AS CRÔNICAS DO PLANETA ALMA

AS CRÔNICAS DO PLANETA ALMA Jairo Azevedo

Resenhas - AS CRÔNICAS DO PLANETA ALMA

Rafahellen 15/07/2021

Resenha: As Crônicas do Planeta Alma
"Guerreiros, ainda não é chegada a hora do júbilo. Embora a luz dos Sóis tenha voltado, enfrentaremos períodos tenebrosos. Treinaram bravamente e com uma louvável disposição, mas nunca se esqueçam só se canta a vitória após ela acontecer."

Esse foi o livro que mais demorei para concluir nesse ano.
Os capítulos iniciais são be descritivos, até porque, está nos revelando um mundo completamente novo.

Depois de sabermos como SASVATAN criou o Planeta Alma e os trÊs reinos foram contituídos - o País do Conheciento, País da Bondade e o da aldade -, passamos a conhecer os seus habitantes e a trama começa a ganhar mais do meu interesse com os desdobramentos da chegada da Princesa Asan - e seus possíveis roances.

Uma guerra está para começar, e a Princesa parece ser o gatilho para que tudo desande, contudo, ela também é a mensageira de esperança no meio dessa confusão.

Lisa 29/04/2018

Vale a pena conhecer o planeta alma!!
O autor nos leva a conhecer um novo mundo. Antes de tudo. Antes de você e de mim.
Um livro com muitas aventuras, que nos faz questionar sobre sentimentos e situações do nosso cotidiano.
Mistérios, traições, amores possíveis e impossíveis, união, luta e vitória!
Vale a pena conhecer AS CRÔNICAS DO PLANETA ALMA!
Torço por você, Jairo!
Sucesso na sua jornada!

Nathália Bastos 27/12/2017

Ter coragem também é ter esperança que tudo dará certo.
Para quem não se lembra, eu fiz as Primeiras Impressões desse livro no início deste ano, onde só tive acesso apenas aos 10 primeiros capítulos. Talvez mesmo lendo somente o começo, pensei que eu iria demorar muito para ler esse livro, visto que ele é bem descritivo em relação aos cenários e personagens e jurava que isso seguiria pelo livro todo e foi aí que me enganei e fui surpreendida, pois depois desses 10 capítulos a história corre e te prende a leitura que você nem percebe o tempo passar e quando se da conta, já esta para lá da metade do livro.

Creio que o autor tem um proposta com essa história, pois além de ele ter elementos que se baseia na Bíblia cristã, percebi que ele fez uma mistura de vários outros elementos de outras religiões, para mim, foi uma forma de mostrar que todas as religiões levam a um único caminho: que existe um Deus acima de tudo e que existe o mal e bem, e também, que existe um mundo espiritual. Essa é uma mistura que deu certo demais, pois ao mesmo tempo ele mostra que existem formas de combater o mal, que existem aqueles que creem e os não creem no mundo espiritual, e ainda mostra que é possível conviver com as diferenças de cada pessoa, independente de suas decisões e estilo de vida.
Começando com o nascimento de uma personagem importante, a Princesa Asan, a história já começa aos pouquinhos, aonde vamos sendo apresentado a cada cenário e personagem. Princesa Asan, é a mais nova filha da Deusa Sasvatã, nascida em um planeta bem diferente da Terra e se chama Planeta Alma, onde são dividido entre 3 continentes: o Continente dos Conhecimentos que é governado pela Rainha Sofia, a sábia, o País da Bondade, governado pelo Rei Ignis, o paciente e o País da Maldade, que é governado pelo Rei Svartã, o egoísta. Cada um governa o seu país de acordo com sua características e os habitantes, embora diferentes, são praticamente humanos, mas também são imortais, mas, cada um vai para um lugar diferente quando morrem, enquanto os Reis e Rainhas podem renascer alguns anos depois, os seus filhos não tem esse direito, simplesmente se tornam pó.

Mas, nem tudo é perfeito, nele também reina o mal, o Rei Svartã, que deseja ardentemente se tornar o mais poderoso e dominar sobre todos os reinos do Planeta Alma. Parece existir uma profecia, onde uma guerra se aproxima, enquanto isso, o Rei Svartã fará de tudo para que isso ocorra, causando intrigas entre os Reis e Rainhas do Planeta Alma.

