O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas -

Renata 24/11/2021

Primeira vez lendo Gabo e que experiência! Apenas atestando o título reconhecido de Gabriel García Márquez pelo seu malabarismo com as palavras e o dom da escrita!
Com uma narrativa altamente descritiva, Gabo nos envolve com a história e com os personagens.
Confesso que no meio do livro tive uma leitura meio arrastada mas depois alçamos voo.

?(?) que o amor era o amor em qualquer tempo e em qualquer parte (?).? (Pág.: 394)
Thalia58 24/11/2021minha estante
É um dos meus autores favoritos. Cem anos de Solidão tem que ser sua próxima leitura dele ?

elainegomes 31/01/2024

O amor nos tempos do cólera de Gabriel Garcia Marques ??

Imagine um jovem apaixonado que decide esperar por sua amada por mais de meio século, por exatos: ?cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias mais tarde, quando lhe reiterou o juramento de fidelidade eterna e amor para todo o sempre em sua primeira noite de viúva?, mas não se engane, não se trata de uma história romântica, pelo contrário, a história de amor de Fermina Daza e Florentino Ariza não tem nada de inspiradora.

O livro traz diversos sentimentos disfarçados de ?amor?, o amor pela condição social, ambição, ciúme, posse, além de passagens terríveis como obsessão, objetificação sexual, abuso sexual, e até Pedofilia travestido de ?Amor?. Então é isso! Não temos aqui uma história fofa de amor!

Mas em compensação o livro entrega a mais bela história de amor na maturidade, a poesia do seus contornos, a delicadeza da sua entrega. Contraditório não! Só lendo para entender!

Tudo isso permeado pelo Cólera, ora pelos corpos marcados pelo cólera, ora pelos corpos marcados pela cólera da ira, das diversas guerras que a Colômbia atravessava, e claro pela cólera do amor que te faz adoecer.

E este amor só pode acontecer na morte, no caminho do rio da cólera, no caminho podre e morto, no percurso do rio daquele país devastado. Melancólico!

Embora os temas e tramas do enredo sejam densos, o texto é muito engraçado, me peguei rindo em diversos momentos, alguns personagens são até caricatos, mas preciso confessar que achei o texto lindamente poético e na mesma proporção deselegante e grosseiro, imagino o Gabo rindo alto ao saber que provocaria sentimentos tão conflitantes em seus leitores.

?Mas se alguma coisa haviam aprendido juntos era que a sabedoria nos chega quando já não serve para nada?.

Uma personagem descreve Florentino como sendo um homem feio e triste, mas todo amor. Termino o livro com exatamente o mesmo sentimento sobre O amor nos tempos do cólera.

Recomendo