Jornada No Gelo

Jornada No Gelo Lou Anders

Resenhas - Jornada No Gelo

sarah 11/06/2020

Um livro fácil de ler e com uma história bem criada. No começo é um pouco enrolado e confuso pois o leitor tem que se abituar naquele novo mundo que é criado pela autora.
A história é cheia de objetos e criaturas mágicas, dragões, zumbis e tudo mais.
É uma história bastante envolvente, apesar de simples e um pouco previsível, e os nossos dois personagens principais são bastante cativantes e inteligentes.
Gostei da história e quero muito ler os próximos volumes da trilogia.
Ps: o nome da trilogia é baseado em um jogo que tem no livro que eu gostei bastante e é muito interessante. No final do livro até ensina para o leitor como jogar e eu adorei isso.

Livros 18/12/2016

Eu não tenho o que reclamar desse livro! Esse livro é simplesmente fantástico! Fantástico, maravilhoso, etc… Ou seja, ele é perfeito! Fazia algum tempo que eu não lia um livro tão bom assim.

Esse livro contém uma inocência única e aventuras dignas de mestre!! Cada personagem nesse livro foi extremamente bem trabalhado. Os personagens são únicos e diferentes de tudo que andei lendo por aí, pois no livro não encontramos apenas zumbis, dragões,vilões, etc. Ou seja, encontramos todo tipo de personagens.

A amizade de Thianna e Karn é algo lindo! Pois eles não tem exatamente nada em comum, mas um acaba encontrando refugio na amizade do outro e vivem grandes aventuras juntos.

Thianna é uma gigante que sempre detestou uma parte de sua origem, pois isso faz ela ser menor que os outros gigantes. Mas mesmo assim ela é uma personagem forte, madura, divertida e repleta de vida! Ou seja, diferente dessas personagens mimadas que estamos acostumados.

Karn é um jovem que detesta viver na fazenda, pois o seu maior sonho é conhecer o mundo e viver grandes aventuras! Ele não é tão alto e nem tão forte, mas contém uma imaginação inerrável! E é simplesmente apaixonado por Tronos & Ossos.

Tronos & Ossos é uma aventura para todas as idades! É uma aventura que te faz conhecer outros mundos! Um livro repleto de personagens estranhos, e trolls fedidos!

Um livro que contém os melhores mocinhos, os melhores vilões e um final excepcional! Ou seja, eu recomendo esse livro para todos de olhos fechados! Pois se alguém ler e não gostar é pelo simples fato de ter lido errado! Haha

site: http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

Nikien7 19/08/2023

Tronos e ossos
É bom, leitura rápida, plot bom, faz querer ler as sequências. Trabalha bem os personagens e tem glossário para ajudar a entender mais a história.

Priscila 09/01/2021

Apesar de eu ter achado bem clichê e previsível é um livro bom. Ansiosa pra saber mais sobre a mãe da Thianna e a terra dela.

Nat Nat 23/02/2022

Resenha completa em @natnatbooks -instagram
Preciso nem dizer que amo fantasia, né? Essa apesar de ser infanto-juvenil, é muito bem escrita, os personagens são engraçados e certeiros, não do tipo que se fazem de burros, mas que são astutos, o que ajuda muito no desenrolar da narrativa.

É fácil imaginar a cena, lugares e descrições, o autor não perde muito tempo e pontua o necessário para ajudar na visualização do que precisa ser feito, os personagens secundários ganha seus momentos de destaques sem ofuscar os principais.

jujugaara 28/01/2022

Que leitura gostosa!!! O livro é muito divertido e leve de se ler. Eu amei o desenrolar da aventura e não vejo a hora de ler a sequência da saga. Recomendo demais

@mcarstairs 26/02/2021

que livro surpreendente, uma história que nunca tinha lido nada igual antes, apesar de ser um gênero que não leio muito, esse livro me surpreendeu, karn e thianna são apenas pré adolescentes mas que tem uma responsabilidade e inteligência gigantesca, amei a história dos dois, pois em alguns capítulos o livro se passa na visão deles separadas. Quero ler o segundo logo, pra saber qual será a próxima aventura dessa dupla que realmente me instigou e que admiro muito!!
elly 28/02/2021minha estante
estou começando o segundo agr e é maravilhoso

Carla 01/03/2020

Divertido!
Um livro leve, divertido e super agradável!!

