Doutora da Alma

Resenhas - Doutora da Alma

Morgana Brunner 27/01/2017

Doutora da Alma - Paloma Bernardino Braga
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho com a maior felicidade, trazer uma resenha encantadora que é de se apaixonar pelo livro escolhido da vez. Doutora da Alma foi um livro que recebi da Editora Penalux, pelo que pude perceber foi como um presente, mas claro que vocês também vão ganhar! Veio outro livro igual para quem me acompanha, como sabem, realizo o sorteio nos grupos do Facebook, pois assim mais gente participa e posso estar sempre sorteando para pessoas diferentes, não deixem de me acompanhar nas redes sociais!

Danilo sempre fora um rapaz normal, que seguia sua vida tranquilamente e se alegrava com o que a vida lhe trazia de presente, era chamado de um dos meninos mais bonitos da escola, não que ele fosse metido a “garanhão”, mas seu jeito meigo e fofo, encantavam as meninas, ele por si gostava mais das bonitas, apreciava a beleza exterior.

"Libertar-se é um caminho sinuoso, mas eu posso te acompanhar neste voo maravilhoso através das experiências da vida." Pág. 16

Com o tempo passando, se tornara melhor amigo de Valentina, uma menina que poderia ser chamada daquelas meninas “nerds”, no qual no livro relata que a beleza não lhe perseguia muito, que a sua inteligência falava mais alto em todos os momentos e as pessoas se aproximavam para se aproveitar e tirar notas altas, ela por si, aceitava, pois queria ter suas notas altas e como os trabalhos eram em grupos, não tinha escapatória.

Mas, por ironia de destino ela tinha um segredo muito importante, mas apenas uma pessoa sabia disso, a irmã de Danilo, Pâmela, que assim aos olhos de Tina era confiável. Até que de repente, Valentina tivera que ir embora de Belo Horizonte por causa de seu pai, que em outra cidade acabaria ganhando o dobro de dinheiro e poderia dar uma condição para a família. Tivera que aceitar e partir, mesmo que doesse.

"Quando eu resolvi me melhorar, não fiz isso por ninguém além de mim. Não acho justo quando alguém te pede para mudar. E acho menos justo ainda você mudar por alguém que dará a mínima." Pág. 62

Partir nunca é nada fácil, ainda mais quando seu coração e alma permanecem no mesmo lugar, quando seus amores e amigos são deixados para trás e ao longo dos meses é necessária uma fuga, a fuga para descobrir seu amor próprio, de se aceitar do jeito que é, sem se importar com a opinião alheia, era assim que as coisas deveriam seguir em frente, Valentina estava a enfrentar tudo sozinha...

Danilo começara a sentir a falta de Tina desesperadamente após essa separação, descobriria assim que teria que encontra-la para lhe contar alguns sentimentos guardados que o atrapalhavam devido a sua obsessão que a garota se tornara em sua vida, ela fugia, ainda mais depois de tudo que tinha acontecido, será que seria o ideal a fazer?

" - Gosto de respostas vagas, assim posso concluir o que eu quiser." Pág. 121
Uma surpresa acaba com tudo, um programa de televisão emociona qualquer pessoa, era Tina, era a Valentina de Danilo que estava sorrindo alegremente, se tornou uma escritora famosa após sumir e fugir de todos os contatos possíveis com o passado, ele ficara chocado e assim viu que era evitado, sua alma estava ferida e seu coração grunhia de dor, porque principalmente com ele as coisas se tornavam tão difíceis e tristes, ele queria saber, mas como chegar a alguém assim? Famosa e amada por todos?

Esse era o momento que iria revelar tantas dores, amores, paixões perdidas e ao mesmo tempo encontrava, o que teria afastado Danilo e Valentina? Eis que o grande mistério do livro, nos envolve, nos prende e nos fazer querer saber como acontecerá isso, com dor no coração, tinham que partir para seguir em frente, mas a saudade estava a falar mais alto, momentos seriam revelados.

Doutora da Alma foi um livro lindo que tive a oportunidade de ler, tive como me apaixonar em cada fase e me emocionar, não chorei por pouco hein! A escrita da Paloma é linda, envolvente e comovente, espero e desejo que ela possa escrever muitos livros assim.

A edição da obra está fascinante, como puderam ver nas fotos, as letras são grandes em folhas grossas e amareladas e a cada troca de capítulo tem um desenho fofo, apaixonante! Gostei muitíssimo da cor da capa, se pararmos para ver, raramente lançam cores como essa, é um livro raro, tanto pela capa quanto pela história.

