Jocélia 29/07/2016A obra é uma coletânea de artigos que apresentam as múltiplas possibilidades que se abriram a partir dos anos 60 deixando cada vez mais o debate sobre a identidade e as práticas sexuais e de gênero acalorado.
Abordando a Pedagogia de Sexualidade, os autores descrevem sobre a vigilância da sexualidade o que não sufoca a curiosidade e que, através das estratégias de disciplinamento, o interesse, as perguntas, as fantasias, as dúvidas e a experimentação do prazer tornam-se remetidas ao segredo e ao privado. Pois aprendemos a vergonha e a culpa; experimentamos a censura e o controle.
Acreditando que as questões da sexualidade são assuntos privados, deixamos de perceber sua dimensão social e política. Visto que, escola pela afirmação ou pelo silenciamento, nos espaços reconhecidos e públicos ou nos cantos escondidos e privados, é exercida uma pedagogia da sexualidade, legitimando determinadas identidades e práticas sexuais, reprimindo e marginalizando outras.
Segundo os autores, a pedagogia de sexualidade também é praticada por outras instâncias sociais, como mídia, a igreja, justiça, etc... Seja coincidindo na legitimação e denegação de sujeitos, seja produzindo discursos contraditórios.
Contudo, é preciso ter em mente que o processo de “modelagem de gênero”, iniciado na infância, visa assegurar que os corpos de homens e mulheres sejam orientados para ter um comportamento “adequado” à identidade sexual que possuem e, simultaneamente, direcionados para uma orientação sexual heterossexual, resultando em uma constante pressão da sociedade nessa direção: uma imposição social que não respeita o direito à diversidade sexual. Com isso, é importante salientar que podemos (e devemos) duvidar dessas verdades e certezas sobre os corpos e a sexualidade, que vale a pena pôr em questão as formas como eles costumam ser pensados e as formas como identidades e práticas têm sido consagradas ou marginalizadas. Ao fazer a história ou as histórias dessa pedagogia, talvez nos tornemos mais capazes de desarranjá-la, reinventá-la e torná-la plural.