A amizade entre Tiana e Karn é fofa e nos faz ficar torcendo por eles. Embora tenha continuação, a trama principal tem um desfecho, o que achei bastante bacana!!

Já quero ler a sequência!! S2

Rafa 20/09/2020

Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna! Karn vive em uma terra fantástica e um jogador compulsivo do jogo de tabuleiro Tronos e Ossos. Thianna é metade humana e metade gigante. Ela é fera em esportes violentos e mora na Terra dos Gigantes. Quando intrigas de família os obrigam a fugir, juntos, eles passam a enfrentar situações apavorantes e precisam unir forças e habilidades para vencer os inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre!

Tronos e Ossos não é nenhum livro do estilo fantasia impactante e inovador, mas mesmo assim é um livro muito bem escrito! Muito leve e fluído, com ótimas cenas de ação e com uma história sólida e coerente. Os dois personagens principais são bem cativantes e para um primeiro livro de uma trilogia, seus conflitos são bem desenvolvidos. Principalmente, a história de Karn. A de Thianna é menos explorada porque será centrada nos próximos livros, os quais já estão na minha lista de próximas leituras!!

Giovana456 23/04/2023

Tronos e Ossos
Como diabos esse livro não tem o reconhecimento q merece, eu não faço a mínima ideia.

Eu realmente adorei e como uma leitora que adora fantasia e aventura, recomendo muito!

É uma escrita super fácil de entender.

Pra quem gosta de livros com traidores, recomendo!

É realmente legal e eu achei uma leitura cativante.

Gus 18/06/2021

Que aventura
Esta trilogia eu adquiri no sebo, não sabia qual era a idem correta deles, já que não vem escrito na capa e comecei lendo o livro 2, só fui perceber depois de umas 70 páginas, já que havia bastante informação que não dizia como havia acontecido.

Uma ótima história envolvendo dragão, gigantes, anões, seres voadores, batalhas e espadas. Em alguns momentos do livro eu senti uma falha do autor em amarrar o assunto, mas se eu estivesse com meus 12 anos e lesse esse livro com certeza não perceberia essas falhas.

Curti o fato de ele contar com um glossário em que além de ter as palavras de destaque, aparece o jeito correto de como elas devem ser ditas.
Jackson.Leoni 15/01/2022minha estante
Esse é o primeiro da série ?

Gus 15/01/2022minha estante
Isso...livro 1 - Jornada no gelo / livro 2 - O enigma do chifre / livro 3 - A Batalha final

Jackson.Leoni 15/01/2022minha estante
Valeu !!! Tenho esse no setor da estante aqui de casa " fila de espera da leitura " kkkk e como já aconteceu isso comigo também, de começar pela ordem errada já fiquei ligado. Valeu

Gus 15/01/2022minha estante
Kkkk tenho esse setor aqui em casa tbm

Lina DC 22/01/2017

"Jornada de Gelo" é o primeiro livro da série Tronos & Ossos e tem como protagonistas dois jovens de 12 anos de idade: Karn e Thianna.
A história é narrada em terceira pessoa e no prólogo apresenta Talária, uma mulher que está fugindo do seu povo com algo muito precioso...
O capítulo um se inicia treze anos depois e nos apresenta Karn, um jovem que mora em Norrongard e tem uma responsabilidade muito grande: aprender a gerenciar a Fazenda de Korlundr (seu pai). A fazenda é uma das mais prosperas da região e sendo ele o filho homem mais velho de Korlundr, é seu dever tornar-se o próximo líder. Durante uma viagem para Bense, o jovem está sendo ensinado sobre as negociações realizadas pela Fazenda por Pofnir, um ex-escravo e seu tio Ori (irmão gêmeo de Korlundr). Porém Karn não quer tal responsabilidade e tudo o que ele quer no momento é jogar Tronos & Ossos, um antigo jogo de tabuleiro que é famoso na região.
Karn é extremamente inteligente e estrategista e talvez esse seja o motivo dele gostar tanto do jogo. Mas seu pai Korlundr está cansado de sua infantilidade e mesmo que Tronos & Ossos tenham tirado o grupo de algumas situações inconvenientes, ele está farto do jogo.
Em paralelo, o leitor é transportado para uma região gelada, onde temos os gigantes e somos apresentados à Thianna. Thianna é uma garota baixinha (tem apenas 4 metros de altura) e por isso os demais gigantes, especialmente Thrudgelmir, a importunam diariamente. Thianna é uma mestiça e detesta esse fato. É uma jovem teimosa que vive tentando provar que é uma gigante como os demais, o que parte o coração de seu pai Magnilmir, pois ele amava a mãe de Thianna profundamente.

