O corpo educado: Pedagogias da sexualidade

O corpo educado: Pedagogias da sexualidade Guacira Lopes Louro

Resenhas - O corpo educado: Pedagogias da sexualidade

Jocélia 29/07/2016

A obra é uma coletânea de artigos que apresentam as múltiplas possibilidades que se abriram a partir dos anos 60 deixando cada vez mais o debate sobre a identidade e as práticas sexuais e de gênero acalorado.
Abordando a Pedagogia de Sexualidade, os autores descrevem sobre a vigilância da sexualidade o que não sufoca a curiosidade e que, através das estratégias de disciplinamento, o interesse, as perguntas, as fantasias, as dúvidas e a experimentação do prazer tornam-se remetidas ao segredo e ao privado. Pois aprendemos a vergonha e a culpa; experimentamos a censura e o controle.
Acreditando que as questões da sexualidade são assuntos privados, deixamos de perceber sua dimensão social e política. Visto que, escola pela afirmação ou pelo silenciamento, nos espaços reconhecidos e públicos ou nos cantos escondidos e privados, é exercida uma pedagogia da sexualidade, legitimando determinadas identidades e práticas sexuais, reprimindo e marginalizando outras.
Segundo os autores, a pedagogia de sexualidade também é praticada por outras instâncias sociais, como mídia, a igreja, justiça, etc... Seja coincidindo na legitimação e denegação de sujeitos, seja produzindo discursos contraditórios.
Contudo, é preciso ter em mente que o processo de “modelagem de gênero”, iniciado na infância, visa assegurar que os corpos de homens e mulheres sejam orientados para ter um comportamento “adequado” à identidade sexual que possuem e, simultaneamente, direcionados para uma orientação sexual heterossexual, resultando em uma constante pressão da sociedade nessa direção: uma imposição social que não respeita o direito à diversidade sexual. Com isso, é importante salientar que podemos (e devemos) duvidar dessas verdades e certezas sobre os corpos e a sexualidade, que vale a pena pôr em questão as formas como eles costumam ser pensados e as formas como identidades e práticas têm sido consagradas ou marginalizadas. Ao fazer a história ou as histórias dessa pedagogia, talvez nos tornemos mais capazes de desarranjá-la, reinventá-la e torná-la plural.

Blackthorne 04/08/2023

Eu e meus colegas lemos esse livro inteiro numa disciplina faculdade, e ele coleta vários textos acerda de temas de gênero e sexualidade no espaço escolar. São textos densos e pesados, um em especifico, sobre "Corpos que Pesam", simplesmente foi uma pedrada e uma das melhores coisas que já li.

É um texto dificil, mas vale cada minuto.

Carina 06/09/2021

Discriminação
O livro trás a problemática da construção social, o modelo de como se comportar e a contrapartida que é "quem" não consegue se encaixar nesse modelo. O que se faz? Se discrimina. O que se deve fazer? Lidar com a situação, respeitar... Não tem muito de solução. Mas, tem muito de fundamentação teórica para a construção do modelo.

Geisalanis 08/03/2022

Um compêndio de textos sobre sexualidade gênero e temas relacionados de extrema relevância para estudiosos da area

LaAsa 07/01/2023

A leitura é simples e leve, trás diversas possibilidades da discussão sobre os corpos, a sexualidade e a educação, além da importância do espaço escolar na construção ou desconstrução de tabus, de dúvidas e violências a esses corpos. Um necessidade de leitura a todas e todos educadores.