Mulheres que mordem

Mulheres que mordem Beatriz Leal

Resenhas - Mulheres que mordem

Carolina 09/01/2021

É um livro curto mas apresenta muito bem os aspectos psicológicos e sociais de diferentes mulheres que tiveram suas vidas afetadas pela ditadura argentina, mães, avós e netas. São mulheres que mordem, cada uma por um motivo, mas todas de certa forma todas mordem a vida e se agarram a ela. Também há a perspectiva de um torturador, que acaba nos lembrando que estes não eram mostros, e sim humanos que foram capazes de coisas terríveis.

ana 18/12/2022

29 ??. ?? mulheres que mordem
histórias trançadas sobre a impermanência da vida, o amor, as mulheres, a dor e toda fatalidade causada pela ditadura. :?(

Angélica 18/04/2022

Ouvi este no Storytel, narração muito boa inclusive, gostei do livro, da forma como as conexões entre uma história e outra foram estabelecidas, do jeito como tudo ganha sentido e profundidade.
Foi tocante

Lizandra 12/12/2021

Pelas Avós da Praça de Maio
A obra é quase um conto meio longo, rapidinha, fácil de ler, com uma boa contextualização e base histórica.
Tem premissa muito interessante, personagens bem estruturados e o andamento da estória é bem amarrado. Com problemática delicada e bem significativa.
Parece um pouco confuso no começo e em alguns trechos trazem diálogos clichês, mas não estraga a experiência.
Recomendo grandemente, juntamente com uma pesquisa sobre as Mães e Avós da Praça de Maio!

Elyene 19/10/2020

Curto e inesperadamente interessante
Já estava adorando o livro pelas temáticas associadas a cada uma das mulheres e como essas são tratadas de maneira genuína, tão próximas à realidade. E então, as conexões se estabelecem, dando a entender que uma considerável dose de magia invandiu a narrativa, mas as coincidências não são desprovidas, também, da cruel realidade. Livro curto e inesperadamente interessante!

Mari 04/07/2021

Mais um livro sobre o qual não há muito o que falar, porque não tirei dele nada que tenha me marcado.
Tem estrutura semelhante ao "A trança": quatro estórias sendo contadas paralelamente, em pequenos episódios, aparentemente sem relação umas com as outras, até que em dado momento aparece a costura que as une.
O difícil desses livros é que, além de não haver propriamente um enredo, os personagens não têm vivacidade. A intenção de fazer aparecer um elemento que una as partes parece ser maior do que a construção de uma trama. O tom de didatismo também cansa. Pra mim, não vale uma indicação.

yomaeli 10/05/2020

"[...] tom melancólico de um ré menor"
Confesso que apenas estava conferindo as promoções de ebooks da Amazon e me deparei com essa capa linda e uma sinopse que me cativou. Parecia bem o tipo de leitura que eu gosto.

É tudo e mais um pouco do que eu esperava. O livro fala sobre a vida, morte, encontro e desencontro, com foco em quatro mulheres: Elena, Clara, Rosa e Laura. Todas ligadas para além do peso de ser mulher. Uma filha, uma mãe, uma avó, uma militante.

É uma história que tem como destaque a ditadura argentina, as torturas e a truculência daqueles tempos sombrios. Um retrato fictício em sua essência, mas ao mesmo tempo real. É doloroso ver cada uma das perspectivas dessas mulheres, e também dos outros personagens, compreendendo a cada página as ligações e os rompimentos.

"Mulheres que mordem" transita por vários momentos. As mudanças cronológicas são excelentes e as peças se encaixam no tempo certo. Temos narrativas, sessões e cartas. Cada uma dessas coisas tem seu peso e no fim o que sobra é o soco no estômago.

Mici 26/12/2021

Fui muito surpreendia durante a leitura.
É uma leitura curta com uma surpresa atrás da outra.
Consegui aprender um pouco sobre a ditadura na Argentina.
Enfim, o desfecho não foi como imaginei, mas fiquei encantada com os assuntos que foram abordados.

Nina 17/05/2021

História e convivência roubadas
Quantas vidas poderiam ter tido outros rumos se lhes fosse permitido apenas existir e viver?

Histórias que se encontram e se dispersam em meio às ditaduras argentina e brasileira.
Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante

Alessandra.Laine 20/05/2021minha estante
Com esse título e essa capa, pensei em outra coisa ...

Nina 20/05/2021minha estante
??

Brenda 02/09/2022

Sobre encontros e desencontros
Faz tempo que não comento leitura aqui, mas esse livro me pegou tão de surpresa que resolvi escrever.

Peguei pra ler bem despretensiosamente, capa bonita e poucas páginas me pareceu ser bem o que eu precisava hoje. Nem sabia do que se tratava e por acaso veio o meu "prato" preferido: dramão familiar.

Eu amei ir conhecendo esses personagens e entendendo aos poucos o que tava rolando ali. É forte e triste, fiquei o tempo todo querendo resolver a situação, pegar os personagens e falar pra eles o que tava acontecendo, queria resolver, queria que fossem felizes, principalmente a Rosa.

LKely 15/04/2023

Impactante...
Eu ouvi esse livro enquanto fazia coisas banais, até que em certo momento sem eu perceber, estava simplesmente sentada no chão que eu tava limpando, ouvindo a história como se tivesse submersa nela. Hipnotizada.
É a história de uma neta perdida, uma mãe adotiva, uma avó exausta e a vida e suas lições. E quem sabe ( pra quem acredita de fato), o destino. Talvez ele seja o maior personagem. Mas o enredo não é romântico mas me prendeu como nenhum outro romance me prendeu nesse ano. A cada capítulo as peças vão se encaixando e quando acontecia, eu pausava o áudio porque ficava de boca aberta, arregalava os olhos e depois soltava um palavrão, exatamente nessa ordem. A história se passa em anos diferentes e com narrações de diferentes personagens, ou seja, a confusão no início vale totalmente a pena pras respostas que vem depois. Não é uma história romântica, é uma daquelas cruciais, que pesam o peito e obscurece os olhos. Boa leitura :)

lari439 20/11/2022

meu deus, que tristeza, olha as coisas que eu pego pra ler num domingo de manhã só pra acabar de esbagaçar meu emocional mesmo né jss

YasCiri 08/05/2021

Chocante e sensível
Uma história que conta a vida de 4 mulheres, que ao mesmo tempo que estão interligadas estão separadas, pelos efeitos da ditadura militar.

Nice Freiry 23/08/2021

Conexões
Gostei de como as histórias são como quebra-cabeças e aos poucos tu vai "desenleando" essa trama.
Senti que todas as mulheres tinham certa melancolia e tristeza em suas narrativas, principalmente a "neta" que aparentemente tinha tudo na vida mas sentia certa incompletude sem nem saber a real causa.

Tami 21/09/2021

Extremamente tocante, uma história de 4 mulheres que mesmo sem saber estão interligadas. Muito lindo e triste, me emocionei em vários momentos, principalmente por ter como pano de fundo algo que realmente aconteceu. Acabei de ler mas já pretendo reler o mais rápido possível.