O Encantador de Livros Lucas de Sousa

Resenhas - O Encantador de Livros

Cris Lopes 02/07/2020

Todos que amam leitura e são apaixonados pela literatura deveria ler este livro. Um livro muito emocionante de ser lido, que trás lições pra todas as idades. Em apenas dois dias concluí a leitura com uma alegria forte no coração. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, mas achei a escrita super acessível e de fácil compreensão, com certeza repeteria a experiência com outro livro do Lucas.
É o tipo de história pra se divertir, passar um tempo agradável e compartilhar com as crianças (garanto que elas também vão amar e se sentir estimuladas por esse mundo). Queria muito comprar uma passagem para esta cidade, onde compro?

Lucy 23/06/2020

O Encantador de Livros
Nossa, que legal morar em um lugar onde as pessoas morasse em casas que parecessem livros, onde as pessoas lessem e escrevessem.
É um livro bem gostoso de ler.
Fala de amizade, da importância da leitura.
Adorei a capa.

Bel 13/05/2020

O encantador de livros
Finalmente, acabei!!! Não que o livro seja ruim, mas realmente ele não me prendeu, mesmo sendo de fantasia e falar o tempo todo sobre livros.
Benjamim é uma criança que nasceu numa cidade em que tudo gira ao redor dos livros, porém ele nao sabe ler.
O prefeito da cidade não conformado com a fato de que a renda na cidade era baixa, ele decreta a proibição de vários livros para que as pessoas tenham outra ocupação. Então, Benjamim e os amigos se juntam para tentar acabar com essa proibição e contam com a ajuda fundamental do "encantador de livros", um mágico super poderoso e sempre que os meninos estão em apuros ele de alguma forma ajuda-os.

Luciana 19/02/2020

Que livro bonitinho...
Um livro para distrair a mente, para amar os livros, para querer ler mais e mais...Uma história para aquecer o coração!!
É possível ler com os filhos, e se divertir em meio a história sobre livros!

lavinia.pontes 02/02/2020

Meio fraco...
Parecia ser interessante, mas durante a leitura a história parecia enrolada e depois quando começa a criar um clímax, tudo acontece rápido demais e acaba. Poderia ser melhor desenvolvido

Drica 21/01/2020

Livro delicioso de ler!
Escolhi esse livro como um dos que vai participar da primeira edição de um projeto com meus sobrinhos leitores e não me arrependi nenhum pouco. O livro é muito fluido, cheio de aventuras e de um alerta para cada um de nós: a importância de sermos bons leitores para que possamos formar uma consciência crítica a fim de perceber por trás das palavras, o seu real significado! Vamos lá?

site: https://www.cafelivrosesonhos.com/post/o-encantador-de-livros-resenha-2

Infinitas 04/09/2019

O que primeiro me interessou foi o titulo e a capa. O encantador de livros é uma obra infanto juvenil linda e marcante. Tudo se passa na "Cidade dos Livros" onde o que move as pessoas e até mesmo a economia é o amor pela leitura. Em cada canto existe pessoas lendo, seja no ponto de ônibus, nas escolas, andando pelas ruas, qualquer local que fosse existe pessoas lendo algum livro.

"Fosse a luz de velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia."

Benjamim mais conhecido como o apanhador, é um menino de 10 anos, um garoto humilde que mora com sua madrasta Eunice, ele é analfabeto e é apaixonado por livro, ser analfabeto é algo que ele sente muita vergonha, mas já tentou de tudo que é jeito, mas ele não consegue aprender, mas mesmo isso não o impede de ir colecionando livros.

Seus amigos, Ariane, André, Nicolas e Clarice não sabem o segredos de Benjamim, e nem todos na cidade. Ele é bem conhecido, por ir todos os dias pelas ruas pedindo livros para a sua coleção.

"Feliz é aquele que, mesmo não sabendo ler, consegue amar os livros e salva-los."