"Era como se houvesse dois lados em Thianna, seu lado gigante e seu lado humano. Karn se perguntou se isso era como jogar uma partida de Tronos & Ossos contra si mesma. Sendo ao mesmo tempo vencedora e perdedora". (p. 208)

Quando ocorre o Baile dos Dragões, Karn e Thianna acabam se conhecendo e não fazem ideia de que seus destinos estarão entrelaçados.
Quando a inveja e a sede do poder invadem a vida de Karn e Thianna, os dois se veem preso em uma aventura única, cujo resultado afetará mais do que suas próprias vidas e daqueles que amam.
A aventura é realmente genial, com direito a fadas do gelo, trolls, mortos vivos e um encontro com o terrível Orm.

"A cabeça mergulhou formando um ligeiro arco, recebendo graciosamente o reconhecimento. Então, Orm Hinn Langi; Orm, o Maior de Todos os Linnorms; Orm, o Grande Dragão; Orm, a Destruição de Sardeth, sorriu para Karn e Thianna". (p. 240)

Várias criaturas fazem parte dessa aventura. Criaturas fantásticas que possuem a sua própria história. Ambos os protagonistas tem seus inimigos a combater e juntos, provarão que são uma força a ser reconhecida. Com a inteligência e sagacidade de Karn e a força e perspicácia de Thianna existe uma grande chance de tudo terminar bem.
O livro tem uma ambientação fantástica, com descrições detalhadas e cenários apaixonantes como as terras geladas e a Cidade Arrasada.
"O silêncio lúgrebe a fez se lembrar dos montes sepulcrais. Só que aquela cidade morta era muito maior." (p. 217)
Como primeiro livro da série, "Jornada no Gelo" deixa o leitor na expectativa para descobrir o destino de Thianna e Karn, mas também para conhecermos mais o passado, presente e futuro dos personagens secundários.
"Jornada no Gelo" é uma história de auto-descobrimento, de lealdade, integridade e amadurecimento. É um livro que fala sobre os laços que formamos no decorrer de nossas vidas e da responsabilidade de nossas escolhas.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Jangada realizou um trabalho excepcional. Internamente o livro é recheado de detalhes como mapas e imagens no início de cada capítulo. Encontrei um único errinho de digitação na página 233, mas nada que interferisse no entendimento do texto.

"Os corajosos guerreiros de Helltoppr vão alertar:
Capitão de navio, matador, ele partiu para o mar.
Reluzente de espadas sua comprida e altiva nau
Pra essas terras assoladas por sua ira era do fim sinal". (p. 110)

Temos ainda no final do livro um glossário e o manual de regras de Tronos & Ossos, explicando detalhadamente como jogar esse jogo que Karn ama tanto.

Marcos Pinto 28/04/2017

Uma excelente aventura
Sempre fui fã de fantasia, principalmente porque foi um dos gêneros que me tornou um leitor assíduo. Contudo, confesso que já fazia algum tempo que não encontrava um livro do gênero, voltado para o público mais jovem, que me prendia tanto. Por isso, Jornada no Gelo foi uma grata surpresa. Comecei a leitura desconfiado e terminei apaixonado pelos protagonistas. Os motivos? Conto abaixo.

Na série Tronos e Ossos, conhecemos dois jovens cheios de inteligência e também de inconformismo. A primeira deles é Thianna, filha de um gigante do gelo com uma humana. Por sua origem híbrida, sofre uma série de preconceitos. Para começar, ela não é tão alta quanto os demais gigantes, sendo considerada uma baixinha. Ademais, pula, corre e tem uma destreza que os demais membros da sua espécie não possuem, o que a faz se destacar de uma maneira que a incomoda.

Do outro lado, conhecemos Karn, um garoto que futuramente se tornará um hauld, ou seja, um administrador da fazenda da família. Seu pai quer que ele aprenda a fazer boas trocas, a vender para diversos povos e saiba como tratar as pessoas. Ele, por outro lado, quer ser um jogador de Tronos & Ossos, o que inadmissível para o seu pai. Afinal, como o filho ousa a querer largar um legado da família?

Da união desses dois jovens, que vivem buscando aceitação de seus familiares e amigos, surgirá uma grande aventura. Eles nem imaginavam no que estariam se metendo quando o destino os uniu. Porém, o fato é que a vida de ambos mudará para sempre.

Partindo dessa premissa, Lou Anders cria uma trama interessante, coesa e que tem tudo para agradar quem gosta de fantasia e também quem está iniciando nesse universo. Mesmo não sendo completamente original, o autor sabe conduzir o enredo com maestria, tornando a leitura ágil, divertida e cheia de aventura e ação. Ou seja, o livro tem um potencial enorme para os leitores mais jovens.

Anders, além de se preocupar em criar bons personagens, traz também uma carga psicológica bem legal para eles. Além de formular uma ótima aventura, o autor também fala de sentimentos que podem ser comuns entre os jovens, como a questão da inadequação. A mensagem de que cada um é especial a sua maneira e de não dever se preocupar com as imposições alheias é brilhantemente passada. A obra também toca em outros assuntos como o bullying, mesmo que de forma leve.

Outro ponto que merece destaque na construção da obra é a boa mitologia trabalhada no universo. Vemos algumas criaturas que pouco aparecem em obras do gênero, além das mais clássicas. O fato de cada uma dessas ter sua própria história torna o universo muito mais rico, fazendo com que a leitura fique completamente envolvente.

Em suma, Jornada no Gelo é um excelente livro inicial, deixando aquele gostinho de quero mais e introduzindo os leitores a um universo rico e envolvente. Ademais, é uma aula sobre assuntos importantes, como autoafirmação, a importância dos laços familiares e de amizade, como é essencial ser íntegro e leal. O melhor é que tudo isso é passado de uma maneira simples, direta e natural, sem cair em uma catequização.

Quanto à parte física, o livro ainda conta com uma capa característica do gênero e que é bastante chamativa. A diagramação da obra é muito bonita e confortável, propiciando uma excelente leitura. Para fechar, temos uma ótima tradução e revisão, contribuindo enormemente para uma boa experiência.

Ou seja, não faltam aspectos positivos para que você mergulhe nessa aventura. Sem dúvidas, você vai gostar dessa obra. Mesmo que fantasia não seja o seu estilo de livro, arrisque-se; você não irá se arrepender.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/04/resenha-jornada-no-gelo.html

Orlando 25/05/2017

TRONOS E OSSOS – JORNADA NO GELO
No excelente livro Tronos e Ossos – Jornada no Gelo, somos apresentados a Karn e Thianna, jovens diferentes, muito diferentes, não porque Karn é um menino e Thianna uma menina, ambos da mesma idade, mas sim porque ele é um garoto humano e ela uma garota mestiça de gigante do gelo e humano.
Ele filho de fazendeiros, ela de um pai gigante e de uma mãe cuja origem é um mistério para ela e para seu povo.
O destino vai se encarregar de unir esses dois jovens e de diluir as diferenças entre eles em uma aventura fantástica, com trolls, zumbis, dragões, vikings e amazonas… e claro, algumas partidas de Tronos e Ossos, o divertidíssimo e desafiador jogo de tabuleiros do qual Karn é um exímio jogador…

