O corpo no trabalho de parto Eliane Bio

Resenhas - O corpo no trabalho de parto

Tali 08/08/2021

Gestar e estudar
Livro importante tanto para gestantes, acompanhantes e profissionais da fisioterapia.
A informação nos liberta dos tabus sobre o parto. O livro traz uma nova possibilidade de Assistência ao parto que ainda tem um longo caminho a ser efetivada em nosso país.
A se ponderar os capítulos iniciais trazem um ?sagrado feminino? complicado e por vezes estigmatizador sobre as mulheres que optam por não gestar. Não somos mães, nos tornamos.

Marina 02/08/2022

Achei bem interessante, mesmo tendo uma visão pouco voltada pra conexão com a natureza ou valorizando o trabalho das parteiras. Mesmo assim trouxe bastante informações relacionadas ao corpo e indico bastante! Poderia trazer mais questões psicólogas ou emocionais, relacionando tudo. Sendo mais prático e direto!

Anderson 26/02/2021

Leitura valida para quem quer aprender um pouco mais sobre o corpo no trabalho de parto. Tras informações com termos técnicos, como nome de músculos, etc.

Dênis 08/08/2021

Leitura necessária para casais que vivem a parentalidade
Conhecer e informar-se são caminhos importantes a serem percorridos por aqueles que pretendem viver cada aspecto da parentalidade de forma mais consciente possível. O livro traz essa possibilidade. Tenho algumas divergências em relação ao exposto no primeiro capítulo, porém os demais apresentam conceitos bastante significativos no sentido de humanizar o processo da chegada de um bebê ao mundo.
Aprendiz 20/08/2022minha estante
Minha observação é de que o livro é genérico pra quem tem tantas expectativas e soluções, há nele bastante informações úteis, e te da uma noção de como funcionam o corpo na dinâmica do parto, mas não é tão simples assim como seguir um algoritmo, nem todas as mulheres estão em sintonia com sua própria natureza, e dada a atualidade e a infantilização da mãe imposta pela própria sociedade este livro deixa a desejar, pra mim não funcionou na prática.

Syntia Tainan @pequeninaestante 06/09/2022

O corpo no trabalho de parto
Que bom seria se toda gestante, buscasse estudar sobre o parto, acreditariam muito mais na sua potencialidade e não ficaria a mercê do que muitas vezes acontece pelas mãos das equipe médicas.

Davi.Aquino 04/01/2024

Muito além do título
O título da obra é de certa forma enganoso, pois o livro aborda mais do que o comportamento do corpo da parturiente em trabalho de parto. Nos capítulos iniciais, a autora traz boas reflexões sobre como a medicina tem tirado a autonomia das gestantes e a importância de um acompanhamento adequado, desde a gravidez.
Em alguns trechos há sobrecarga de termos técnicos mais direcionados a profissionais de Fisioterapia e há também certo corporativismo em defender intensamente a maior participação de fisioterapeutas no acompanhamento do parto.
De toda forma, a leitura é sobremaneira útil ao defender um parto mais natural e naturalizado, elucidar alguns conceitos e ensinar alguns exercícios. Gostei!

Tati.Nascimento 30/04/2024

O corpo no trabalho de parto
O trabalho de parto é um período fundamental tanto para a mãe como para o bebê. Assim, este livro demonstra que o bom uso do corpo durante essa etapa favorece condições saudáveis para o nascimento, facilita o parto normal e diminui riscos, desconfortos e dor. Escrito por uma fisioterapeuta, a obra confirma que a experiência do parto traz mais potência para a identidade feminina e para a construção da maternidade.