Entrando no Clima

Entrando no Clima Maju Coutinho

Resenhas -

Alysson Reis 31/07/2021

Leitura agrdável e cruisosa sobre o clima.
Para quem gosta de geografia ou quer entender de forma descomplicada ou se aprofundar mais sobre o tema clima, a Maju ajuda muito, o que torna essa leitura agradavel e curiosa.

jonatas 14/03/2021

Didático e poético
Obra excelente para quem quer conhecer um pouco mais sobre meteorologia e entender alguns conceitos repetidos com frequência na previsão do tempo. Destaque para a forma poética que a autora usa nas introduções dos capítulos e também nas referências e explicações pois isso faz toda a diferença no entedimento da obra.

Alannys 14/06/2020

Uma experiência enriquecedora!
"Entrando no clima" é um livro didático de meteorologia escrito pela Maju Coutinho, uma jornalista, apresentadora, comentarista, repórter e radialista brasileira, que atualmente trabalha como âncora do "Jornal Hoje".

Na obra, a ex-apresentadora da previsão do tempo do "Jornal nacional" propõe, com a ajuda de especialistas, fazer um panorama sobre a meteorologia, para introduzir os iniciantes no tema.

Logo na introdução do livro, a escritora aponta: "À meteorologia cabe interpretar os sinais vindos do céu, do mar, do ar e fornecer informações, as mais precisas possíveis, para que a gente saiba o que esperar diariamente do todo poderoso tempo."

Nos dezesseis capítulos seguintes, a jornalista desvenda os conceitos já incorporados pelos telespectadores - como atmosfera, pressão e efeito estufa - e os amplia de maneira espontânea, citando mitologia grega para proporcionar diferentes perspectivas sobre os fenômenos.

Além disso, os capítulos são incrementados com letras de músicas, trechos literários e ditados populares, agentes que contribuem para a fluidez da leitura. Diversas ilustrações, fotos e gráficos contribuem similarmente para a compreensão.

Apesar de ter saído da minha zona de conforto, fiquei encantada durante toda a leitura. A repórter pegou um tópico "relegado a segundo plano" e o explicou com leveza e qualidade, cativando o interesse do leitor do começo ao fim.

A linguagem é bem simples e objetiva, perfeita para leigos no tema, como eu. As referências musicais, literárias e populares tornam a leitura bem dinâmica e menos engessada.

Adquiri muitos conhecimentos com esse trabalho, e alguns serão fixados a partir de visitas futuras.

Apesar de ter passado mais de um mês imersa na leitura, não senti peso em nenhum momento. Foi uma experiência agradável, distinta e enriquecedora. Recomendo o livro aos curiosos, tanto em relação à "meteorologices", quanto em relação ao trabalho dessa jornalista inspiradora.

Lirieudo 20/02/2020

Um bom e didático livro sobre o assunto
O livro aborda de forma simples conceitos complexos para a climatologia e meteorologia. É uma boa introdução para aqueles que precisam dos conhecimentos da área ou até para aqueles que por curiosidade querem saber como surge uma nuvem, porque há chuva e outras questões.