Um dos personagens que mais chamou atenção foi a Rainha Sofia, com característica forte e extremante sábia, mas que depois da morte de seu marido, isso a mudou, permitindo sentir ódio e raiva e dando ouvidos as pessoas erradas. Por outro lado, temos o Rei Ignis, Rei amoroso e paciente, mas que parece não saber do que anda acontecendo com outros reinos, mas isso não passa de um plano do Rei Svartã, que deseja que a profecia se concretize para no final ele reinar sobre todo o Planeta.

Há uma Lenda Antiga que diz que os dois Sóis são na verdade os dois olhos da ETERNIDADE, que estão voltados para o Planeta Alma e que nem ao menos piscam, Caso os rumores de guerra aumentassem, SASVATÃ, de tempos em tempos, virará as costas e, enquanto Ela estiver costas, o Planeta Alma interromperá sua rotação e, por consequência o Tempo. E nele então viria três noites e no findar da terceira noite terá a batalha final e se isso vier a ocorrer, virá a quarta noite, conhecida como a Noite Eterna, onde as trevas dominará o Planta todo tornando á inabitável.

Acredito que o nascimento da Princesa Asan foi algo muito bem planejado, sua característica é a esperança, enquanto as coisas parecem não ir muito bem ao Planeta Alma, com uma profecia que parece preste a se cumprir devido aos fatos de que uma guerra se aproxima, Princesa Asan pode muito bem representar algo como alguém que faça acordar e perceber seus erros, a mostrar que existem outros caminhos sem ser a guerra, ela serve de ponte entre os Reinos, aquela que quer tentar a todo custo evitar uma tragédia.

Confie primeiramente em Sasvatã e, depois, em si mesma. Nem tudo é como queremos, nem tudo é perfeito, princesa.

O melhor é que o autor não deixou de lado nenhum personagem, quando eu digo nenhum, é nenhum mesmo. Desde os personagens secundários até o mais simples ganha a atenção, você descobre que cada um tem um papel importante, uns podem não ser confiável, outros você pode suspeitar e no final você irá se surpreender.

Isso vai além de uma fantasia, pode ser uma história sobre guerras, sobre religião, sobre Reinos e tudo o mais, mas, uma coisa não é deixado de lado: os questionamentos sobre as coisas, sobre a vida, sobre tudo na verdade. Uma coisa eu aprendi é que devemos sim questionar sobre tudo e todas a coisas, não da pra seguir algo cegamente, é preciso saber o motivo por trás dele, a verdade concreta, creio quando a gente não conhece a verdade, ficamos falhos nos argumentos e isso pode trazer resultados nada bons para nós.

- Então, qual é o propósito de eu ter nascido se tudo já esta predestinado?

-Nada acontece por acaso, alteza. Tudo tem um propósito debaixo dos dois Sóis. Ás vezes, este propósito esta oculto e só é revelado no momento certo. E, quando ele chegar, vossa alteza saberá.

No entanto, esse é um livro para refletir, para ver qual é exatamente o seu lado, nele existem personagens que vão te fazer dar ódio, outros irão fazer você sentir pena, mas, mais uma vez eu digo, cada um tem o seu papel, e sei que vocês irão identificar muito.

O melhor foi que aqui não tem o foco no romance, embora tenham partes, mas eles não são tão aprofundados, no tipo "manteiga derretida", eles são leves e eu gostei muito da maneira que foi abordada.

Para finalizar, quando fiz as Primeiras Impressões, eu dei 3 Estrelas, mas aqui eu dou 4,5 Estrelas, pra mim, ele só perde um pouco nas descrições, isso é algo pessoal meu, pois me desconcentra do andamento da história, infelizmente isso é algo que me incomoda, mas não tira todo o crédito da história o que vale a pena ler mesmo. Agora, se a guerra chega, isso vou deixar para vocês saberem, só posso garantir que o final não é exatamente feliz, mas também não é triste, existe uma balança onde só você decidirá qual lado penderá mais.