Tudo parece perfeito, ate que a cidade toda fica agitada aguardando a chegada do maior contado de histórias do mundo, o Encantador de Livros, um homem misterioso que tem o poder de dar vida aos livros.

A realidade deles fica ameaçada pelo atual prefeito, Bonanza, que decreta que não irá mais existir novos livros de fantasia e ira substituir por mais tecnologias. A fantasia transporta os moradores deixando tudo mais mágico e alegre, mas saber que ficarão sem esses livros deixa muita gente revoltada, pois os moradores vivem e respiram livros, e tecnologia é o que eles menos tem interesse em consumir.

"A fantasia nos revela a verdade que muitos adoram esconder."

Os moradores são contra, mas não sabem como evitar a tragédia, ainda mais por que o prefeito afirma que o Encantador de Livros esta do seu lado. Mas como seria possível um homem que adora livros querer se livrar deles?

Mas Benjamim e seus amigos não ficarão quietos, ate que eles desvendem o mistério e salvem a Cidade dos Livros das ameaças.

"Se começarmos uma tarefa sem acreditar no que somos capazes de fazer, não faremos grandes coisas. Acreditar em nós mesmos é o primeiro passo para ser feliz de verdade."

Benjamim foi o que mais me encantou, não tem como não se apaixonar por esse personagem. Já Eunice, a madrasta foi uma personagem que me deixou confusa, uma hora ela é uma pessoa boa, esforçada e trabalhadora e um pouco amargurada, e em outro momento ela é má, é como se ela tivesse duas personalidades diferentes.

O encantador de livros tem uma capa linda, que eu posso dizer que é uma das mais lindas que eu já vi, a diagramação esta perfeita, a fonte de um tamanho agradável para leitura, os capítulos são curtos e as páginas são amareladas. Por ter menos de 200 páginas é uma leituras rápida que pode ser lido em poucas horas. Os personagens e o ambiente foram muito bem construídos e desenvolvidos, a editora fez um excelente trabalho.

O autor conseguiu fazer com que todos os personagens tenham um papel importante, e com uma escrita leve, Lucas de Sousa consegue fazer o leitor mergulhar nessa aventura. O enredo possui reviravoltas surpreendente e mesmo sendo uma narrativa voltado para o publico mais jovem serve para todas as idades.

Assim que iniciei a leitura fui levada diretamente para dentro da trama que fala sobre o amor pelos livros, de como a leitura nos transporta e nos faz viver momentos incríveis que a realidade muitas vezes não nos permite. O encantador de livros nos ensina a importância da literatura.

"Vamos sempre amar os livros por que eles nos fazem uteis e não nos tornam imbecis."

site: https://infinitasleituras.blogspot.com/2019/08/resenha-o-encantador-de-livros.html

Elida Malheiros 14/08/2019

Um livro pra quem ama livros.
Que fofura! Foi assim que me senti lendo essa fantasia. Afinal, qual apaixonado por livros não desejaria morar na Cidade dos Livros? Bibliotecas, lançamentos, escritores, e tempo, todo o tempo do mundo pra ler!

Mas nem tudo é perfeito nem na cidade dos livros, afinal, o prefeito Bonanza, o responsável por manter a paz e a ordem na cidade, não tem nada de bom político, ele quer acabar com os livros!

O pequeno Benjamin, é a criança mais apaixonada por esse universo, e mesmo com as suas dificuldades, ele sabe que algo precisa ser feito para acabar com esse plano malígno! Ele e seus amigos, vão entrar nessa aventura com o intuito de proteger todos das mãos horrendas de Bonanza, e ao mesmo tempo desmascarar a maldade do prefeito. Será que o famoso encantador de livros pode ajuda-los nesse desafio?

