O Soldador Subaquático

Resenhas - O Soldador Subaquático

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jonas (@castelodepaginas) 10/09/2020

O soldador subaquático
Fiz a resenha dessa obra no meu blog. Confiram!

Instagram:@castelodepaginas

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/09/o-soldador-subaquatico.html
Renan 20/09/2020minha estante
Esse quadrinho é simplesmente maravilhoso! muito emocionante, não dá vontade de parar de ler.

Allan.Escarlate 25/10/2020minha estante
Lemire é fantástico quando escreve sobre o comportamento humano. Essa HQ é daquelas que você não para de virar a página.

Fabricio.Amaral 11/09/2021

porque não partiu
é uma historia que pega desde o começo do motivo pelo qual Jack é tão obcecado
por estar sempre mergulhando, não ficando com a esposa mesmo gravida.
mesmo parecendo não gostar do que faz e cada vez que ele mergulha e a gente vai
junto descobrindo os segredos e ficando mais intrigado mostrando seus Flashbacks
com seu pai e tudo que eles passaram vão dando pistas e pistas, e com um final
daqueles fantástico

é mais uma HQ de Jeff Lemire que deixa quem ler sem folego mergulhando
junto com Jack

Rodrigo.Macedo 17/03/2023

É isso?
Era pra ser emocionante. Mas não me cativou. Essas frases soltas com intensão de serem profundas não funciona pra mim.

A proposta é boa e até me identifico com umas coisas do personagem. Sou pai, tive problemas com meu pai também. Mas faltou simplicidade.

Pela fama do Lemire esperava muito mais. Parei por aq com esse autor. Não lerei algo dele tão cedo. Tchau, brigado!

George 13/10/2021

Ótima leitura sobre família
O livro traz muito o sentimento familiar, mostrando as tristeza das perdas e as responsabilidades de ser pai, recomendo o livro para ler a todos que querem ou tem uma família formada

Marieliton M. B. 14/02/2020

Mergulhando fundo em traumas internos
Jack Joseph é um homem, na casa dos trinta anos, que leva a vida como soldador subaquático de uma plataforma de petróleo. Ele vive junto de sua esposa, Susie, numa cidade costeira próxima de onde trabalha. Mas mesmo tentado ser um marido dedicado, que está prestes a se tornar pai, Jack se vê cada vez mais atraído pelas profundezas do mar. E essa atração mexerá com presente, futuro e, principalmente, com o seu passado…

Os trabalhos autorais de Jeff Lemire que li até hoje sempre me agradaram e esse último não foi diferente. Mesmo o quadrinho trazendo uma áurea de suspense e mistério, dá pra notar que a história no fundo tenta tratar de algum trauma pessoal. Pessoas que, assim como eu, perderam entes queridos muito cedo e construíram uma visão idealizada dessas pessoas, talvez se identifiquem bastante com esse quadrinho.

A leitura é bem fluída, tanto que mesmo sendo um quadrinho com mais de 200 páginas, dá pra ler tudo bem rápido. Da arte nem dá pra falar muito pois quem conhece o traço do Jeff Lemire já sabe que capricho e detalhes não é o forte dele, mas isso não atrapalha em nada quem lê. A bola fora desse quadrinho fica por conta de alguns erros textuais. Pelo preço que se cobra por ele, um cuidado maior na revisão seria bem vindo.
Daia 14/02/2020minha estante
Oi! Gostei da sua resenha e da sinopse, adicionei na minha lista de quero ler. Obrigada pela dica :)

Marieliton M. B. 14/02/2020minha estante
Legal saber disso! É um quadrinho bem bacana mesmo. Espero que quando ler você curta também. 8)

Silva 05/05/2021

Lemire o gênio canadense
É fácil de notar os traços do Lemire. Não tem como dizer que os desenhos dele são de outra pessoa. Todas as histórias dele são fáceis de compreender e prendem muito sua atenção.

Francesco.Calderan 01/05/2022

O Soldador subaquático.
Eu descobri um novo mundo nas novelas gráficas, estou gostando muito e essa HQ foi perfeita, li no momento correto.