Uma capa sensacional, o que não perde mesmo é a diagramação toda dela, mesmo sendo simples, ela tem letras grande que facilita muito na leitura, os capítulos são médios, nem tão curto e nem tão longo e eles são enumerados por número romanos, na primeira página temos um mapa que facilita muito e nos orienta sobre cada Reino. Agora, preciso saber o que o segundo livro me aguarda, pois estou ansiosa e não é pouco. Jairo meu parceiro, que final foi esse hein 😲😲

site: www.bibliotecalecture.com.br

@leiturasdemari 22/08/2017

Maravilhoso!
Em As Crônicas do Planeta Alma, somos apresentados à um universo um pouco diferente do que estamos acostumados. Onde as pessoas tem um adjetivo após seu nome. Tudo parece estar bem no Planeta Alma, se não fosse o Rio da Vida, que nunca se move, nem um centímetro sequer, está em movimento, gerando assim uma filha de SASVATÃ, a deusa, e o nome da nova filha é Asan, a esperançosa.
Ela é levada pelo Mensageiro para o País da Bondade, que ficam alegres com a nova moradora.

Quem não está nada feliz é a Rainha Sofia, a sábia, pois acabou de perder seu marido e acredita que o Rei Ignis, o amoroso, matou-o.
Quem causou essa confusão toda na cabeça da Rainha, foi o Rei Svartã, o egoísta, que em seu íntimo deseja conquistar todo o Planeta Alma e ser o único o comandante dele. E para isso, ele tenta fazer que uma antiga Lenda se cumpra, onde virão 3 noites longas e após ela, virá a Grande Batalha e depois que a mesma chegar ao fim, o Planeta Alma viverá uma noite eterna.
Qual será o propósito da Deusa SASVATÃ de criar a Princesa Asan? O que será que acontecerá entre os reinos? Será Svartã o único comandante do país? Só lendo ;)

"Confie primeiramente em SASVATÃ e, depois, em si mesma. Nem tudo é como queremos, nem tudo é perfeito, princesa."

O livro é super bem escrito e por mais que haja várias informações, não há como se perder. O Jairo, autor, fez um ótimo trabalho em escrever de uma forma simples que nos fizessem entender facilmente.

Com os capítulos curtos, fontes de um tamanho agradável, contendo menos de 200 páginas e um enredo muito bem construído, ler ACdPA foi delicioso. A leitura foi rápida e quando acabou? e que final!!!!!? senti falta. E essa é uma das coisas que me faz favoritar um livro, sentir falta ao terminar.

"Coragem é também ter esperança que tudo dará certo."

O livro não deixa pontas soltas e tudo é explicado, em determinados momentos senti que a leitura corria um pouco, mas ela diminuía o ritmo em momentos chaves, o que foi ótimo!

Um dos grandes pontos altíssimos foi o livro contar com um mapa e um glossário, no início e fim do livro, respectivamente, adoro quando livro a contêm mapas já que nos auxilia bastante em entender mais sobre o livro e se sentir dentro dele.

Espero bastante por uma continuação porque não acredito que o livro tenha acabado daquela forma, eu preciso de mais!

Jairo, você escreve muito, muito bem e por favor, jamais pare! Sua escrita é um achado para a ficção fantasiosa.

Fábbio (@omeninoquele) 05/08/2017

As crônicas da inveja e ódio
"Não são as respostas que nos tornam sábios, são as dúvidas."

A muito tempo atrás a deusa Sasvatã, a deusa da eternidade criou o planeta Alma e tudo que nele há.

O planeta Alma possui três reinos, três florestas e muitas montanhas compostas pelo deserto dourado. Também possui dois sóis. O sol amarelo e o sol azul que brilham continuamente. Quando o sol amarelo está no Reino do Norte o outro está no Reino do Sul.

O Planeta Alma também possui o chamado Rio da Vida ou Sagrado Oceano que corta o Planeta Alma e é um rio parado a menos que um filho de Sasvatã esteja nascendo dele.

O planeta Alma é povoado por esses filhos de Sasvatã que viviam harmoniosamente, mais aquela paz logo chegaria ao fim, visto que um rei chamado Sasvatã é levado à ambição de dominar todo o planeta Alma e não apenas seu reino. Cada um dos três reinos têm seus reis.