Um livro muito gostosinho de ser lido, que trás lições pra todas as idades. Em apenas dois dias concluí a leitura com um quentinho no coração. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor, mas achei a escrita super acessível e flúida, com certeza repeteria a experiencia com outro livro do Lucas.
É o tipo de história pra se divertir, passar um tempo agradável e quem sabe compartilhar com uma criança (garanto que elas também vão amar e se sentir estimuladas por esse mundo). Você pode encontrar o livro tanto no formato físico, quanto em e-book, basta procurar lá na Amazon, ou no próprio site da editora. Pra quem curte, fica aqui essa dica de um ótimo livro, torço pra que vocês gostem tanto quanto eu.

site: https://www.instagram.com/falandodoqueli/

Atraídos Pela Leitura 25/07/2019

O Encantador de Livros
O Encantador de Livros traz a história de Benjamim, um garoto que vive na maravilhosa Cidade dos Livros. Lá, todas as pessoas amam ler e em todos os lugares você irá se deparar com livros. Nas árvores, nos pontos de ônibus, nos postes, em praticamente todos os lugares as pessoas estão sempre lendo.

Benjamim ama os livros, mas infelizmente ele não sabe ler e este é um segredo que ele esconde até dos próprios amigos. Apesar disso, todos os dias ele sai pelas ruas da cidade recolhendo livros e montando uma biblioteca particular no porão de sua casa.

Para comemorar a vitória nas últimas eleições, o novo prefeito chamado Bonanza está planejando uma festa para amigos e familiares e promete a presença do Encantador de Livros, um famoso contador de histórias que é aclamado por todos da cidade. Infelizmente, o Encantador de Livros não aparece e deixa a cidade toda desapontada e em polvorosa. Além disso, o prefeito decide que irá acabar com todos os livros de fantasia.

Para o desespero da população, todos os livros da cidade começam a desaparecer e ninguém sabe o que aconteceu com o Encantador de Livros. Diante de todo este mistério, Benjamim e seus amigos vão tentar descobrir quem está roubando os livros e qual o paradeiro do Encantador de Livros. Embarque nessa aventura e descubra o final dessa história.

O Encantador de Livros nos proporciona uma leitura leve, divertida e também reflexiva. O autor Lucas de Sousa nos proporciona alguns questionamentos: O que seria da nossa vida se todos os livros desaparecessem? Ou, será que devemos nos envergonhar por não saber algo que a maioria das pessoas sabem?

Gostei muito desse livro. O enredo é bem envolvente, a linguagem simples e as personagens são bastante interessantes e bem construídas, principalmente, Eunice a madrasta de Benjamim. Esta foi uma personagem que me surpreendeu muito.

Eu li a versão em ebook, mas pelas fotos que vi online, percebi que a capa do livro físico é lindíssima e adoraria tê-lo na minha estante. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que atrapalhasse a compreensão da história.

A narrativa ressalta a importância da leitura na vida de todas as pessoas, sejam adultos ou crianças, pois, o livro tem um poder transformador em nossa vida.

site: https://atraidospelaleitura.wordpress.com/2019/03/07/resenha-o-encantador-de-livros-lucas-de-sousa/

@umlivroeumvinho 10/07/2019

Na cidade dos livros, onde todos são leitores ávidos e transbordam esse amor pelas ruas, conhecemos Benjamin. Esse garoto é a única pessoa da cidade que não sabe ler ou escrever. Quando um cidadão misterioso chega em sua casa e esconde-se no seu porão, as coisas começam a mudar em sua vida e ele ganha um novo amigo.

De outro lado, o prefeito anuncia a chegada do Encantador de Livros, um mágico capaz de fazer livros voarem pela cidade. Porém o prefeito também decreta o fim dos livros de fantasia, pois, ao seu ver, eles são inúteis, decreto esse que é abafado e oculto dos moradores da cidade. Benjamin e seus amigos fazem planos para que a população veja quem o prefeito realmente é e então a cidade ser salva.

É um livro bem fofo, de fácil e rápida leitura. O cenário da cidade foi bem gostoso de imaginar, e me vejo morando facilmente por lá. Deu aquele quentinho no coração, sabe? É um livro que representa nosso amor pela leitura.

