João Gordo: Viva la Vida Tosca

João Gordo: Viva la Vida Tosca André Barcinski

Resenhas - João Gordo

Mat Souza 30/11/2022

Comicamente tosco
Com suas falas simples e recheadas de palavrões, João Gordo comenta sua história de vida desde sua infância. Sempre falando de tabus, esta biografia nunca perde o bom humor e tem um final positivo. Uma história que vale a pena conhecer!
Pr.Thiago 16/01/2023minha estante
ausbezahlt

Felipe.Camargo 06/06/2021

Cobras na sua cama e Ratos de Porão!
Sempre tive o Gordo como um ídolo e hoje o admiro ainda mais, principalmente por causa de suas ações no Central Panelaço, ajudando vários moradores de rua.
O livro, muito bem feito fisicamente, é uma viagem autobiográfica sobre a vida do vocalista dos Ratos de Porão, relatando desde sua infância, oprimido pela violência do pai, até seu sucesso como protagonista em programas de auditório na MTV.
Incrivelmente, Gordo conseguiu ganhar um status mundial como uma figura do rock, sendo companheiro de rolê de Kurt Cobain, tocando no palco junto com os Ramones ou sendo amigo de diversos ícones do Movimento Punk, como Jello Biafra e Ian MacKaye.
Detalhes para as tretas que o Gordo criou durante a sua carreira com figuras clássicas da música e do entretenimento brasileiro, tais como: Max Cavalera, Caetano Veloso, Chorão, Cazuza, Dinho Ouro-Preto e a famosa treta com Dado Dolabella. Outro ponto de destaque é o momento em O RXdXP foi fazer uma apresentação no programa infantil da Angélica, há muito tempo eu não ria tanto lendo um livro.
Uma leitura nostálgica o que me fez devorar o livro em apenas um dia, com direito a ouvir toda a discografia do Ratos durante a sua leitura e assistir as tretas da MTV no YouTube. ?

William.Ramos 02/06/2020

Intenso, emocionante e sincero.
Acredito que o livro funciona ainda mais aos fãs de Rock e que assistiram ao Gordo nos anos de MTV, um relato muito divertido e maluco, em uma leitura crescente.

leoregis 25/12/2016

Divertidíssimo!
Nunca fui um fã de música hardcore e do Ratos de Porão. Conhecia o João mais como personalidade da TV. E o livro é como eu esperava, pelo que via dele na TV: muito divertido! É uma pena só que João seja bem econômico na narrativa. Conta tudo bem rápido e resumido. O livro é daqueles que se lê numa sentada só. Tem muitas fotos e é muito bem produzido e bonito. Termina-se de ler com gostinho de quero mais. Recomendado.
x gaabý 05/02/2017minha estante
Poxa, só fiquei com mais vontade de ler agora rs

Edu 31/08/2017minha estante
Também fiquei com essa sensação de quero mais.

Nath 27/02/2020minha estante
Ainda não li, mas acho que deve ser difícil se aprofundar tanto na narrativa, porque lembrar não deve ser fácil HIOHOIHOI

Vai ser meu próximo livro!

ichfelipe 07/01/2021

Simplesmente perfeito.
Chorei, ri e fiquei chocado com um monte de coisa. Sem dúvidas é a melhor biografia que já li em toda minha vida.

Bu 20/01/2021

Até o talo!!!
Fluido de mais, até parece uma conversa, e como gosto muito da banda e já assisti bastante coisa do JG li como estivesse escutando ele falar, e é a impressão que dar o livro completo. E fica mais acentuado essa impressão quando ele vai e vem na linha do tempo dos acontecimentos, as vezes ele fala de coisas lá na frete e depois volta pra quando estava em casa, fazendo uma ponte e costurando tudo na vida dele.

Bastante coisa que não sabia ainda da vida dele, que em entrevistas não via e de extrema intimidade, mostrando realmente quem é o João Gordo do Ratos de Porão, repleto de fotos da época e recorte de jornal.

Um prato cheio pra os fãs e uma boa leitura pra quem não o conhece, excelente trabalho da Darkside Books.

