O Menino Feito de Blocos

Resenhas - O Menino Feito de Blocos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lane 20/05/2021

Necessário
O livro me fez sentir aflição, me fez rir, me fez chorar e o mais importante de tudo, me fez querer me teletransportar para dentro dele e dar um abraço gigantesco no Sam.

É uma leitura importante para quem tem curiosidade de como uma criança com espectro autista se sente, como é o seu dia a dia e suas dificuldades até dentro da própria família.

Gongon 02/03/2024

Queria que essa obra fosse reconhecida igual Extraordinário
Esse livro retrata a forma como o Alex (nosso protagonista) tem dificuldade em se comunicar e se relacionar com seu filho Sam, que possui aspecto autista e é um menino solitário e quieto. Esse livro começa com Alex sendo "expulso" de casa pela sua esposa (Joddy) porque eles dois não estavam conseguindo lidar com o casamento e com Sam ao mesmo tempo, já que Joddy está cansada de ter tantas responsabilidades com Sam e não ter apoio do marido . Sendo assim, Alex vai morar com seu amigo de infância enquanto pensa em como se reconectar com sua família, nos mostrando os medos da maternidade e como ficam ainda mais aflorados pela preocupação de não ser suficiente para educar e cuidar de forma certa, claro que todas as crianças precisam de cuidados mas neste livro ele exibe as divagações de um tempo que "tudo era certo" e as frustrações de uma expectativa falha. pensamentos de um pai que só quer proteger seu filho do mundo mas não sabe como, pois Sam desde que nasceu tivera "problemas" incomuns dentro da maternidade (insônia,ansiedade e etc...), desafiando Joddy e Alex a cada etapa do casal. Essa foi meu primeiro contato com o aspecto autista e fiquei encantado com a escrita do autor, que passou por muitas experiências para escrever essa obra. Maternidade se tornou um assunto que é muito abordado em livros, mas na maioria das vezes eles nunca retratam como é desafiador cuidar de um filho especial, pois eles entendem o mundo diferente e isso às vezes pode causar confusão na mente dos pais. Em muitos momentos do livro fiquei com raiva do Alex e do Sam, já que em certos momentos o Alex agia sem pensar e acabava prejudicando o mundinho do Sam (como quando ele desligou o video-game sem esperar o Sam "salvar" o Minecraft) de forma que para o Alex era indiferente se o jogo ia salvar ou não, MAS para Sam era muito importante. Essa falta de diálogo entre os dois me martirizou durante muito tempo da leitura, pois eu via como o Alex se esforçava para puxar um assunto com Sam e o jeito como Sam sequer respondia com um aceno de cabeça. Enfim, éramos eu e o Alex tentando entender o Sam e seus sentimentos. E a cada interação que os dois faziam no Minecraft eu pulava de alegria kkkk pois era uma conquista para mim também. O amigo do Alex tbm foi crucial para dar uns choques de realidade nele. Os traumas do passado que iam e acompanhavam o Alex pra onde quer que eles fossem era incrivelmente palpável e a união da família deles inteira no final do livro me deixa com um coração quentinho até hoje. Só de pensar me causa um sentimento reconfortante. O final do livro me fez DESEJAR ler tudo de novo kkkkk amei esse livro e o humor do Alex, a escrita e os personagens são encantadores, recomendo muito para todos os pais, já que a forma como lidam e cuidam da criança, é a forma como elas vão ver o mundo. Alex pensava que só tava pisando em ovo ( e realmente estava) mas quando ele REALMENTE se propôs a mudar, a vida dele mudou para sempre...

Max. 04/05/2022

QUE FINAL FOFINHO AAAA
Não dei muito crédito pro livro no começo quando vi que a história ia ser narrada pelo pai do Sam. Fiquei com o pé atrás, achando que ia ser chato de ler, mas muito pelo contrário.
A perspectiva do pai de um menino autista, que está se separando da esposa, é muito interessante, pois mostra, aos olhos dos pais, como é difícil lidar com o autismo.
Uma leitura incrível, muito válida! Super recomendo!

akio 06/10/2019

O Menino Feito de Blocos
Se você está à procura de uma leitura leve, sem violência ou temas pesados, para se distrair nessa época de isolamento, que tal conhecer a história de um pai, às voltas com seu divórcio, cuja conexão com o filho autista se desenvolve por meio de um video game?

Não é um livro sobre autismo, nem sobre cultura digital, embora o autor seja um jornalista especializado em tecnologia (e tenha realmente um filho autista), mas sim um enredo leve e muito divertido sobre relacionamentos afetivos, cheio de diálogos afiados e com muitas referências à cultura pop.

Entre risadas e suspiros, você termina aprendendo sobre autismo sem nem perceber. Tem forma melhor de conscientizar sobre esse assunto e ainda por cima garantir horas de diversão?