Recomendo esse livro para quem gosta de ler assuntos sobre liberdade, amor próprio e romance, como se importar consigo mesmo e saber qual a hora certa de desistir ou seguir em frente.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/01/doutora-da-alma-paloma-bernardino-braga.html
Paloma.Bernardino 31/01/2017minha estante
Obrigada pela resenha!! Ficou excelente!

Laura 03/03/2018

- Trama em geral.

Danilo se vê em uma grande confusão, quando Valentina, que costumava ser sua melhor amiga e teve que se mudar para São Paulo, se torna uma escritora famosa e cria um tornado dentro dele, que estava há meses sem contato com ela, e aparentemente sem explicações. A busca por respostas e a descoberta de um amor tão puro é narrada de forma leve e com fragmentos do próprio livro da personagem, que deixam reflexões e se encaixam com o próprio protagonista.

- Local em que se passa.

Danilo vive em Belo Horizonte, enquanto Tina é a inspiração do momento em São Paulo.

- Apostas durante o desenvolvimento / Quesito curiosidade.

Claro que para a trama se desenvolver, vários desencontros ocorrem e por diversas vezes é possível se colocar no lugar dos personagens, sentir a angústia e o descontentamento, porém me irritou o fato de que diversas vezes Danilo resolve abandonar tudo e no capítulo seguinte volta completamente determinado, e então se decepciona e abandona tudo... Criando um ciclo repetitivo.
Todos os personagens fogem de estereótipos: A menina injustiçada é super cheia de garra, a típica vilã que só quer boicotar a história conta a verdade por saber que é o melhor a se fazer, além do fato de que todos vêem que a busca de Danilo é de fato obsessiva, o que faz a estória ser mais humana, menos fantasiosa como costumamos ver em diversos romances.

- Alguma crítica social implícita?

Ver o quanto Valentina sofria e como seus próprios amigos não viam o quanto ela estava machucada é um retrato da sociedade hoje em dia, que tem sido rasa demais para notar mais do que os momentos bons daqueles que nos cercam.

- Final.

Nos últimos capítulos tudo que temos é orgulho de como a história se desfecha, sem adicionar dramas desnecessários, direto ao ponto.
Como já dito, é uma narração leve, mas que nos deixa ansiosos para ir pro próximo capítulo e acompanhar os avanços de Danilo.
Paloma.Bernardino 12/03/2018minha estante
Laura, adorei a resenha! Muito obrigada!

Mari mari 13/06/2021

Não tem classificação mais justa pra esse livro do que 5 estrelas e os motivos são vários. Acho que só o fato de a autora ter se esforçado o suficiente para criar o livro citado nessa obra já é um ponto MUITO significativo, mas, além disso, ela ainda criou personagens que se aproximam de nós. A história é tão envolvente que até nos faz esquecer de que estamos lendo. É uma obra que eu recomendo para todos, independente da situação em que estão vivendo. É perfeito.
Paloma.Bernardino 24/06/2021minha estante
Muito obrigada pela resenha, Mari! Fiquei super feliz em saber que você gostou do livro!

Grazielly 18/06/2021

Uma lição pra vida
Tina e Danilo sempre foram melhores amigos. Do tipo, inseparáveis mesmo. Até que um dia, Tina descobre que terá que se mudar de cidade. Bom, claro que ambos ficam muito tristes com a notícia,mas ela teria que ir. No começo,eles se comunicam através de e-mails e continuam com a relação de amizade que já possuíam. Mas, após uns meses,Tina começa a tratar Danilo de uma maneira diferente,e logo após,suspende qualquer tipo de contato com ele e com seus amigos. Danilo fica muito intrigado e preocupado. Mas,isso serviu para que ele descobrisse que sempre foi apaixonado por Tina. Após essa descoberta,ele fica completamente obcecado em encontrá-la. Em meio a tudo isso,uma autora está em seu auge. Muito se fala sobre essa tal "Doutora da Alma",mas pouco se sabe sobre ela. Só o que sabem é que ela tem transformado pessoas e almas,com seu novo livro " O voo da Borboleta". Para conseguir chegar até Tina,Danilo terá que se tornar uma pessoa melhor e passar pela transformação que o livro nos ensina.

Primeiramente,a leitura é muito fluida. Como é narrado por um adolescente,a linguagem se torna bem próxima da usada no cotidiano, então você lê em questão de dois dias.

Uma coisa que eu apreciei muito foram os personagens. Em especial, os principais. A Tina é uma personagem muito inteligente, carismática e eu me identifiquei muito com ela pelas coisas que ela passou. Mas, é muito interessante a participação de cada personagem ao longo da história, ver como eles evoluem e se tornam pessoas melhores.

