018

Resenha completa no nosso blog. Confira!

Oi, Leitores!

Como eu tinha contado a vocês no post Livros que vou ler em Janeiro de 2018, conheci a Alexia Road na Bienal do Livro e após um bom bate papo com ela, decidi comprar Os Paradigmas de Amy.

O livro é bem curtinho, então é daqueles livros que lemos em um dia. Nele vamos conhecer Amy, uma mulher casada e com um filho lindo (leia e você irá concordar comigo). Mark, o seu esposo, segue muito bem a linha machista da pequena cidade onde eles vivem, mas ele é o pior tipo de machista que existe, pois exerce uma agressão psicológica que fez Amy descobrir o pior lado de um relacionamento, quando ele não é baseado no amor.

A cada dia que passa, conviver com Mark torna-se mais difícil e durante muito tempo ela acha que precisa aceitar aquele seu destino, mas quando as agressões do marido extrapolam o tolerável para ela, seu grito de liberdade é dado, de forma trágica, mas é dado.

E a partir daí, vamos acompanhar o recomeço da Amy, algo que tantas mulheres fazem, mas tantas outras não conseguem. O dela será recheado de coisas boas, mesmo quando existir o acontecimento de coisas negativas. A força e o amor que ela carrega consigo, mesmo depois de tudo que passou é algo surpreendente.

A escrita da Alexia é deliciosa, fazendo com que a leitura flua e você nem perceba o quanto está lendo até chegar ao final da história.

A vida sempre nos dá oportunidades, depende de nós aceitá-las.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/01/resenha-os-paradigmas-de-amy.html

Nanda Bastos 10/01/2018

Os paradigmas de Amy
Me sinto tão feliz por poder escrever sobre mais um livro nacional incrível. Os paradigmas de Amy conta a história de Amy, mulher que casou muito nova influenciada pela família e que agora é agredida pelo esposo. A mesma tenta aguentar o máximo possível por causa de seu filho, Thomas. Porém, tudo muda ao conhecer Matthew, que é o oposto de seu marido. Amy será capaz de criar forças para se livrar do seu violento esposo? Ela será capaz de amar novamente?

Que livro maravilhoso! É o tipo de livro que todos deveriam ler! Com uma escrita fácil, objetiva e com personagens bem elaborados, a autora conseguiu retratar de uma forma detalhada e muito real todo o sofrimento vivido pela personagem e as duvidas que a mesma possui sobre deixar essa vida difícil de lado e reconstruir sua felicidade. Para mim não existiram "personagens secundários, todos são marcantes e importantes nas decisões tomadas por Amy. " É super linda a relação mãe- filho retratada na história e o que uma mãe é capaz de fazer por amor. Apesar de toda a tristeza, a história mostra o poder da esperança e do quanto precisamos ter coragem e acreditar que tudo pode mudar para melhor. Super indico!
. "A felicidade é para aqueles que a querem, os que têm força de vontade suficiente para conseguir. Os que seguem o coração e sabem a hora de quebrar os próprios paradigmas. Aqueles que fazem acontecer. E nós fizemos.?

