Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Camila 18/04/2024

Magnífico
às vezes (muitas vezes) os livros não precisam ter nada de extraordinário para se tornarem especiais. basta uma mesma conexão, uma mesma sintonia, uma mesma frequência entre autor e leitor; e foi a essa frequência que Rubem Alves me conectou sem nenhum esforço, ressaltando coisas já tão intrinsecamente minhas e, de alguma forma, dele também.

Heittor_batista 14/03/2024

Ostra Feliz Não Faz Pérola de Rubem Alves é uma obra que desafia as expectativas, oferecendo uma perspectiva poderosamente reflexivas sobre a vida e suas complexidades. Alves tece habilmente histórias poéticas e insights filosóficos para nos levar a uma jornada de conhecimento e autoaceitação. Sua capacidade de transmitir mensagens profundas em uma linguagem simples e fácil de entender é verdadeiramente impressionante. Além disso, este livro nos faz repensar nossos conceitos de felicidade e mudança e nos inspira a encontrar beleza e significado mesmo nas piores situações. Resumindo, é uma leitura fascinante que nos convida a refletir sobre os valores da vida e a abraçar uma jornada de crescimento pessoal.

Brnlli 24/02/2024

Rubem Alves é tão original, tão leve e descontraído. Me peguei rindo várias vezes na companhia de seu livro. É uma excelente leitura para aqueles que gostariam de se aprofundar mais sobre a nossa literatura brasileira que é tão rica em detalhes e piadas internas que somente nós como brasileiros entenderíamos. ???

Clara 09/01/2024

Ñ LI ESSE LIVRO, mas ss "Fênix" de Ju Silva (@jufenixoficial
Primeiramente gostaria de pedir desculpa caso vc tenha vindo ler sobre esse livro. A real é que escolhi apenas pelo número de páginas, o qual coincidia com o livro que estava lendo.

"Fênix" é uma autobiografia de uma paratleta que conheci na feira da Reatch 2023. Como não possui editora oficial, esse livro não aparece aqui no skoob.

É simplesmente fantástico ver toda a força e vontade de viver dessa mulher. Me sinto honrada em ter conhecido um pouco mais de sua história.

Ela é carismática, sorridente, simpática e verdadeira. A leitura foi a mesma sensação de nosso encontro por acaso. Para a Ju (que depois enviarei pelo insta dela) apenas tenho que agradecer. Desejo muito sucesso e luz em sua trajetória! Ansiosa para tever na televisão em uma Paraolimpiada!!

*** Instagram dela está no título, caso queiram comprar ou dar uma olhada no livro ***

? Segue abaixo a sinopse:

Em 8 de Junho de 2015, o carro que Juliana Silva dirigia capotou numa curva na Rodovia Dutra, caindo ribanceira abaixo por quinze metros e batendo contra uma Rocha. A jovem engenharia, com uma carreira em ascensão, apaixonada por dança e andar a cavalo, foi diagnosticada como tetraplégica.
Foram seis meses na UTI, diversas cirurgias e complicações, e uma luta cansativa entre entregar-se à depressão e ter fé de que tudo ficaria bem. Com uma força de vontade surpreendente, ela se dedicou à prática diária da gratidão e encontrou no esporte uma conexão entre sua nova realidade e o mundo ao seu redor.
Conheça neste livro a história cheia de altos e baixos de uma mulher que superou todos os desafios colocados em seu caminho e transformou sua vida.

Knots 29/12/2023

Crônicas
Rubem Alves mais uma vez nos da de presente outro livro com várias crônicas maravilhosas. Uma forma singular de ver os movimentos da vida!

Esdras 23/12/2023

Uma verdadeira preciosidade em quase 300 páginas. Cada vez mais fã desse brasileiro que faz falta. A arte de Rubem Alves é memorável.

Deise.Maria 18/12/2023

Pérolas de Rubens Alves
Mas uma obra magnifica do Rubens, dessa vez li diversas cronicas nos mais diversos assuntos desde amor a morte . O Rubens tem a proeza de trazer cronicas um tanto cômicas mas muitas com uma mensagem social interessantíssima, só pra citar algumas, destacarei alguns trechos :

"??Sobre o ouvir O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não"( ter empatia)

"??Essa é a tragédia dos aposentados: estão desplugados de empresas. Cartesianismo ao contrário: ?Estou desplugado de uma empresa, logo não existo...?.( sobre exclusão quando não se tem mais função trabalhista)

"??Vossos filhos são flechas que, uma vez disparadas, se transformam em pássaros que voam para onde querem e não na direção do alvo que o arqueiro viu?. Ser pai é alegrar-se com o voo do pássaro, livre, para longe, numa direção não sonhada."* sobre educar os filho)

