Depressão e Graça

Depressão e Graça Wilson Porte Jr.

Resenhas - Depressão e Graça

Ana Elizabeth 15/05/2022

Que livro gostoso de ler! Todo cristão deveria ler para parar de falar bobagem. Amei os paralelos bíblicos.

Bi Sagen 02/10/2020

Como cristã, acredito que somos uma junção de corpo, alma e espírito. E que cada um desses elementos precisa ser cuidado. Depressão e graça tem justamente essa abordagem. Apontando biblicamente direções espirituais e também enfatizando a importância de procurar profissionais da saúde para tratamento específico.

Ainda que isso pareça óbvio para muitos, consultas em psicólogos e psiquiatras ainda é um assunto delicado para outros. Assim, o autor inicia o livro explicando cientificamente o impacto da depressão no corpo. Além de quais sintomas podemos observar e como a ciência explica-os. A fim de mostrar que aconselhamento cristão é bom, mas a busca por um profissional capacitado também é fundamental.

A segunda parte do livro Wilson Porte nos apresenta personagens bíblicos que passaram por períodos de tristeza extrema, que hoje entendemos ser depressão. E também o que motivou seu sofrimento e como entender a graça nesses períodos. Ao fim de cada capítulo, há algumas perguntas para reflexão.

Caim, Jó, Moisés, Asafe, Davi, Salomão, Elias, um aluno de Eliseu, Jonas, Jesus, Pedro, os discípulos de modo geral, Paulo, e a igreja de Filipenses tem alguns trechos de suas histórias analisadas. A fim de refletirmos sobre ira, solidão, ansiedade, perdas, rebeldia, contentamento, perspectiva, medo e tribulações no geral.

Na parte final há uma retomada sobre tudo aquilo que já foi exposto. Com o acréscimo da importância de descansarmos em Cristo, e encontrarmos em sua graça a paz que excede todo o entendimento.

Um destaque para o apêndice que trata sobre como nossas orações refletem a imagem que temos de Deus. Desde aqueles que acreditam em barganha, em ordenar seus desejos, ou em se vingar se seus opositores. E dá a solução mais adequada: buscar biblicamente a melhor forma de se relacionar com o Pai. Achei muito interessante.

Kim 14/03/2021

O livro, tratando da depressão na vida dos cristãos, nos apresenta as histórias de homens de Deus, bíblicos que passaram por esse tipo de situação e nos mostra como a graça de Deus os socorreu quando estavam na escuridão.
Além disso, trata também de alguns preconceitos em relação à doença que ainda existem no meio dos crentes e após a conclusão pontua algumas heresias comuns em algumas comunidades e que causam confusão em relação à nossa identidade enquanto homens e enquanto filhos, confrontando-as com a verdade bíblica.
É um ótimo livro para começar a entender essa condição que pode afetar a qualquer um de nós. Além de me edificar, tenho certeza que ele me ajudará a ajudar os meus irmãos.

Matheus Motta 28/02/2022

O que Davi, Jó, Elias, Jesus, Salomão, os discípulos de Emaús têm a ver com depressão? Com uma linguagem acessível e um tom pastoral maravilhoso, Wilson Porte Jr. nos conduz a uma teologia saudável no que diz respeito aos transtornos mentais. Recomendadíssimo!

PatyLendo2023 21/08/2023

Cuidado divino e humano
Depressão é uma doença e precisamos de ajuda médica também. O Senhor Deus deu sabedoria aos médicos para cuidar de nós.

"É interessante que tudo aquilo que precisamos nos momentos de angústia é de PAZ. Paz que nos ajude a manter a mente tranquila para pensar e o coração calmo diante da certeza de que tudo ficará bem no final."

Susu 27/01/2024

Livro maravilhoso para quem está passando por um momento de depressão e ansiedade ou para quem tem alguém próximo que esteja passando ou para quem simplesmente é cristão. Aborda o que é depressão, como se manifesta, como identifica-la, como devemos encarar a luz das escrituras. Palavras de consolo, exortação e informação para todos. Indico!

Gilmar.Melo 30/05/2018

O cuidado de Deus diante da depressão
Neste livro, o Pastor Batista Wilson Porte Jr trata de um dos maiores problemas atuais e que tem a cada dia atingido um maior número de cristãos, a depressão.