thaisdreveck 09/01/2018

Adorei
« RESENHA »
» Livro: OS PARADIGMAS DE AMY
» Por: ALEXIA ROAD
» Editora: PANDORGA
» Páginas: 98
» CAPA 5/5
Gostei do formato em si, a imagem de boa resolução da moça loura esconde segredos e leva o leitor a pensar sobre o tema do livro. Os arabescos na parte inferior são um charme especial, e as fontes simples transformam a recepção agradável.
» HISTÓRIA 5/5
A história conta sobre a vida de Amy Bennett, uma mulher de dezoito anos que vive em uma cidade praticamente estagnada no tempo quando se trata de igualdade, um lugar machista, onde ela é obrigada a se casar com um magnata apenas para agradar a família. Mark seria um sonho para algumas mulheres, sendo gentil e amável, mas o poderoso e rico homem esconde segredos e muita história obscura oculta dos holofotes.
?"A vida sempre nos dá oportunidades, depende de nós aceitá-las."
Não é de hoje que sabemos que a violência doméstica acontece. E para Amy, dor, sofrimento e angústia acompanhavam seus dias. Aos dezenove anos, algo muda dentro de si: a gravidez do filho Thomas que se torna seu motivo para viver. Mesmo com todos os abusos que sofria, queria sair daquela vida, mas precisava pensar agora na criança que tinha.
Um livro para toda a sociedade parar e pensar sobre suas atitudes e sobre o que acontece por trás das cortinas. Amy é um exemplo de força, de que mesmo entre todas as dificuldades e obstáculos da vida ainda é possível ter força para continuar.
Um tema interessante em meio a uma trama bem desenvolvida, a escrita de Alexia é bem feita e suave, de leitura rápida e calma, ao mesmo tempo extremamente reflexiva. Gostei muito, decorei o livro em uma tarde, o que adoro fazer.
E vocês? Gostariam da leitura? O que acharam do tema?
#lexiroad #alexiaroad #osparadigmasdeamy #pandorga #editorapandorga #violencia #mulher

Lisse 04/01/2018

Real e assustador
E aqui temos mais um livro e autora que conheci na Bienal de 2017, e foi um imenso prazer conhecer a Alexia Road e conhecer sua escrita.

Os Paradigmas de Amy é uma história forte e muito verossímil sobre uma mulher que casou muito cedo e que se viu enveredada para sempre em um relacionamento abusivo por muito anos e deste deu frutos um ano depois. Thomas é o filho de Amy e Mark, que com apenas cinco anos é a força e a razão de viver de Amy.

Mark é um homem muito difícil de lidar e o poder que tem tanto na cidade em que moram e sobre Amy a tornam uma mulher infeliz e sofredora.

Quote: "Humilhada. Pisada. Usada. Não havia termos que pudessem descrever melhor meus sentimentos."

Thomas por ser uma criança não entende bem o que está acontecendo, mas logo percebe que a mãe não está feliz e que com sua pouca percepção da realidade a ajuda em momentos muito importantes. E essa não poderia ser uma força melhor, porque após uma agressão que a deixa muito debilitada é o que move Amy a pensar e refletir sobre o tipo de vida que quer levar.

E nesse meio tempo conheceu um homem que trata bem seu filho como também a respeita como merece. Dr. Matthew Harrison além de ser um ótimo médico logo percebe que a vida que Amy leva não é das melhores. Suas suspeitas se tornam tão reais que a jovem mãe aparece muito machucada no hospital, levando o homem interessado dentro dele a tomar ação.

Quote: "Amy... Deixe-me ajudá-la. Conte para mim o que significa tudo isso..."

A capa desse livro chama muita atenção, mas com certeza o que há nas quase 100 páginas é o que realmente descreve um relacionamento abusivo. Quando virei a última página e percebi que a Amy estava finalmente bem, entendi que essa não era uma história sobre como um relacionamento assim se desenvolve, mas sim sobre encontrar a força dentro de si para sair dele.

E fiquei muito feliz e aliviada ao notar como a autora Alexia Road teve a delicadeza em desenvolver o próximo relacionamento da Amy com o Matthew, em como o Thomas foi incluído nele. Realmente é um livro real, mas que por trás tem algo de assustador.

Gabi Kalk 24/12/2017

Paradigmas de Amy
Foi o meu primeiro contato com a autora Alexia Road, e amei. Ela conseguiu trazer uma boa visão sobre relacionamento abusivo, durante a leitura me senti como se eu fosse a protagonista, o que foi uma experiência interessante e marcante. A Alexia conseguiu trazer um tema que as muitas vezes é escondido por baixo dos panos, o machismo, sendo que em alguns momentos é tratado como rotineiro e normal.

