Ensaios de Amor

Ensaios de Amor Alain de Botton

Resenhas - Ensaios de Amor

1 | 2 | 3 | 4

Catarine Heiter 30/01/2022

Entrei nesta obra sem saber nada sobre o livro e, logo de início, me surpreendi positivamente com o formato de apresentação do texto! Adoro quando encontro historinhas que ilustram pontos técnicos a serem desenvolvidos, mas aqui temos muito mais do que isso. Temos uma história genérica, mas que se conecta com qualquer pessoa desde o início e várias questões filosóficas sendo apresentadas, em paralelo, de forma rápida e simples. Confesso que no meio cheguei a cansar um pouco desta fórmula, mas o desenrolar do relacionamento do casal me tomou de volta para os trilhos da reflexão. Um livro para reler, com certeza! Inspira o estudo e uma boa conversa sobre o tema. Brilhante!

Esta leitura foi inspirada pelo desafio DLL 2022, na categoria ‘Casal na capa’

Nayse 15/10/2021

Um daqueles livros que você sempre tem vontade de ler mais uma vez.

Sincero, autêntico e com grandes verdades sobre o amor, é assim que eu definiria esse livro.

BruPimentel 16/08/2021

Um Livro Incrível!
Meu primeiro contato com o autor e certamente lerei outras obras dele.

Eu sou do tipo que não gosta de livros de romance, daqueles com foco no casal, mas esse livro traz uma abordagem filosófica e psicológica da construção de uma relação desde seu início, desde o apaixonar-se.

Ainda que eu considere muitas vezes exageradas e idealizadas demais as ideias e visões do autor e não me identifique com elas (motivo de não ter dado 5 estrelas ??), esse livro traz muitas reflexões de uma forma leve, sem ser repetitivo ou parecer um livro de auto-ajuda.

Acho que todos deveriam ler para talvez se perceberem um pouco mais, trazer outra visão pra suas relações ou observar seus próprios padrões.

Pra mim valeu muito a leitura e adorei a forma de narrativa do autor. Dei inclusive algumas risadas ao longo desse livro. Foi uma excelente leitura!

Lara 14/06/2021

Leitura compartilhada
Gostoso por ter lido com ele. Livro bonzinho, em alguns capítulos sentimos que faltava algo, análises superficiais, mas ainda assim interessantes.

Tradução um tanto difícil.

Jéssica Fernandes 08/06/2021

Não me prendeu tanto como ?o curso do amor?. Mas achei interessante como o autor trouxe de forma leve assuntos sociológicos para a história.

Sumaia.Gomes 13/04/2021

Harry Styles que me perdoe, mas que livro chato rs
Brincadeiras a parte, essa leitura exigiu muito de mim para ser terminada, simplesmente porque não curti.

Muitas partes são de fato relevantes e trazem pensamentos e reflexões muito interessantes é importantes, mas na maior parte não me desce. O exagero, a idealização, o amor exacerbado. Sei que quando nós apaixonados ficamos bobos, que términos trazem sofrimentos, que amar é complexo, mas o dramalhão sem fim e as comparações descabidas da obra me irritaram um pouco.

Sei que as pessoas gostam desse estudo filosófico do amor e da seriedade, mas a sensação era que eu estava lendo um livro escrito por um macho palestrinha ou que estava mergulhando dentro do enredo da série Todas As Mulheres do Mundo.

O final vai ganhando nuances interessantes, mas ainda assim ele é enfadonho e me deu uma preguiça danada.

Desculpem os ?inteligentes? e evoluídos que curtem, isso aqui não é para mim. Voltarei para Bauman.

Gaabiis 15/03/2021

Excelente livro. O autor mescla uma história com reflexões filosóficas e sociológicas, mas com uma linguagem fácil a leitura flui bem. Me peguei me identificando com o narrador em alguns momentos. Realmente deve ser recomendado para quem está, não está mais ou nunca esteve em um relacionamento.

Otavio.Arruda 11/02/2021

Vale muito a pena
É muito interessante como o autor vai, concomitantemente, discorrendo uma história de amor e introduzindo de forma sutil diversos conceitos filosóficos e sociológicos que nos fazem refletir profundamente.

Alice 28/01/2021

Incrível
Em uma leitura fácil e leve, o autor revela encontros e contradições em um romance de ficção que em nada difere das dores e alegrias de um relacionamento. Incrível!!!

Beca 25/01/2021

Fenomenal!!
Como uma boa quarentener me vi perdida no amazon, enchendo carrinhos como se nao houvesse amanhã e me deparei com esse livro. Comprei junto com outros que estava querendo fazia algum tempo e acabei negligenciando a sua leitura. Quando comecei a ler, me surpreendi absurdamende com o tanto que esse livro é necessario e eternamente atual. Te traz reflexões sobre relacionamentos, sim, mas principalmente sobre o amor e seu olhar para aquele que você ama. Sobre o quanto que somos moldados a partir do amor que damos e recebemos e o quanto isso é importante para nos vermos como somos. É um sopro de filosofia para te fazer entender como lidar com as coisas da vida, e que muitas delas são mais comuns e previsíveis do que achamos. Senti muito como um livro de autodescoberta.

Agnaldo 23/01/2021

Nostalgia de um começo
Excelente livro, começa com um história simples e que muito de nós já vivemos ou passamos por certos momentos como os descritos. E mostra quão iludidos podemos ser quando estamos apaixonados, criando uma utopia em nossas mentes, que com o tempo vai se desfazendo e mostrando que o amor não depende só dá gente.

Eduardo 13/01/2021

Livro que todos deveriam ler!
"Nós apaixonamos porque desejamos escapar de nós mesmos com alguém que seja ideal quanto somos decaídos." Pg. 44

Ana Lyra 03/08/2020

Tudo sobre o amor
Um dos melhores livros que já li na vida! Dentro de um história de amor, exemplifica várias situações que comumente acometem relacionamentos, faz várias reflexões interessantes. Muito bem elaborado. Vale muito a pena a leitura. Zero arrependimentos! É daqueles que vale a pena reler em várias fases da vida.

Anna 16/06/2020

Ensaios de amor
Ganhei este livro de presente, não o conhecia e nunca tinha ouvido falar do autor. Foi uma surpresa maravilhosa pra mim, a mistura entre filosofia e romance funcionou muito bem, temas filosóficos muito interessantes são abordados pelo autor, sem tornar a escrita maçante. A história dos personagens é retratada apenas superficialmente, porém não deixa a desejar.

1 | 2 | 3 | 4