Darkly Dreaming Dexter

Darkly Dreaming Dexter Jeff Lindsay

Resenhas - Darkly Dreaming Dexter

yokiitos 27/09/2022

Igual à série, mas diferente
Não é idêntico à série (principalmente O FINAL!!!!) mas tem o clima muito parecido. quase como se uma névoa sangrenta envolvesse os personagens. É um sentimento muito único que é justamente o que me faz gostar tanto de Dexter.

Eu realmente adorei o livro, mas fico continuamente me perguntando se eu iria gostar da mesma forma se não tivesse assistido a série antes. O livro tem algumas nuances que acho que são muito melhor aproveitadas na série. Esse é, aliás, um dos raros casos em que a adaptação consegue ser superior à obra original. Digo isso com todo o respeito, porque é impossível não notar o talento gigantesco do escritor, mas a série consegue alcançar voos beeeeem mais altos do que o livro. Um exemplo disso é a forma que a mãe do Dexter aparece nas obras. No livro não deu pra sentir nem um pouco da melancolia que existe na série. Mesmo com os detalhes e a história sendo as mesmas, na adaptação é inevitável não ficar completamente sem chão quando é revelada toda essa questão traumática. Até porque, no livro isso só vai ser abordado no final, enquanto na série está presente desde o início, fazendo com que o choque no final seja certeiro.

Talvez seja uma comparação bem injusta, já que se tratam de formas diferentes de contar uma história, mas eu preciso ser honesto e admitir que, nesse caso, eu prefiro a série sem a menor hesitação!

paulocholla 15/02/2010

entendendo Dexter
Darkly Dreaming Dexter é uma leitura sensacional. sou fã da série, assisti os episódios antes de ler, então também tive várias surpresas ao encontrar situações EXTREMAMENTE diferentes no livro do que aquilo que vemos na tv. no livro, Dexter é uma personagem muito mais atormentada pelo Dark Passenger do que na televisão. acho a série perfeita, mas o livro complementa um pouco a visão que temos do nosso serial killer favorito. recomendo muito.

Deborah 21/11/2010

Como fã da série Dexter, me senti na obrigação de conferir o livro que a deu origem.
Já espera que tivessem coisas bem diferentes; aliás, já havia ouvido isso. E realmente tem, mais ainda do que eu pensava (porque me falaram que o final da história era bem diferente, mas não imaginava que o desenvolvimento também fosse).
Mas achei que ficou faltando algo. Talvez por saber o básico do final, não criei um suspense em cima da história. Também senti falta do desenvolvimento dos outros personagens. Talvez tenha sido proposital, já que a história é narrada pelo Dexter e o envolvimento dele com os outros é superficial, mas, ainda assim, faz falta. E o principal: eu não me simpatizei muito pelo personagem. Sim, a narração dele é o melhor do livro, mas eu não me preocupei muito com o que aconteceria com ele no final da história.
No geral, no entanto, gostei do livro. Quero ler o resto da série e saber se os pontos baixos evoluem.

Ynnah 03/10/2010

Ganhei esse livro! e fui ler pensando que era meio que igual ao seriado e surpresaa! não é iahia
tá, tem os mesmos personagens, com o mesmo senso de humor e tudo! mas a história é diferente em partes e por isso que gostei do livro! Porque se não ia ficar tudo muito na cara pq já tem o seriado e até agora eu ja assisti até a 3a temporada, então os livros iam ser iguais aos episódios e nãaaao ihahia
O Dexter é lá um rapaz que teve um trauma de infância e e ta ja tô é fazendo muito spoiler...
ele trabalha no departamento de polícia na áera que mexe com sangue na cena do crime e essas coisas e ele também gosta de mataaaar rá q
mas ele nao mata qualquer um, numa coisa bem random.. nao. ele mata quem ~merece/deve~ morrer por fazer coisas ~erradas~, que batam com o código do Harry (pais adotivo do Dexter) e com isso ele segue contando como ele mata as pessoas, mas o livro nao é só morte+sangue+Dexter feliz.. nao nao. o livro conta também o lado afetivo dele, e do trabalho e da família.. sim ele e a irmã Deborah.
e no fim.. no fim é que tem a surpresa master! pra quem nao assistiu o seriado, que lá a ordem cronológica das descobertas dos fatos e como eles são contados são totalmente diferente! Mas a do livro ficou muito boa também!
e pra constar tem o Sargento Doakes que até hj eu tenho um ódio dele pq ele vive se metendo na vida do Dexter.. ô homenzinho viu..