Instagram: @akio.com.livros

Dayane.Franca 12/05/2021

Livro maravilhoso
O livro tem linguagem fácil e envolvente. As problemáticas são ricas em detalhes e conhecemos a fundo os sentimentos dos personagens. Muito lindo. Amei.

Déa 28/07/2023

Um livro inquietante e ao mesmo tempo acalentador.
Acompanhar a rotina de Sam, um menino de oito anos, autista, contada pelo seu pai Alex, foi incrível, em muitos pontos eu fiquei com o sentimento de angústia muito grande, como é difícil para as famílias e pessoas lidarem com pessoas dentro do espectro autista, a forma como elas entendem o mundo e como ele pode desorganizado.
Me vez ver a vida de outra forma, e me tocou em pontos muito profundos.
O livro de certa forma também relata a questão do luto.

Beto | @beto_anderson 13/05/2020

Chatinho
Bem chato no começo, mas nos últimos capítulos há uma melhora. Mas ainda assim poderia ser bem melhor.

Jufs 23/03/2021

"A vida é uma aventura, não um passeio."
Meu Deus eu tô MUITO APAIXONADA POR ESSE LIVRO, MUITO!!!

A maneira que o livro se desenrola é muito boa! E nas últimas páginas, derrubei algumas lágrimas. Fiquei emocionada, confesso. Todo o enredo do livro me prendeu de uma maneira maravilhosa.
Me sinto muito feliz por ter lido um livro tão bom quanto esse. Vai estar favoritado, com toda a certeza do mundo!!!
Esse livro me fez sentir raiva pelo Alex (a raiva passa), compaixão pela Jody, muita vontade de abraçar o Sam. O Sam é incrível, cara. Eu queria sentar e conversar com ele um pouquinho, de verdade.
A maneira como as relações são desenvolvidas, o crescimento de cada personagem me deixa muito feliz e grata.
Eu só queria mais, muito mais do Dan e Emma, queria um livro só pra eles dois.
Eu tô apaixonada por esse livro e vou sair indicando pra todo mundo. Por isso, termino essa resenha com um apelo: se você ainda não leu, lê aí, por favor, nunca te pedi nada hahaha.

"Algumas construções são importantes porque são grandes, mas algumas são importantes porque têm lembranças dentro delas."

DêlaMartins 17/04/2021

Pai e filho
Interessante... pai conhecendo seu filho autista, acaba também conhecendo a si mesmo. Um pouco romantizado, mas um bom livro.

Joyce 29/09/2023

Uma história dramática e envolvente
Essa é a história do Sam, um garoto com espectro autista e que tenta se encontrar nesse mundo. Seus pais estão perdidos na maneira como criar ele e por isso sua casa é sempre envolvida pelas discussões dos pais que estão estressados e no limite já.
Vamos acompanhar essa família em uma jornada dramática de superação e autoconhecimentos? é linda a forma como o autor retrata os pais aprendendo a lidar com o Sam? e mais lindo ainda ver o desenvolvimento do Sam!
Para mim foi perfeito!

Elias 17/07/2020

Resumindo minha opinião.
Dei três estrelas porque toda história é muito lenta, os capítulos são arrastados e os acontecimentos por muitas das vezes é repetitivos, porém, é incrível e delicioso ver o crescimento do personagem principal na função de pai, amigo, filho, marido e irmão no decorrer das páginas. O livro é recheado de mensagens importantes, e muita das vezes servem até como um delicioso tapa na cara, rs.
Enquanto eu lia eu pensei que é um livro que podia ser facilmente resumindo na metade da quantidade de folha e surtir o mesmo efeito no leitor, mas fora isso, fora todos os contras, é uma história de auto conhecimento, e ensinamento.

"O.K Partiu" (referência pra quem leu)

Driely Meira 26/12/2016

Amei!
“A vida é uma aventura, não um passeio. É por isso que é difícil. ” – página 360

Alex não é o que se pode chamar de pai presente, ou participativo na vida do filho. Tendo problemas com o trabalho e até mesmo com a criação de Sam, ele passa os dias longe de casa, e não é uma pessoa fácil de se lidar, de forma que, além de tomar conta do filho 24 horas por dia, Jody ainda tinha que lidar com o marido. Até que, um dia, ele é expulso de casa e vai morar com o melhor amigo, Dan.

Para completar, pouco tempo depois ele perde o emprego, e é “obrigado” a passar mais tempo com o filho. Tempo este em que ele fica temeroso sobre qual Sam irá encontrar (dependendo do humor dele), e se sente desconfortável por não saber como agir. Era Jody quem acalmava Sam quando ele se exaltava, e era ela quem passava os dias aguentando seus ataques de fúria e todo o resto. Alex apenas pagava as consultas e o que mais eles precisassem.