A rainha do reino do norte, a rainha Sofia, a sábia está em luto pela perca de seu marido o rei Patã, o sábio e é movida a vingança. Ela acha que o rei do sul, do País da Bondade, o rei Ignis que matou seu marido.

Essa ameaça de guerra entre os reinos também é fortalecido por uma lenda que diz que após essas guerras a deusa Sasvatã, a Eternidade viraria para o Planeta Alma e o inverno chegaria, trazendo o fim para todos os habitantes do planeta que não anoitece.

Os personagens todos são definidos por uma qualidade, assim como a rainha Sofia, a Sábia, o rei Ignis, o amoroso, até o rei Svartã, o egoísta, o príncipe Supérbium, o orgulhoso e a Princesa Asan, a esperançosa que nasce em momentos de prelúdios das guerras que viriam.

É um livro de fantasia com uma leitura fluída, que nos prende a cada página. Vale mencionar que eu curti muito os cenários, seja eles os do Continente dos Conhecimentos, ou os do Continente dos Sentimentos onde existe o País da Bondade, com todas as suas maravilhas e o País da Maldade, onde tudo é estéril, negro e sem vida.

Esse é o primeiro livro de uma série que pretende conquistar muitos leitores, assim como me conquistou.

site: https://www.instagram.com/p/BXbbqqFBFeQ/?taken-by=omeninoquele

Marcos 05/08/2017

Obra magnífica e empolgante!
Tive o prazer de ler essa obra tão magnífica que Jairo Azevedo nos apresenta. Trata-se de uma história de fantasia com forte inspiração na crença cristã, e que também possui diversas outras influências literárias, mas sem perder a originalidade e criatividade que só autores do calibre do Jairo podem proporcionar.
O Planeta Alma é um lugar fantástico onde vivem vários seres super interessantes como os filhos de SASVATÃ, que são imortais (na verdade, eles apenas repousam durante mil Dias, quando são "mortos". Mas vale observar que um Dia no Planeta Alma não dura o mesmo tempo que um dia no planeta terra, dura bem mais tempo, o equivalente a quase um ano na terra), tendo sido criados diretamente pelas mãos da própria criadora de tudo, SASVATÃ, também chamada de ETERNIDADE, surgindo direto do belíssimo Rio da Vida, ou Sagrado Oceano, num espetáculo sem-igual, e após isso, integrando a realeza do planeta como príncipes ou princesas; também existem as Criaturas Mortais, que são filhos dos reis e rainhas, que como o nome sugere, são mortais, mas só morrem caso sejam assassinados, do contrário, vivem para sempre.
O planeta é dividido em dois continentes, que é o Continente dos Conhecimentos, ou Reino do Norte, dominado pelo rei Patã, o sábio, e pela rainha Sofia, a sábia; e pelo Continente dos Sentimentos, ou Reino do Sul, que é dividido em dois países: o País da Bondade, governado pelo rei Ignis, o amoroso, e pela rainha Ananda, a alegre; e o País da Maldade, administrado pelo rei Svartã, o egoísta, e pela rainha Sadna, a triste. Mas essa divisão só existe porque Svartã não aceitou ser submisso ao seu irmão Ignis, no antigo Reino do Sul, que era um só, e fundou o País da Maldade, à Oeste, ficando o país da Bondade à Leste. Essa rebelião fez surgir entre os dois países, um lugar chamado Abismo sem Fim, para onde vão os filhos de SASVATÃ que se suicidam, sem falar é claro, dos que caem lá por quaisquer outros motivos.
O planeta também é habitado por criaturas aladas, como Águias Brancas, Águias Negras, Cavalos Alados (Gôrens) e Leões Alados (Zêrons), servindo como meio de transporte respectivamente para príncipes e princesas dos reinos do Norte e do País da Bondade, para príncipes e princesas do País da Maldade, para as criaturas mortais dos reinos, e por fim, para os reis e rainhas dos reinos do Norte, que é o Continente dos Conhecimentos, e do País da Bondade. O rei do País da Maldade não possui um Leão Alado, mas sim, um enorme Dragão chamado Nakal, que ao que parece, matou o antigo Leão Alado deste rei.
Além de tudo isso, Jairo nos apresenta também, com uma riqueza impressionante de detalhes, um planeta cheio de belíssimas flores e borboletas de fogo, das mais diversas cores, lindíssimas árvores de purificação, um deserto feito de ouro em pó, minério abundante no planeta, montanhas altíssimas e misteriosas, e o mais impressionante de tudo, dois Sóis, um na cor Amarelo, e o outro Azul, que revesam na iluminação do planeta, impedindo que os seres que nele habitam, conheçam a noite.
Porém, existe uma lenda que fala sobre três noites, depois uma batalha final, e em seguida, uma quarta noite, também chamada de Noite Eterna, que muitos crêem que um dia pode acontecer, o que mergulharia todo o planeta numa escuridão total e eterna, além de trazer um frio tão grande que acabaria com a vida de todos os habitantes do planeta. E essa lenda, talvez esteja próxima de se tornar realidade, pois o rei do País da Maldade Svartã, o egoísta, resolveu orquestrar um plano maligno, que vai colocar o Reino do Norte contra o País da Bondade, trazendo discórdia e desavenças entre os monarcas desses países, pois o objetivo do rei egoísta com essa guerra, é enfraquecer os dois reinos, para que o seu domine todo o Planeta Alma.
Será que o rei do País da Maldade vai conseguir seu objetivo? Será que os reis do Continente dos Conhecimentos e País da Bondade vão cair na astuta armadilha de Svartã? Tudo indica que sim, pois depois de tanto tempo, uma nova filha de SASVATÃ veio ao mundo, Asan, a esperançosa, e acabou sendo a razão para que se desencadeasse o estopim da intriga entre Sofia e Ignis. E agora, o quê ou quem poderá livrar o Planeta Alma das garras do rei Svartã, e egoísta, cujo exército é maior que os outros dois exércitos juntos?
Jairo nos presenteou com uma história que apesar de não ser excessivamente longa, é rica em detalhes, feita sem pressa, com personagens e um cenário bem desenvolvidos, onde o autor consegue fazer com que o leitor esteja completamente imerso no mundo e na mitologia que ele criou. Além de ser uma história bem envolvente e contada com muita simplicidade, o que nos faz ler a obra com muita rapidez, prazer, e acima de tudo, torcendo para que sejam lançadas logo novas obras do autor.
Leitura altamente indicada!