Livre Station 05/07/2019

Um livro sobre amizade, amor por livros e companheirismo!
Hoje eu trago a resenha do livro "O encantador de livros" do autor @lucasdesousa07, que foi um ebook recebido da editora Ler Editorial (@lereditorial )
Nota: 5?
Sinopse:
?Aventure-se na Cidade dos Livros, um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros.
Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.?
?
Benjamin é um personagem extremamente fofo, dentre a leitura da história é impossível não se apaixonar por ele e pelas outras crianças!
?
O "O encantador de livros" é um best seller mais voltado a leitura infanto juvenil, porém é muito gostoso de ler e participar das aventuras dos personagens! Além de se tratar da importância da leitura, é possível perceber lições de amizade, coragem e determinação.
?
Eu não sei se foi uma crítica oculta do autor nos dias de hoje, mas me chamou muita atenção para algo. Hoje em dia as pessoas estão todas conectadas, ninguém mais conversa entre si nos ônibus e trens como antes, agora imagine se todos esses celulares se tornassem livros? Lindo né?
?
É isso que me cativou mais, imagina o quanto de sabedoria as pessoas estariam recebendo?
Foi uma ótima leitura, com certeza o melhor ebook que já recebi da editora!
?
Logo logo terá entrevista com o autor! Fiquem de olho!
?
Gostou do livro? Já ouviu falar dele? Já imaginou morar na cidade de livros? Porque eu sim hahah

Joelma 12/05/2019

Erros demais!
A história até poderia ser interessante... se tivesse sido bem escrita!
A ideia não é de todo ruim, mas o autor não soube desenvolvê-la. O livro é extremamente confuso.
Além disso, a quantidade de erros é absurda, especialmente se considerarmos tratar-se de um livro infantojuvenil, com leitores em formação.
Erros como "encima" e "onzentéssima" (!!!) são realmente imperdoáveis - e isso para citar só alguns.
Salva-se a bela capa.
Alcione 12/05/2019minha estante
Sem or!! Estou fora!!

Fernando Lafaiete 20/05/2019minha estante
"encima"? Como assim amiga? Não teve revisor nesse livro? Aff!! Passarei longe.

Livre Station 05/07/2019minha estante
A história não é tão confusa assim, principalmente por se tratar de um livro infanto-juvenil ela se torna mais cativante ainda, e mais, não tem tantos erros assim! Eu amei esse livro é peço que quem ler essa resenha considere as outras também, a opinião de um só não vale pelo livro todo!

Joelma 06/07/2019minha estante
"Onzentéssima" já é erro suficiente para o livro inteiro! E é apenas um.
E gosto é gosto, caríssima.

Lucas de Sousa 16/07/2019minha estante
Olá, Joelma!
Obrigado pelo comentário e suas valiosas observações. Essa edição já foi corrigida pela editora, e contou com um olhar mais atento da revisão. Por maior que seja a nossa preocupação em entregar um trabalho perfeito, com releituras, correções, etc, sempre passa algo despercebido aos nossos olhos, para a nossa insatisfação, e isso é mais comum do que imaginamos. A obra, para além desses erros, tem o objetivo de sensibilizar os jovens à prática encantadora da leitura com enredo e narrativa simples. Se bem notarmos as resenhas, veremos maravilhosos apontamentos que justificam o sucesso da obra pelo Brasil todo, sendo responsável por um impacto superpositivo por todas as escolas que o adotaram em sala de aula. Os erros foram pontuados sim, mas não foram impeditivos à leitura. Os erros foram sim questão de preocupação e por isso mesmo corrigidos para a nova edição. No mais, seja sempre bem-vinda a Cidade dos Livros, e que o Encantador de Livros seja sempre inspirador.

Drica 21/01/2020minha estante
Eu achei o livro ótimo e vou usá-lo no clube de leitura com meus sobrinhos. Acredito que a nova edição do livro já corrigiu os erros que muitas vezes, passa despercebido, mas a história vale muito a pena ser lida!