É, eu sei, Alex parece ser um homem ruim, e foi o que eu pensei a respeito dele no começo do livro. A forma como ele inventava desculpas para não ficar com Sam, pouco se importando se Jody precisava ou não de um descanso ou de ajuda, o fato de ele evitar estar com Sam e parecer teme-lo. Mas, ao longo do livro, nós percebemos que Alex não é um cara ruim. Sim, ele evita Sam, mas por não saber lidar com ele, por medo de fazer algo que o irrite e não saber como fazê-lo parar depois. Ele inventa desculpas por estar preso num acontecimento traumático do passado que ainda o assombra, e tem medo de que aquilo possa se repetir com o filho.

Enquanto eu paraliso, recuo e me retiro, Jody o pega pela mão e o guia. Eu sou um merda. Tenho que parar de ser um merda. – página 143

Alex é um personagem angustiado que se culpa pelo tal acontecimento do passado, mas ele também se sente perdido em relação a Sam e o que o filho vê e absorve do mundo. Como será que Sam o via? Será que ele sentia falta do pai, será que percebia que Alex não morava mais com Jody, e será que ele, um dia, será como as outras crianças?

Eis que Sam ganha um Xbox e passa a jogar Minecraft, e tudo começa a mudar. O vocabulário de Sam se expande, ele passa a progredir em alguns aspectos e até deixa que o Alex chegue mais perto, de forma que um relacionamento entre pai e filho começa a aflorar, ao mesmo tempo em que Alex passa a dedicar-se mais à Sam e percebe que precisa fazer o mesmo em relação ao seu casamento, ou poderá perder Jody para sempre.

Não sei o que fazer com relação a mim e a Jody, realmente não sei. Mas vou entender o Sam; vou aprender tudo sobre o autismo ou sobre Minecraft, um dos dois. – página 90

Eu não sabia o que esperar deste livro, mas confesso que estava um pouco receosa em relação à escrita, por isso enrolei um pouco para lê-lo. E qual foi a minha surpresa quando comecei a ler e não conseguia mais parar? Keith conseguiu fisgar minha atenção já no começo com sua escrita leve, rápida e divertida (chegando a engraçada em alguns pontos, e emocionante em outros), e o livro acabou num piscar de olhos, o que me surpreendeu, já que ele possui quase 380 páginas.

Eu fiquei completamente encantada com Sam, principalmente porque ele é dono de uma sensibilidade incrível, e eu ficava cada vez mais intrigada em relação a ele, pois podia ver que ele era muito inteligente, e seu entusiasmo com o Minecraft sempre me fazia sorrir. Me doía sempre que Alex ou Jody perdiam a paciência ou gritavam com o menino (na verdade, faziam ambos), mas sabia que nem todos conseguiriam se segurar em momentos como aquele, então também não conseguia sentir raiva deles.

Por causa do autismo, não somos eu e Jody. Somos eu, Jody e o problema do Sam. É essa a sensação que dá. Mas eu não posso dizer isso. Não posso nem pensar isso. – página 17

Além disso, o autor também deu o devido destaque a Emma, irmã de Alex; Dan, seu melhor amigo; Matt e Clare, amigos do casal, e até mesmo outros personagens, o que fez com que eu gostasse ainda mais da obra, pois ela não focou só na família do protagonista. Além disso, o final foi tão incrível que me pegou de surpresa, e eu fiquei emocionada e não conseguia parar de sorrir, pois foi lindo!

O menino feito de blocos é uma obra que faz o leitor não só refletir, mas também se apaixonar pela trama e pelos personagens, pelos seus problemas, seus dramas, seus medos. É um livro que fala sobre autismo e sobre como lidar com ele, fala sobre família, sobre amor, sobre as dificuldades enfrentadas pelo protagonista e também sobre ser humano. Livro mais do que recomendado.

Os espaços nos quais somos capazes de nos comunicar estão diminuindo – preciso fazer de tudo para que eles não se fechem para sempre. – página 115

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Cici 23/01/2017minha estante
Esta resenha fez esse livro ir para a minha lista de desejados...

Helion (Leo) 21/02/2022

...
Enfim, um livro que vou recomendar para o máximo de pessoas possível. Leitura flúida e rápida, história evolvente, e apesar de ser um dia a dia não é nada monótona e sempre a cada capítulo te faz refletir e agrega na história.

Jhen_ 29/10/2023

Não esperava que fosse me surpreender tanto assim
Deixarei um trecho para reflexão
Não é spoiler do livro
"Assim que seu filho nasce, você tem grandes ambições para ele: sucesso, popularidade, inteligência. Mas, conforme a vida passa, às vezes a balança pende para algo muito mais profundo. Felicidade. É isso que queremos para o Sam. Houve momentos em que ela parecia extremamente fora de alcance, como uma estrela distante. Foi preciso um jogo de videogame, dentre todas as coisas, para nos mostrar o quão perto ela estava."

1 | 2 | 3 | 4 | 5