vinicius.mythic 31/07/2017

QUERO ME MUDAR PARA O PLANETA ALMA.
Dos personagens que eu mais gostei e mais me cativou foi a Princesa Asan, a Esperançosa, ela realmente me faz crer na esperança de que a humanidade possa evoluir. Gostei muito do Rei Ignis, o amoroso, sua fraternidade e compaixão me encantaram. Adorei tb a Vinaratã, a humilde. Adorei o principe Paritã, o altruísta com seu espírito aventureiro e o príncipe Iton, o intelectual. Sua inteligência de fato é invejavell! A rainha Sofia, a sábia é maravilhosa assim como até mesmo os vilões fizeram eu me encantar..Dentre eles, o Rei Svartã, o egoísta...Ele realmente é a personificação do Egoísmo e da Misoginia ao maltratar sua esposa, a rainha Sadna,a triste! Gostei tb da princesa Juth, a falsa...Mostra o quanto devemos ter cuidado com quem a gente conta nossos segredos e o príncipe Superbiúm, o orgulhoso! Por trás de tudo, existe uma Lenda Antiga em que caso o planeta entrasse em guerra, SASVATÃ iria dar as costas aos seus filhos e então As Quatro Noites iriam vir sobre o Planeta Alma, se na Terceira Noite a guerra não tivesse acabado, então a Noite Eterna viria trazendo um inverno eterno tornando o Planeta Alma inabitável
As Crônicas do Planeta Alma é um livro apaixonante que vai te prender os olhos do ínicio ao fim! Convido a todos a embarcar nessa bela aventura, montar nas criaturas aladas e participar de um belo banquete em cada um dos castelos! Jairo, você está de parabéns! Muito obrigado por ter solicitado essa parceria! De verdade

