Bruto Thedy Corrêa

Resenhas -

Naty__ 04/11/2019

Poesia não é um gênero muito atrativo aos leitores, digo isso com lástima e pesar, já que é um dos que mais me agrada. Além de não ser uma área tão investida pelas editoras, poucas pessoas ousam publicar obras desse aspecto, muitas vezes por saberem desses fatores e outras tantas por se sentirem inseguros.

Anotações em viagens e horas de insônias foram divagações como fontes inspiradoras para escrever seus poemas – uma forma de fugir da realidade (ou para se encontrar nelas). Neste livro temos textos publicados por Thedy Corrêa com palavras simples, no estado Bruto, sem retoques, com puro sentimento, a nos passar os detalhes do momento vivenciado, das palavras registradas.

A edição deste livro também foi concebida para ser lida como se fossem anotações de rascunho no estado bruto, iniciando pela capa, com costura aparente, sem imagens ou qualquer indicativo do nome do autor. Há apenas o título do trabalho (no livro) e uma caixa com as informações necessárias: título, autor e editora. Todo o trabalho feito de forma bruta, sem adereços, sem detalhes, mas tudo muito bem construído e criativo.

Encontramos na obra rasuras em seus textos, vemos tanto a versão original quanto a final, com modificações no título e nos versos. Algumas delas são inspiradas em coisas, pessoas e em outras são meramente ilustrativas, com nomes fictícios para dar a ideia do que o autor quer nos passar, com histórias e circunstâncias que as geraram.

Para quem não sabe, Thedy Corrêa é vocalista e um dos fundadores da Banda Nenhum de Nós. Ele iniciou sua carreira em meados dos anos 1980, colocando a banda entre uma das maiores através do seu grande sucesso, a canção Camila.

Engana-se quem pensa que há uma escrita rebuscada, cheia de regras gramaticais, com versos brancos ou rimas por toda a parte. Aqui temos uma forma diferenciada de escrever e isso pode ser fator para não agradar tantos leitores, já que os amantes de poesias entendem de regras que nem sempre são encontradas. Não é que há erros, há uma forma mais informal de ser escrita – se é que posso chamar assim.

Merece destaque o trabalho da editora Belas Letras. A ideia de fazer a estética do livro, de acordo com o título, com ar Bruto, foi incrível.

Trecho:
“eu não ligo para o que
os outros vão dizer
eu não ligo para os nomes
que vão nos chamar
só pense, meu querido
que um tiro tem o poder
de fazer tudo isso mudar”

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/06/resenha-bruto.html
Luh 02/01/2020minha estante
Oi, Naty
Gosto de poesias, mas não leio com tanta frequência que deveria.
Eu gostei do modo como a editora quis publicar o livro bem rústico como o próprio nome é bruto.
O trecho que você colocou na resenha é lindo.
Assim que tiver oportunidade vou ler, beijos.

Angela Cunha 10/03/2020minha estante
Eu amo poesia!E nem que seja uma daquelas bem pequenas, eu leio todos os dias! Sei lá, me aquece a alma. Esse livro deve ser assim, bruto, cru, como eu costumo dizer e por ser assim, traz ainda mais os sentimentos de quem escreveu.
Claro que se tiver oportunidade, é um livro que leria e sim, teria na cabeceira da cama!!!!
Beijo

Michelle 30/07/2020minha estante
Adoro poesias e tenho visto as suas no blog e tenho amado

Milena @albumdeleitura 09/12/2016

Bruto
O jogo de palavras presente entre o título do livro e a obra em si, já é algo fascinante. Aqui nos deparamos com a sensibilidade poética do vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, presente em poemas, divagações, anotações de viagem e até mesmo letras de música em seu formato mais original e bruto.

O leitor se imagina manuseando um caderno de rascunhos e parece se apropriar dos sentimentos do autor traduzidos através de rabiscos que fazem você parar para refletir sobre coisas pequenas que podem passar despercebidas no dia a dia.

O livro é um amor só! Fiquei encantada em conhecer um pouco melhor a história de algumas músicas que levaram ao auge essa banda de rock tão querida e amada.

Além disso, essa edição do livro está o máximo. Condizendo com o título, o livro vem em estado bruto. Sem capa. Dentro de uma caixa (que aliás é super difícil de abrir e mais difícil ainda de fechar, pois o medo de estragar o livro é grande, e eu sou meio monte mesmo kkk'). Além disso, o título e a assinatura do livro feitos à mão, assim como a parte da lombada do livro que vem costurada, dão a sensação que estamos com um caderninho antigo, desgastado pelo tempo.

Super indico a leitura. Fiquei apaixonada!

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2016/12/eu-li-e-voce-70.html

Livro in Cena 22/12/2016

Thedy Corrêa
Páginas: 136
Editora: Belas Letras
Thedy iniciou a carreira como vocalista do grupo Nenhum de Nós em meados dos anos 1980, com uma música que fez um retumbante sucesso: Camila. O que eu não sabia é que além de compositor, músico e vocalista ele também é escritor.
Bruto, um livro de aparência artesanal, produzido, encadernado e sem alterações em seu conteúdo, chama a atenção não só pelo seu apelo rústico e costuras aparentes, mas por seu conteúdo composto de belos poemas, alinhado simetricamente com a beleza do criador.
Os poemas são de assuntos variados e extremamente bem desenvolvidos. Mesmo sendo curtos, são penetrantes e sutis. Temas como violência, amor, diferenças sócio culturais, felicidade, amizade, entre outros são retratados com maestria pelo escritor Porto-Alegrense.
O mais interessante é que além dos poemas a obra nos oferta algumas das letras das músicas compostas por Thedy, com um resumo relevante da história contida por trás de cada composição.
A edição é um item a parte. O livro veio dentro de uma caixa com o título e a assinatura realizados pelo próprio Thedy. Uma pena apenas alguns poemas terem vindo em sua forma como foram idealizados, os demais tinham passado de sua essência bruta pelo processo de digitalização. Porém o resultado final ficou diferente e muito elegante.
Uma experiência singular, absorvente, fluente e por assim dizem bastante saudosista. Completamente apaixonada pela obra.

site: https://www.instagram.com/p/BOUirtlDFzH/?taken-by=livroincena

Taíla 24/01/2017

Bruto e maravilhoso
O livro Bruto é escrito pelo compositor e músico gaúcho Thedy Côrrea da banda Nenhum de Nós, você com certeza já ouviu falar.

O livro traz poemas do Thedy e letras das músicas do Nenhum de Nós, além de esboços das canções escritas a próprio punho e as histórias por trás de algumas das músicas que são muito interessantes e até mesmo emocionantes.

Poesia é um estilo literário que eu sei que não é todo mundo que gosta, mas vai por mim, que sempre é bom dar uma nova chance para livros e estilos diferentes.

E o que acharam da capa? É como se fosse uma caixa de papelão e o livro sai dali, como se fossem papéis soltos, de anotações mesmo, o que combina muito com a ideia do livro, de ser bruto, sem uma lapidação ou um acabamento. A lombada fica com a cola e as linhas que unem as páginas expostas e você lê o livro apenas com o miolo na mão mesmo, sem a capa. É muito diferente e interessante, porque eu nunca tinha manuseado um livro dessa forma. E amei! Esse é com certeza um ótimo presente para quem ama ler, ama a banda ou gosta de coisas diferentes mesmo.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/bruto-resenha

Brina.nm 06/02/2017

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Thedy Corrêa é o vocalista da banda nacional Nenhum de Nós, fundada em meados de 1980 com mais dois amigos Sady Homrich e Carlos Stein, eram uma banda de Rock Gaúcho simples que logo conquistou o seu lugar e ficou nacionalmente conhecida com a música Camila, Camila.
Em Bruto vamos conhecer o lado escritor de Thedy, que além de compor a maioria das músicas da banda também tem uma veia poética, e transforma todas as suas inspirações em versos dignos de nos fazer refletir.
O livro possui uma diagramação incrível: todo rústico com as costuras a mostra, e vem em uma caixinha de papel pardo com a letra do próprio autor no nome e na assinatura. Por dentro é outra obra de arte, como na maioria dos livros da editora. Os poemas são muito bem diagramados e sem nenhum erro de revisão, e alguns deles possuem a explicação do autor de como surgiu tal inspiração ou como foi transformado em música pela banda.
Apesar de acompanhar pouco a Nenhum de nós achei o livro muito lindo. Poder saber mais das inspirações de Thedy nas canções, os momentos de sua vida que se transformaram em músicas nacionalmente conhecidas e principalmente ver os rascunhos ‘originais’ no livro é muito bacana, e tenho certeza que deixa qualquer fã da banda ou do autor morrendo de amores pelo livro.
Essa é uma daquelas obras perfeitas para presentear e para conhecer melhor a banda que tem músicas incríveis (adoro a Você vai lembrar de mim, Sobre o tempo, Igual a você). Tenho certeza que depois de ler Bruto, você vai querer ouvir toda a discografia do Nenhum de nós e pesquisar todos os detalhes sobre eles.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2017/02/bruto-thedy-correa.html

Bella :) 28/12/2020

poemas junto de seus rascunhos, onde podemos observar um pouco do processo de escrita e dos pensamentos rolando soltos
poemas de temas diversos nos fazendo refletir
poemas em seu estado bruto.