Caviar é uma ova

Caviar é uma ova Gregório Duvivier

Resenhas -

paula_ti_na_mente 10/12/2023

Humor irônico
Uma coisa que admiro no Gregório é o seu humor irônico, as vezes um tanto ácido. Não são todas as pessoas que entendem irônia. O livro reúne algumas crônicas que ele escreveu para a Folha, algumas bem datadas, da época do Golpe em Dilma e outras atemporais, como quando fala de um Brasil onde existisse uma palavra chamada democracia ou sobre o final de seu relacionamento com Clarice, por exemplo. É ótimo para ler despretensiosamente, curtindo os assuntos, mesmo os datados. Eles fazem parte da história do nosso país.

Paulo 25/07/2023

Crônicas inteligentes e bem humoradas
Está ai um livro leve e divertido. Sou fã do Gregório Duvivier por sua inteligência e perspicácia ao traduzir em breve crônicas momentos da vida política, social e cotidiana.
Teria sido melhor se eu lesse logo que lançou, pois é meio datado demais, abordando muito o período do golpe parlamentar contra a Dilma.
Mas mesmo assim, vale a pena.

Charleees 27/03/2023

CAVIAR É UMA OVA - Gregório Duvivier
É muito difícil você conseguir manter uma linha de bom humor, boas sacadas, declarações de amor, sarcasmo e política ao mesmo tempo. Gregório não só conseguiu como fez o melhor livro de crônicas pós-golpe no Brasil.
Foram 47 post-it marcando cada trecho melhor que o anterior. Aqui ninguém ficou de fora, Lula, Dilma, impeachment, Cunha, (Fora) Temer, Clarice (a Lispector e a Falcão e aproveitando a deixa pra elogiar a crônica: Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice, que texto mais lindo). E o título? Ele nem precisa de menções, ele fala por si só.
Gregório foi um dos muitos taxados como esquerda caviar por defender os mais pobres sem sofrer com a pobreza, e ele tem uma noção muito clara do seu papel privilegiado na nossa sociedade como: homem, branco, hétero, classe média, mas isso não o impede de fazer parte de uma ideologia política esquerdista. Ele defende direitos universais e isso não é política é serhumanidade como ele mesmo diz. O livro é bom. Leiam! Leiam!

* Resenha Fevereiro de 2017

lecarodriguess 15/12/2022

é bem rapidinho e interessante
a maioria dos textos são só reflexões engraçadinhas da vida no errejota mas o texto final pra clarice falcão (ex do gregório) é perfeito. nunca vou superar

Joyce.Mayra 26/06/2022

Gostaria de ter tido menos expectativas?
Humor muito interessante, mas as vezes tão sarcástico que beira o bobo, não o conteúdo, mas a escrita (o que acredito ser à intenção) e ótimas críticas à elite.

Dei alguns meio sorrisos, mas minha curiosidade em continuar foi instável durante toda a leitura.

As crônicas que mais me chamaram atenção foram ?Barbara? e ?Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice? e isso diz muito sobre o que eu deveria ler agora.

Termino ele com um certo ?bode?, acredito que de mim mesma por me obrigar a terminar, então talvez isso esteja influenciando ainda mais minhas impressões não tão positivas.

Faltou algo, talvez em mim, mas de alguma forma, valeu a compra.

Tay 05/04/2022

É um livro "ok" de crônicas. Gregorio faz algumas piadas boas, e muitos de seus apontamentos sobre a elite brasileira é algo que defendo. Minha nota, no contexto, é boa. Eu não amei o livro, mas também não odiei. Foi de boa.

Teu 11/01/2021

Excelente e continua atual
Eu realmente amo o estilo de escrita de Gregório, pessoal, intimista e ainda assim genial, as minhas crônicas favoritas são aquelas metalinguísticas, se tem uma coisa que Gregório sabe fazer bem é usar as palavras para falar sobre palavras

Ana Ramos 16/08/2020

Crônicas são abraços.
Gregório é um ótimo cronista, me divirto com seu papo pé no chão de pessoa consciente sem ser mala, só por ser o óbvio " uma boa pessoa'. Um ser humano, como tem que ser, atento a dor do próximo, o q ta difícil de achar hoje em dia viu. Adoro seus roteiros no porta dos fundos, sua critica social mordaz no Greg News da HBO e resumindo... Pra mim, o Gregório é gente que acrescenta.

Rebekah 09/08/2020

Boas tiradas, sutil, outras nem tanto, direto, indireto, irônico, real. Sobre o pessoal, sobre a experiência, sobre o cotidiano, sobre a política, sobre o social, sobre a polêmica, sobre tudo. Leia, ria, pense, se distraia, reflita, opine.

Braian.Avilla 02/01/2020

UMA MENTE GENIAL E INTELIGENTE
Em um breve resumo posso afirmar que Gregório Duvivier me fez refletir e aprender sobre política 75% do livro, rir 20% e chorar 5% com as crônicas sobre o livro de sua mãe e sobre seu casamento com Clarice Falcão.
Com crônicas muitíssimo bem escritas e uma inteligência ímpar, Gregório se entrega como grande pensador contemporâneo. Uma pessoa sábia, desconstruída, sagaz e muito bem humorada. Não bastasse ser um exímio roteirista e ator, o genial jovem exibe seu auge criativo em crônicas dotadas de críticas políticas muito bem construídas, humor sem apelação e doses de poesia de uma pessoa apaixonada pela vida é pela arte. Tudo isso, devo salientar, dentro do tão chamado "politamente correto".
Enfim, é um livro cinco estrelas nascido da mente admirável de uma pessoa cinco estrelas.

isa.dantas 17/09/2018

Crônicas inteligentes e bem humoradas. Em ano de eleição, é interessantíssimo lê-las.

Angelica75 23/08/2018

Uma melhor que a outra...
Rindo, gargalhando (como na crônica ?Calvofobia?) , se emocionando, sentindo raiva das obviedades das crônicas políticas (como todos não enxergaram o mesmo?)... impossível ler impassivelmente os textos de Gregorio Duvivier ! Excelente!

Sol 15/07/2018

Gostinho de quero mais
Gregorio é um gênio, no melhor sentido da palavra... eu ri, refleti, chorei, discordei, bati palmas, beijei o livro. Tudo num livro só! Às vezes surgia uma risada quando eu menos esperava, o choro veio mais inesperado ainda (a não ser pela última porque já tinha derramado lágrimas por ela). A admiração só cresceu depois dessa leitura e a vontade de ler mais crônicas dele também.

José 16/09/2017

Brutalmente inteligente
Excelente. Poucos dominam a arte da crônica como ele. Brutalmente inteligente.

Kalleb Olson 26/06/2017

Bate papo com Gregorio
O livro é muito dinâmico, assim como as melhores crônicas devem ser. Gregorio é sem dúvida um dos melhores cronistas brasileiros na atualidade. Recomendadíssimo.