Fabio.Chagas 12/07/2021

Incone do Punk nacional do céu ao inferno (João gordo) ??
João Gordo é uma das figuras mais controversas da cultura pop brasileira. Sua fama foi construída tanto na TV (nos tempos áureos da MTV comandando inúmeros programas de sucesso) quanto no mundo da música ao lado dos comparsas do Ratos de Porão, banda essencial do punk / hardcore, que há mais de três décadas aterroriza o cenário brasileiro.

Dono de opinião forte, que não teme represálias, e de um carisma imensurável, Gordo ao longo de sua vida foi do céu ao inferno (por diversas vezes, indo mais ao segundo que o primeiro) e esse é o mote central de Viva la vida tosca.

Escrito pelo próprio, com o apoio e orientação do grande jornalista André Barcinski, o livro é um relato vivaz e divertido, como pede o figurino, narrado em primeira pessoa. Adotando o formato cronológico, a obra se inicia na infância trazendo à tona as agruras do paulistano João Francisco Benedan, garoto que cresceu num lar cujo ?regime ditatorial?, por parte do pai que era PM, fez com que constantemente entrasse em conflito como o mesmo já que ele desde sempre foi um controverso. Deste período dedica capítulos ao seu início no rock, a vida interiorana na cidade de Angatuba e o seu retorno à capital.

Já na cena punk de São Paulo, surge de maneira reveladora. Gordo, que foi um dos protagonistas do movimento, conta em minúcias as aflições daqueles que de forma voluntariosa enfrentaram, a torto e a direito, a falta de apoio da imprensa, a aversão de boa parte do público, do governo e da polícia local e, ainda assim, construíram uma das cenas mais importantes do rock brasileiro.

Sobre sua banda, Gordo centraliza sua fala na primeira década de existência dela. Tal escolha, por mais reducionista que seja (afinal a banda segue na ativa até hoje), mostra o grupo desde os primórdios, quando era mais ligado a sonoridade punk, e vai até a safra dos anos 90, período em que se rendera ao metal. Detentor das melhores passagens, os capítulos destinados ao grupo trazem para o leitor detalhes sobre turnês, gravações, parcerias, encontros inusitados com ídolos que ajudam a entender como o Ratos conquistou respeito e longevidade.

Sua trajetória na TV ganha capítulo a parte. Gordo mostra como sua verborragia e versatilidade acabaram por encontrar um público fiel que fez que sua popularidade e carreira crescessem ao ponto de muitos hoje o conhecerem muito mais pelo trabalho em emissoras do que as décadas de servidão à música. Esses capítulos se concentram nos trabalhos realizados em emissoras como a Record e a MTV e apresentam suas avaliação dos erros e acertos relacionados a profissão de apresentador.

Fugindo do formato ?chapa branca?, João fala abertamente durante toda a obra sobre seus problemas com drogas que quase acabaram com a sua vida por várias vezes. A história tresloucada que viveu ao lado de Kurt Cobain e Courtney Love no Brasil rende capitulo à parte e mostra o nível de loucura que o vocalista já passou.

Como o prefácio escrito por Fernanda Young aponta, João Gordo é mais do que um anarquista boca suja. Hoje, como o tempo e os tropeços ajudaram a formatar, tornou-se um homem familiar e paternal (casado e com dois filhos), inteligente e versátil que aprendeu com seus próprios erros e se tornou uma grande figura humana, mas sem perder a sua essência anarquista. Nesse sentido Viva la vida tosca é um livro de auto-ajuda nada tradicional. É uma narrativa de superação, sobre luta, sobrevivência e aprendizado.

Ana Terra 07/11/2020

Admiração
Adoro Ratos de Porão e o JG é uma pessoa que eu admiro muito. A história da vida dele é uma montanha russa bizarra de alguém que viveu intensamente de uma forma muito pesada. Minha admiração por ele só cresceu lendo esse livro!

