Quarto 502 Mia Sardini

Resenhas - Quarto 502

Larissa 24/03/2024

Err
Achei meio chatinho. Um livro pra se ler sem esperar mta coisa.
A história é bem triste e o final nada extraordinário ou inovador.

Senhorita Noturna 17/03/2024

Quarto 502
Numa atmosfera arrepiante, Mia Sardini apresenta um livro de terror em 101 páginas. Baseado numa história real e fazendo bom uso das suas pesquisas, a autora narra situações vividas num lugar que até hoje é considerado o mais assombrado do mundo: o sanatório de Waverly Hills.

O que se trata

O livro traz a narrativa de Mary Ann, uma enfermeira-chefe da ala infantil do sanatório de Waverly Hills, local que tratava enfermos numa epidemia de tuberculose. Mary Ann, além de lidar com o constante caos no sanatório por mortes em massa devido a tuberculose, suicídios e fenômenos estranhos assombrando o quarto 502, ela também encara o fato de estar grávida de um médico casado, porém, esse pode ser os menores dos problemas de Mary Ann.

Ambientação: ( o sanatório)

O livro traz a ambientação no sanatório de Waverly Hills. Para quem não sabe, esse sanatório existiu e está localizado em Louisville, Kentucky (EUA), sendo considerado o local mais assombrado do mundo.No início dos anos 1900, o estado de Kentucky e a maior parte do país viviam uma epidemia de tuberculose que dizimava a população. A cidade de Louisville acreditou que a solução seria criar um hospital que isolasse os enfermos dos demais. Assim foi construindo Waverly Hills, no alto de uma colina, cercado de bosques, na intenção de criar uma atmosfera de paz e tranquilidade. A ideia era que as pessoas pudessem se curar da doença que, na época, pouco se sabia, no entanto, não foi isso que aconteceu. O sanatório viveu uma superlotação, testes ineficazes eram feitos em pacientes que não resistiam, o necrotério ficou lotado com corpos tumultuados, e pendurados no teto em ganchos como pedaços de carne. O lugar que foi construído almejando a solução se transformou em problema irreparável.

Somente por esse detalhe, Mia entrega uma ambientação obscura e inquietante. As descrições da autora, tornam o ambiente vivíssimo, fazendo com que o leitor imagine com facilidade o local, inserindo-os na trama. Desde as altas colinas e bosques que deveriam trazer um cenário de paz, mas na verdade transmite o terror e o medo para os pacientes que estão a um pé da morte.

Personagens:

Os personagens que ganham destaque na trama são Mary Ann e o Timothy, um garoto de seis anos que perdeu os pais para a tuberculose e também padece da doença. Mary Ann e Timothy possuem uma relação muito próxima, ela tem um afeto materno por ele e com a gravidez esse carinho aumenta a cada dia. Timothy é a maior testemunha dos acontecimentos sombrios do quarto 502. Segundo ele, lá existem pessoas com quem ele conversa.

Mary Ann também testemunha acontecimentos sombrios, alguns são tão surreais que faz com que acreditem que ela está ficando louca. Durante todo tempo, não vi Mary Ann tentar comprovar a sua sanidade, e sim proteger o garoto Timothy, que para ela era o mais importante.

Sem dúvidas esses dois personagens são os que conduzem a trama. Meio a tantos acontecimentos tristes e bizarros, Mia soube oferecer o merecido destaque aos dois para que movesse a história. Isso é muito importante de se dizer, pois num sanatório como esse, muitas histórias poderiam ser contadas e até mesmo perder-se entre si, no entanto, Mia fez a escolha perfeita de unir dois personagens com bagagens pesadas e deixá-los contar em nome de outros sobre o pesadelo vivo em Waverly Hills.

Plot Twist:

Vamos ao momento mais impactante desta obra e também triste. Durante o tempo que tenho como leitora e escritora do gênero, acho que nunca me deparei com um plot twist tão comovedor. No momento da leitura, tive a impressão que a autora teve várias opções para utilizar no plot twist, desde pura ficção aos acontecimentos reais. Tenho certeza que ela fez a melhor escolha. Afinal, fazer com que um livro de terror vá do medo a comoção não é para qualquer escritor, é necessário ter uma boa construção dos elementos desde o ínicio, pois se os personagens não ganham a simpatia do leitor, não existe plot twist que salve.

Poderia dizer de uma forma equivocada que o plot Twist foi o ponto alto da obra (a melhor parte), mas essa seria uma maneira errônea de elogio. O ponto alto da obra foi o início, o decorrer, o gancho deixado em cada capítulo que me fazia ir com ansiedade para o seguinte. Se a autora não tivesse trabalhado com maestria esses detalhes no início, eu não teria ido até o fim e conhecido o plot Twist. Mia Sardini apresenta uma narrativa que desperta a curiosidade desde o primeiro parágrafo e cativa os leitores com sua boa escrita e envolvente narrativa. Sem dúvida, o quarto 502 entra para a lista dos meus livros de terror favoritos.

na! 27/02/2024

quarto 502!
o fato de uma parte da história ser baseado em fatos reais deixa tudo mais interessante (e triste também).

plot twist que surpreende (e cabe a você decidir se gostou ou não dele).

leitura bem rápida. interessante.

Talita09Matias 25/02/2024

Ecos...
Fiquei muito curiosa para ler "Quarto 502". A premissa inicial te deixa extremamente curiosa para ver o que aconteceu dentro de um sanatório no auge dos contágios de tuberculose. Que males podem ter se acometido sobre o sanatório? O que exatamente o quarto 502 poderia ter a ver com o que estava acontecendo?
É uma leitura que nos deixa ansiosos por saber as causas dos fenômenos, mas infelizmente, para minha pessoa, a leitura foi confusa. Não a ponto de não compreender a história, mas senti que perdi muitos fatos já que a minha versão no ebook estava com trechos faltando. Por este motivo, acabei não mergulhando completamente na história e assim, minha experiência, embora boa, acabou sendo incompleta.