TRONOS E OSSOS | O CHAMADO
Sobrevoando as terras geladas montada em uma wyvern (criatura similar a um dragão, mas de menor porte e sem patas dianteiras), Talária planeja sumir definitivamente das vistas de suas três perseguidoras, também montadas sobre wyverns.
A fugitiva se atira em direção a imensa vastidão gelada abaixo de si e de sua montaria. Desaparece no gelo e no vento frio tendo em posse um instrumento poderosíssimo. Ela nunca mais fora vista.
Treze anos depois, nas terras de Norrøngard, o jovem Karn se vê às voltas com as obrigações que em futuro próximo terá de assumir para com as terras de seu pai, Korlundr, um hauld (senhor de uma terra há mais de seis gerações na mesma família) honesto, líder de homens livres, pois há anos aboliu os escravos de suas terras.
Apesar das obrigações ali, batendo à porta de seu quarto diariamente, Karn ainda é um garoto na fase de transição entre o final da infância e o começo da adolescência, ainda muito mais interessado em se divertir jogando umas boas partidas de Tronos e Ossos do que negociando mercadorias e fazendo cálculos vantajosos nessas trocas.
Sair do mundo do jogo de tabuleiro é sempre chato, enfadonho e complicado para o garoto que prefere encarar um bom desafiante do que encarar um bom negociante.
Na tensão das cobranças do pai e das críticas de seu Tio Ori, irmão gêmeo de seu pai, nascido poucos segundos depois, Karn na maioria das vezes nem sequer se empenha em encarar as duas coisas de frente.
Seu Tio Ori nutre uma espécie de mágoa de seu irmão gêmeo, pois a diferença de segundos no nascimento dos irmãos legaram a Korlundr a herança de hauld das terras da família. Essa mágoa por vezes velada, por vez dissimulada, por vezes expressa com ironias é apontada na direção do garoto, próximo herdeiro das terras da família, enquanto Ori, em breve, precisará partir em busca de suas próprias terras.
Com uma ânsia constante por aventuras e novas descobertas, Karn deseja em seu íntimo poder conhecer o mundo fora dos limites da fazenda se sua família e das responsabilidades que estão cada vez mais perto. Novas cidades, novos desafios, um mundo a ser explorado ou uma fazenda a ser cuidada? Entre o que quer e o que precisa ser feito, Karn vai descobrir que o mundo tem muito mais do que esses dois lados da moeda.
Longe dali, nas terras geladas de Ymiria, especificamente no platô de Gunnload, onde vivem os gigantes do gelo, Thianna se inquieta constantemente com as diferenças entre ela e a os demais moradores do platô nevado: a garota é uma híbrida entre humanos e gigantes.
Menor que todos os outros moradores de Ymiria, Thianna adora a vida que conhece ali, mas em seu íntimo a reprovação daqueles que deveriam ser seus pares lhe pesa os ombros diariamente, sobretudo as investidas violentas do garoto gigante do gelo chamado Thrudgelmir, cuja força física enorme é inversamente proporcional ao seu intelecto, motivo pelo qual Thianna sempre leva a melhor sobre o bruto e estúpido garoto que a despreza e ofende constantemente.
Apesar do grande amor que há entre a meio-gigante e seu pai, Magnilmir, e depois da amizade que passa a desenvolver com Eggthoda, interesse romântico de seu pai, Thianna sente o constante incômodo de ser diferente de todos os gigantes, não só na altura, mas na cor da pele morena e dos cabelos negros, na sensação constante de ter apenas metade de si fincada naquelas terras geladas enquanto sua outra metade é quase que totalmente desconhecida e perdida no mundo do lado de fora das montanhas geladas.
Na ocasião oportuna o tempo se encarrega de levar esses dois garotos insatisfeitos com suas respectivas vidas e com o modo como são empurrados para frente de um modo ou de outro.