Acredito que todo livro tem o intuito de nos dar algo pra vida. Tipo, uma lição, um moral. E esse veio justamente para nos lembrar que devemos nos aceitar e nos amar desse jeitinho que somos! Ele também nos remete sobre a importância da comunicação. O que eu acho que é algo muito importante de ser mencionado. Ele nos traz uma mensagem linda sobre transformação e evolução pessoal,em meio a um cenário contemporâneo rodeado de personagens incríveis. Vale muito a pena ler!
Paloma.Bernardino 24/06/2021minha estante
Muito obrigada pela resenha, Grazi!

Laís Cordeiro 26/02/2017

maravilhoso
Esse livro é realmente maravilhoso, a escrita da autora é fabulosa e isso faz com que a leitura se torne boa e além disso a história é realmente incrível, super indico!

Fábbio (@omeninoquele) 21/03/2017

Valentina & Danilo! ^^
#OMeninoResenhando
?A saudade é um sentimento complexo. É quase inexplicável. Valentina é complexa. Valentina é inexplicável.?
Danilo e Valentina são amigos a muito tempo e inseparáveis, mas quando ela muda de cidade, eles passam a manter essa amizade a distância com o apoio da tecnologia, mas de uma hora pra outra a Valentina para de corresponder o Danilo e aí, com a falta que ela está fazendo na vida dele é que ele vai descobrir que sempre esteve apaixonado por sua melhor amiga quem nunca passou por isso não é mesmo?
Valentina escreve um livro mega popular de autoajuda chamado "O voo da borboleta" que se torna um best seller, e ela fica super famosa por inspirar com seu texto super pessoal de superação, outras pessoas. E aí quando Danilo descobre o livro e que ele é escrito por sua melhor amiga, ele começa a ler e sente que enquanto estiveram juntos não enxergou o que a amiga passava e encontrá-la pra conversarem e declarar seus sentimentos se torna a nova obsessão do garoto.
A falta de comunicação é o que causou e causa sofrimento nos dois, mas que poderia ser facilmente resolvido. Danilo só percebe que gosta de Valentina quando ela não está mais disponível e esse medo de falar o que sente também esteve presente nela, quando os dois eram próximos. Mas será que eles conseguem se encontrar pra resolver todas essas questões e ficarem juntos?
Li esse livro a uns anos atrás e na época a experiência foi maravilhosa, é um livro leve, daquele tipo de história de aquecer o coração e que nos inspira a acreditar no amor. Porém com essa releitura eu percebi que algumas atitudes do Danilo poderiam soar um tanto obssessivas e me questionei levemente se as condições fossem outras e ela nunca tivesse se afastado, se ele descobriria que sentia algo por ela.
Porém com o avancar da história essa dúvida que tinha a respeito dele passou rapidamente e eu pude notar que ele estava apenas desesperado pra encontrar a pessoa que gostava e dizer sem medo o que sentia por ela. E os dois são um casal fofo que dá gosto de ver, e minha experiência de novo com o livro foi super positiva. Preciso dizer ainda, que a Pâmela irmã do Danilo, continua sendo minha personagem preferida do livro, por ela ser super próxima dele e mostrar essa relação tão linda entre irmãos.
A história é narrada por Danilo e a gente ainda pode ler trechos do livro da Valentina que é muito poético e bastante motivador. A escrita da Paloma é bem gostosinha e a sensação de ler numa sentada é presente aqui. E se você gosta de romances pra aquecer o coração esse é o livro perfeito pra você, continuo recomendando demais!!
#DoutoraDaAlma #PalomaBernardinoBraga #Penalux

site: https://www.instagram.com/p/BR6rTv9AAm4/?taken-by=omeninoquele

@sakuraobrien 17/03/2018

Uma história de amor extraordinária!
O livro possui uma leveza em seus capítulos que torna a leitura rápida e satisfatória.
A procura de Dan por Valentina é inexplicável e seus sentimentos enormes e concertos por ela causam um turbilhão de emoções naqueles que leem.
É narrado por Dan, em primeira pessoa, nos colocando a par de suas ideias e pensamentos de forma mais confortável e intima. Seus capítulos são muito bem separados, com boas articulações e seus detalhes a cada capítulo são repeesentativos e muito criativos.
O desenrolar da história é impressionante e inesperado e posso dizer que é o final mais fofo que já conheci! Amei!
Super recomendo a leitura.
E como foi uma leitura impressionante, mas em e-book, quero o livro físico para reler. ?

- Sakura.?

