Lumberjanes

Lumberjanes ND Stevenson

Resenhas -

Lótus 26/11/2021

Uma hq beeem divertida e perfeita para o público adolescente! Me lembrou
Muito Gravity Falls! essa Hq tem personagens muito gostáveis e divertidas! Estou curiosa para ler os próximos volumes e ver como as personalidades das meninas se desdobram.
Laura3626 30/06/2022minha estante
Eu também li e adorei ele!!
Também tenho o volume 2.
Ele é muito legal e divertido.
Eu recomendo para você

Sasa 27/12/2022

Maravilhoso
Que quartinho fofo, todos os personagens se complementam e tem o casal das meninas que me apaixonei, leiam.
Tatá 21/01/2023minha estante
vou ler

Drica 06/02/2017

Muito bom!
Essa é uma história maravilhosa e bem humorada de cinco meninas que estão num acampamento de escotismo. Elas são superatrapalhadas, mas acabam conseguindo receber vários distintivos e vão enlouquecer a sua instrutora.
Eu adorei a leitura dessa HQ, apenas quero reclamar da letra que é muito pequena, mas é muito divertido poder acompanhar as aventuras dessa turminha!

Mile 26/02/2017

Hilário e encantador, com uma arte de tirar o fôlego e uma história de altas risadas.
FRIENDSHIP TO THE MAX!⠀

O mundo era um lugar seguro e entediantemente normal até cinco amigas começarem a explorar o acampamento de escoteiras, durante o verão, e descobrirem que, na verdade, existem animais falantes, dinossauros, mulheres ursos com super poderes e outras coisas bizarramente sobrenaturais. O primeiro volume de Lumberjanes reúne as quatro primeiras edições dos quadrinhos.

Os diálogos tem um tom ingênuo por conta da faixa etária das personagens. Coisas bizarras que não aconteceriam num mundo normal acontecem e, para elas, tudo bem, o que levei como parte do senso de humor da história.

Simplesmente hilário o humor construído na narrativa da Noelle Steveson e da Grace Ellis. O trabalho — fica aqui meu elogio — das ilustrações ficou por conta da Brooke Allen, embora a arte da capa seja de autoria da Stevenson. (Os traços das duas são bem familiares!)

site: instagram.com/booksonfirst

Mile 26/02/2017

FRIENDSHIP TO THE MAX!⠀

site: instagram.com/booksonfirst

hanny.saraiva 02/06/2017

=) Girl power, yes!
Com o lema "Friendship to the max", essa primeira parte é uma divertida apresentação das campistas Lumberjanes com várias sacadas irônicas e um tom de aventura.

Keylla 14/08/2018

Lumberjanes é uma série de quadrinhos onde cinco amigas passarão muitas aventuras de verão num acampamento escotista. Lá terão que desvendar uns mistérios e correr uns riscos com umas criaturas estranhas. Nesse acampamento só há meninas, e é reforçado a amizade, a lealdade e a força feminina. Isso gostei bastante!
Porém, achei a história bem infantil... Não foi algo que me tocou e não me diverti tanto. Preferi Nimona. Recomendo mais para um público jovem.

Gabe | @cafecomgabe 11/12/2018

Trazendo na criação a Noelle Stevenson, mesma criadora da tão aclamada HQ "Nimona" (e minha queridinha) eu já tinha altas expectativas com Lumberjanes e não me decepcionei.

A história gira em torno de cinco amigas escoteiras que vão passar o verão num acampamento onde coisas sobrenaturais acontecem, passagens secretas, raposas de três olhos, mulher-urso e etc..

Jo, May, April, Molly e Ripley vão passar por inúmeros perigos e aventuras emocionantes, todas elas muito intrigantes envolvendo esses seres estranhos. Elas são garotas cheias de atitude, muito unidas, destemidas e confiantes, muito #GirlPower. Como já é característico da Noelle, o protagonismo feminino é muito bem explorado na HQ com personagens bem desenvolvidas e com funções importantes na história.

A história pode ser considerada o que chamamos de "coming of age", histórias de formação onde traz uma narrativa simples, sobre adolescentes falando de amadurecimento, relacionamentos, amizade.. a HQ ainda conta com uma boa porém sutil dose de humor que deixa a narrativa ainda mais envolvente.

Os traços são lindos, cores vibrantes, ritmo excelente. A todo momento somos apresentados a vários acontecimentos chegando ao final deste volume mais rápido que o desejado. Acompanhar as meninas desvendando mistérios e se envolvendo em encrencas vai te render boas risadas e horas de pura diversão.

A edição ainda conta com alguns extras, galerias de capas alternativas e alguns esboços, vale super a pena.

Não cheguei a favoritar como fiz com Nimona, apesar de ser uma ótima história que recomendo muito. Lumberjanes tem um enredo simples mas cativante, despretensioso mas capaz de levantar questões interessantes sobre desenvolvimento pessoal.