A ocasião em questão é o chamado Baile dos Dragões, um encontro entre comerciantes diversos, sobretudo os da fazenda de Korlundr. Mas não antes de haver problemas para os jovens em seus respectivos lares, já que aventuras e problemas são a tônica de Tronos e Ossos.
No entrementes entre a partida das caravanas para o Baile dos Dragões, estranhas mulheres passam por Norrøngard em busca de uma antiga companheira que se perdera por aquelas terras há muitos anos.
Karn estranha aquelas visitantes e suas montarias que, segundo elas, são wyverns… Antes que algo mais seja dito, Tio Ori trata de conseguir informações com Sydia, a robusta e destemida guerreira líder do bando de amazonas cujos cabelos negros, a pela morena, pernas e braços musculosos, armaduras de bronze e couro se destacam da população de Norrøngard.
NO BAILE DOS DRAGÕES…
Nas colinas do baile os norrønir (plural que designa os habitantes de Norrøngard; já o singular é norrønur) e os gigantes do gelo além de fechar negócios se confraternizam de diversas formas: comendo, bebendo, jogando e fazendo tudo outra vez.
Enquanto os adultos tem coisas de sobra para fazer, Karn e Thianna se estranham, tiram sarro um do outro, discutem e nesse processo vão se conhecendo aos poucos. Ela muito mais alta e forte é mais física, mais agitada, ele de estatura normal para um garoto humano de 13 anos é mais contido e por ser um exímio jogador de Tronos e Ossos é mais analítico e estratégico, não por acaso essas características de ambos serão fundamentais para o que vier pela frente.
O que parecia ser uma jornada para adultos acaba se tornando uma oportunidade interessante para dois jovens deslocados em seus lares. Thianna é considerada pequena entre os gigantes do gelo, mas perto dos humanos normais ela é uma garota de mais de dois metros de altura, o que chega a assustar muitos adultos norrønir, sobretudo o já amedrontado Tio Ori.
Durante todo o baile não são poucas as ocasiões que os Thianna e Karn trocam divertidas farpas, piadinhas, tiradas de sarro mútuo, brincadeiras de toda ordem e lições que inúmeras vezes irão salvar ambos.
NA COLINA DE HELLTOPPR...
Mas toda as distrações da confraternização entre os norrønir e gigantes do gelo não dura muito tempo, não para Karn que, manipulado pelo próprio tio, acaba por cair numa cilada envolvendo a antiga lenda do guerreiro Helltoppr, um antigo líder de dracar (embarcação que possui uma cabeça de dragão ou serpente do mar entalhada em madeira na parte frontal da embarcação) amaldiçoado e aprisionado na forma de morto-vivo em uma colina.
Karn, sem querer, liberta Helltoppr e precisa vencê-lo em uma batalha, obviamente o pequeno garoto não possui nenhum requisito físico para derrotar o morto-vivo que, além do mais, é um exímio guerreiro e possui mais três ajudantes zumbis, posteriormente encarregados de perseguir Karn quando a intervenção de seu pai permite ao garoto fugir sem rumo.
De volta ao platô, Thianna descobre que a paz de seu lar não é mais a mesma quando três guerreiras de pele morena, cabelos negros, braços e pernas musculosas, armaduras de bronze e couro seguidas ameaçam a aldeia com suas lanças capazes de disparar fogo, uma grande ameaça contra os gigantes do gelo.
Ajudada por seu pai e Eggthoda, Thianna empreende uma fuga alucinada pelas cavernas de seu povo levando consigo o artefato que um dia sua mãe havia trazido de terras distantes e que havia legado à sua filha ainda muito criança.
Sydia e suas obstinadas guerreiras não perderam tempo e saíram para caçar a garoto pelos muitos obstáculos gelados e montanha abaixo. Mas Thianna tinha a grande vantagem de conhecer aquelas terras geladas e seus perigos, o que foi suficiente para deixar o platô e despistar suas inimigas.
O passado que tanto quis conhecer batia à sua porta, e batia com muita força…

CAMINHOS SE CRUZAM, AMIZADES SE FORMAM
Fugindo desesperadamente dos três zumbis caçadores de Helltoppr, Karn corre sem rumo e sem planejamento, o medo toma conta do pequeno garoto e os perigos no caminho são muitos e seu único pensamento é chegar até as terras geladas de Ymiria e se refugiar no lar dos gigantes do gelo. Mas o caminho é longo, o frio intenso e os perigos desconhecidos inúmeros…
Mas a sorte é um elemento comum nas aventuras fantásticas e não tarda para que Thianna e Karn se encontrem e juntos possam superar as adversidades. Claro que o encontro também dobra o número de inimigos no encalço dos garotos. São três zumbis e três amazonas… A perseguição os leva por vários caminhos e por fim até Saderth, A Cidade Arrasada, onde um perigo ainda maior aguarda por todos os aventureiros e caçadores de tesouros que por ali se arriscam.

TRONOS E OSSOS | UM AVENTURA PARA TODAS AS IDADES
Acho pouco provável que um leitor buscando algo leve e divertido não encontre isso em Tronos e Ossos – Jornada no Gelo (Trhones and Bones – Frostborn no original) de Lou Anders. O cara sabe o que faz com seus personagens, são poucos, são simples, mas é impossível não simpatizar com a maioria deles.
A dupla de protagonistas dispensa qualquer tipo de comentário excessivo: divertidos, engraçados, por vezes melancólicos em seus medos e anseios, acabam sendo ótimos reflexos do início da adolescência. As dúvidas, incertezas, a constante sensação de ausência de um lugar realmente seu no mundo, a busca por aventuras, por identidade, por autoafirmação são alguns dos pontos que tanto Karn quanto Thianna apresentam.
Também é comum encontrar em ambos aquela imprudência típica dos jovens aliada aquele quê de infantilidade de quem está dando os primeiros passos no fim da idade infantil. A interação entre os dois é sem sombra de dúvidas um dos melhores aspectos do livro: as conversas, o aprendizado mútuo, a conquista da admiração, do respeito, da compreensão do outro que é diferente e ao mesmo tempo carrega em si um reflexo do amigo.
Thianna por ser mais forte fisicamente acaba se tornando uma grande protetora do pequeno Karn que, por sua vez, mais analítico e estratégico por conta da experiência com Tronos e Ossos acaba sendo o responsável pela análise das situações problemáticas que a dupla se mete e propor planos aparentemente absurdos, mas que, por serem jogadas calculadas, acabam surtindo o efeito desejado, ao menos na maioria das vezes.
Os perigos que Anders escolheu para seus personagens são bem oportunos para um mundo fantástico: zumbis, trolls, amazonas e dragões são obstáculos comuns no imaginário mundial já há longos anos, aqui não há nada muito inovador, no entanto o humor da situação e a trama geral acabam por impulsionar a participação desses elementos.
É praticamente impossível não se envolver na atuações dos capangas zumbis de Helltoppr, ou com ele mesmo; os próprios trolls são também elementos divertidíssimos quando estão em cena, por vezes nem estes e nem os zumbis são percebidos como ameaças reais, soma mais como um antagonismo cômico para Karn e Thianna.
Já Sydia e suas amazonas são uma ameaça mais pesada e incisiva, afinal de contas, as guerreiras intimidaram até mesmo os gigantes do gelo. O dragão? Esse eu deixo de presente para quem se aventurar na leitura…
TRONOS E OSSOS | UM TEXTO COESO, UMA NARRATIVA OBJETIVA
Lou Anders está de parabéns (a tradução também), Tronos e Ossos escapa página a página de qualquer situação enfadonha e mesmo na previsibilidade das situações da “jornada do herói”, entrega boas surpresas e situações. Mais uma vez quero frisar o quão Thianna e Karn são interessantes e versáteis em suas respectivas características e habilidades.
Não foram poucas as passagens da obra que imaginei um game de aventura com os personagens… Também não por acaso vi no texto de Anders várias deixas para uma adaptação cinematográfica. Algo já mais do que corriqueiro em obras recentes, não é mesmo?
Com um texto limpo e sem rodeios, a história de Tronos e Ossos segue um fluxo ágil, alternando facilmente momentos de desenvolvimento da trama geral, dos personagens, estabelecimento de contextos e apresentação do mundo criado por Anders.
Em alguns pontos senti falta de uma aprofundamento maior desse mundo e outros aspectos históricos comuns em obras de fantasia, mas aí lembrei-me que, mesmo adorando a obra, não sou seu público alvo (infantojuvenil).
Também vale lembrar que Tronos e Ossos é o primeiro de uma trilogia (Frostborn, Skyborn e Nightborn), o que dá espaço de sobra para a expansão do mundo apresentado no primeiro livro, já que este se foca em uma quantidade pequena de locações, indo basicamente no trajeto entre Ymiria e Norrøngard e depois em arredores, com alguns outros sítios sendo citados pelos personagens.