Kellsin | @blogumaamanteliteraria 06/07/2017

Resenha - blog UAL
No livro "As crônicas do planeta Alma", somos apresentados a um mundo bem diferente e maravilhoso, onde iremos viajar ao longo das páginas.
Iremos conhecer três reinos diferentes, o primeiro é: o reino do País da Bondade, o segundo: o reino do País da Maldade e por último: o reino do Continente dos Conhecimentos.
SASVATÃ é mãe de todos os seres imortais nascidos e renascidos no Rio da Vida, onde há algum tempo não se vê mais nascimentos...
Mas tudo muda quando a princesa Asan, a esperançosa nasce.
No momento de seu nascimento, o planeta se encontra em guerra, e reza a lenda que se uma guerra se iniciasse a deusa SASVATÃ viraria as costas a seus filhos, e os dias seriam tomados pela escuridão.
Um planeta dominado pela luz de seus sóis, estaria pronto para viver as sombras da escuridão?....
O livro é realmente fantástico, desde o começo a leitura engatou bem, e só parei quando cheguei ao fim.
Eu adorei a narrativa mais "direta" do autor, as pitadas de suspense que me deixaram ansiando pelo próximo capítulo.
É um livro bem completo, com uma história bem amarrada.
Eu queria ficar horas e horas conversando com vocês sobre a obra, mas o pouco que falei já é muito, não quero quebrar a mágica da leitura haha.
A escrita fluiu muito bem, uma escrita direta e limpa. A capa é linda e remete demais a história, me apaixonei assim que a vi!
A diagramação é simples (o que eu gosto muito), e tem um mapa no começo da leitura que eu achei muito lindo!

site: https://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br/2017/07/resenha-as-cronicas-do-planeta-alma.html#more

Desireé (@UpLiterario) 10/06/2017

Crônicas de Inveja e Vingança. (@UpLiterario)
Bem-vindos ao Planeta Alma, lar dos descentes da deusa Sasvatã, os quais nascem e renascem eternamente no Rio da Vida, e que povoam o Planeta, segregando-se com base nas suas características mais distintas, entre o País da Bondade, o País da Maldade e o Continente do Conhecimento.
A Rainha Sofia, a sábia, governa o Continente do Conhecimento e é ludibriada pelo Rei Svartã, o egoísta, a acreditar que o Rei Ignis, o amoroso, assassinou seu marido. Esta intriga iniciará uma era de guerra nunca vista no Planeta, mas apenas sussurrada em uma antiga lenda, a qual dizia que quando surgisse tal conflito, a deusa Sasvatã daria às costas a seus filhos e seria o fim do Planeta Alma.
Estariam seus filhos, então, condenados ao fim como prediz a lenda?
O livro é destinado ao público juvenil/jovem, com aquele narrador clássico dos livros antigos da Editora Ática, sabem? (Saudades da Coleção Vagalume!) O famoso "narrador-amigo", aquele que para a narração para conversar diretamente com o leitor e dar opiniões sutis sobre as atitudes dos personagens e o andamento da história. Bem, este não é o tipo de narrativa que eu mais aprecio, mas sei que agrada ao público jovem, então fica a dica para quem gosta ou quer presentar alguém.
Ao mesmo tempo, os capítulos são ágeis e curtos e em cada um deles um novo personagem é focado e, assim, uma nova faceta da história se desenvolve, dando uma cadência bem vinda à história.
O clima de intrigas e fantasia persiste ao longo do livro, e se engrandece a partir da experiência e dos conflitos internos de cada um dos personagens, os quais são meros personagens secundários ao protagonista principal do livro, isto é, o próprio Planeta Alma, cuja história está sendo narrada a partir de seus integrantes mortais e imortais.
Um boa fantasia!

site: www.instagram.com/upliterario

Emily.fonseca 31/05/2017

Amei ?
Esta incrível história irá se passar no Planeta Alma, criado por SASVATÃ, onde todos os filhos da criadora são imortais, quando "mortos" em batalha, vão para o milênio, que seria mil dias mortos e depois renascem no Rio da vida. O planeta alma é dividido em três reinos, País da Bondade, País da Maldade e Continente dos Conhecimentos. Cada um liderados por filhos de SASVATÃ.
Todos já nascem adultos, mas só abrem os olhos depois que o mensageiro fala seu nome e sua característica, logo após isso, eles são mandados para o Continente dos Conhecimentos para que juntamente á rainha Sofia,a sábia, recebessem o conhecimento pleno. O planeta não possui noite, e sim dois sóis, o amarelo e o azul, é no sol azul que os habitantes meditam, eles não possuem a necessidade de dormir. (tadinhos).