Partindo de um ponto de vista devocional, ele aborda e desmistifica os mitos envolvendo a depressão, principalmente em relação aos cristãos.

A maior parte do livro, o autor aborda o cuidado de Deus com os diversos casos existentes de sofrimento e tristeza profunda existentes em Sua Palavra. Vários personagens bíblicos, grandes homens de Deus, tiveram experiências semelhantes ao que denominamos hoje de depressão. E o autor aborda muitos desses exemplos enfatizando a graça que é dispensada por Deus no cuidado dos Seus servos que sofrem.

Um bom livro para meditarmos e para termos esperança quando estivermos passando por esses momentos de tribulação, pois como seres humanos estamos suscetíveis à isso. E também um livro para adquirirmos ferramentas divinas para levarmos ajuda àqueles que estão sofrendo.

Segunda leitura.

Pedro.Felippe 04/06/2021

Realidade bem próxima
Exelente livro, traz esclarecimentos necessários para a questão da depressão, visa mostrar a realidade da enfermidade com olhares Bíblico e secular.

Day 13/05/2022

Necessário
Todo líder deveria ler esse livro, o autor aborda com precisão um assunto tão delicado como é a depressão, e que infelizmente ainda têm sido tabu em algumas igrejas.

Guilherme.Francisc 23/06/2017

Esclarecedor
Gostei bastante do livro. Eu estava com uma imensa expectativa por essa leitura e agora digo que não foi vã. A construção do livro é muito bem feita. O assunto é tratado de forma clara e ampla em muitos pontos.
Os fato de ter em boa parte dos capítulos, um espaço para refletir sobre a sua vida e sobre a leitura é encantadora!
O apêndice do livro nos traz uma reflexão muito interessante e nos mostra os erros que devemos evitar no trato com o nosso Soberano Senhor!
Recomendo bastante. Para quem gosta do assunto e/ou já passou por depressão seja consigo ou com alguém próximo, o livro ajudará bastante a entender e na tomada de decisão.

Esther Netto 25/10/2020

É um livro bom, repleto de Bíblia e com excelentes explicações. Boa parte do livro consiste em uma análise de mais de dez personagens bíblicos e com seus sentimentos depressivos, algo que, para lidar com emoções cotidianas é muito eficaz.

Como o próprio nome do livro diz, há muita graça de Deus no cuidado dos seus servos e o autor foi muito feliz nas evidências de tamanha graça.

Minhas ressalvas quanto ao livro são: há infinitos erros na revisão, há palavras faltando e falta concordância, além de entender que não é um livro pra todos, é para crentes que enfrentam depressão, no entanto, há pessoas que precisam de muito mais ajuda, principalmente de ajuda profissional, que não deve ser excluída ou categorizada como pecaminosa em nenhuma parte do processo.

É um bom livro, escrito com boas intenções e que abençoou minha vida, aprendi sobre Bíblia e sobre a graça de Deus!

Isa 11/01/2022

Ele é PERFEITO UM DOS MELHORES LIVROS QUE JA LI , E TODO cristão , repito , TOdoo cristão deveria ler ! Aborda o tema com uma linguagem simples no sentido de clareza mas ao mesmo tempo carregada de verdades que quebram nossa ignorância !!!!!

Medieval 27/12/2022

Um consolo para a dor
Aprendemos com os exemplos de homens de fé que a depressão não é algo atual, mas existe desde muito tempo. Com os exemplos desses homens de fé vemos a graça de Deus nas mínimas coisas, nas coisas que a gente acha que Deus não se importa.
De todos os exemplos que foram mostrados no livro eu me comovi muito com o jeito que Deus trata a tristeza de Elias e com a história de Asafe.
O livro chocaria um religioso ao falar sobre a necessidade de ajuda psicológica e também chocaria uma pessoa totalmente "viva a ciência" ao falar que algumas tristezas são devido a pecados cometidos.
Acho que o livro tem que ser lido com cautela, pois do contrário, irão entender uma mensagem errada.
O livro é um ótimo amigo para os cristãos que enfrentam a depressão e a ansiedade

Esdras.Nascimento 15/06/2023

?A depressão ceifa mais anos do que a guerra, o câncer e a Aids juntos. Outras doenças, do alcoolismo aos males do coração, mascaram a depressão quando esta é a causa; se levarmos isso em consideração, a depressão pode ser a maior assassina do mundo.?