A Personagem

A Personagem Beth Brait

Resenhas - A Personagem

Jess 20/06/2023

Mais um livro que precisei ler para a faculdade e que adorei do início ao fim. Ele é bem informativo e a aula em que o debatemos foi uma das melhores que tive em minha vida. Recomendo muito.

SadRato 08/04/2023

Uma introdução ao personagem
O livro se propõe, e a alcança o objetivo, de fazer um comentário geral acerca dos personagens. A partir desse livro, quem lê pode procurar caminhos de estudos, inclusive o livro indica algumas leituras complementares.

É um livro que mostra o caminho das pedras

deartessagray 08/01/2023

leituras pra faculdade
comecei a faculdade de letras e esse livro faz parte de uma coleção que estou lendo pra estudos do gênero narrativo em literatura.

eduarda 06/02/2022

a personagem
releitura da nova versão
acréscimo de algumas informações pertinentes mas a essência do livro permanece. segue sendo un excelente livro!

eduarda 08/08/2021

a personagem
livro muito bom e de extrema importância para os estudos literários (mas não exclusivo pra esse mundo). leitura leve e bem rápida, vale muito a pena.

Jackson 28/01/2021

Um ser de papel
O personagem é um "eu" que não posso ser na vida real;
Um pedaço de circunstância;

Paulo Silas 23/12/2020

Com a pretensão de traçar alguns aportes sobre o trato com o universo das personagens pela teoria literária, Beth Brait traz em "A Personagem" alguns interessantes questionamentos e respostas sobre as formas tantas que estabelecem a construção desses seres ficcionais que tanto encantam e se fazem presentes em nossas vidas - alguns inclusive mais que algumas pessoas. Assim, objetivando formular algumas respostas para as questões que preenchem a contracapa do livro (De onde surge a personagem? Como ela é construída? Como se torna tão presente em nossas vidas sendo apenas construções feitas com papel e tinta?), a autora faz um breve apanhado sobre algumas das teorias que auxiliam a compreender melhor esse universo ficcional.

O livro inicia especificando de que modo a personagem deve ser compreendida em seu aspecto de diferenciação para com a pessoa, trazendo, dentre outros pontos, questões como a reprodução e a invenção de pessoas e personagens no capítulo "O faz de conta das personagens". Na sequência, tem-se uma exposição da tradição crítica com relação a personagem, trazendo aportes desde Aristóteles até as transformações no âmbito literário nos séculos XVIII, XIX e XX. "A Construção da personagem" é o terceiro capítulo no qual se trabalha a personagem sob a ótica das possibilidades de sua construção e a forma de se contar a história, tendo-se então uma abordagem do tema a partir do foco narrativo. Por fim, a autora reúne manifestações de diversos escritores que falam a respeito do processo criativo com relação as suas personagens, encerrando então o livro com variadas e ilustres participações.

"A personagem é uma obra que deve ser tomada como introdução ao estudo da personagem, pois se dirige a um publico que analisa, produz e transforma textos de ficção" - alerta a autora logo no início do livro. Mesmo que assim seja, tem-se aqui uma excelente e importante obra sobre o tema, contribuindo de maneira significativa para os estudos da teoria literária com enfoque na figura da personagem. Além de elucidativo, a obra produz um encantamento semelhante ao que ocorre quando do contato com tantas personagens do universo literário, pois traz várias dessas como exemplos ao longo de suas páginas. Um importante estudo sobre a personagem, portanto.

Gabriela3319 14/09/2020

Primeira vez que tive contato com algo escrito pela autora e foi para o TCC. Brait aborda as teorias sobre a personagem de forma didática e leve. E, com certeza, aumentou meu interesse por esses seres tão fascinantes!

Debyh 17/04/2020

Este ano pretendo ler mais livros de não-ficção, geralmente eu gosto porém não tenho muitas chances de ler, e em alguns assuntos me sinto um pouco perdida (tá aí a necessidade de ler mais, não é mesmo?). Gosto principalmente de livros jornalísticos ou livros voltado para educação no geral, como história e literatura. Então com toda certeza foi ótimo começar assim essa parceria com a Editora Contexto!
Em A Personagem a autora explora toda a construção na literatura dessa figura que é muito importante para os leitores. E temos também alguns pequenos trechos de autores relatando como surgem seus personagens.
continua no link (com versão em podcast): http://euinsisto.com.br/a-personagem-beth-brait/

site: http://euinsisto.com.br/a-personagem-beth-brait/

Silvia.Leticia 29/01/2017

Linguagem simples e direta
Este livro é excelente para quem estuda a teoria literárias. A autora aborda definições de fábula e enredo, que as vezes causa certa confusão. Além disso ela trás todas as nomenclaturas e suas devidas definições acerca das função dá personagem na narrativa, se ela é principal, coadjuvante, herói, anti-heroi...dente outras. É ótimo.