A História do Século XX

A História do Século XX Sir Martin Gilbert

Resenhas - A História do Século XX

Rafael.Alves 11/11/2020

Excelente obra condensada sobre o século XX
Um ótimo trabalho de Martin Gilbert, que apesar de não possuir a completude da sua versão em inglês não abreviada (que possui em torno de 3000 páginas, separadas em 3 volumes) ainda consegue oferecer uma boa concepção dos fatos, assim como suas ligações com acontecimentos prévios e suas consequências. Não há muitas análises por parte do autor, o livro em si contém apenas narrativas em ordem cronológica, sem muito rodeio ou detalhismo. A obra serviu muito bem ao meu propósito, que era abrir caminho para outras mais aprofundadas, a partir de bases mais resumidas.

Acho que o autor falhou apenas em não ter enfatizado ou mencionado algumas vezes a denominação popular de alguns episódios bastante famosos, como o Domingo Sangrento, o Massacre de Black Wall Street e o Dia D. Dessa forma, eventos com grande peso histórico perderam um pouco de relevância em meio a tantos outros que foram descritos.

Esle 25/10/2021

Conhecer nossos erros para não repeti-los
Este livro é fantástico, a passagem por todos os anos do século 20 e grande parte dos fatos históricos ocorridos ano a ano - principalmente no que tange às grandes potências e eventos que influenciaram ou tiveram relação com as principais guerras do século das guerras - em diversos países é formidável.

Senti falta de uma localização temporal mais exata das datas, pois, como por muitas vezes ocorre um retrocesso de um ou dois anos na sequência dos acontecimentos, o fato de um ano pode parecer vinculado a outro.

O condensado, mesmo se tratando de um resumo da obra original, com mais de três vezes seu tamanho, elucida e traz informações e links sobre diversos fatos, que parecem pequenos ou desnecessários de serem mencionados, mas que acabam tendo grande influência em todo o globo, como, por exemplo, a morte de uma figura importante pode acabar dando o pontapé inicial à primeira grande guerra.

Recomendo muito a leitura.

Eli 31/08/2022

A História do Século XX
Esse livro, assim como todos do Martin Gilbert, não me decepcionou. Que leitura fantástica! É quando leio um livro desses que me apaixono ainda mais por história.

O século XX não poderia ser descrito melhor como "o século do homem comum", pois como disse Winston Churchill: "foi nele que o homem comum mais sofreu".
Guerras, fome, desigualdade social, segregação racial, regimes totalitários, crises econômicas, disputas armamentistas, criação e ascenção de ideologias políticas, avanços revolucionários na tecnologia e na cultura pop, e muito mais.

Fatos importantes, personalidades icônicas, curiosidades interessantes e anos e mais anos de muita tensão política e social, sendo narrados de forma simples e magistral.

Martin Gilbert consegue prender a atenção do leitor já nas primeiras páginas. A forma de escrita dele é muito gostosa de se ler, fluida e direta. Achei muito bacana como o autor alterna a narração dos fatos, entre um tema mais amplo, como a revolução russa, fazendo pequenas pausas para falar de curiosidades mais descontraídas, ligadas cronológicamente aquele acontecimento maior que ele está narrando. Sem deixar o leitor perdido, e fazendo com que a leitura se torne mais dinâmica e leve.

É fantástico como um livro com menos de mil páginas consegue cobrir cem anos de história, sem deixar às coisas resumidas demais, ou pontas soltas. Martin Gilbert vai direto ao ponto, mas sem se apressar demais na explicação dos eventos históricos. Claro que algumas coisas foram deixadas de fora, e alguns eventos importantes não tiveram a atenção devida que eu achei que mereciam, isso já era de se esperar. Mas isso não diminui a qualidade da obra, na minha humilde opinião.

Pra finalizar, a única coisa que tenho a acrescentar é que esse livro é incrível demais. Foi uma das minhas melhores leituras desse ano (2022). Recomendo demais!

li_mfr 20/03/2023

Demorei, mas enfim, acabei
Leitura boa e essencial para ter mais conhecimento dos fatos históricos do século passado. Porém um livro denso e pesado que fez com que eu o deixasse durante mais de quatro anos...
Sempre gostei de História, mas me deparar com o tempo todo bombardeada por informações e relatos de guerras, crimes contra humanidade, desigualdade social brutal é desgastante e me vi obrigada a ter um psicológico melhor para prosseguir no conhecimento de que o ser humano é muito 🤬 #$%!& !
A única coisa que me incomodou já para o final com relação a descrição dos fatos, foi o claro endossamento de que o Ocidente (na maioria das vezes na figura dos EUA) é sempre o lado bom da força, enquanto o Oriente (comunismo/socialismo, mulçumanos...) são o lado ruim e causa de praticamente todo o mal do planeta. Mas essa conversa é pra outra hora e eu apenas consegui identificar isso porque à mais ou menos quatro anos que me aprofundo mais nesse tipo de estudo.