Em Os Paradigmas de Amy encontramos a Amy, que aos 18 anos foi obrigada a se casar com o Mark, para poder salvar sua família da falência, porém o homem que parecia um potencial príncipe encantado acaba se mostrando um machista, que vê em sua esposa como a mulher que precisa satisfazer suas necessidades, cuidar de seu filho e ser submissa. E Amy acaba se tornando realmente isso, para que ela e seu filho, o pequeno Thomas, não sofram as consequências. Quando Thomas se machuca, desesperada Amy vai ao hospital, e conhece o lindo médico Matthew, que trata super bem seu filho, o que acaba lhe chamando a atenção. Depois daquele momento ela começa a criar um sentimento pelo doutor, porém sabe que isso é errado pois é casada. Após mais uma de suas varias agressões recebidas, Amy acaba acordando no hospital, e descobre que terá mais uma pessoa que cuidará dela, depois de tanto sofrimento.

Amei o livro, vi em Amy uma mulher forte, que tenta quebrar toda a tradição do machismo que reina desde a cidade a sua família. Mesmo ela aguentando firme por causa de seu filho, todos os abusos, sabe que o relacionamento dela não é algo normal e aceitável. Sei que muitas mulheres vivem da mesma forma, seja quaisquer as circunstancias, espero que consigam encontrar a felicidade.

A leitura foi bem rápida e fluida. Recomendo este livro para todos os leitores, pois poderão ver por uma perspectiva diferente os assuntos tratados no livro, assim refletir um pouco sobre o tema.

Fabiana 19/12/2017

"Uma mulher dentre milhares. Uma mulher que não foi a primeira e nem será a última.Uma mulher que faz parte de uma porcentagem assustadora"
__⠀
Nossa protagonista Amy tem 18 anos,está namorando Mark,um cara muito rico,e por sua família esta passando por dificuldades financeiras seu pai à obriga se casar com ele.

Mark que até então era um príncipe encantado,mostra sua verdadeira face,um homem cruel,possessivo e agressivo.

Eles tem um filho Thomas um menininho de 5 anos,lindo e muito maduro para sua idade,Amy tenta a todo custo sempre protege-lo da agressividade do pai. ⠀

Um dia Thomas sofre um pequeno acidente e é levado ao hospital.Assim ela conhece Matthew,a atração deles é instantânea,e encontrará nele forças e apoio para enfrentar seus medos e dar um basta em toda a violência que sofre.

Os paradigmas de Amy foi um livro surpreendente,tratando de um assunto pouco falado na literatura que é a violência contra a mulher,Amy sofre todo tipo de violência,física,psicológica e sexual.Mas tudo que Amy precisava era de apoio pra descobrir a força que tinha,conseguindo assim dar um basta em tudo.Alexia aborda um tema tão real, com uma escrita incrível,envolvente, vc sofre e torce por Amy.Obrigada Alexia por nos apresentar Amy que com certeza é um paradigma,uma guerreira.
Vivemos em um país onde o feminicídio é uma triste realidade ,onde a cada 2 horas uma mulher é assassinada.
__
"_ Amy o que VC quer?(...)
_ Eu quero viver....
"Chega de sobreviver"

Michely 06/11/2017

Livro perfeito
Este livro conta a história de Amy, uma mulher que vive em uma cidade estagnada, onde os homens são colocados em pedestais. Casou-se muito nova, com Mark uma pessoa poderosa e respeitada. Neste relacionamento acabou descobrindo a dor, sofrimento e medo.
Os Paradigmas de Amy pode ter apenas 98 páginas, mas faz você refletir em diversos pontos, apresenta uma temática bastante atual violência doméstica, e as consequências para a mulher que a sofre.
Além da violência doméstica, outro tema foi inserido no livro, que inclusive adorei pois tive um caso na família, mas não irei dizer pois seria spoiler, mas foi retratado como eu lembro.
Eu adorei o livro, ele é curtinho e consegue te cativar do começo ao fim. E eu recomendo este livro.

Emily.fonseca 03/11/2017

forte
Amy,uma jovem mulher que foi obrigada a se casar com seu namorado de escola para salvar sua família da crise, assim com a ajuda do pai de Mark, seu marido, sua família conseguiu se reerguer, deste modo seu pai acredita que ela é obrigada a se manter casada.
Amy foi mãe aos 19 anos, assim deixando todas suas ambições de lado, sua vida foi inteiramente ao filho, que é sua única razão de vida.Mark durante o namoro sempre foi um príncipe, mas logo após ao casamento se demonstrou machista, possessivo, violento e cada vez mais distante de Amy e seu filho.
Thomas, filho de Amy é apenas um garotinho de cinco anos que ja viveu muita coisa para sua idade, um garoto esperto e super carinhoso com sua mãe, sempre tentou impressionar o pai, mas nunca obteve exito, assim hoje em dia o chama pelo nome..

""Nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo. Nunca pensei que poderia ser feliz e livre. E isso foi uma escolha minha."

Certo dia nossa protagonista e seu filho, vão brincar em uma praça, mas em um descuido de Amy, Thomas sobe e cai de uma árvore, desesperada ela corre para o hospital mais perto, mal sabe ela que sua vida está prestes a mudar de cabeça para baixo.
Matthew é um médico extremamente atencioso, além de muito lindo. Ele se encanta com a esperteza de Thomas, assim chamando a atenção de Amy, mas o certo é ela se manter afastada, pois se Mark desconfiar de seus pensamentos, ela é uma garota morta..

""A felicidade é para aqueles que a querem, os que têm força de vontade suficiente para conseguir. Os que seguem o coração e sabem a hora de quebrar os próprios paradigmas. Aqueles que fazem acontecer. E nós fizemos."

Um livro pequeno, de leitura rápida, que ficaria mais maravilhoso ainda se a história fosse mais detalhada, mas que mesmo assim não perde sua essência e nem seu encanto, a autora passa uma mensagem de apoderamento feminino, e ao mesmo tempo o medo que essas mulheres que sofrem com agressões tem, as vezes por zelar pela vida de seus filhos. Amy foi muito corajosa em algumas atitude que tomou, acho que em algum dia ela simplesmente cansou de ser usada como um mero objeto, ela tinha sentimentos.
Amei o livro e fiquei querendo mais, saber mais até da vida da mãe de Amy, que nunca escapou das algemas que a prendiam, é super indicado para todas as pessoas, principalmente para leitores que amam um drama.

site: http://livrosrabiscando.blogspot.com.br/2017/10/44-resenha-os-paradigmas-de-amy-alexia.html

renata.correa.3 28/10/2017

lindo e envolvente
Apesar de o tema abordado no livro ser bastante pesado, a violência doméstica, a escrita da Alexia é delicada e fluida, o que torna a leitura prazerosa e envolvente. Super recomendo! História linda com uma mensagem de esperança, força e superação, muito importante.

Entrelivros_efilho 26/10/2017

Envolvente!!
Amy vivia em uma cidade pequena, com muitas tradições e onde o divorcio não era bem visto e as fofocas corriam a passos largos. Com 18 anos se viu pressionada a se casar com Mark, seu primeiro namorado da adolescência e herdeiro de uma das mais ricas famílias da cidade, para ajudar sua família sair de uma montanha de dividas. Aos 19 anos carregava nos braços o seu filho Thomas.
No início, Mark era um príncipe encantado, atencioso, mais que logo se transformou no pior pesadelo de Amy, pois, ele passou a agredi-la verbalmente e fisicamente, além de abusar dela sexualmente.
Presa ao medo de não conseguir sustentar o filho, pois, não trabalhava, medo da reação da família, medo do que o marido podia fazer caso se separasse, ela se encontra com 24 anos, perdida, cansada de ser humilhada e abusada, desejando do fundo do coração, liberdade para ela e para o filho, pois, é justamente no amor pelo filho que ela encontra forças para lutar e seguir diariamente. Somente por amor!
Depois de um incidente com o filho, Amy decide que é hora de dar um basta nessa vida humilhante e ir embora com o Thomas. Mas Mark está disposto a lhe tirar o filho se ela for embora e até mesmo mata-la se algum dia a encontrar com outro homem.
Adorei fazer a leitura, foi super-rápido de ler, me prendeu desde o inicio, me deixando ávida por mais.
O livro nos mostra a triste realidade de muitas mulheres, que estão presas a um casamento de fachada, sendo humilhada, desprezada, maltratada, espancada e abusada e que ficam presas nesse relacionamento, por medo e até mesmo porque não sabem como fugir.
Apesar de ter poucas páginas, Alexia abordou o tema muito bem, sem enrolação, indo direto ao ponto, nos fazendo refletir durante toda a leitura, e nos mostrando também que é possível seguir em frente.
É um livro que nos mostra que não devemos aceitar humilhação, principalmente de quem deve nos amar, e também que não podemos deixar o controle de nossas vidas e de nossa felicidade nas mãos de ninguém, nós é que decidimos qual direção seguir. .
Respeito é bom e todo mundo gosta, encaixa bem aqui, pois, não devemos aceitar nada menos que Respeito, devemos escolher todos os dias, ser feliz nem que seja preciso recomeçar diversas vezes.
Super indico a leitura!
Obrigada @alexiiafreitas pela parceria e pela linda lição que me passou através deste livro.

site: https://www.instagram.com/entrelivros_e_filho/?hl=pt-br https://www.facebook.com/Entrelivros_e_filho-1710703565630784/

Jane.Dias 20/10/2017

Amei o livro e me impressionei com a idade da autora.
Li rapidinho e com muito gosto, escrita leve e fluída, conteúdo bem trabalhado e sem falar na capa que é maravilhosa.
O tema é forte e passa mensagens que precisam ser discutidas e pensadas pela nossa sociedade, sem deixar de lado um lindo romance, que uma mulher como a Amy merece!
Recomendo muito.

Thalita - @mundodaspaginas 19/09/2018

Forte e muito emcionante!
Essa resenha foi postada originalmente no perfil literário no Instagram @mundodaspaginas
📖 Amy nasceu e cresceu em uma pequena cidade onde seus moradores ainda se apegam a ideia de que a mulher deve ser submissa ao marido e obedecer a todas as suas ordens. Aos 18 anos se casou com um dos caras mais ricos da cidade e aos 19 já estava grávida dele. Durante todo o seu casamento, Amy precisa se submeter as agressões e caprichos do marido, servindo a todas as suas necessidades ela nunca teve sequer um vislumbre do que é o amor de verdade, mas Amy precisa aguentar essa situação por ela e pelo filho. Até que tudo se torna insuportável e ela decide que precisa se libertar.
📝 O livro é bem curtinho, apenas 94 páginas mas de superficial ele não tem nada. A autora nos faz mergulhar profundamente nos sentimentos da protagonista e sentir suas dores de forma avassaladora. O livro contém muita violência e muitas cenas de embrulhar o estômago, sobretudo quando você para e reflete sobre o quanto isso é comum, o quanto várias mulher ainda sofrem com relacionamentos abusivos e agressivos e o quanto a sociedade ainda fecha os olhos para essa situação.
📝 A escrita da Alexia é daquelas que te faz devorar o livro em pouquíssimo tempo e acompanhar toda a libertação de Amy, todo o caminho que ela percorreu para buscar ser respeitada, ser amada por outra pessoa e deixar de se submeter a um marido, e a um pai, machista e antiquado é sensacional. O quanto essa personagem é forte e te faz refletir sobre empoderamento feminino foi algo que me tocou profundamente durante toda a leitura. Além disso, todos os personagens foram muito bem construídos e ainda me pergunto como, em poucas páginas, a autora conseguiu criar uma história tão bem construída e tão forte. Recomendo demais essa leitura!

Isabela | @readingwithbells 03/12/2018

Amy se casou com Mark, o herdeiro mais poderoso da cidade, pensando que teria uma vida perfeita e feliz.
Os anos foram passando e Amy percebeu que esse casamento não é o que ela imaginava.
Ela vive sofrendo nas mãos do marido e a única pessoa que lhe salva de tanto sofrimento é seu filho Thomas.
Apesar de todo o tormento, Amy é uma mulher guerreira que só precisa encontrar a força dentro de si.
Ela sabe que as coisas precisam mudar. Ela vai ter que tomar uma decisão para o seu próprio bem.
Uma mulher dentre milhares.
Uma mulher que não foi a primeira e nem será a última.
Uma mulher que faz parte de uma porcentagem assustadora.