História do futuro

História do futuro Georges Minois




Resenhas - História do futuro


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Thiago275 04/03/2024

Denso, mas interessante
Predizer é próprio do homem. Como a vida é cheia de percalços, a humanidade se esforçou desde sempre por encontrar métodos para saber o que vai ocorrer no futuro. Isso servia para os gregos e seus oráculos e serve para o homem do século XXI e a prospectiva.

É essa jornada em busca do porvir que o Prof. Georges Minois analisa em História do Futuro. O autor, através de uma profunda pesquisa, mostra como todas as civilizações humanas procuraram saber o que seria do futuro, seja para consolar as agruras do presente, seja para amedrontar os infiéis, seja para conquistar mais adeptos para suas crenças.

O livro segue uma estrita linha cronológica e é muito interessante ver os métodos de previsão surgindo, atingindo o auge e sendo substituídos por outros. Se no início, os métodos de previsão vinham de Deus, do diabo, dos astros ou dos espíritos (caso dos oráculos, das profecias bíblicas e da astrologia), com o progresso da ciência e da tecnologia, foram surgindo métodos provindos do raciocínio humano, como as utopias, a análise da história, a estatística, etc.

No entanto, o Prof. Minois mostra que todos esses métodos, sejam avançados ou primitivos, têm uma coisa em comum: podem ser cooptados pelo poder estatal ou religioso e servir exclusivamente a seus propósitos. Quando o Estado ou a Igreja não conseguem acabar com as profecias, simplesmente contratam profetas de aluguel.

História do Futuro é um livro denso, mas excelente. E que termina com a seguinte reflexão: se as predições do passado eram ilusões, pelo menos davam o conforto da certeza sobre o dia de amanhã. A humanidade do século XXI não tem mais essas ilusões (acreditamos nos horóscopos sem realmente acreditar). Isso causa um certo pessimismo, porém é sinal de maturidade. Será mesmo? O futuro – imprevisível – dirá.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR