Ostra feliz não faz pérola Rubem Alves

Resenhas - Ostra feliz não faz pérola

Mago Leitor 28/12/2022

Ostra feliz não faz pérola
Nunca tinha lido nada do Rubem Alves, e foi uma surpresa incrível cada página, cada texto, do início ao fim o livro aborda assuntos diversos e reflexivos. Mais um pra adquirir fisicamente. "São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer".

Evy 20/01/2011

Eu costumo brincar que este é o "Livro do Desassossego" de Rubem Alves. Clarice Lispector também tem um, que é "A Descoberta do Mundo". Assim como o Livro do Desassossego, este de Rubem Alves traz diversos trechos lindamente escritos que segundo o autor "nunca iriam se transformar em literatura". Para que não fossem condenados ao esquecimento, ele resolveu publicá-los neste livro.

Que bom para nós que podemos ter a oportunidade de ler essas belíssimas palavras que nos despertam sentimentos tão bons.

Quanto ao título do livro, ele explica:

"A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para se mesma: preciso envolver essa areia pontuada que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire pontas outras felizes não fazem pérolas Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída Por vezes a dor aparece como aquela coisa que tem o nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi".

Leitura super recomendada!
Adriel Alves 19/02/2020minha estante
Um livro super divertido de se ler, uma compilação de pequenas idéias soltas que se complementam. Rubem nunca decepciona e sempre emociona.

Katia Rodrigues 20/06/2022

Pérolas aos montes
É cativante o modo como Rubem Alves diz as coisas mais sérias por meio de uma aparente conversa-fiada despretensiosa.

"O poema me mostra a beleza da minha alma que eu não via. Por isso a poesia é salvação. Na minha solidão, dou-me conta de que existe uma outra pessoa cuja alma se parece com a minha. Fico grato porque tal pessoa existe. Minha solidão se transforma em comunhão."

"Ao ouvir uma música que me comove por sua beleza, eu me re-encontro com a mesma beleza que estava adormecida dentro de mim."

"Por que se gosta de um autor? Gosta-se de um autor quando, ao lê-lo, tem-se a experiência de comunhão. Arte é isso: comunicar aos outros nossa identidade íntima com eles. Ao lê-lo eu me leio, melhor me entendo. Somos do mesmo sangue, companheiros no mesmo mundo."

"Pomar
As Sagradas Escrituras são um pomar onde crescem macieiras cheias de maçãs vermelhas, doces e perfumadas, oferecidas a quem quiser apanhar e comer. Mas nesse mesmo pomar também crescem espinheiros, joás de lobo, losnas amargas. O homem sábio sabe distinguir entre as maçãs e as plantas bravas. Colhe a maçã, sente seu doce e o seu perfume e diz: ?Palavra do Senhor?. O tolo pensa que tudo o que cresce no pomar é coisa de Deus, não sabe distinguir, colhe os espinhos, os joás de lobo, a losna, come-os, sua boca sangra com os espinhos e seu estômago sente ânsias de vômito com a losna. Mas ele, tolo, repete: ?Palavra do Senhor?... Bem disse Jesus que o homem bom tira coisas boas do seu bom tesouro. O homem mau tira coisas más do seu mau tesouro." "Sabia disso também o místico espanhol católico dom Miguel de Unamuno: Acreditar em Deus é, antes de mais nada e principalmente, querer que ele exista?. O sentimento religioso não mora no mundo das coisas que existem. Se Deus existisse, então o mundo seria o Paraíso... Deus mora no mundo das coisas que não existem, o mundo da saudade, da nostalgia. Os deuses que moram no mundo das coisas que existem não são deuses. São ídolos.""

Ig: @ingrisias
SirRobson 21/06/2022minha estante
Adorei como definiu o que nunca consegui, Rubem Alves é a conversa fiada que todas as vidas tinham de ter ao menos uma vez!

Katia Rodrigues 21/06/2022minha estante
É isso mesmo, Robson.

Guilherme2290 14/07/2020

gratidão por esse livro ter chegado até mim.
peguei sem saber quase nada sobre, e se revelou o livro certo no momento certo [o momento mais difícil de minha vida até agora, diga-se de passagem].

CrisIngrid 20/05/2021

Simplesmente perfeito. Perfeitamente simples.
Eu leria esse livro pelo resto da minha vida caso ele tivesse páginas infinitas. Mas como bem aprendi com seu amável autor, toda sonata encontra seu acorde final. Só me resta contentar com as diversas releituras que farei dele no futuro.
Rubem Alves é encantador, inteligente, sensível, humano, bem humorado, sarcástico quando preciso. Cirúrgico em suas críticas. De uma criatividade inigualável. E um contador de história exímio, como o bom mineiro que era. Seus textos sempre enchem meu coração das mais deliciosas sensações e sempre direciona minha mente para novos pensamentos, meus olhos para novos horizontes.
Fico feliz e grata por ele ter resolvido publicar esses vários trechos de textos que foi escrevendo durante a vida. Obrigada por presentear a humanidade com sua mente brilhante, Rubinho! ♥

Gloria.Araujo 23/07/2022

A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: "Preciso envolver esta areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas...". Ostras felizes não fazem pérolas. Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída. Por vezes, a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Este livro é repleto de areias pontudas que machucam, mas que fazem da dor uma razão para sempre continuar.

