O Que é Educação

O Que é Educação Carlos Rodrigues Brandão
Carlos Rodrigues Brandão

Resenhas - O Que é Educação

Clio0 19/02/2024

Leitura básica na maior parte dos cursos de licenciatura.

Brandão faz uma análise resumida da História da Educação bem como suas ramificações sóciopolíticas. Foi particularmente interessante a sua discussão sobre diferentes tipos de educação, mais do que métodos, são intenções.
preta velha 19/02/2024minha estante
olá, clio.
apesar de que não lecionarei, adorei a resenha e vou adicioná-lo à minha interminável lista de desejados literários.
e também porque penso que a educação deveria ser um assunto de toda a sociedade brasileira.
obrigada.

Blackthorne 19/09/2021

Nesse livro, Brandão faz reflexões sobre o sistema esducacional. É um ótimo livro, por além de ser bem escrito, o autor levanta varias questões como: existe só um tipo de educação? Enfim... Amei

maria rita 03/12/2022

? | A educação é uma prática social.
Primeiro livro que li pela faculdade e felizmente ele é fácil de ler, o que me fez ficar vidrada na leitura e querer que chegue Segunda o quanto antes para discutir esse livro em sala. kkkkkkkkkk O autor trabalha o tema educação × capitalismo de uma forma excelente, ele introduz o tema de forma calma e o livro segue uma linha bastante fluída sobre o que é a educação e o que ela se tornou. Recomendo bastante a leitura, principalmente para quem leu "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, essa é uma boa para continuar nesse mundo de políticos e educadores.

Nalini 01/07/2012

BÁSICO PARA A ESTANTE DE QUEM PENSA SOBRE "EDUCAÇÃO"
Este livro é muito envolvente, já começa abrindo discussão sobre Educação numa concepção ampla, que é a que realmente deve ser a de todos os professores. Já li outros livros que falavam da história da Educação, como ele faz em alguns capítulos, mas aqui vem tudo de forma muito simples, bem ao estilo Primeiros Passos, sem ser simplório. É um bate-papo, uma discussão que tem início/meio/fim e que você pode discordar, mas precisará de bons argumentos para isso.
Comprei-o com um pouco de insegurança. Não sabia ser uma aquisição necessária, foi mais para fazer um trabalho acadêmico, mas descobri que é daqueles que levaremos para toda a vida em nossa estante. Ótima surpresa, então!

abacaxeira 29/03/2024

Ninguém escapa da educação
"Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação"

Mandy 27/03/2022

É um livro muito bom para quem esta cursando pedagogia, ou qualquer outra area da licenviatura...
Super recomendo ler

Bruno236 25/08/2023

Introdução a Pedagogia
Obra técnica e pedagógica, indispensável pra qualquer estudante de Licenciatura.

Gostei bastante, principalmente da consciência que o autor transmite de que a educação não é neutra e que a educação necessita de uma vontade de transformar a realidade em que vivemos.

RGreen 24/05/2021

O que é educação?
O livro descreve uma trajetória inesperada de como a educação se estruturou e como ela é usada.
De maneira simples, explica e dá exemplos de modelos de ensinar e educar de todas as épocas.
Se você é um educador, esse livro é essencial. Se você é um aluno, esse livro também é essencial.

Volnei 12/02/2016

O que é educação
Mesmo o individuo que nunca frequentou a sala de aula, não conseguiu ficar livre da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola a temos presente em nossas vidas. A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais. Sempre se espera ou se diz que sua missão é transformar o sujeito e o mundo em alguma coisa melhor de acordo com as imagens que se tem dos outros . Mas na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar. Infelizmente esta é uma realidade que estamos vivenciando nas ultimas décadas devido ao descaso dos governantes para com a educação. Toda a atitude governamental tomadas nos últimos anos só vem piorando a situação. A cada geração nova temos um povo cada vez mais alienado e sujeito a uma política que podemos denominar como uma política Romana de pão e circo, apoiada nos programas sociais que particularmente chamamos de programas de manipulação social. Enquanto não se investir em educação essa realidade não mudará.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Deborah.Farias 05/04/2022

Novas visões acerca do que é educação. Ótimo livro!
" Não há uma única forma nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino não é a sua única prática e o professor profissional não é o único praticante".

