Flores azuis

Flores azuis Carola Saavedra

Resenhas - Flores Azuis

luisa302 22/11/2023

ALGUEM ME EXPLICA O FINALL MEU DEUS OQ ROLOU!! o livro é bom mas nao entendi o final e achei um pouco dramático demais

Thamiris60 13/11/2023

Um livro bem desconfortável. Não sei porque achei que esse livro poderia ser bom (risos), mas a real é que achei entediante e abusivo, parece que a cada capítulo era sempre a mesma coisa, mas com palavras diferentes.

Isabela.Martins 26/10/2023

A leitura mais tediosa que tive esse ano
Meu deus que livro chato! Leitura arrastada de uma mulher que romantiza os abusos que viveu e um cara sem noção, vitimista e extremamente entediante acaba lendo as cartas que ela escreve para o ex. Um livro que se resolve com uma boa terapia para ambos os personagens, tanto para a depende emocional quanto para o péssimo pai, namorado e marido que aquele homem é.

Luciana 12/07/2023

Esse livro é um tanto perturbador, até porque a autora das caras não pode ser considerada uma narradora confiável, já que a mesma diz que pode mentir, ocultar fatos. De qualquer forma nota-se com o decorrer das cartas tratar-se de um relacionamento abusivo, tóxico, violento de diversas maneiras.

Já Marcos que é quem as lê por "engano" é um cara que abandona mulheres, não sabendo lidar bem com a própria filha de 3 anos. As cartas vão mexendo com sua estrutura psicológica. O que me fez pensar que na verdade ele estava interessado exatamente naquele tipo de mulher, submissa, capaz de aturar tudo e ainda confundir todo o abuso e toxicidade com amor.

A construção da narrativa da Carola busca exatamente isso, perturbar, colocar dúvidas, desconstruir... e consegue, inclusive com um final que te deixa mais em dúvida ainda sobre certas "verdades."

Jessika 17/08/2022

Livro bem diferente, fora da minha zona de conforto, e literalmente, me deixou desconfortável a leitura toda. O relato de um relacionamento distorcido e os pensamentos e reflexões de um homem que causam estranheza formam uma história que deixa muitas perguntas e nenhuma resposta. A escritora tem a escrita fluida, poética, mas a história não me cativou.

sleepyintgarden 16/04/2022

2° do ano
romance epistolar,esse livro foi uma grande surpresa pra mim.formado por cartas e recheados de grande elegância,a autora conseguiu,pelo menos pra mim,trazer a mais profunda complexidade em dois personagens aparentemente tão simples. uma mulher,que se submete à uma quase violência-porque a violência não está somente naquilo que pode ser entendido,mas também em tudo aquilo que subentende-se. uma mulher maltratada por um homem,mas que insistia em agradá-lo,em escrever-lhe cartas. um homem,que não era aquele a quem as cartas eram endereçadas. alguém que não entendia nada sobre nada. mas também nunca tentou entender.mas compreendeu toda a beleza da mulher que escreveu as cartas. que como ela queria,virou-se e viu nela uma beleza terrível. e eu também vi. perdi a conta de quantas vezes grifei frases desse texto. seja pelas suas construções,seja pela genialidade. um dos livros mais sensíveis que li e que traz a tona todos os lados de alguém. li muitas críticas negativas sobre ele mas pra mim ele funcionou muito bem.

Zanucoli 12/02/2022

164 páginas, mas parece um calhamaço de tão chato.
Livro pequeno, mas foi difícil terminar. Os 2 personagens são absurdamente chatos.

De um lado, uma mulher que passa o livro inteiro romantizando um relacionamento e o ex namorado abusivo, violento e tóxico.

Do outro lado, um homem hétero, mimado, egoísta e babaca, que também passa o livro inteiro criticando todas as mulheres, até a filha, uma menina de 3 anos. Se diz incompreendido pelas mulheres. Cara chatooooo.

A escrita da autora é boa, fluída.

Livro era pra ser brilhante, mas a luz foi apagada no primeiro capítulo.

lia 07/02/2022

Tinha tudo pra ser bom, mas?
A escrita da autora é incrível, a sensibilidade com que ela escreve e o tom introspectivo do livro faz com que sentíssemos o que a pessoa que escreve as cartas sente e isso me animou muito no início, até ver que o cara que as recebe por engano é um homem extremamente escroto, que acredita que as mulheres tem que ser perfeitas e saber tudo que ele quer, na hora que ele quer? as cartas falam claramente de um relacionamento abusivo, apesar dela não conseguir enxergar como isso, acreditando, como ela mesmo diz, que ?há ódio no amor? e o cara ainda a idealiza e deseja que aquelas cartas fossem escritas pra ele, invalidando as inúmeras agressões que ela relata ali. Péssimo, de verdade

nalu 21/08/2021

Resenha: Flores Azuis.
No início a escrita era um pouco confusa, até eu me familiarizar com ela. Depois a história ia estimulando a nossa ansiedade e curiosidade cada vez mais.

É uma proposta muito boa, e a autora permaneceu e desenvolveu o seu objetivo muito bem até o final. Ela propôs curiosidade, intensidade e confusão e é possível notar essas características em cada aspecto da narrativa e dos personagens.

É um livro que li no meu tempo, e gostei bastante da experiência. Se você quiser tentar uma leitura diferente do que está acostumado, eu diria pra ler esse livro aqui.

Porém, cuidado. A fala e a escrita não são claras como o olhar.

monilycavaleiro0 25/07/2021

O que eu achei?
Uma leitura agradável, bom uso das palavras e da escrita. Me senti bem presa e conectada na história. Só o final que me deu uma leve decepcionada, pois me deixou um pouco confusa ? mas ainda assim, vale a leitura!

Cris 28/01/2021

Flores Azuis
Em Flores Azuis uma mulher conta por meio de cartas de envelopes azuis, sua história de amor para um total desconhecido. A autora escreve bem, mas não foi um livro que me prendeu.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

Cartas de uma mulher, que não se conforma com o fim do seu relacionamento, vão parar nas mãos do destinatário errado, um homem recém-separado às voltas com caixas de mudança, com a ex-mulher, com a nova namorada insatisfeita e com a filha de três anos que ele não compreende.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535913040

VG 05/12/2016

Um soco
Este é um livro que me fisgou e que foi me puxando devagarinho. Um livro de leitura fluída, rápida, porém intensa. Daqueles livros que te dão um belo soco no estômago. Não necessariamente porque seja original, mas porque é extremamente bem escrito, de tal maneira que em diversos momentos encontrei passagens que me deixavam atordoada.

O livro, escrito em duas linhas narrativas, se aproxima elipticamente do centro da história, o que faz com que os narradores retornem aos mesmo pontos diversas vezes, mas a cada repetição, algo de diferente surge e nos afundamos cada vez mais na trama e nos personagens.

O relacionamento narrado pela protagonista A. é, no minimo, perturbador. A crueza para descrever certas cenas aproxima a beleza e a violência.

Definitivamente, um livro para indicar e reler.

site: https://movimentosliterais.wordpress.com/2016/12/05/pequena-resenha-de-flores-azuis-carola-saavedra/