Elizabeth 18/02/2024

Arrepiante
O livro é bem cativante, um suspense que prende por ser baseado em fatos reais, gostei e quero ler mais da autora.

pameoliano 12/02/2024

QUARTO 502
Terminei em algumas horas por ser um livro pequeno e eu não esperava um final assim (estou decidindo ainda se gostei ou não kk').
Mas o fato de ser baseado em uma história real e lendas locais, torna a história mais interessante e triste ao mesmo tempo!
A nota da autora no fim do livro foi o que mais me chamou a atenção, gostei de ler um resumo do que realmente aconteceu no sanatório em Waverly Hills.

Sandro.Menoncin 10/02/2024

Sanatório macabro
A história começa um pouco devagar mostrando o dia a dia do sanatório e todos os seus problemas faltando um pouco aquele ar de mistério e de terror que eu esperava, da metade para o final que tudo acontece e a história flui e você não consegue parar de ler, quando chega o plot final não foi tão surpreendente mas para mim foi chocante na hora, mas achei que a explicação final poderia ter sido diferente só que não estragou o livro pra mim, valeu a pena essa leitura.

lovemyybooks 09/02/2024

Terror/sobrenatural bem leve
Esse é aqueles conto de terror/sobrenatural que te deixa intrigado porque você sabe que é baseado em fatos reais, então se torna interessante a leitura pela ligação que tem com o mundo real. A história em si não é pesada, apenas uma única cena específica que antecede o fim que os acontecimentos são bens ruins. O final é triste mas não surpreende, gostei mais da nota da autora (que fala sobre o caso real) do que do livro em si.

Luh Nicioli 06/02/2024

Plotwist incrível!
História com um Plotwist incrível!
Ler sobre a Mary an me cativou e me deixou comovida ao mesmo tempo.
Amei as notas da autora com as informações finais.
Pouco sabia sobre o Sanatório de Waverly Hills mas ler sobre uma das lendas dos locais despertou meu interesse.
Nós trás a tona uma reflexão sobre como foi sofrido para as pessoas na época e quantas historias foram vividas naquele loca.
Espero que todos encontrem a Paz !

Jessica.Cacko 26/01/2024

O desfecho me surpreendeu
O livro tem 101 páginas e escrito pela @miasardini , ela usou como referência uma história real que vem acompanhada de algumas lendas sobre o lugar.

De uma escrita leve e fluida acompanhei o dia a dia da enfermeira chefe da ala de pediatria do sanatório de Waverly Hills, situado em Kentucky, nos Estados Unidos.
O livro traz uma história real que aconteceu naquele lugar, na época teve um surto de tuberculose e sem tratamento algum veio a ob1to muitas pessoas, inclusive crianças que dormiam no quarto 502.
Mary a enfermeira chefe pode presenciar coisas terríveis durante os dias que ficou lá, mas ela tinha uma faísca de esperança, pois estava grávida e o pai de seu filho era um dos médicos do sanatório e infelizmente ele teve que voltar para os braços de Mary, sim ! Isso mesmo que você leu, INFELIZMENTE, ele era casado e eu fiquei perplexa com o que ele foi capaz de fazer.

No começo da leitura foi bem devagar, tinha perdido o entusiasmo para ler, porém o que me sustentava durante esses momentos é que o que aconteceu foi baseado numa história real e que bom que não desisti, o desfecho foi algo inesperado e não me conformo com as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer.
Gostei muito que no final a autora se preocupou em colocar algumas curiosidades sobre o sanatório e isso só enriqueceu mais o livro e claro que fui procurar mais sobre.

Sobre o terror, pra mim foi bem tranquilo, acredito que devido as minhas crenças pude olhar com outros olhos o que houve com a enfermeira e com todos que ali permaneceu e permanecem ainda no sanatório

Júlia 23/01/2024

É aquele livro ble.
A história no início tenta te cativar com um suspense em um cenário propício para isso,um sanatório.
Porém a história é tão mal escrita,tão mal desenvolvida que um livro de pouco mais de 100 páginas se arrastou. Eu só dei uma nota maior do que eu daria pq confesso que não estava esperando o plot.
Se o livro tivesse sido mais desenvolvido teria mais potencial

Laura m 23/01/2024

Legalzinho
Não achei nada extraordinário, não me prendeu, mas é um livro bom para passar o tempo. No final tem um plotzinho e a leitura é bem rápida e fluida.

Suelen13 23/01/2024

Quarto 502
Conta a história real de um sanatório, e lugares assim são sempre rodeados de lendas e mistérios e esse não seria nenhum pouco diferente.
Em algumas partes achei um pouco monótono, porém são partes importantes pro desenrolar de toda a narrativa, um final pra mim inesperado, fiquei refletindo alguns minutos, mais a leitura foi muito boa

Glaucia82 22/01/2024

Cativante
Eu começo a questionar minha sanidade quando leio resenhas do tipo ?não consegui ler durante a noite? e na minha vez leio tranquilamente a noite toda kkk. Eu achei uma ótima história e ser baseado em fatos reais deixa tudo mais intenso, porém confesso que o período histórico em que se passa a narrativa e a história particular da protagonista me chatearam mais do que todo o suspense ao entorno. Eu senti tristeza e não medo. Não é um espetáculo de livro, mas funciona como conto e me cativou.