Minha Velha Estante 09/01/2019

Resenha da Mylena Suarez
Venho aqui dar meu Parabéns ao escritor Lucas de Sousa que usou de uma fantasia deliciosa para mostrar a importância da leitura para qualquer idade. De uma forma lúdica e muito gostosa, viajei na leitura junto com Benjamim.

Não teve como eu não me lembrar do Castelo Rá-Ti-Bum e toda sua fantasia que conduzia também com maestria a imaginação da gurizada. Em O Encantador de Livros, vivi algo muito semelhante ao que vivia assistindo este programa que, infelizmente, acabou.

Benjamim é um garoto batalhador que é carinhosamente conhecido na Cidade dos Livros por Apanhador de Livros. Mesmo não sabendo ler, ele tem uma fascinação muito grande pela leitura e sempre vai de porta em porta pedindo aos moradores livros para sua biblioteca.

Sua madrasta, Eunice, com muita luta cria o garoto desde que marido e pai de Benjamim sumiu misteriosamente e deu para ele o porão onde ele, junto com seus amigos Clarice, Ariane, Nicolas, André vivem as mais deliciosas fantasias do mundo da contação de histórias. Tudo é permitido no mundo da imaginação e ele não poupa esforços para viver todos os personagens dos livros que seus amigos lêem para ele.

Só tinha um pequeno problema: ninguém, além de Eunice, sabe de sua dificuldade com a leitura e ele morre de vergonha de revelar, mesmo aos amigos.

No Cidade dos Livros todos respiram literatura, os livros são a fonte principal de entretenimentos e renda da cidade.

"Em qualquer lugar a leitura acontecia. As pessoas não tinham medo de mergulhar em aevnturas dramáticas ou perigosas."

Então, imagina ai como era para Benjamim morar numa cidade assim e não saber ler......O garoto sofria muito com isso, era a sua dor, além do fato de sentir muita falta do pai. Apesar disso, tudo corria na mais perfeita tranquilidade ou, pelo menos, era o que pensavam na cidade. Todos os anos um senhor conhecido como O Encantador de Livros visitava a cidade para difundir através de contação de histórias sua arte e magia.
" Ele é o mais importante dos contadores de história que esse mundo já viu......
Com ele os livros ganham vida, literalmente, as férias são eternas e nós, meros mortais, somos felizes até a ponta do dedo miudinho do pé."
Porém, graças a este visitante misterioso, Benjamim e sua turma descobrem um plano maléfico do prefeito de controlar os livros que são lidos pelos moradores da cidade, pois o mesmo acredita que a fantasia atrapalha a mente e prejudica o desenvolvimento da cidade, mas muitos se revoltam contra esta ideia do prefeito.

" A fantasia é a energia que movimenta a criatividade e sem ela, nenhum livro é escrito e cidade nenhum ganha lucro."

Os garotos ficam desesperados para barrar o plano do prefeito pois não conseguem ver o mundo sem um pouco desta alegria.

" Sem histórias bonitas, fantasia e conto de fadas, tudo se tornará sem graça."

É neste momento que eles viverão a maior aventura de suas vidas.

Será que vão conseguir descobrir o que o prefeito planeja e como impedi-lo de concretizar seus planos? Será que eles vão conhecer o Encantador de Livros? Será que nessa confusão todos vão descobrir que Benjamim não sabe ler? O que aconteceu com o pai do garoto?

Essas e outras perguntas, Lucas de Sousa responde no desenrolar desta doce aventura com leves toques de crítica social e muitos toques de amizade e companheirismo.

Os garotos vão viver muitas loucuras para tentar salvar o mundo do controle do prefeito e eu pude me juntar a eles nesta batalha.....

Destaque aqui para a capa que, como sempre, está impecável. Passei a leitura toda conseguindo imaginar a cidade na minha mente graças a capa. Parabéns!!!