ahh recomendo sim! mesmo que vc já tenha assistido ao seriado, todas as temporadas e bla bla bla.. leia pq é a história de um outro ângulo e com coizitas a mais diferentes que deixam a história muito boa!
x

Joao.Esteves 12/11/2011

Dexter <3
Apesar de adorar a série de TV, vi todas as temporadas possíveis, gostei muito do 'Dexter Morgan' do livro. Achei tudo muito diferente no livro, o rumo tomado, em comparação com a série de TV é completamente diferente, mas não menos interessante.

Não conseguia fazer a ligação do personagem da série com o do livro. Apesar de obviamente eles serem iguais/parecidos, o do livro me agradou de outras formas. Adorei os diálogos entre ele e a irmã, a cumplicidade dos dois é muito maior que na série, que é bem mais seco. As piadinhas que ele faz também são essenciais para o livro, além dos vários diálogos internos, tão famosos.

O livro todo me prendeu de uma forma que eu não imaginava. Quem acompanha o blog sabe que não gosto de ler o livro depois da série/filme em que foi baseado e esse foi um caso à parte. Gostei muito de tudo que li.

O que mais me fez gostar desse livro foi o final, quem viu a série pode esquecer aquele e ler o livro. Achei muito melhor o final do autor, até porque o autor se livrou de uma personagem que na série para mim não faz muita diferença. E no livro ela é um grande pé no saco.

Apesar do meu livro ser um paperback mass-market, que é tipo um livro de bolso com folhinhas de jornal, a capa é muito bonita. O inglês não é muito complexo e a leitura é super rápida, ou seja, vale muito a pena para os fãs ou não fãs da série, mas que adoram um romance policial.

- theeaterofbooks.blogspot.com

Cristina Tronco 23/01/2012

Gostei do livro, mas muito mais porque acompanho a série do que pela qualidade literária em sí. Não pretendo ler os próximos.
O pessoal que adaptou o livro para a série de TV conseguiu deixar o roteiro muito mais interessante e descrever o personagem muito mais congruente com um psicopata/serial killer/ antissocial do que o autor do livro.
O seriado é muito mais denso, o livro achei fraquinho e superficial.
Sugiro que assistam o seriado que é bem mais interessante ;)

Matheus P. 03/06/2012

A serial killer of serial killers
Dexter não é o tipo de personagem com o qual estamos acostumados. Logo no primeiro capítulo, somos apresentados ao seu hobby incomum: Dexter é um serial killer. A ironia, contudo, é que Dexter segue um código estipulado pelo seu pai adotivo, Harry, em que ele deve escolher quem matar - e matar só as pessoas que realmente merecem. Assim, ao mesmo tempo que sustenta seu estranho hábito, se torna um justiceiro. Trabalhando como um oficial forense para a polícia de Miami, uma ironia por si só, Dexter segue uma vida "comum", sem deixar suspeitas. Com seu modus operandi metódico, 'limpo' e organizado, Dexter já matou dúzias de pessoas sem ser pego.

O livro, então, segue por dois paralelos sempre muito interligados (algumas vezes, brilhantemente, por Lindsay): a mente de Dexter, sua história, como se tornou assim; e com o aparecimento de um novo serial killer, que "invade" o território de Dexter. Este serial killer sempre mata prostitutas e desperta o interesse de Dexter, com o seu 'trabalho' praticamente artístico. Dexter não consegue resistir em admirar o trabalho deste serial killer, ao ponto de preferir que ele não seja pego. Contudo, um paradoxo: terá que ajudar sua irmã adotiva, Deborah, a subir na carreira, também policial, trabalhando com ela para encontrar o assassino.

A história é muito envolvente e as páginas passam rápido com o humor negro de Dexter. O livro é repleto de ironias e piadas muito inteligentes. O mais interessante, contudo, é o "carisma" de Dexter. O livro é narrado em primeira pessoa, nos permitindo conhecer a mente de um serial killer. E é impossível nutrir algum ódio por Dexter. Pelo contrário: torcemos para que ele se safe das mais diversas situações, passamos a gostar do personagem e aceitar o seu passatempo. Nos acostumamos com Dexter e já estamos nesse estágio sem perceber.