Nicolly @querumlivro 28/11/2018

Da série: Livro que precisa ser mais valorizado.
#ResenhasQuerUmLivro
Doutora da Alma

Trago a minha opinião de um daqueles livros, que deveriam seriamente serem mais reconhecidos. .
Atualmente, é muito mais importante demostrar que se tem uma vida incrível do que realmente tê-la. E eu nunca vivi de aparências.
Este livro é um Young Adult maravilhoso!! Com personagens bem construídos, e uma escrita extremamente fluida, faz com que devoramos o livro em 1 dia, se brincar. Amei muito pelo fato da autora escrever personagens reais, com seus defeitos e com suas qualidades. Gostei da Valentina e amei a irmã do Danilo, a Pamela. Sobre o final, durante a leitura, recriei vários finais e cada um melhor que o outro.
Adorei o fato da autora colocar um livro dentro de outro, citar músicas, e pelos tapas na cara que levei com cada frases magníficas. Aaaan enfim, leiam este livro.

Dé (@livroturista - insta) 17/04/2021

Doutora da Alma - Paloma Bernardino Braga
Em Doutora da Alma, temos um romance adolescente beeeeeeem complicado. E põe complicado nisso, sabe aqueles que tudo parece conspirar contra? Pois é, pode esperar exatamente isso.
Além do universo conspirando contra, o livro também aborda sobre a falta de diálogo, tão presente em nossa sociedade, que resulta em conclusões precipitadas e mal entendidos. E mal entendido também não falta, é um atrás do outro virando uma bola de neve.

Valentina e Danilo são melhores amigos há muito tempo. Um dia ela solta uma pequena bomba...diz que irá se mudar com a família para São Paulo. Isso abala Danilo, porém, não há o que fazer, só aceitar e concordar em manter contato, mas logo após ela se mudar, ele percebe estar apaixonado por ela. Entretanto, resolve não dizer nada nas trocas de e-mail, pois, estão longe um do outro e não mudará nada.
Um pouco mais de um ano depois, as se mensagens dela mudam, até que para de lhe responder de vez. Ele não entende o que aconteceu. Então, aceita que a perdeu de vez.
Mas, um dia, após dois anos, ele descobre que ela se tornou Tina Cari, a jovem escritora que está fazendo sucesso com o livro: O Voo da Borboleta. Decide então, tentar encontrá-la para se declarar, questionar o por que dela o ignorar.

Comenta Livros 19/04/2021

Um livro para começar bem a semana
Um livro para adolescente muito bem escrito com um final bem interessante e as mensagens ou conselhos no livro são muito apropriados para jovens e adultos.

site: https://comentalivros.com/doutora-da-alma-paloma-bernardino-braga/

Gaby Esteves 12/05/2021

Um amorzinho doce e incrível
Pensem num livro que deixa o coração quentinho e a alma transbordando amor? É esse! Leve, curtinho, muito bem escrito e deixa a gente completamente apaixonada pelo Daniel e a Tina. É um livro sobre um livro, busca e sofrimento pelo primeiro amor. Recomendo imensamente!

Van 02/06/2021

Doutora da alma é um livro leve e encantador!!
O livro conta um romance adolescente mas também ensina a importância da comunicação, fala sobre amor próprio e quão importante é a mudança para nossas vidas. Teve partes que li e me identifiquei muito, e gostei do desenvolvimento da estória, poder acompanhar a trajetória do Danilo para encontrar a Valentina foi uma experiência muito boa, só fiquei um pouco incomodada com o desfecho do mistério, pois tinha uma construção tão boa, porém quando foi revelado o motivo fiquei decepcionada, mas nada que tira o brilho da real mensagem.

Sabriny.Paola 06/06/2021

Uma leitura rápida e sem emoção
Uma história super rapidinha, que nem vou resumir por aqui se não vou contar o livro todo.

A idéia principal da história é muito boa, mas o desenvolvimento é muito ruim.

O casal principal praticamente não tem espaço. O desenvolvimento dos dois também deixou muito a desejar. Não consegui me apegar aos personagens, e achei a escrita um pouco arrastada e chatinha. Os diálogos são bem rasos também, o que contribuiu para uma leitura bastante tediosa.?

odramaverso 18/07/2021

Surpreendente
Eu terminei a leitura e continuo não gostando do Danilo. Sou a única? Desculpe, mas o garoto é muito chato. Ao longo do livro ele foi grosso, obsessivo e extremamente egoísta. Tudo bem que estava apaixonado e queria entender porque a Valentina tinha parado de falar com ele, mas não justifica. Eu amei o livro, adorei o vôo da borboleta também, amei a Valentina, mas não curti o Danilo. ? A escrita é leve, fluída e bem gostosa de ler. Amei o desenvolvimento dos personagens, menos o Danilo, e o enredo no geral.