Só tirei uma estrela porque encontrei alguns errinhos, bem poucos, mas que para uma criança pode atrapalhar a leitura. Continuarei insistindo neste ponto apesar de não ser boa em pontuação.....ehhehehehehehe

Beijos, Myl

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/02/a-convite-mylena-suarez-o-encantador-de.html
Joelma 11/05/2019minha estante
Eu comecei a ler e já encontrei muitos errinhos, e isso porqie ñ cheguei nem na metade do livro! Isso me irrita muito, ainda mais por ser um livro infantojuvenil. Faltou uma revisão bem feita no livro. Espero que a história realmente compense os erros.

Blog Imaginação 24/05/2017

O encantador de livros
Neste romance nacional, Lucas de Souza nos apresenta a história de uma cidade, a Cidade dos Livros, o lugar em que todos nós queremos morar, é onde a leitura é valorizada e elevada a um patamar supremo, sendo a coisa mais importante na vida da maioria dos habitantes.

"Fosse à luz das velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia.
Lia por amor, porque gostavam e precisavam.
Liam porque era a coisa mais gostosa que conheciam".

Nesta cidade mágica, mora Benjamim, um menino que possui uma paixão imensa pelos livros, mas por ironia do destino, ainda não sabe ler. Além dos livros que coleciona no porão de sua casa, seus outros grandes amores são seus amigos, André, Clarice, Nicolas e Ariane. Eles estão todos bem animados, pois uma visita ilustre virá à cidade, o Encantador de Livros.

Este cara é um contador de histórias, e todo o livro que ele lê parece criar vida, é como mágica, deixa todos que escutam encantados. Os cidadãos da Cidade dos Livros estão todos ansiosos pela vinda dele, porém ele não aparece no evento e deixa todos decepcionados. E para piorar, algum tempo mais tarde, ficam sabendo que o prefeito da cidade vai extinguir todos os livros de fantasia da cidade, e nisso Benjamin e seus amigos se veem na obrigação de salvar a cidade, seriam eles capazes de fazer isso?

Bom, a trama do livro é muito interessante, quando li a sinopse pela primeira vez, achei que seria uma leitura muito boa, aquele infantojuvenil simples e aconchegante, que anima o leitor, e Lucas de Souza tinha um potencial muito grande para fazer isso acontecer, mas infelizmente não fez.

Quando digo que tem potencial, é porque o livro conta com um cenário muito bem construído, personagens característicos e cativantes, mas peca no desenrolar da história, focando muito mais em uma "moral" de que a leitura é importante, quando deveria desenvolver bem a história e aprofundar na aventura principal, que muitas vezes é deixada de lado.

Eu acredito que as mensagens que um livro tem que passar, devem estar escondidas nas entrelinhas, como, por exemplo, no meio da trama principal, e não aparente logo de cara, o leitor deve procurar no livro o que o autor quer passar, e em "O Encantador de Livros", essa mensagem é dada de mãos beijadas para quem lê, do início ao fim, deixando a leitura, de um livro pequeno, muito cansativa.

Um grande problema que encontrei, agora na edição do livro, foram os erros de português, eu não sou um expert em gramática, sempre erro bastante, mas aqui eles são bem aparentes, que até eu, uma pessoa bem desatenta e que geralmente não liga para isso (quando não incomodam a leitura), percebi. Senti a falta de uma revisão mais detalhada da editora.

Sobre o autor, acho que vale a pena acompanhar o trabalho dele, pois é possível notar um grande potencial na sua escrita, ele não acertou em cheio em O Encantador de Livros, mas pode melhorar nas suas próximas obras, que eu quero ter o prazer em ler.

Bom, depois de tudo o que eu escrevi aqui, fica a sua escolha, caro leitor (a), ler ou não este livro, considere todos os pontos que citei, e se eles não te incomodarem, acho que merece a chance de ser uma de suas próximas leituras.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-encantador-de-livros.html?m=1