A marca da vitória

Phil Knight

Resenhas -

Rafa 04/02/2022

Fascinante
A história contada por Knight é incrível. O caminho percorrido até a NIKE que conhecemos hoje é repleto de personagens e ideias brilhantes. A capa e o título nos remetem a um livro de autoajuda ou business, no entanto, mais parece ficção.

Jessica M. 18/08/2023

A primeira biografia que li que me fez sentir antipatia pelo biografado
Phil desrespeita e menospreza todos que lhe apoiam. A história da Nike, no entanto, é a razão pela qual vale a pena ler o livro.

No começo do livro eu estava encantada pela história. A jornada inicial do criador da Nike é interessante. Sua viagem ao Japão e sua ideia maluca conquistando espaço enquanto ele contratava talentos foi inspiradora. Mas fiquei esperando o amadurecimento de Phil Knight e isso não aconteceu. A sua personalidade egocêntrica e esnobe se intensifica à medida que o livro avança e isso me irritou.

Eu esperei pelo momento em que o desprezado Johnson se cansasse de ser tratado com desdém e fosse trabalhar para o concorrente, infelizmente isso não aconteceu. Johnson deu tudo de si para alavancar a empresa desde os estágios iniciais e nunca recebeu um elogio, agradecimento e nem mesmo palavras de apoio quando se acidentou.

Fiquei chocada quando ele descreve a cena que Tomjanovich estava lutando pela própria vida no hospital, e Phil emenda: “mas o logotipo de Buck Knight estava sob os holofotes nacionais” e ainda diz que seu pai estava orgulhoso. A falta de bom senso não o permitiu perceber que isso deveria ter sido deixado de fora de uma biografia. Depois, revela que ficava com os amigos no bar em detrimento a passar o tempo com seus filhos porque parecia não existir outra alternativa.

Terminei com a impressão de que ele era irresponsável com dinheiro porque sempre foi acostumado a ter alguém (ou sorte) que o ajudasse financeiramente nas horas de apuros.

Nota: 3,5/5
Canoff 18/08/2023minha estante
"Uma autobiografia que tem a intenção de fazer o leitor gostar do autor não é uma autobiografia de verdade. É impossível gostar das vísceras de alguém." - Verity

Jessica M. 18/08/2023minha estante
É exatamente isso! Já li outras de personalidades "difíceis", e que foram boas, mas antipático, essa é a primeira rsrs

Dani 26/07/2020

Um puta livro
A história de uma das marcas mais famosas do mundo me surpreendeu e tanto. Para quem empreende sabe de todas as dificuldades no percurso, mas a NIKE é surpreendente. O livro mostra as lutas e motivações de um empreendedor totalmente inexperiente porém registo por uma única coisa: amor pela corrida, pelo esporte. As dificuldades nunca param de acontecer, porém como eles conseguem sair delas e sempre melhorarem é o real aprendizado desse livro.
Já era fã da marca, agora mais ainda!

Bruna 17/11/2021

Simplesmente maravilhoso
Estou arrebatada e anestesiada depois desse livro. Um dos melhores livros que já li. Para quem é empreendedor, esse deveria ser um livro obrigatório, um injeção de conhecimento e motivação. A perspectiva de empreender e o dinheiro não ser o foco principal sempre foi um tanto quanto utópico para mim. Depois de finalizar a leitura, nem me lembro como consegui pensar de forma diferente.

Alemão 26/08/2022

A marca da vitória
Leitura muito boa!! Uma auto biografia de Phil Knight, que se confunde com a história da NIKE!!!! Leitura muito interessante, principalmente pra quem gosta de esportes!!! Super indico a leitura!!!

kemi 10/05/2022

Apenas perfeito.
Que livro incrível.. sinceramente, eu não esperava tanto.
A história da marca é perfeita, contada de um jeito que vc esquece que está lendo.
A NIKE é muito mais do que uma marca, é uma família.

Agnaldo 31/05/2023

Se sobressaia em meio ao caos
Um livro sensacional, participar de cada momento do surgimento dessa marca foi incrível de ler. Os ensinamentos, as dificuldades, os aprendizados, as tensões, o medo e o sucesso, foram aliados da jornada dele. Às vezes para conquistar um sonho devemos arriscar ou viver perto do caos, sem falar que se rodear por pessoas que acreditam no seu sonho e às vezes acreditam até mais que você, tem um papel importante na construção e crescimento de uma empresa. E foi bem isso que vi na criação da Nike, teve momentos que ele não acreditava, mas tinha pessoas que se doaram ao máximo e não desistiram. Falando do aspecto empreendedor, eu percebi o esforço, foco e as vezes o distanciamento de certos padrões para atingir o sucesso de algo, como por exemplo a não vida social e o foco total de suas horas em favor da sua marca, isso é padrão na maioria das histórias de grandes empreendedores, e vejo que faz muito sentido abdicar de algo momentâneo para colher algo grande lá na frente. Considerações finais, é que essa obra me abriu a mente e trouxe vários insight para destravar alguns pensamentos enraizados na minha vida.