IngoDube 11/06/2019

Excelente síntese
O livro traz uma coletânea de eventos que ocorreram durante o século XX. Foi bastante interessante porque trouxe uma gama de conflitos bélicos e geopolíticos no mundo inteiro. Apenas senti falta de alguns eventos mas tudo bem, é uma leitura que recomendo.

Ranieri Almeida 20/07/2020

Conhecer para não errar de novo
Um panorama de lições aprendidas sobre o século passado. Expõe as feridas da humanidade fazendo o leitor refletir sobre alguns instintos primitivos que ainda nos regem, a saber: o orgulho e a vaidade.

Kérolin 13/04/2021

Essa versão é realmente um resumo, nenhuma situação específica contém muitos detalhes. Faltam alguns grandes acontecimentos, o que achei um pouco estranho. Mas em fim, para quem quer um resumo rápido de fatos históricos, ele é eficaz. Eu gostei bastante, Martin Gilbert foi um grande historiador

Dalpizzol 14/02/2022

"O século do homem comum"
Assim como o autor comentou em seu último parágrafo, está foi a descrição de churchill sobre os acontecimentos do século XX, "O século do homem comum, pois foi nele que o homem comum mais sofreu." E apesar de vitórias para os direitos humanos, a resolução de muitos conflitos, o sucesso em evitar a deflagração de uma guerra nuclear, diversos avanços tecnológicos, a percepção dos estragos que a humanidade vem trazendo à natureza e as tentativas é sucessos de minimiza-los, a proporcionabilidade de cada vez maior lazer e conforto no dia-a-dia, dentre tantas outras coisas positivas, ainda assim o século foi marcado por guerras, assassinatos em massa, racismo e xenofobia, medo e atrocidades.
Martin Gilbert consegue, apesar de tamanha complexidade e número de eventos, fazer um apanhado excepcional de um período conturbado de 100 anos da história da humanidade, e tudo isto da forma mais simples e imparcial possível.
Minha única crítica sería certo descaso com alguns eventos que marcaram a história, sendo descritos de forma simples e supérflua, além de deixar algumas regiões do mundo fora de sua obra. Mas acredito que seja algo completamente compreensível é justificável, devido já ao tamanho e complexidade da obra, lembrando. Julgo ser uma coletânea de fatos históricos indispensável que possibilita o aprofundamento de qualquer leitor interessado pela história do ser humano e da sociedade na qual nos encontramos no presente!

mari 12/01/2024

[2] A História do Século XX - Martin Gilbert
O arco temporal que vai de 1900 a 2000 foi um dos mais intensos da história da humanidade, com transformações sociais assombrosas. Martin Gilbert apresenta em "História do Século XX" um objetivo grandioso: resumir os principais acontecimentos do período em que o ser humano se reinventou na velocidade da luz.

Em uma era conturbada, o autor irá dividir o espaço de sua narração entre grandes nomes da luta pelos direitos humanos e grandes nomes associados ao genócidio e apagamento de povos originários; avanços científicos que possibilitaram a melhoria na qualidade de vida e avanços científicos que colocaram em risco a manutenção da vida na Terra. Esse é um traço desse século e, acredito eu, que seja por isso que Eric Hobsbawn o descreve como "a era dos extremos".

Por ter vivido e visto todas essas transformações, Martin transita muito bem pelos acontecimentos e os expõe de uma maneira bem fluida e didática no começo do livro. As duas guerras mundiais, a era nuclear, a Revolução Russa, são os assuntos que mais são explorados durante a escrita. Isso é esperado, já que foram pautas em que Winston Churchill estava amplamente inserido e o Gilbert Martin é o biógrafo oficial dele.

De forma geral, eu achei um bom livro com uma proposta grandiosa. Muitos acontecimentos para serem abordados, já que vivíamos em uma panela de pressão, mas o autor consegue expor uma grande gama de informações de diferentes partes do mundo. Acredito que vale a leitura, mesmo tendo sido meio maçante do meio para o final.