??como lei: ?É direito dos lobos comer ovelhas?. Não existe caso em que os lobos tenham, democraticamente, aberto mão dos direitos que eles mesmos estabeleceram. As ovelhas são as culpadas de sua desgraça. Foram elas que, pelo voto, deram poder aos lobos.( politica)

"??A nossa sociedade define a nossa identidade por aquilo que fazemos, da mesma forma que os objetos são definidos por aquilo que podem fazer"

O Rubens é uma psicanalista que compõe cronicas com umas tiradas muito inteligentes sabe ,eu encontrei diversos textos provocativas,onde ele nos faz pensar ,tantos em questões políticas, religiosas ,questões sociais como educação ,democracia ,morte ,envelhecimento, assuntos até mesmo corriqueiros mas que poucos nos questionamos como o ato de deixarmos de sermos crianças impelidos pelas obrigações. Eu aprendi com ele a entender que Deus está em tudo em nossa volta e não só nas religiões; a ver a existência com mais significado,; a encarar a morte falando dela,inculsive passei a entender melhor outras obras como o da Cecília Meirelles, Fernando Pessoa ,Pablo Neruda entre outros pelas referências que ele faz ,ele cita bastante Os heterônimos de Fernando Pessoa, não só neste livro mas em outros tb ,ele valoriza muito a poesia pq na concepção dele é uma forma de nos reconectar com nossa criança interior, ennxergar a beleza da vida .

Gabi.Martins 10/12/2023

Para se fazer a pérola...
Fazia bastante tempo que eu queria ler esse livro mas prefiro pensar que a leitura veio na hora certa.
Rubem Alves é uma pessoa esplêndida, não tem como descrever em palavras a sua excelência com a literatura, com a pedagogia e com tudo mais que ele fez.
Mas voltando a obra, se trata de um aglomerado de devaneios e pensamentos do autor que dividi-se em 11 partes ou capítulos, trazendo temas desde amor, educação, religião, política, morte, entre outros.
Cabe aqui dizer que a cada capítulo você se aprofunda mais em reflexões que não podem ser lidas e assemelhadas de uma hora para outra, precisa-se de tempo, por isso resolvi ler com calma, aproveitando cada frase e aprendizado que poderia me trazer.
Foi uma experiência pra vida em forma de leitura.
E, referenciando o título, digo que esse livro foi aquela areia incômoda dentro da ostra, que a cada página lida foi se transformando numa linda pérola.
Sim, ostra feliz não faz pérola, mas foi capaz de fazer Rubem criar um livro que fui feliz lendo. E que indico a todos!

Jéss 27/11/2023

Ostra feliz não faz pérola
Sempre quis ler uma obra de Rubem Alves, já conhecia algumas de suas frases famosas, e confesso, que gostei muito. Nesse livro, ele fala sobre os mais diversos assuntos presentes em nossas vidas: amor, religião, morte, velhice, trabalho ? sempre trazendo algumas estórias para ilustrar as ideias que quer passar. Alguns frases presentes são bem marcantes e em muitos momentos, a leitura foi bem reflexiva.

Ariane 05/11/2023

Leve
Um livro que apresenta situações do cotidiano com uma verdade impensável antes. Gostei bastante e super recomendo!!!

Bcoralli 28/10/2023

Rubem Alves sendo ele mesmo.
Eu acho esse livro uma graça, leitura fácil, bonita e divertida.
Eu adoro o autor e a forma que ele vai se conectando com o leitor, sou psicóloga mas não precisa ter formação para gostar desse livro.
Indico fortemente.

Comenta Livros 27/10/2023

Bom livro
Não gostei muito do livro teve momentos bons, outros que fiquei cansada de ler e outros até achei chatinho, porém valeu a pena ler porque claro, com sua escrita objetiva e os assuntos fazem você pensar e analisar muitas coisas, o que é bom.

site: https://comentalivros.com/ostra-feliz-nao-faz-perola-rubem-alves/

passos 26/10/2023

Ostra feliz não faz pérola
?Amamos não as pessoas que falam bonito, mas as pessoas que escutam bonito??

Livro extremamente sensível, amei!

Baconzitas 17/10/2023

Terrível de ruim
Péssimo estilo, parece um monte de Tweet solto aleatório, ideias jogadas mal desenvolvidas

Eu esperava uma história, um livro inteiro pensado a partir do título. Mas são só retalhos.

Algumas partes se repetem, tem algumas falas bastante machistas e antiquadas.

O fato dele ser psicanalista pode torná-lo um pastor melhor, mas o fato de ser pastor o transforma num psicanalista no qual não dá para confiar.

Não entendo por que esse livro é tão bem avaliado. Não é só que eu não tenha gostado do estilo, o livro também é ruim!

Rosália 07/09/2023

Todo mundo deveria ler Rubem Alves!

"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável. A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não cria. Não produz pérolas. São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer."