The Alchemist

The Alchemist Paulo Coelho

Resenhas - The Alchemist

Evânia 18/04/2021

Escute o seu coração
O alquimista é um livro muito bom, eu me senti numa viagem, pelo deserto em busca de tesouros, que eu sei que não são posses ou bens material. As reflexões e meditações, fizeram com que eu percebesse e reavaliasse, sentimentos em comum com o personagens, e lembrar de algumas pessoas, que eu já encontrei em alguns momentos da minha vida, Embora eu tenha gostado muito do livro, achei raso e algumas frases de efeito, apenas. Acho que a leitura vale a pena, pois tem um propósito e eu creio que seja o de incentivar o leitor a ter, coragem pra trilhar o seu caminho, acreditar em si mesmo, sempre ter fé e esperança pois como bem está escrito no livro: Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.? Então acreditem, reconheçam suas forças e fraquezas e não tenham medo de viver e ir atrás dos seus sonhos. Seja feliz. ????

Bianca674 18/08/2020

Eu realmente não consigo entender tamanho ódio que as pessoas nutrem por Paulo Coelho. Evidentemente não é uma leitura de primeira categoria mas é ok. Nada que não possa ser superado de longe em ruindade por metade dos livros que temos no mercado atualmente. Peguei o livro para treinar a leitura em inglês mas o texto nessa língua é simples demais, serve apenas pra manter o contato. Está longe de ser um livro memorável, mas não é ruim, só não é muito bom também.

Dvd 30/08/2020

A leveza que a vida pode ter
O Alquimista mostra as consequências de se assumir a co-autoria da própria história de vida, cujo propósito vem do coração.

bia 16/01/2021

Não sei o que eu esperava quando comecei o livro . Não gostei muito mas também não entendo pq as pessoas odeiam tanto o Paulo Coelho.

AllineP 26/06/2023

Gostei muito
Ajudou a sair de mais uma "ressaca literária".

A escrita é muito boa! Foi uma delícia de escutar no audiolivro. A clássica fantasia pra ler antes de dormir e sonhar em paz ?

Tudo bem amarradinho e fluído, sabe?

Super recomendo ??

Gustavo 26/04/2021

mas que livro LINDO a mensagem dele veio num momento muito oportuno pra mim então mesmo que não seja perfeito tá no meu coração

Anna 12/12/2020

Bom e rápido
Rapidinho de ler e dinâmico. A história te prende e com a velocidade dos eventos, quando vê já acabou. haha

Juliana 06/02/2022

Legal
Eu adoro O alquimista. Li e reli muitas vezes na adolescência e era fascinada por toda essa coisa de lenda pessoal e de que o "mundo conspira a nossa favor". Hoje em dia, mais calejada da vida essa releitura acabou sendo um pouco frustrante. Percebi como o livro é repetitivo e simplista.
Mas ainda não o considero de todo mau e recomendo a leitura.

bia 11/01/2023

suga do bts vc me paga
não acredito que o suga do bts gosta desse aqui amizades uma veia quase estourou na minha cabeça de tanta raiva que esse livro me fez passar mas talvez seja tudo culpa minha já que eu tinha altas expectativas. é um livro que tenta ser inteligente de maneira mais acessível através de uma escrita bem simples mas acaba sendo bem superficial. ainda assim consigo entender o hype é o tipo de leitura que agrada leitores casuais ou sem referências melhores

Camila 05/02/2022

É sobre a trajetória, não o destino.
Uma história que faz o leitor refletir sobre a vida, a mensagem principal se resume naquela frase que já ouvi, a vida não é sobre as conquistas, metas, dinheiro, mas quem a gente se torna no caminho, as pessoas que encontramos, as histórias que temos. Não é sobre o ponto de chegada, e sim, sobre a caminhada. Sobre não desistir dos nossos sonhos.

nsantos06 22/05/2022

O alquimista
O alquimista (1988), escrito por Paulo Coelho, narra a busca do jovem Santiago, um pastor de ovelhas, pelo sentido de sua vida e um tesouro.
O jovem encontra diversas figuras em sua jornada, desde um Rei, até um grupo de bárbaros. Aprende significativas lições que o auxiliam para chegar ao lugar que se deseja.
Ele viaja de sua casa na Espanha, até o Egito, através do deserto, onde encontra várias aventuras. O livro foi traduzido em muitas línguas devido ao sucesso com que se fez.
Uma narrativa fácil de ser compreendida, e, por vezes, pode ser de rápida leitura.

Alecio Miari 23/10/2023

A alquimia de se escrever um livro para ser vendido

Recomendado por uma booktuber como livro de entrada para o autor, se você tivesse algum interesse em ler obras dele, acabei achando sem querer o livro em uma estante e resolvi arriscar.

De imediato me surpreendi com a história se passando em Andalucia na Espanha, não entendia como um autor brasileiro escrevia sobre um pastor de ovelhas viajando de cidade em cidade com seu rebanho oferecendo lã para os locais. Mas a escrita era envolvente e a surpresa não foi necessariamente ruim.

Santiago, o pastor, passa com uma cigana para saber o que significa seu sonho sobre um tesouro que o aguarda nas pirâmides do Egito. Enquanto está refletindo sobre isso, além de divagar em seus pensamentos sobre sua vida, eis que ele se encontra com homem que se diz ser rei de algum lugar whatever (nem lembro o nome, dane-se).

Ambas as interações de Santiago me lembraram MUITO o Pequeno Príncipe. A história já estava um pouco sendo puxada para o estilo daquele livro, mas quando ele começou a efetivamente interagir com outros personagens eu praticamente via o pequeno príncipe lá.

Acho que uns 30% do livro já tinham ido e nada de alquimista, só o pastor andando, pensando, refletindo e sendo direcionado a abandonar tudo e buscar este tesouro, que aparentemente representava a busca pelo objetivo de sua vida.

Vende as ovelhas, vai pro Marrocos e é enganado no primeiro dia lá. Perde todo o dinheiro da venda do rebanho e está sozinho e perdido em um país que só fala Árabe. Arranja um trabalho em uma lojinha de Cristais e começa a colocar ideias suas em prática que ajudam a aumentar as vendas.

Com um salto de 1 ano, o pequeno príncipe ainda está lá trabalhando, parece que perdeu de vista seu objetivo de ir atrás do tesouro. Mas acaba tendo aquele fogo reacendido e toma a decisão de ir até as pirâmides, já que ele possui dinheiro suficiente com o trabalho de um ano.

Encontra um inglês que está à procura do Alquimista. (Ah, aí está quem a gente esperava já faz quase meio livro) e eles acabam tendo algumas interações, cada qual expondo seu mundo e suas percepções. Muito parecido com o piloto inglês que o pequeno príncipe encontra no deserto (!).

Conforme o livro passava, parecia que ia sendo adicionados novos elementos nesta salada e você ficava perdido em imaginar para onde o caminho iria levá-lo. Guerra entre tribos no deserto, guias com visões, inglês tentando fazê-lo ler seus livros, ele fazendo o inglês aprender com o deserto, oasis com milhares de árvores, uma nova paquera....

O inglês tentava tão arduamente a aprender com este alquimista que vive no oasis e adivinhe? O nosso pequeno príncipe atrai sua atenção e ele o coloca sob sua asa como aprendiz e ambos embarcam na última parte de sua jornada para chegar às pirâmides

Nessa hora o baseado rolou solto e ele, enquanto está tentando “virar vento”, conversa com o vento, conversa com o deserto, com o Sol, com aquele que guarda todas as respostas do Mundo, quase é morto, apanha pacas, perde tudo de novo e perde tudo de novo... para no final voltar para sua cidade, pois é lá que o tesouro está.

Na minha visão o livro foi escrito todo pensado em atingir o maior número de possiveis leitores de maneira que aumentasse a probabilidade de vender a história. A espinha dorsal é escarradamente a mesma estrutura de O Pequeno Príncipe, livro mundialmente reconhecido e orgulho do povo Francês.

Um garoto que anda pela Espanha me parece abocanhar leitores da Europa que já passearam por aquelas bandas. Quando ele viaja à Africa e passa a interagir muito com a religião muçulmana soa muito como colocando suas fichas neste outro balde de leitores que possui muitas possibilidades.

Pensamentos de vida mesclados com elementos fantasiosos são a cereja do bolo sendo adicionados neste caldeirão todo.

O livro não é ruim, mas também não é bom. Eu não leria de novo, nem recomendaria à alguém, mas também não me arrependo de ter lido. O autor vendeu muito em muitas linguas, então ele tem sim mérito em toda a construção da narrativa porque, por mais que me pareça que há muitos elementos para abocanhar diferentes tribos, ele obteve muito sucesso em conseguir amarrar tudo isso.

Até o próprio nome do livro é voltado para a venda. Poderia ser “O pastor de ovelhas” ou “O vendedor de Cristais” por exemplo, mas “O Alquimista” chama muito mais a atenção e faz seu imaginário viajar sobre o que seria isso.
Leandro.Bonizi 23/10/2023minha estante
Olha, eu também não me arrependo de ter lido porque me sinto na obrigação de pelo menos conhecer o autor brasileiro mais vendido no mundo de todos os tempos (calcula-se que "O Alquimista" vendeu 80 milhões de exemplares, diga-se de passagem o dobro que "50 tons de cinza"), e também por ter como ídolo o parceiro dele Raul Seixas. Mas odeio a história, achei um livro de autoajuda sob a forma de ficção, ao estilo de Augusto Cury (que é o autor brasileiro mais vendido atualmente

Leandro.Bonizi 23/10/2023minha estante
Internacionalmente. Mas não tenho a mínima vontade de ler mais nenhum dele