Alessandra 08/02/2021

Viva la vida tosca
Sem sombras de dúvidas a melhor biografia que eu li, ri muito e aprendi muito sobre a história da música no nosso país e no mundo também. Me emocionei com o livro de verdade.

?Quero que todos os facistas, que destilam ódio e preconceito pela internet e acreditam nas próprias mentiras, se fodam. Eles não passam da escória do Terceiro Mundo. Minhas crianças serão testemunhas de um apocalipse lento e cruel, assombrado por fanáticos religiosos, políticos psicopatas e uma polícia assassina que, em vez de proteger, massacra a população em nome do sistema.? - p. 319

Emanoel 22/12/2023

Viva la vida punk
Vim a saber quem era o João pela falecida MTV Brasil (eu sei que ela ainda existe, mas não é mais aquela MTV). Eu não fazia ideia na época que ele era vocalista de uma das bandas que eu mais gosto atualmente. O Ratos de Porão.

Mas eu me perguntava de onde aquele ser católico tinha saído, agregando ao fato de que minha mãe detestava que o filho dela de 10 anos estivesse assistindo aquele cara mal educado e boca suja na TV.

Mas depois que você lê essa biografia, você conhece o João Francisco Benedan, nascido na Vila Gustavo no ano de 1964. Início da ditadura militar no Brasil.

Lembro de ver as falas dele em seu programa de entrevista no YouTube, o Superplá. No meio dessas falas, em muitas ele não revelava coisas da vida dele, mas mandava comprar e ler o seu livro (haha). Foi o que fiz.

Eu já sabia que seria um livro que me faria rir, ficar chocado com vários acontecimentos da vida dele. Mas chorar, nunca imaginei.

João Gordo teve uma infância complicada, com um pai violento e uma adolescência completamente conturbada. Após se juntar ao movimento Punk nos anos 80, a relação com a família não ficou mais fácil.

Os leitores verão a história dele, do Ratos de Porão, de amigos. Provavelmente coisas que ele nunca disse em nenhuma entrevista.

Recomendo demais a leitura ??

Lilian Freitas 02/10/2021

Leitura agradável
Que vida louca e bem vivida essa do Gordo!!! Creio que foi um dos melhores livros que li esse ano. Como qualquer livro da Darkside, excelente livro!!
João Gordo contextualiza sua história com alguns fatos da época. Fala com bom humor sobre fases de sua vida - não fácil - em meios a dificuldades emocionais e financeiras. Vale a pena ler, mesmo que você não seja fã de RDP.

raíssa 12/07/2021

Bagunça, escatologia, emoção e risadas
(pouco) sexo, (muita!) droga e (puro) rock'n'roll

Essa biografia é incrível! Não só porque já adoro o JGordo. Não só porque traça uma boa linha do tempo do punk rock, hardcore e metal. Não só porque descreve a SP suja dos anos 70/80/90. Não só porque tem relatos icônicos de grandes encontros.

A melhor parte do livro é que DÁ PRA OUVIR o Gordão contando as histórias. O bagulho é 100% ele mesmo, verdades nuas e cruas, bagunça, escatologia, emoção e risadas.

PS: GO VEGAN! (Protegê-los, não comê-los)

Jean.Artacho 29/09/2017

Uma biografia que vale a pena ser (re)lida!
Olha, esse tal de João tem historia. Cadê o livro dois?? hahaha

Brincadeiras á parte, o livro do João Gordo é sensacional.
Biografias são complicadas, pois em certos momentos a vida do retratado dá uma parada, fica á deriva... Mas aparentemente este não é o caso do João Gordo.
O livro mostra desde a infância, seguindo pelo crescimento difícil, a relação complicada com o pai, o bullyng que sofreu (e que também praticou). Tudo isso tendo pano de fundo (muitas vezes nem tão fundo assim) a cena punk paulista. É delicioso ler os hábitos, crenças e motivações de um jovem punk com coração de bom moço.

Já li duas vezes, me diverti nas duas. João, por favor, faça a parte dois! Sei que tem muita história para contar ainda.

bartoleti 09/06/2020

JG e seus causos do punk rock