?Gosto que as horas passem depressa, pois, quanto mais avançam, mais se aproxima o Dia em que me tornarei o senhor de todos os reinos."

Certo dia, ocorre algo que não se via a muito tempo, um nascimento, esta é uma princesa, logo que nasce ela é levada ao seu reino, que é o País da bondade lá o mensageiro revela seu nome, Asan, a esperançosa. Como de costume, a princesa é levada até a rainha sofia, mas o inesperado acontece, esta se recusa a dar o conhecimento pleno a Asan, pois acredita cegamente que o Rei do Pais da Bondade, Ignis, matou seu marido. Porém, o Rei do país da maldade está armando para que aconteça uma guerra e assim ele possa dominar o planeta alma, aniquilando os dois reinos..

?"Ao contrário dos humanos, que escondem seus desfeitos em um sorriso hipócrita, no Planeta Alma, os Filhos de Sasvatã estampam suas qualidades e defeitos em seus nomes."

Com rumores da guerra entre o País da Bondade e o Continente todos os moradores ficam apavorados, pois uma antiga lenda diz que se ocorrer a guerra, SASVATÃ daria as costas para seus filhos e assim a noite predominaria no planeta alma, isto deixa apenas o Rei do pais da Maldade, Svartã, feliz.
Será que vai ocorrer a batalha? E Ignis? Será que matou o marido da Rainha Sofia? Svartã terá sua vitória? leiam e descubram.
O autor conseguiu com maestria criar um planeta único, com todos os detalhes para que o autor imagine da sua forma como seria este universo. Fazia tempos que não lia um livro com tantos detalhes. .

"(...) Foi então que ela percebeu que ter coragem é também ter esperança..."

Algumas vezes os detalhes me deixaram um pouco cansada, mas sabia que era estes mesmos detalhes que deixavam o livro único, com milhares de borboletas de fogo.
O livro apesar de trazer uma história como principal objetivo, possui muitos ensinamentos que podemos carregar para a vida.
Sobre o enredo, o livro consegue te prender pois nos deixa na vontade de saber mais, saber o que vai acontecer, algumas coisas no final me impressionaram pois não esperava, outras foram meio óbvias, porém o autor conseguiu fazer a dosagem certa entre as duas. A única coisa que me irritou foi um certo CASAL, não gostei deles, não quero eles juntos haha. Super recomendo para todos os amantes de fantasia, assim como eu, será uma aventura inesquecível

Quennick 21/05/2017

Um livro criativo, repleto de fantasia. Excelente pedida!
A história se passa no Planeta Alma, onde todos são imortais e vivem em vários lugares do Reino neste Planeta. Dentre estes Reinos estão o do País da Bondade, do País da Maldade e reino do Continente dos Conhecimentos. O País da Bondade é liderado pelo Rei Ignis e pela Rainha Ananda, os dois possuem vários filhos que não foram gerados por eles. Os filhos são gerados pela Deusa Sasvatã, a criadora do Planeta Alma, por isso eles já nascem adultos e são enviados pelos reis até a Rainha Sofia, do Continente dos Conhecimentos, para receberem os ensinamentos necessários à respeito do planeta.

Possuímos aqui uma personagem principal, a Princesa Asan. Em seu nascimento que se decorreu no Rio da Vida, algo que não ocorria a muitos anos no Planeta, e logo é levada até o País da Bondade. Chegando lá, ela é recebida com muita felicidade pelo Rei Ignis, que a manda rapidamente para a Rainha Sofia, para que a mesma lhe dê o conhecimento pleno. Contudo, algo inesperado acontece, a Rainha Sofia se recusa à ensinar Asan, pois ela acredita que o Rei Ignis teria assassinado seu marido, mandando ele para o Milênio, lugar onde as pessoas mortas passam mil dias até renascerem. Tal atitude e acusação deixa Ignus completamente irritado, fazendo-o preparar seu exército para uma batalha iminente.