Senna Moreira 12/11/2020

A trajetória de uma das marcas mais poderosas do planeta
Excelente autobiografia, o livro mostra a trajetória de Phil knight o criador da marca NIKE.
Sua trajetória até o surgimento da Nike foi desafiadora e incrível, a persistência para alcançar o objetivo, cada passo cada decisão no desenvolvimento do nome, logotipo, sócios, design dos tênis, se tornou fundamental para conhecermos a marca que se destacou mesmo com grandes concorrentes já atuando no mercado.

Nina 14/06/2021

Biografia incrível
Li esse livro para escola e me surpreendi, é um livro super legal que eu gostei bastante, conta a história do grande criador da Nike e suas superações e dificuldades no caminho, e gostei muito porque tem várias frases que inspiram e incentivam você a não desistir.

Vivi 27/12/2021

Uma autobiografia que vale a pena ser lida!
Uma daquelas histórias que a gente lê e agradece por ter lido. Indicada não somente para empreendedores, mas também para quem busca histórias reais de superação, persistência, inspiração... A leitura é fluída e te prende desde o início com as diversas lições de vida contadas pelo próprio Phil Knight.

Babi 04/12/2020

Phil Knight me inspirou do início ao fim e não só porque ele criou uma das maiores empresas de artigos esportivos no mundo. Mas, principalmente porque ele me ensinou a persistir no que acredito e dar meu 100%, até aquilo se tornar realidade.

Pamela.Castro 06/04/2020

História sobre sorte e inspiração
Não costumo ler bibliografias nem livros sobre empresários de sucesso, porém ouvi resenhas boas sobre este livro e decidi dar uma chance.
O livro é bom, bem escrito. Eu não sabia nada a respeito da história da Nike e achei muito interessante saber como de uma pequena empresa surgiu uma marca reconhecida no mundo inteiro.

Lindenberg 13/09/2021

Melhor do que eu esperava
Demorei para ler achando que era só mais um livro sobre a fundação de uma empresa, mas a autobiografia do fundador da Nike tem de tudo, desde o desafio de criar a empresa a conquista da sua esposa. Vale muito para quem gosta de livros de empreendedorismo com muitas lições de vida.
Vivi 15/09/2021minha estante
Top

Bookster Pedro Pacifico 03/01/2020

“A marca da vitória”, de Phil Knight – Nota 8,5/10
Quem me segue aqui há um tempo sabe que meu objetivo é indicar livros que vão além dos best-sellers, até porque eles já têm uma baita divulgação... Mas isso também não significa que eu não escolha leituras que estão na lista dos mais vendidos. Algumas obras são tão comentadas que eu fico com vontade de saber qual a minha opinião... •
No caso da autobiografia do criador da Nike, Phil Knight, aconteceu isso: recebi muitas indicações que atiçaram meu interesse. Além disso, como eu estou tentando desenvolver meu gosto por biografias (que não costumam me agradar tanto), resolvi dar uma chance e incluir “A marca da vitória” nas últimas leituras de 2019. •
Quando a gente dá uma lida na sinopse, pode até parecer que vai encontrar mais uma história sensacionalista, daquelas que não dão a impressão de serem reais: Knight começou com um empréstimo de 50 dólares de seu pai, em 1963, e hoje é dono de uma das empresas mais famosas do mundo. Mas o que me surpreendeu e me interessou muito ao longo da leitura foi perceber o lado humano por trás dessa história, a quantidade de obstáculos corriqueiros que o criador da Nike enfrentou ao longo de sua carreira. E quando a gente fala em desafios, eles não são apenas comerciais, mas envolvem dúvidas pessoais, conflitos familiares, perdas, falta de sorte, e por aí vai... •
Ou seja, a gente consegue se identificar com Knight e isso me deixou preso à sua história até o fim do livro. E se há obstáculos, também há passagens inspiradoras, principalmente pela crença do autor no poder de transformação do esporte, uma das suas grandes paixões. Ah, também há muitos detalhes interessantes sobre a história dessa marca, que vão desde o momento da criação da logomarca, até o escândalo envolvendo mão de obra infantil (que, na minha opinião, até poderia ser sido melhor desenvolvido). •
Por isso, recomendo o livro! E não apenas para quem gosta de ler livros de empreendedores bem-sucedidos, na busca por lições que podem te ajudar a chegar no “topo”, mas também para quem tem interesse de conhecer mais sobre uma pessoa que já viveu e precisou lidar com situações comuns e desafiadoras.

site: https://www.instagram.com/p/B6cAQIVBGsA/