Ana 11/10/2020

Nesse livro de textos, Rubem Alves traz aspectos da vida e morte de forma muito simples e bonita. Muitos textos fazem você refletir, outros lhe adoçam o dia, e outros lhe fazem rir. Um livro delicado, e cheio de amor.

"O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas".

Thimsilva 23/12/2020

Mestre das palavras
As poucas leituras de Rubem Alves que fiz sempre me chamam a atenção pela maestria com que ele é capaz de usar palavras para nos pegar pelo fundo da alma... certamente esse é um livro que irei reler muitas vezes ao longo da vida

Karina 06/12/2020

Transformar a tragédia em beleza
"A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável."

Neste livro, Rubem Alves traz uma coletânea de textos sobre vários aspectos da vida que suscitam a reflexão.

"Ostra feliz não faz pérola" é um daqueles textos que não se esquece facilmente. A metáfora não poderia ter sido melhor. Afinal, é a partir das experiências ruins que temos a possibilidade de produzir em nós mesmos algo que nunca antes foi possível.

mayfranca 26/09/2020

Rubem Alves reuniu coisas que fazem refletir, coisas que você concorda e coisas que você discorda, coisas que deixam o coração quentinho, coisas que te ajudam a crescer. Este livro é realmente ouvir uma pessoa e seus pensamentos mais profundos. Foi o primeiro livro que li do autor e gostei muito, planejo ler mais.

A melhor crônica é "Será que eu escapo desta?".

Paulinha Mansur 23/03/2021

Que gênio é Rubem alves. Com senso de humor, delicadeza e até uma pitada de sarcasmo seus textos encantam e chama atenção para minúcias do dia a dia. Super recomendo a todos que leiam esse livro.

SARITA 05/05/2010

Fragmentos e recortes vividos por Rubem Alves para atestar a tese de que "Ostra feliz não faz pérola". O título é muito bonito, muito mesmo. E inspirador, muito. Porém esperei muito mais. Acho que devotei toda a beleza ao título, foi isso!
Lucas 08/05/2014minha estante
Pensei a mesma coisa que você! Já tinha assistido à entrevistas e lido algumas crônicas isoladas do Rubem Alves e acho ele um ser iluminado, inteligentíssimo. O livro traz ensinamentos valiosos, mas também muita coisa sem sentido de estar ali, que a gente lê e pensa: nossa senhora, pra que serve isso? Acredito que o Rubem Alves colocou indiscriminadamente todos os fragmentos da sua mente na obra, sem se preocupar se seriam ou não tão atrativos assim.

O título e a explicação do porquê a bendita ostra feliz não faz pérola é sublime, um primor que vale para a vida toda; mas confesso que o livro em muitas partes deixa a desejar. Mesmo assim não deixo de admirar o autor e vou procurar sim ler mais livros dele.

Lueny.Morais 26/03/2015minha estante
Você está mais do que Certa! A História fictícia que é a primeira do livro, cujo o subtítulo é "Ostra feliz não faz pérola" é interessante,bonita e inspiradora. E assim sucede o primeiro e terceiro pensamento do autor, mas daí o livro começou a me decepcionar com histórias sem sentido e desrespeitosas a certas pessoas deixando muito a desejar, com pensamentos que você diz "COMO TEM CORAGEM?!". Mas tenho certeza que irei em breve ler pelo menos suas cronicas isoladas.

Cesar Loyola 09/12/2021

De uma sensibilidade sem igual, Rubem Alves, sempre me surpreende e me canta com seus escritos.
Ler Rubem Alves sempre é pra mim um processo de reflexão e resignificacões sobre mim mesmo, sobre minhas relações interpessoais e com todos os aspectos da vida!

Kelly 25/03/2021

Ostra feliz não faz pérola
Esse livro de Rubem Alves são pequenos textos reflexivos sobre várias coisas cotidianas ele vai falar tanto de religião como de educação , vida e morte, achei bem interessante a forma como ele abordou alguns temas me fez refletir sobre várias coisas da minha vida foi uma experiência única amei o livro, recomendo.
°°° 25/03/2021minha estante
O Rubem tem uma forma incrível de escrever, muitas vezes quando eu estava lendo seus textos, parava e me via navegando em altas reflexões sobre a vida, e todos os seus dilemas. E o que acho mais incrível na escrita dele, é que ele escreve de uma forma tão simples e poética, sem muitas firulas.

Kelly 25/03/2021minha estante
Exatamente

Brnlli 24/02/2024

Rubem Alves é tão original, tão leve e descontraído. Me peguei rindo várias vezes na companhia de seu livro. É uma excelente leitura para aqueles que gostariam de se aprofundar mais sobre a nossa literatura brasileira que é tão rica em detalhes e piadas internas que somente nós como brasileiros entenderíamos. ???