O lado sombrio dos contos de fadas

O lado sombrio dos contos de fadas Karin Hueck

Resenhas - O lado sombrio dos contos de fadas

1 | 2 | 3 | 4

Cris 27/12/2020

Um livro para os curiosos
"Por trás de cada um dos contos originais estão séculos de mitologia e folclore que contribuíram para criar o mundo de fantasia que conhecemos e de cujos componentes ainda são feitos nossos sonhos." Pág. 14

Pra quem cresceu assistindo às adaptações da Disney dos contos de fadas, nem imagina o quão macabros eles eram quando surgiram.

Sim, pra quem não sabe, as histórias mais famosas como Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve e Cinderela foram sendo adaptadas ao longo de vários anos antes de chegarem ao que conhecemos hoje.

E muitas destas histórias eram tudo, menos histórias que seriam consideradas aceitáveis para as crianças de nosso tempo. Tinham alto teor violento, sexual e machista.

A autora neste livro resgata não só as versões originais de muitas histórias famosas, como também nos conta um pouco da cultura da época em que foram escritas e os hábitos e costumes das sociedades em seu tempo.

A autora também traz algumas histórias inéditas e conta um pouco da vida dos autores mais famosos, como os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Walt Disney.

Gostei muito da didática da autora, que traz um estudo muito interessante com uma linguagem acessível e divertida.

"De modo geral, vale a mesma regra para o que faz uma música boa: você pode não saber defini-la, mas vai saber reconhecer quando ouvir uma. Assim dá pra reconhecer um conto de fada já nas primeiras palavras." Pág. 15

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Geovanna 15/12/2022minha estante
Esse livro e caro pra caramba mas vou compra-lo porque parece ser super bom

Cris 16/12/2022minha estante
Eu tinha, mas vendi! Eu gostei bastante dele

Ronny 04/06/2023

A origem dos contos de fadas
O livro nos transporta para a Idade Média e o que esse período acarretou na origem dos contos de fadas que conhecemos. Percebe-se de longe que a autora fez uma vasta pesquisa e trouxe diversos dados complementares sobre os contos - e de uma forma fluida e envolvente (apesar de um tanto quanto ?genérica?). Eu até entendo que se fosse detalhar tudo sobre tudo, o livro iria ser um calhamaço sem tamanho, contudo, algumas partes foram descritas bem ?por cima?. Embora tenha tido essa ressalva, não prejudicou de nenhuma forma a leitura e eu super recomendo, vi que saiu uma edição mais atual (com a capa cinza), não sei se houve alguma mudança no texto.

Vany 29/07/2020

Uma viagem divertida e macabra pela origem dos contos
Como uma pessoa que sempre adorou contos de fada e cresceu com as versões bem fofis da Disney, a leitura de O Lado Sombrio dos Contos de Fadas foi ao mesmo tempo chocante - no sentido "affff cruz credo" - e fascinante!
O livro conta de uma forma bem humorada e cheia de referências a origem dos contos de fadas mais famosos. E a maioria é terrivelmente assustadora para os nossos padrões de hoje, praticamente toda mocinha foi estuprada ou fugiu para não ser, as histórias tinham muito sexo e violência. Um exemplo: Bela Adormecida. Como escreve a autora: "Estupro + necrofilia + adultério: achamos o príncipe menos encantado da história dos contos de fadas."
Tenso, não?
Mas o livro também traz reflexões pertinentes sobre o papel de madastras e bruxas (quem nunca se perguntou porque toda madastra é vilã?); a influência da fome e miséria nas histórias; o machismo, desde sempre moldando o comportamento das meninas, tudo inserido no contexto histórico da origem e evolução das historietas.
Então, para quem gosta do tema, o livro é uma viagem de descobertas muito divertida (um tanto macabra) e interessante. Vale muito a leitura!

Aline Obnesorg 14/11/2021

A história por trás dos contos de fadas.
Chocada que eu li esse livro que é praticamente um artigo acadêmico de mais de 200 páginas, e não consigo ler os artigos da faculdade de 10 páginas. Hahaha
Um livro muito interessante, com uma escrita fácil e esclarecedora.
A autora nos apresenta as inspirações históricas por trás da fantasia... O que eu achei incrível, porque se não fosse por esse livro eu nunca iria imaginar que algumas bizarrices realmente existiram na vida real.
Através desse link, conseguimos enxergar que em todo conto de fadas, por mais mirabolante que pareça, sempre há um fato ou um costume que marcou a história da vida real.

