Estragos

Estragos Fernanda Young

Resenhas -

lucasdalla__ 13/12/2023

Saudades
Depois de rever a icônica entrevista do saia justa da fernanda com a rita, fui reler os livros dela que tenho. foi muito curioso comparar esses textos da juventude dela com os últimos que ela deixou. houve um desenvolvimento na sua escrita, junto dum amadurecimento mas coisas continuaram, como ela dar pitadas de suicídio, falar sobre thomas mann e escrever se transpassando por um homem. esse último aspecto, que ficou bem marcado na sua carreira, deu voz a muitos dos pensamento que temos mas não podemos. sinto saudades de fernanda;

Charleees 02/06/2023

ESTRAGOS é uma reunião de contos de Fernanda Young escritos na sua adolescência, antes dos 16 anos, seu estilo já estava traçado, embora aqui faltasse seu amadurecimento literário. Mas nem por isso é um mau livro, ao contrário, assim como o maravilhoso "Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar" os escritos de Fernanda sempre foram incríveis assim como ela.

Meu conto favorito dessa reunião é o que abre o livro "30 milhões de vezes" e "Sirva mais um copo de vinho" penúltimo conto. E uma menção honrosa ao conto "Hélices".

Fernanda, que nos deixou em 2019, faz muita falta no mundo e na literatura! Viva ela!

apolloswrt 13/10/2022

Inquietudes e projeções na escrita
As inquietudes na escrita podem ser percebidas a cada novo conto lido. Podemos perceber também algumas recorrências de situações em que os diferentes personagens acabam passando. Em alguns desses personagens vemos projetada pelo narrador uma insatisfação com o mundo dos homens; e são projeções que eu diria quase certeiras em relação às personalidades construídas (talvez você conheça alguém com uma personalidade parecida). Adorei o conto "A lenda da ilha do avião" que me lembrou de alguns mitos acerca das sereias irlandesas. Muito me apeteceu o humor ácido, a escrita simples e a reflexão sobre uma vida comum no conto "Sirva mais uma taça de vinho". E finalizando o livro com alguns "Pequenos diálogos purpúreos" (nome da própria parte do livro que não vejo como UM conto mas como VÁRIOS minicontos de humor) que podem descarrilhar o riso de um leitor com senso de humor afeiçoado.

Adorei a experiência no geral.

Karen 15/06/2022

Quanta falta a Fernanda faz nesse mundo...
Comecei a ler esse livro pq dois dias atrás acordei pensando muito na Fernanda, toda vez que isso acontece acabo ficando muito triste, uma das formas que acho pra lembrar dela com carinho nessas horas é ler qualquer coisa que ela tenha escrito. Assim cheguei nesse livro, o melhor até hoje que li dela, os contos são perfeitos assim como ela foi e sempre será.
Que saudade Fernanda...

Apoena.Borges 06/03/2022

Um pouco cansativo.
Apesar dos textos curtos, achei a escrita um pouco cansativa. Mostra que a autora tinha ainda um caminho a seguir pra se tornar a escritora incrível que nos deixou tão cedo.

maare 31/12/2021

Fernanda, perfeita
Simplesmente apaixonada pela escrita dessa mulher.
Já disse em outras resenhas que contos são meu fraco, eu amo muito, e o jeito que o autor escreve contribui muito pra isso.
É o primeiro livro dela que leio e já de cara vejo como sua escrita tem características marcantes.
Fernanda fala muito da morte, depressão, traição, e outros problemas da sociedade. Tudo isso muito bem escrito e marcado de opiniões bem marcadas.
No início desse livro ela diz que relutou em publicar por não considerar muito bom, por ter alguns contos do começo de sua escrita e tal. Mas é perfeito. Mostra sua essência desde o começo e sua trajetória.
Pena que perdemos essa mulher.
Apenas leiam ela ??

Nath 03/05/2021

Primeiro livro de contos da Fernanda que eu leio e adorei, os meus favoritos são Hélices, Eu desconfio que..., Inspiração e A lenda da ilha do avião.

Isa 29/04/2021

bukowskiana
foi minha primeira experiência com a literatura da Fernanda e me surpreendi ao encontrar muito da literatura do Bukowski. tive dificuldades ao degluti-la principalmente por ser mulher. a autora escreve com uma fúria gigantesca.

Roberto.Pereira 14/03/2021

Estragos
Minha primeira leitura da Fernanda Young. Rápida, agradável e divertida Recomendo.

Berenice.Thais 22/01/2021

Contos
Personagem reais
Eventos transcendentais
Se ela Fernanda ja escrevia assim com essa carga não e atoa que se tornou uma grande roteirista.

Camila.Schvanz 06/01/2021

Intensidade como todo livro de Fernanda Young
Um livro intenso, linguagem artística, forte e expressivo como sua autora.

Camila.Schvanz 06/01/2021

Intensidade como todo livro de Fernanda Young
Um livro intenso, linguagem artística, forte e expressivo como sua autora.

Maju 18/07/2020

Saudade.
Há tanto para dizer sobre a literatura de Fernanda e esse livro é um indício do que seria e realmente foi a vida-obra dela. Diante disso, com a minha leitura apegada, senti saudades dela a cada linha. Saudades de quem mais ela poderia ser, é uma vontade, o meu querer que no fundo sabe que ela foi toda grandiosa e por isso merece o nosso amor para além das cobranças de sua presença, afinal: Forever Young.

cibelefrahm 19/06/2020

Já existe a essência da escrita da Fernanda nesses contos, porém, no geral, são apenas bons. Destaco "A lenda da Ilha do Avião" e "Sirva mais um copo de vinho".

#leiamulheres junho: contos
Maju 18/07/2020minha estante
Meus preferidos também!

Braian.Avilla 28/03/2020

Preciosidades de Fernanda Young
Lançado em 2016, Estragos é um registro que imprime mais uma ousadia da destemida escritora multifacetada Fernanda Young. O livro é uma compilação de contos escritos antes dela ser famosa e antes mesmo da primeira obra literaria publicada. Os contos que compõem a obra englobam os anos de 1987 a 1995 entre os 17 e 25 anos de idade da escritora.

Nota-se aqui um texto mais cru, porém não menos inteligente. Fernanda expressava sua genialidade desde muito cedo e isso fica explícito com alguns contos que apresentam uma amplitude de conhecimento original somente de uma ávida leitora, como era desde cedo Fernanda. Outra coisa que me chama a atenção é seu vocabulário extremamente rico.

Também aqui se vê nitidamente assuntos que seguiriam sendo abordados de diversas formas ao longo de sua carreira, seja como romancista ou roteirista de TV. Alguns textos dessa coletânea deixam explícito a imparidade de Miss Fernanda Young.

Destaque para o conto A CRIADA QUE LIA BUKOWSKI, tem um final surpreendente e é o maior e meu favorito do livro. E o conto SIRVA MAIS UM COPO DE VINHO é in-crí-vel, com um final típico do humor ácido de FY. Indico a obra para todos que querem conhecer o trabalho, que desde cedo é muito original, desta artista sensacional.