A história passa rapidamente, e o roteiro tem interessantes "twists", porém permitindo tempo suficiente para ser apreciado. Como disse, a história do serial killer parece andar junto com a de Dexter, que tem alguns flashbacks de tempos em tempos, que permite-nos conhecer sua infância e adolescência, e como foi criado por Harry, seu pai adotivo. A forma com que ambos paralelos fluem juntos tão perfeitamente leva à um final em que ambos se chocam, sendo algo muito surpreendente. Apesar disso, o final do livro tem alguns problemas de continuidade, deixa lacunas. Mas isso não é algo que possa ser explicados sem spoilers.

O livro é muito recomendado. Uma leitura leve, divertida e cativante. Reúne os ingredientes necessários para que seja rápida e um daqueles livros que logo te deixam a fim de degustar a sequência.

Roberta 27/02/2014

É comum, ao assistirmos adaptações de livros para cinema ou TV, ficarmos desapontados com o resultado. Nesse caso, foi o contrário. A série de TV Dexter traz uma complexidade psicológica muito maior do que Jeff Lidsay expôs em seu livro. "Darkly Dreaming Dexter", lançado no Brasil como "A mão esquerda de Deus" (sabe lá Deus por quê), é apenas o primeiro de uma série de sete livros, mas já mostra que, tanto para cada personagem quanto para a história em geral, o rumo da história é outro. James Manos Jr. soube conduzir a narrativa de modo a superar, complementar, mudar e adaptar a história de uma forma muito mais elaborada e envolvente do que fez o autor da série de livros. Não que o livro seja ruim, longe disso; talvez fosse perfeito, não tivesse ele sido superado pela série de TV. O livro deixou uma sensação de que faltava algo, talvez a profundidade psicológica da mente de um sociopata que somente a série de TV conseguiu mostrar com tanta intensidade.
Com o desfecho desse primeiro livro, já é possível perceber que, a partir de agora, nada do que virá nos próximos livros terá qualquer relação com o que acontece em todas as temporadas de Dexter.

Barbs 30/03/2020

Diferente da série no bom sentido
Na série achei as ações dele mais "soft", o que fez com que eu me surpreendesse com os detalhes do livro, no entanto algo que me traz no livro e na série é o sentimento de querer que ele não seja pego, como se ele fosse o mocinho, no livro também dá pra entender um pouco mais a mente dele e eu gostei disso, ansiosa para os próximos livros

Ana Simão 25/05/2020

Suspense, policial, serial killer... Oba!
O nível de inglês dele é "humano", digamos assim. É um avançado sem floreios. Dá pra ler muito bem, olhando uma palavra ou outra no dicionário do Kindle. A tradução não me agradou, por isso li no original.
Pra quem reclama que o autor usa aspas nas falas ao invés de travessão, e esse livro que o autor não usa nada? O leitor tem que ficar o tempo todo separando mentalmente o que é fala do que é narração (em primeira pessoa, nesse caso). Me confundi várias vezes, o que o Dexter falou e o que ele pensou. Por falar nisso, é muuuito legal estar dentro da mente de um psicopata. Leiam, é viciante esse livro. Um personagem muito bem construído, a dinâmica policial envolvida, o suspense do meio para o final que me levou a varar a noite até a revelação... Recomendo.

Patricia.Rebelo 18/11/2020

Divertido
Poder apreciar os pensamentos de Dexter foi bastante divertido!
Adorei a confronto com ele próprio por poder ou não ter sido ele a cometer os crimes.
Adorei o final.

Dayanne Porto 01/05/2021

Olha... sinceramente, eu prefiro a série.
O livro é divertido, mas MUITO limitado se comparado à série (e foi impossível pra mim não comparar, porque eu fiquei pensando o tempo todo no quanto a série era superior). Aqui no livro só temos o ponto de vista do Dexter, o que me irritou algumas vezes. Apesar de ser um livro legal, engraçadinho às vezes até, não me chamou nenhuma atenção especial e eu não me apeguei a nenhum personagem (nem aos que eu amo na série). Ainda não sei se vou ler os livros seguintes. Veremos!

Cláudia 13/01/2011

para quem assistiu a série, as cenas e as falas, principalmente no início são tao iguais que fica dificil conseguir ser realmente capturada pelo livro.