" A mesma educação que ensina pode desensinar"

Darlene_Poetisa 30/12/2023

O que é educação? Onde ela ocorre? Para que serve?
O autor aborda a educação de uma perspectiva que nos mostra que ela ocorre desde muito antes da invenção da primeira escola e, mesmo hoje, ela ocorre de maneira continua e não apenas dentro dos espaços educacionais. A obra, apesar se curta, faz refletir sobre o papel da educação como agente de continuidade da estrutura de classes e da dominação do governo sobre as pessoas e também sobre o papel da educação na quebra desse sistema.
Ótimo livro.

Mateus 11/08/2023

Introdução a educação
A obra de Carlos Brandão é rápida e historicamente precisa, obviamente que recortando sua análise na esperança de responder o que é a educação. É um livro curto, mas uma ótima introdução para se pensar a relação ensino-aprendizado e as formas históricas de educação

Letícia Leal 01/07/2019

Uma Nova Visão sobre Educação
Livro: O que é educação | Carlos Rodrigues Brandão | Editora Brasiliense | 1989 | 24ª edição

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. (BRANDÃO, 1989, p.07)

Carlos Rodrigues Brandão nasceu no rio de janeiro, em abril de 1940. Se formou em psicologia na PUC. Foi Professor na UNICAMP, na UnB e na UFG. Anos depois se formou antropólogo através de cursos na UnB e na USP. ?O que é educação? é um de seus muitos livros, publicados pela Editora Brasiliense, dirigido a educadores, que trazem relatórios de suas pesquisas antropológica, ou sobre didática e militância.
O livro O que é educação, escrito por Carlos Rodrigues Brandão, foi publicado pela primeira vez em 1981. A obra aborda o tema ?educação?. Descreve sobre suas principais características, o significado social, sua história, sua finalidade. Ela se divide em 10 capítulos, sendo o último indicações de leitura para se aprofundar no tema. Todas as concepções descritas nele trazem reflexões acerca do que é educação, desde a antiguidade até os dias atuais. Suas contribuições para o desenvolvimento de um sistema educacional, onde valoriza a realização humana.
O autor faz uma análise detalhada e histórica sobre o tema à educação. Sua maior contribuição nessa obra é apontar a educação como uma prática social em constante processo de transformação, para isso é necessário um comprometimento maior por parte dos educadores, que são os agentes transformadores nesse processo.
Já li alguns artigos que falam sobre história da Educação, como ele faz em alguns capítulos, mas aqui vem tudo de forma muito simples, bem ao estilo ?Primeiros Passos?, sem ser simplório. É um bate-papo, uma discussão que tem início/meio/fim e que você pode discordar, mas precisará de bons argumentos para isso. Acho que o grande mérito de um livro é fazer a gente ter vontade de conhecer mais sobre o assunto que ele traz e este livro faz isso, faz ter vontade de ler outros livros de outros autores, dele mesmo, dá vontade de escrever para o autor e trocar ideias, elogiar. Não sabia ser uma aquisição necessária, foi mais para fazer um trabalho acadêmico, mas descobri que é daqueles que levaremos para toda a vida em nossa estante.

Referencias:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 24ª Ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1989, 120 p.

Gaby.Ferrari 15/11/2022

Ótimas reflexões
O livro traz muitos dados e pesquisas do autor quanto a educações diversas, usando-as como base parar criticar e refletir sobre a educação capitalista atual.
Gostei muito.

g.o.ursulino 22/02/2021

Ótima introdução
Como de costume nos livros da coleção Primeiros Passos, da Brasiliense, "O que é educação" é uma ótima introdução ao assunto.
De forma acessível, Carlos Rodrigues Brandão discute desde o surgimento da educação formal, de que forma se deu entre gregos e romanos, até uma discussão sobre os conceitos, possibilidades e funções da educação.
Como li com o intuito de preparar aulas sobre o tema, preciso também observar que é um ótimo material paradidático.