Pedagogia da solidariedade

Pedagogia da solidariedade Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da solidariedade

Dhony 31/10/2021

O livro trata de uma conferência proferida por Paulo Freire, em 1996, na Universidade de Northern, Iowa, EUA, tal como traz explicações de Walter Ferreira de Oliveira e de Nita Freire.

Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos e citados no mundo, laureado com títulos por diversas universidades ao redor do globo, é produtor de uma vasta obra sobre filosofia da educação.

Através de suas explanações e das perguntas dos ouvintes, demonstra como pensava e praticava a educação de forma democrática e esperançosa, ensinando sobre a formação do ser humano através da educação e da troca entre o professor e o aluno, sendo que um aprende enquanto ensina e o outro ensina enquanto aprende.

Em seus discursos, Paulo Freire ressalta a importância da junção entre a prática e a teoria para concretização de uma educação democrática ("meu discurso é minha prática"), havendo sempre a liberdade para o debate das ideias, sem nunca esquecer do respeito para com o educador e sua pessoalidade.

Ainda nesse sentido, salienta a importância da formação dos estudantes, devendo haver uma mudança dos moldes atuais, o que acarretaria uma transformação/construção do conhecimento e não a uma mera repetição de saberes. Assim, a educação, além da técnica, seria uma forma de entender e transformar o mundo e a realidade.

Sobre a solidariedade, que dá título ao livro, ele pontua que ela difere da caridade, sendo esta uma ajuda pontual, já aquela a luta pela justiça social. A solidariedade é a luta contra o fatalismo e sua retórica da impossibilidade de mudança da realidade fora dos padrões estabelecidos pelo capital. Padrões estes calcados na acumulação e lucros como valores fundamentais da vida e motores do progresso.

No que tange a educação, sendo esta permeada pelo fatalismo, vem sendo praticada de forma acrítica e afeita aos valores dos donos do poder. Destarte, Freire salienta a necessidade do trabalho de base e de uma educação humanizada que fortaleça o sentido de comunidade, solidariedade e respeito, quebrando assim o individualismo radical.

Por fim, interessente frisar, que Freire ensina que a educação, até mesmo a democrática, não deve cair na cilada do formalismo e da doutrinação das pessoas. Deste modo, não se deve aceitar uma nova metodologia somente para criar uma nova doxa, nova rigidez metodológica, mas sim sempre usar da autocrítica para pensar o melhor.

Minha opinião: Sabemos que, no Brasil, muito se fala dele, mas com pouco conhecimento de sua obra. Essa é a primeira obra que leio de Paulo Freire e confesso que gostei bastante, seja pela forma que ele pensa a educação ou por sua paixão pelo humano. A leitura é um pouco mais densa, mas não difícil. Vale a leitura!
°°° 31/10/2021minha estante
Ótima resenha, principalmente no finalzinho quando você faz uma consideração sobre falar muito de Paulo Freire no Brasil e pouco lê sobre sua obra, em uma sociedade que está mais preocupada em criticar e impor idéias, ler, refletir, tentar entender o outro, e acima de tudo respeitar a opinião alheia, tá se tornado algo tão raro, mais super necessário.

babi 26/11/2022

a grandiosidade de paulo freire
inexplicável como eu me conectei com cada palavra, análise e discussão dessa obra. sinto que é o ponto inicial para um interesse que eu sempre soube que tinha, apenas precisava cultivar. eternamente grata por ter começado esse livro.
"mudar é difícil mas é possível."

karolina 22/01/2024

Esse foi o primeiro livro do Paulo Freire que eu li, confesso que achei uma leitura bem densa, mas compreensível.

Quanto ao conteúdo, no decorrer do livro, o que eu achei como um destaque foi a comparação que ele faz entre teoria e prática, ressaltando que é necessário que o educador tenha ambas alinhadas. De nada adianta, por exemplo, Paulo Freire defender a pedagogia que defende e em sala de aula agir de forma autoritária. Não é condizente. Acho que isso é algo que precisa ser pensado em todas as esferas. Muitas vezes nós nos consideramos adeptos a uma teoria, mas temos ações que não são condizentes com aquilo que defendemos. Foi algo que me fez refletir.

Ele também fala muito sobre fatalismo e esperança e como isso influencia a educação.

Na minha opinião, a leitura desse livro agregou muito para mim. Planejo reler assim que possível, com mais tempo para anotar mais coisas e fazer uma nova resenha, mais bem elaborada e tecer melhor minhas opiniões. Acredito que vou aproveitar mais a leitura se eu reler e fazer anotações.

Gaby.Ferrari 27/10/2023

Solidariedade é luta!!
Gostei muito do livro e pude conhecer um pouco mais dos métodos e teorias que Paulo Freire acreditava. Algumas não concordo, mas como ele mesmo diz - temos que lê-lo para critica-lo e melhorar sua prática.

lauralopesa 17/01/2024

Primeira leitura do ano, um excelente começo.
Um bom caminho para conhecer parte de todo o esboço do que freire construiu ao longo da vida. entendo não ser uma boa leitura inicial, entretanto, completamente válida!

garrido79 28/02/2024

Que obra maravilhosamente perfeita!
Deixe a conferência que Paulo Freire ministrou na Universidade de Northern em Iowa até as palavras de Nita Freire e de Walter Oliveira todas as colocações perfeitamente humanistas extremamente necessárias não só para educação Claro principalmente para educação mas para humanidade como um todo, para pensar numa democracia realmente cidadã não uma pseudo democracia onde pouquíssimos mandam em todo o mundo...
Leitura essencial para todo o ser humano!

Thais645 09/03/2024

O livro Pedagogia da Solidariedade traz temas abordados por Paulo Freire em uma de suas palestras nos Estados Unidos. Uma leitura bastante interessante que instiga o pensamento crítico, demonstrando a relação entre ensino e aprendizagem, expondo assim a visão de Freire, no que diz respeito aos caminhos para uma educação mais democrática.