TRONOS E OSSOS | EM BUSCA DE UM LUGAR NO MUNDO
Acho que um dos pontos mais pertinentes dentro da jornada de Tronos e Ossos sem dúvida foram as jornadas pessoas de Karn e Thianna.
Ambos começaram opostos, diferentes, se estranhando e ironizando mutuando, no entanto a necessidade de apoio mútuo necessário à sobrevivência de ambos acabou aproximando-os, a princípio, por obrigação ou pura praticidade, depois por amizade verdadeira e por aquele companheirismo surgido da adversidade, da dificuldade e da certeza de que você pode fazer algo pelo outro e o outro por você apenas porque isso é o certo a se fazer.
Lou Anders dispara precisamente suas palavras. Karn e Thianna são as facetas de dezenas de milhares de jovens saindo da infância e encarando um mundo cheio de responsabilidades maiores do que uma partida de Tronos e Ossos ou esportes relativamente violentos para uma criança.
Há uma dezena de situações que o leitor percebe ali no texto e no contexto da obra: bullying, amizade, respeito com o outro, aceitação dos seus pares, autoaceitação, prudência, compreensão, proteção… Contidos ali no texto de forma clara e bem direcionadas, em momento algum tais ideias ficaram forçadas apenas para cumprir a agenda do “politicamente correto”, estão ali para mostrar um aspecto humano e pertinente, tirando os traços de artificialidade tão comuns em obras do gênero fantástico infantojuvenil.
Anders fala, fala clara e naturalmente, algo que tem faltado ultimamente em muitas obras por aí.

TRONOS E OSSOS | O JOGO QUE TODOS QUEREM JOGAR
Não satisfeito em escrever um belo texto que contém um narrativa divertida e dinâmica, Lou Anders nos presenteia com Tronos e Ossos, o jogo que Karn adora e quase não larga em momento algum durante toda a obra; senão jogando, ao menos usando as estratégias do tabuleiro para se livrar de situações no mundo real.
Ao final da obra, ao lado do ótimo Glossário, há as instruções para montar um tabuleiro de Tronos e Ossos e as regras necessárias para que os leitores possam ter suas próprias partidas.Uma boa busca no Google me revelou uma miríade de estilos de peças e tabuleiros do jogo, desde impressos em papel até peças em entalhadas em madeira ou de plástico. É quase impossível não querer montar um tabuleiro e arriscar umas partidinhas…
Tronos e Ossos | Vale a pena
Se você ainda não se convenceu a ler Tronos e Ossos até aqui, lamento. Está perdendo uma grande oportunidade de ler algo divertidíssimo, com grandes influências da cultura pop-nerd geral (tem algo mais pop e mais nerd que dragões e zumbis?).
O fato de ser uma obra infantojuvenil obviamente exime o livro de ser cabeçudo, exacerbadamente denso e descritivo, não, aqui a narrativa flui como uma boa aventura deve fluir: rápida, dinâmica e intensa. Claro, aqui você não vai encontrar ecos de high-fantasy, não, aqui o objetivo é trazer de forma leve os pequeninos (já não tão pequeninos assim) para um passeio através da easy-fantasy, abrindo-lhes as portas para o que vier depois (e sempre vem).
Também destaco aqui o acabamento do livro. A Editora Jangada caprichou nos requisitos. Capa plastificada, título em alto relevo, capítulos com marcadores ilustrados. Tudo muito bonito.
Minha crítica nesse sentido vai para a decisão equivocada de remover da capa original as figuras de Karn e Thianna, deixando ali um dragão olhando para um vazio completamente sem sentido; acho que foi uma decisão bem, bem errada remover os protagonistas.
Ademais fica aqui o convite para embarcar nessa aventura, senão pra você, mas para o Karn e a Thianna que existem perto de você.

TRONOS E OSSOS | SINOPSE
Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante.
Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.
Tronos e Ossos – Jornada no Gelo está no catálogo da Editora Jangada e disponível nas melhores livrarias.
TRONOS E OSSOS | O AUTOR
Lou Anders publicou mais de 500 artigos e matérias sobre ficção científica e fantasia em literatura e televisão. Recebeu um Hugo Award e um Chesley Award. Participa regularmente de convenções de escritores em todo os Estados Unidos. Saiba mais em: www.louanders.com

TRONOS E OSSOS | INFORMAÇÕES

• PÁG | 344
• PREÇO | R$ 39,90
• CAPA | Brochura
• ASSUNTO | Literatura juvenil / Ficção Juvenil

site: http://www.pontozero.net.br/2017/04/25/o-livro-e-tronos-e-ossos-jornada-no-gelo/

skuser02844 16/03/2024

Leitura simples
O livro tem uma leitura muito jovial, me lembrou quando eu tinha meus 13 anos e comecei a ler , ótimo para iniciantes e pra quem gosta de fantasia , o enredo é simples e fácil, não me prendeu como imaginei que prenderia, acho que li na idade errado. Mas tirando isso é legalzinho.