A Filha do Capitão

A Filha do Capitão Alexander Púchkin

Resenhas -

Romeu Felix 29/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Filha do Capitão" é um romance clássico escrito por Alexander Púchkin, um dos maiores escritores russos do século XIX. Esta obra, em sua edição de 1987 pela Edições de Ouro / Tecnoprint, traz o texto em português traduzido por Marques Rebêlo, permitindo que os leitores de língua portuguesa apreciem a narrativa envolvente e cativante de Púchkin.

O livro conta a história de Piotr Griniov, um jovem oficial do exército russo, e de sua filha, Maria. Ambientado na Rússia do século XVIII, durante a época do reinado da Imperatriz Catarina II, o enredo desenrola-se em meio a conflitos militares, intrigas políticas e revolução. Através das experiências de Piotr e Maria, Púchkin retrata a vida na Rússia czarista e expõe as tensões entre diferentes camadas sociais.

"A Filha do Capitão" é um romance de caráter histórico, mas também aborda temas universais como amor, honra, lealdade e ambição. A narrativa de Púchkin é marcada por uma prosa elegante e cativante, com diálogos bem construídos e descrições detalhadas dos cenários e personagens. O autor demonstra um profundo conhecimento da sociedade russa da época e apresenta personagens complexos e realistas, com suas virtudes, falhas e anseios.

Um dos aspectos notáveis do livro é a habilidade de Púchkin de criar tensão e drama ao longo da trama. Ele explora os conflitos internos dos personagens, suas escolhas difíceis e as consequências de suas ações, mantendo o leitor interessado e ansioso para descobrir o desfecho da história. Além disso, o romance apresenta uma crítica sutil às injustiças sociais e à hierarquia de classes, revelando a visão crítica e progressista do autor.

A edição da Edições de Ouro / Tecnoprint apresenta uma tradução competente e preserva o estilo e a essência da narrativa de Púchkin. As 142 páginas da obra são bem aproveitadas, oferecendo uma leitura ágil e envolvente. A edição também conta com uma introdução que contextualiza a obra e seu autor, proporcionando um maior entendimento do contexto histórico e literário em que o romance se insere.

"A Filha do Capitão" é uma leitura emocionante e imersiva que transporta os leitores para a Rússia do século XVIII, revelando os dilemas morais e as paixões humanas que transcendem o tempo. É uma obra que combina elementos históricos, românticos e políticos de forma habilidosa, destacando-se como uma das grandes contribuições da literatura russa. A tradução de Marques Rebêlo e a edição da Edições de Ouro / Tecnoprint oferecem uma oportunidade valiosa para apreciar essa obra-prima na língua portuguesa.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Cris 30/04/2023

Recomendo
Gostei. Foi uma boa experiência de leitura. Livro bem escrito, tem uma história envolvente e fluída, com personagens definidos e cativantes.