Edyzz 20/09/2020

Um convite as profundezas da inclinação...
O livro busca falar dos contos de "fadas" originais, ele é bem explicativo e instigante. Apesar da grande quantidade de informações não chega a ser massante, é uma boa leitura para quem gosta de história e horror, tem um maravilhoso toque de feminismo o que torna o livro perfeito para quem não encherga o poder que uma cultura tem sobre o comportamento social.
Boa leitura!

Florisel 07/06/2021

O lado sombrio de tudo
Então tu pega livro na estante e vendo o título: O lado sombrio dos Contos de Fadas, logo imagina que essa menina Karin Hueck, vai transformar as histórias em drama e terror. Ledo engano, pois logo nas primeiras páginas e em todo o livro, você é conduzido a uma série de informações, com inúmeros detalhes do que acontecia nas regiões onde se originaram cada conto, cada história. São relatos de costumes e folclore de várias regiões. Revelando uma grande e trabalhosa pesquisa, trazendo-nos uma verdadeira gama de conhecimento.

Sophia.Black 06/01/2024

Morte, incesto, canibalismo e muito mais
Eu já li esse livro algumas vzs, ent acho q ele acabou perdendo toda a graça do macabro q ele tinha, ao menos pra mim.
As histórias são interessantes, e saber q algumas são baseadas e acontecimentos históricos é incrível. As lendas se mostram bem mais antigas do q eu imaginava.
Esse livro é muito legal pra pessoas q gostem de sbr mais sobre seus contos de fadas favoritos, apesar de ser contado como um "documentário", oq pode ser um pouco chato e maçante. Isso depende de leitor pra leitor.
Rafael964 09/01/2024minha estante
Ainda lerei

pc9 17/11/2020

Era uma vez...
Tenho que primeiro dizer que achei uma leitura bastante aprazível, especialmente quando o assunto foi a análise histórica das civilizações antigas e a comparação dessas análises com as narrativas dos contos de fadas. Ajudou bastante a entender o porquê de determinadas coisas serem do jeito que são.

A evolução dos contos ao longo do tempo também foi um relato muito interessante, inclusive quando a autora chegou a fazer uma análise antropológica sobre a natureza do ser humano e o porquê de ser tão comum e normal aceitar os atos violentos atenuados dos contos (tipo o lobo devorar uma senhora de idade em Chapéuzinho Vermelho).

Ainda sobre a evolução, foi muito oportuno conhecer os autores mais influentes, mesmo sabendo que os contos, em sua grande maioria, foram transmitidos de geração a geração em reuniões populares em frente a lareiras, mesas de jantar, etc.

O livro é relativamente curto e a leitura bem rápida. Recomendo a leitura sem dúvida. Nota 4/5.

jonatas 07/06/2020

Assustador!
Você nunca mais vai ler os contos de fadas do mesmo jeito que lia quando criança.

Bia Mazzucchelli 17/05/2022

Bem detalhado
Trás um estudo simples e de fácil compreensão dos contos de fadas e sua importância histórica para nossa formação social

Mary285 30/08/2021

Bem ok
Conta a origem bizarra dos contos de fadas, mas chega a ser cansativo quando para de falar dos contos originais e mostra toda a época e origem história, ou como era contado no oriente, enfim, não gostei nem desgostei. Pra mim foi ok

Carla_let 17/04/2021

Final feliz pra quem?
Simplesmente fantástico.
O livro é um estudo da literatura (contos de fadas) e por isso pensei que não fosse me prender, porém eu estava enganada.
A autora mostra de uma forma detalhada e com uma escrita leve cada capítulo, cada história, cada costume de tempos e lugares diversos.
É muito bom para obter conhecimento de mundo, trato ele como um livro histórico. Com algumas comparações ao Brasil tornou mais prático os exemplos. Vale super a pena.

DrAlu 20/09/2020

Uma coletânea das maiores fábulas, correlacionado a vida do povo da época, mas não contém todos os contos. O autor cita os irmãos Grimm, com alguns exemplos. Vale a pena a leitura, mas se quiser se aprofundar mais, terá que procurar livros específicos de fábulas.

06/05/2022

Há mais para contar
Livro ótimo, muito melhor do que eu esperava. A autora faz uma análise histórica e psicológica dos contos populares, mostrando que os contos eram primeiramente assunto para adultos, remetendo a cultura da sociedade de antigamente, com histórico sombrio e violento mas que mudaram ao longo do tempo, se transformando em contos para crianças.
Realmente, vale a leitura.

Carine.Klauck 15/05/2020

Incrivelmente maravilhoso!
Este tipo de livro me fascina. Onde muitas das coisas que acreditamos cai por água abaixo. Imaginar que aqueles contos de fada fofos criados pela Walt Disney esconde um lado sombrio e inacreditável. Uma ótima leitura. Super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4