O Pequeno Príncipe [Ilustrado]

O Pequeno Príncipe [Ilustrado] Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Pequeno Príncipe [Ilustrado]

line.xavier 28/04/2024

A primeira vez que li esse livro foi há muito tempo, automaticamente, na época, tornou-se meu livro favorito. É um livro infantil, com ilustrações, linguagem simples, porém que tem diálogos que uma criança não entenderia.

Por isso, decidi ler novamente. Lembro-me que o diálogo que mais que impactou foi o da raposa, não lembrava exatamente porquê e depois desse livro, raposas se tornaram meu animal favorito no mundo todo.

É engraçado pensar que, na minha cabeça, pelas minhas memórias, a raposa aparecia em muito mais páginas do que ela de fato aparece, o que só especifica o quanto essa parte me marcou.

Pois bem, reli. E na época, eu realmente não entendi tudo que esse livro significa. Ele é uma ótima forma de ensinar ambiguidade e ensinar crianças algumas lições importantes de cada planeta que o nosso pequeno príncipe visitou. Cada história contada ali tem uma mensagem.

Minha segunda parte favorita, entretanto, é de quando ele vê, na Terra, um jardim cheio de rosas e se questiona do valor da sua única rosa em seu planeta, ele se chateia pois ela mentiu dizendo que não havia igual a ela no universo.

E é aí que chega minha parte favorita de quando eu li pela primeira vez e que continua sendo minha parte favorita agora. Que é a importância da raposa nesse livro. Ela ensina o Pequeno Príncipe sobre cativar e ser cativado. Ela explica que há centenas de raposas como ela no mundo, mas que se eles criassem um laço, ela seria única para ele e ele seria único para ela.

Logo depois, o Pequeno Príncipe retorna ao jardim de rosas e ele percebe que nenhuma rosa ali é como a sua. Não. Sua rosa é única, é especial e insubstituível.

Eu amo todas as camadas de O Pequeno Príncipe, toda pequena lição e toda grande mensagem. É um ótimo livro infantil e é um livro melhor ainda para os adultos.

Posso ter a idade que for, todavia NUNCA esquecerei que ?O essencial é invisível aos olhos? e que é esse essencial que nos cativa e os torna tão únicos.

Por fim, gosto da ambiguidade do final, deixa para o leitor tirar suas próprias conclusões? E a minha? Bom, além de querer xingar horrores a cobra, admito que um dia iremos rever um pequeno príncipe aventurando-se novamente pela África.

mj. 25/02/2022

o pequeno príncipe
estava enrolando pra ler mas é uma leitura tão rapidinha, tão leve e tão interessante e curiosa que penso que deveria ter lido antes.

Maria 17/05/2022

Incrível, leitura obrigatória para todos os adultos.
Me ensinou muito sobre responsabilidade afetiva e sobre enxergar além do óbvio, o Pequeno Príncipe é encantador.