Nat 18/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Delicado; você precisa se perdoar para seguir em frente. Curar suas feridas.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Brenda 13/10/2023

Apego, remorso, saudades (talvez...). O soldador subaquático não consegue superar a perda do pai, e esse sentimento vai definir todas as escolhas da sua vida. Ele, entretanto, vive um impasse, a esposa engravidou, é hora de seguir em frente. Contudo, ele acha um objeto no fundo do mar que desperta todos os gatilhos desses sentimentos que o prendem. Entre o presente, as memórias e uma série de delírios, ele enfim determina seu destino. A ilustração também é muito boa. Contudo, por uma questão de gosto pessoal mesmo (sem demérito da obra), não gostei tanto assim da narrativa. Talvez, por ser a culpa e traumas temas tão recorrentes, que eu esperava algo a mais, um diferencial (não sei...). Enfim, talvez valha a pena uma releitura.

Armando.Edra 11/05/2022

Dolorosas memórias que moldam o futuro
O Soldador Subaquático é minha segunda HQ de Jeff Lemire e mantém o nível de qualidade da minha leitura anterior (Nada a Perder).

Nesta obra sufocante, me deparei com um protagonista assombrado por suas memórias e encontrava no fundo do oceano um pouco de paz. Prestes a se tornar pai, Jack via no arriscado trabalho uma válvula de escape da pressão de sua vida.

Ao meu ver, o autor busca aqui trabalhar o peso das nossas responsabilidades, os medos que elas trazem e como o passado, por mais traumático que possa ser, é um fator determinante para guiar cada passo do nosso futuro.

Lemire sabe trabalhar esses temas de forma sutil, sem ter aquela grande lição de moral, mas sem perder a qualidade de uma boa história com uma qualidade artística de alto nível.

Alessandra.Adams 20/02/2021

Achei tudo perfeito, a arte, a narrativa e o roteiro. Sutil, simples, criativo e de uma sensibilidade impactante.

Carla 03/07/2020

Sensacional!
Jeff Lemire sempre nos brindando com histórias maravilhosas.

Manezera 16/05/2022

Jack perdeu o pai no dia das bruxas aos 10 anos.
Hoje, aos 33 anos, atua como soldador Subaquático e tem um filho prestes a nascer.

Nesse contexto, Jack passa a ter experiências estranhas durante seus mergulhos, o que o leva a uma "jornada" em busca do falecido pai, para que talvez sua família possa ter um futuro.

EduardoCDias 06/08/2021

Pai e filho
Jack tem um trauma de infância porque o pai, mergulhador e alcoólatra desaparece no mar quando criança. Já adulto, soldador subaquático profissional e com a mulher prestes a dar à luz seu primeiro filho, tem um mergulho revelador e libertador.

Jaqueline 07/11/2020

Tão profundo quanto o próprio oceano
Há muitos anos, fui introduzida no universo do Jeff Lemire por Sweet Tooth e, embora já tivesse percebido a grandiosidade do seu talento, foi só agora que dei continuidade à leitura de suas obras.
Em O soldador subaquático, temos traços e até mesmo uma história que a princípio parecem simples, sem grandes pretensões. Porém, a medida que avançamos na leitura, vemos que os personagens ganham profundidade e capacidade reflexiva.
Resumir a obra ao tema da perda seria injusto. A perda aqui é um dos elementos principais, porém para mim, o grande mérito da obra é saber trabalhar em cima da culpa, mais especificamente da culpa pela perda. Lemire trabalha muito bem esse tema e o desenvolve a ponto de mostrar o quão determinante a culpa pela perda pode ser pelas nossas escolhas na vida adulta e o quão importante é nós reconciliarmos com o nosso passado e elaborarmos nossa culpa para que possamos finalemente seguir em frente.
Nós, como seres humanos, somos complexos. O mar, vasto e imenso, serve como uma excelente metáfora para a profundidade da nossa dimensão psíquica. E melhor ainda é o paralelo feito com a obra. Jack, o personagem principal, precisou entrar em contato com os seus próprios medos de maneira abrupta e sem apoio. Precisou ir cada vez mais fundo no mar e, consequentemente, em si mesmo para dar sentido a uma lembrança que relacionava com a culpa. A HQ, portanto, nos faz lembrar de como somos pequenos diante da imensidão do oceano, mas de como podemos ser tão profundos quanto ele quando estamos lidando com os nossos traumas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6