Com este conflito a tensão da guerra cresce, o que deixa somente o Rei do pais da Maldade, Svartã, feliz, pois uma antiga lenda diz que se uma guerra entre os povos ocorrer, os dois sóis que iluminam o planeta (não existe noite por lá), que eles acreditam ser os olhos da Deusa Sasvatã, ficarão negros e a noite caíra. O que daria ao Rei Svartã a oportunidade perfeita para realizar seu desejo de se tornar o soberano de todo o planeta. Mas será que o plano de Svartã se concretizará? O que irá acontecer com a Princesa Asan? Qual o futuro do Planeta Alma? Isso vocês terão que descobrir.

Eu gosto de livros de fantasia, por mais que a literatura policial a "la Agatha Christie" me fascine. Esta aventura e fantasia se misturam a tal ponto de nos prender ao livro. Há todo um ciclo muito bem pensado sobre como desenvolver o enredo, e posso ainda mais dizer que por mais que o livro seja médio está a altura de muitos famosos. Devo confessar que não sei de onde o autor tirou estes nomes mas o que me ajudou a entender foi o glossário no final do livro; ficava lendo o capitulo com a mão no glossário para entender melhor os nomes e as gírias que ele inventou. Um verdadeiro toque de talento afinal, pois para mim noite sempre foi noite mas lá é o período de trevas dita pela lenda de Svartã.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com.br/2017/05/as-cronicas-do-planeta-alma-jairo.html
Jairo Azevedo 22/05/2017minha estante
Resenha maravilhosa! Conseguiu transmitir o que senti ao escrever o livro! Muito obrigado!

Isabela | @readingwithbells 01/05/2017

Planeta Alma
O Planeta Alma é totalmente diferente da terra. Ele possui 3 reinos, com seres imortais. Todos vieram da criadora Sasvatã. Cada pessoa tem sua própria característica e o reino onde vive.
Ao nascer Asan, uma alma nova, ela é levada ao País da Bondade, tendo como característica a esperança.
A princesa Asan é muito curiosa e gosta muito de tudo que o Planeta Alma tem a oferecer, até a rainha Sophia declarar guerra com Ignis.
Essa guerra levanta suspeitas de uma lenda antiga, que consiste em dizer que três noites cairão sobre o Planeta Alma e na terceira noite, ocorrerá a batalha final.
Feliz com essa guerra, o Rei Svartã, que cobiça o poder, quer que a guerra chegue logo para ele poder tomar como seu o Planeta Alma.
Com muita ação, e ambição de todos os reinos, eles aguardam o que vai acontecer. Todos os Reis ou Rainhas tem um desejo em particular nessa guerra.
Será que a lenda vai se tornar real? O dia da batalha final vai chegar?

Priscila Cruz 30/04/2017

Bem-vindos ao Planeta Alma!
Bem-vindos ao Planeta Alma! 😃
Por meses namorei este livro. O título e a capa são muito sedutores. Por isso, fiquei muito feliz quando @jairoavlis me propôs a parceria.😍
As Crônicas do Planeta Alma! Nome impactante, que promete grandes aventuras. E, sendo sincera, a história superou minhas expectativas.
Ao longo da narrativa somos transportados para um planeta místico, habitado por criaturas que descendem da própria deusa Sasvatã.
Cada um dos filhos de Sasvatã são apresentados de forma solene, alguns destinados ao heroísmo. Outros a vilania. E são justamente estes que movimentam a história.

Apesar da solenidade que marca o começo do texto, o Planeta Alma não é perfeito. Cada um dos filhos de Sasvatã tem seus próprios interesses e, lamentavelmente, encaminharam o Planeta Alma para a guerra.
Quem tiver a oportunidade de ler, perceberá que o clima de tensão aumenta progressivamente e é impossível seguir em frente sem escolher um lado.
Jairo foi muito feliz na narrativa, na descrição primorosa dos cenários, na caracterização dos personagens e no encerramento da história.
Sim... O livro deixa uma mensagem! Não importa o quão forte seja o mal, a esperança, transfigurada na Princesa Asan, virá. E é a esperança que nos manterá em pé, lutando.
Jairo Azevedo 01/05/2017minha estante
Adorei a resenha! Muito obrigado!