Douglas MCT 17/01/2019

Uma aventura nonsense e divertida
Encadernado coloca 5 carismáticas protagonistas adolescentes num acampamento cheio de ocorrências absurdas e é tão divertido quanto algumas aventuras da Turma da Mônica, uma comparação inevitável e imediata que me ocorreu durante a leitura, dado o tom da história e a condução narrativa.

A publicação, vencedora do prêmio Eisner como Melhor Nova Série e Melhor Série para Adolescentes, também faz alguns resgates à maneira de Gravity Falls, com o nonsensismo encontrado em Hora da Aventura (que o traço de Brooke Allen consegue remeter imediatamene), enquanto vai jogando informações a roda, sem contextualizar nada, como se fosse o caos pelo caos e isso funciona dentro do humor da série, que ainda trás enquadramento super dinâmicos e agitados, que não deixarão nenhum leitor piscar ou descansar a vista, sendo levado pela correnteza da leitura até o desfecho do primeiro arco, que também termina em aberto, começando da mesma maneira que terminou, sem qualquer resposta.

Não que qualquer questão seja de fato relevante aqui, afinal o que importa mesmo é a aventura pela aventura, na qual as cinco meninas se envolvem sem muitos questionamentos. Um dos pontos fortes da HQ ser escrita e ilustrada por mulheres, é a compreensão imediata que as autoras tem do material em mãos, apresentando perfis distintos de garotas e mulheres, bastante críveis e naturais, sem cair no padrão normativo e antiquado, o que enriquece a obra sem qualquer necessidade de panfletagem. Noelle (que ganhou a fama com o quadrinho de Nimona, e depois o monto roteirizando e concenbendo a nova She-Ra para a Netflix) consegue realizar diálogos ágeis (as meninas falam como a gente), enquanto a arte e as demais referências citadas ou jogadas na página dão conta do restante (mas as introduções textuais, que brincam com um manual de escoteirismo, em nada agregam ao enredo, a não ser dando pistas do tema do capítulo a seguir).

No mais, a história nesse primeiro encadernado opta por soluções mais clichês, como quests que já vimos dezenas de vezes antes, mas com uma pitada nonsense a mais, deixando os mistérios para o futuro (que já foram lançados no Brasil). Lumberjanes é uma HQ divertida e colorida, mas é ainda mais essencial para garotas em formação (de qualquer aspecto, onde poderão se reconhecer em pelo menos uma das personagens), no qual este se torna um material bastante recomendado.

Giuliane.Souza 19/03/2020

Escoteiras malucas
Achei bem engraçadinho e legal pra passar o tempo

Luis 27/03/2020

Escotismo, amizade e maluquices
Amei o bando das LUMBERJANE, um grupo de garotas sem noção e cheias de coragem. O traço caricato na arte encaixou perfeitamente com a narrativa rápida e cômica da história. Uma série de mistérios que prende a atenção do leitor e ao mesmo tempo te mantém naquele clima leve de aventura infantojuvenil.

Cristine 12/04/2020

Ação e aventura o tempo todo
Adorei, to louca pra ler o volume 2

Jaqueline 05/08/2020

Friendship to the max
Ouvi e li muitos comentários positivos desse quadrinho e acredito que isso tenha feito minhas expectativas ficarem muito altas. Embora eu tenha gostado do tema de aventura e das confusões que as personagens se envolveram, acabei achando esse primeiro volume sem grandes novidades, apresentando resoluções muito "fáceis" e poucas explicações sobre o acampamento em si e todos ali envolvidos. Continuarei lendo para ver se a história se desenvolve melhor nos próximos volumes.

David 22/05/2021

Meu filho mandou eu ler...
Mas veja: dentre as obras voltadas para a idade, é a melhor que eu lembro de ter visto. Bons desenhos, diálogos rápidos e uma presença excelente de temas como anti-machismo e diversidade sexual.

Madu 25/05/2021

Gatinho sagrado supremacy!!
Estou fazendo a resenha dois anos depois de ter lido o livro.

Para quem não sabe, a mesma ilustradora foi quem fez Shera, the princess of the power na netflix! Um dos meus desenhos favoritos da vida!

No quadrinho encontramos um grupo de garotas em um acampamento um pouco... peculiar. Acontecem coisas estranhas(confesso, são bem engraçadas também!) e que as levam ?desvendar? esses mistérios.

Existe bastante representatividade no livro, principalmente lgbtqi+(nos próximos quadrinhos, não direi com quem) e as garotas tem uma grande quantidade diversa de personalidade, além de serem bem empoderadas quebrando muitos esteriótipos! Tenho certeza que você irá se apegar a alguma dessas meninas!

A história é mais dirigida para um público entre 10 à 12 anos, porém li com 14 e curti bastante, apesar de ter algumas cenas um pouco caracterizadas a serem mais brincalhonas. Mas me fez rir bastante :)

Eu queria MUITO que houvesse mais gente que conhece a história de Lumberjanes. Comecei com um quadrinho só para matar a curiosidade sem indicação nenhuma e hoje eu tenho 10 exemplares!