Ensaios de Amor

Ensaios de Amor Alain de Botton

Resenhas - Ensaios de Amor

1 | 2 | 3 | 4

amndamarin 06/03/2024

Durante a leitura é difícil entender se o personagem ama de verdade ou nao. No início nao gostei - porém, o que é o amor se nao uma construção?
As vezes achamos que amar significa viver no fantástico mundo de Bob; e esquecemos que na verdade porquanto existir amor também existirá o ódio, a raiva, a incerteza, etc.
As vezes também acaba mais rápido do que poderíamos imaginar, pois o amor é livre até mesmo para ficar.
Gostei da sinceridade dos personagens em admitir que, apesar de estarem e conviverem no mesmo lar, existem dias em que nao se gostam e admitem isso sem deixar que signifique um desgostar acompanhado de desafeto. Apenas pessoas lidando com seus sentimentos enquanto eles ainda existem. and I think that?s beautiful

Lis 06/01/2024

Muito denso
Utilizando um romance como fio condutor, o autor vai despejando várias reflexões e trazendo citações de filósofos sobre os estágios do amor. Desde o início da paixão até a rotina, acomodação, discussões e término. Por isso é um livro pesado, denso. A gente lê um capítulo e percebe que tem que ler de novo, que não compreendeu tudo direito. É uma leitura morosa.

Mas gostei bastante das reflexões, principalmente o mix de sensações durante e após o término de um relacionamento, que me identifiquei bastante. E também sobre a parte que comenta que somos meio amebas: precisamos de alguém para legitimar nossa existência, embora nenhum olho pode conter inteiramente nosso eu. Então cada relacionamento (seja amoroso, seja familiar ou profissional) ressalta diferentes características do nosso caráter. (Tentei resumir, mas o capítulo 14 - Confirmação do Eu é um show).

Valterflávio 19/12/2023

Traz ensinamentos e reflexões interessantes!
Achei a leitura - para falar a verdade - bem fluida e interessante, com uma estória como plano de fundo para dissecar assuntos delicados, como traição, paixão e possessão. Em resumo, é uma boa obra para quem quer entender um pouco mais sobre ?o que faz pessoas se apaixonarem? e sobre o ciclo do amor, que é perfeito em suas imperfeições. Indico demais.

luadepaginas 11/12/2023

Apesar das boas reflexões, citações e exemplos, o livro é bastante cansativo. A tentativa de racionalizar o amor é interessante, mas não dá pra racionalizar algo que não conseguimos controlar no que diz respeito a sentimentos.

Kezices 02/10/2023

Achei interessante a forma como o autor usou como fio condutor a história de um relacionamento em várias fases para tecer reflexões filosóficas sobre amor romântico, sem tornar o texto cansativo (a forma de organização textual também auxilia nesse aspecto).

Não abrange outros modelos de relacionamentos ou de sociedades (não sendo o objetivo do livro), mas traz discussões interessantes sobre relacionamentos e padrões sociais construídos.

Ludmilla 10/09/2023

Será que realmente existe amor à primeira vista? Allan de Botton joga luz sobre as várias e controversas emoções que constituem os relacionamentos. Bem interessante.

Anderson.Coelho 09/07/2023

Ensaios de amor
Achei a dinâmica do Alain muito interessante principalmente por viver um término recente. Acredito que a forma que ele narra, e exemplifica, os sentimentos nos coloca em uma posição de observador do caos. Importante analisarmos nossos objetivos e pensar que sim. Está na hora de evoluirmos e saber que estamos prontos para o próximo capítulo ??

skuser02844 24/05/2023

O melhor livro que li sobre amor e filosofia
De primeira achei que nao ia curtir muito o livro ( pq a forma q ele eh escrito eh diferente), mas assim q me engajei no livro nao consegui mais parar de ler, o jeito como ele correlaciona todas as fases do romance com seus pensamentos e filosofias eh simplesmente incrível, um dos meus livros favoritos, recomendo demais

juliana.spineli 02/04/2023

Com certeza é um livro pra ser lido várias vezes no decorrer da vida
Confesso que no começo eu não tava gostando muito, mas em algum momento esse livro me cativou de uma maneira surpreendente, a forma que o autor introduz pensamentos filosóficos/ sociológicos foi muito bem realizada e me prendeu ainda mais na história , recomendo muito esse livro pra quem curte psicologia e quer ler um romance diferente. Pretendo reler mais pra frente.

le.soulluna 09/03/2023

Então Amar é estar sempre disposto a ensaiar...
Me senti como se estivesse sentada na mesa de um bar, ouvindo as histórias de um amigo inteligente, afetuoso e dedicado à aventura e à arte de amar...nos enriquece por meio da sua linguagem simples, perspicaz, nas associações e reflexões inteligentes sobre o tema, sem abrir mão da sua humanidade ao lidar com os prazeres e dissabores de amar. Uma leitura leve e com uma narrativa despretensiosa, porém muito responsável e dedicada ao tema, que vale a pena experimentar...??

Caio 17/11/2022

Certos livros não precisam ser grandiosos para nos tocarem. Este fala a nossas inseguranças e fragilidades, ao que nos faz felizes e humanos.

10/10/2022

Achei um livro ok
O livro é bem escrito, mas não é algo que te envolve. Li até o final de teimosia e em muitas páginas pensava que os personagens precisavam de terapia.
sofia matioli 10/05/2023minha estante
e n precisamos todos

Thayssa.Tannuri 17/07/2022

Tinha lido este título há 20 anos e fiz uma releitura. Segue impactando da mesma forma, a história sobre como nos apaixonamos é atemporal...

maria20786 16/02/2022

narrativa um pouco difícil
a narrativa desse livro é um pouco difícil pois é diferente daquelas que to acostumada a ler. mas o livro é muito bom, te faz enxergar através do outro e o mais profundo do outro. faz você sair da sua zona de conforto e se entregar totalmente a leitura. recomendo!

Leandro506 01/02/2022

Adorei
Gostoso de ler, direto, fala sobre ganhos e perdas (que podem tbm ser ganhos) e nos proporciona um incrível convite para reflexões profundas sobre as relações amorosas.
??tudo o que temos a temer é o próprio medo.?

1 | 2 | 3 | 4