NOS CÉUS DE PARIS

NOS CÉUS DE PARIS Alcy Cheuiche

Resenhas - Nos Céus de Paris

MãeLiteratura 30/07/2023

Eu adorei!
No mês que comemoramos os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, trago as minhas impressões sobre este livro incrível!

Eu sempre fui fascinada pela história do homem que é considerado o pai da aviação. Mergulhei na leitura e fiquei simplesmente encantada. Por dois motivos, primeiro por conhecer detalhes que nunca imaginei e nem tinha ouvido falar e pela qualidade do livro.

A escrita do gaúcho Alcy é ótima e eu fiquei impressionada ao saber que ele viveu três anos em Paris, além de ler livro todos os livros que encontrou sobre Santos Dumont. Além disso, dedicou-se à pesquisa dos jornais da época, lendo no original as entrevistas que o aviador concedeu. A ambientação é ótima e me senti em Paris daqueles anos.

Vamos acompanhar a trajetória de Alberto, desde o seu nascimento. Gostei muito de saber sobre sua família de origem. O autor aborda ainda seus inventos, amigos e relacionamentos. Várias curiosidades recheiam esta história, tornando-a ainda mais fantástica.

Termino o livro entendendo um pouco mais sobre a saúde mental e do desgosto por ver seus amados aviões transformados em máquinas de guerra. Um homem inteligente, desprendido e muito a frente do seu tempo, assim vejo Santos Dumont.

Fiquei emocionada com a forma que Alcy escreveu o desfecho do livro. E só posso agradecê-lo por esta viagem emocionante!

Achei a capa linda, páginas brancas, letras em tamanho confortável para a minha leitura. Boa diagramação. Gostei muito da edição caprichada da L&PM Editores.⁣

Leiam, vale muito a pena.

site: https://www.instagram.com/p/CvHrEymuiVp/?img_index=1

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/05/2023

Resenha de: Nos céus de Paris- Alcy Cheuiche Editora: @lepmeditores

Sobre o livro:

O livro conta a história da figura icônica que foi a de Santos Dumont e o dia que deu a volta na Torre Eiffel pela primeira vez na história.

🛩️Publicada há 25 anos, a obra é reeditada em momento oportuno: nascido em 1873, o inventor faria 150 neste ano.
Com uma narrativa fluída e simples, "Nos céus de Paris" conta um pouco da história de vida, sonhos e conquistas de Dumont.

Ficha técnica
Editora: L&PM Editores
Gênero: Biografia
Formato: 21x15
Páginas: 288p.
ISBN: 978-65-5666-357-9

O que eu achei?

Um ponto de vista diferente da vida de um grande inventor!

Admito que me surpreendi com o livro. O autor consegue capturar fatos históricos deixando a história mais rica e nos enche de detalhes dos quais jamais imaginaríamos "presenciar".

Acompanhar a vida de Dumont por essa biografia que também é como um romance, foi incrível! A escrita do autor flui bem conforme os acontecimentos da narrativa e entrega ao leitor, uma obra bem elaborada, mesmo que não tão descritiva ou com todos os fatos históricos, mas esse nem é seu objetivo.

Te indico:

Quer ler mais autores nacionais.
Se você quer conhecer mais sobre Santos Dumont.
Procura livros do gênero biografia, que também vão para o lado do romance.
Procura um livro que pode relaxar na leitura.
Gosta de livros sobre pessoas relevantes para o mundo.

AVALIAÇÃO: ⭐⭐⭐⭐

Considerações:

Alcy definitivamente consegue apresentar ao leitor um livro rico em detalhes e os torna ainda mais fascinantes com sua escrita fluída e fácil.

Embora acredite que o autor tenha "corrido" com final do livro, ainda assim, ele consegue manter um fluxo bom de leitura e consegue prender o leitor fazendo com que ele queira terminar o livro. Um livro de memórias bem construído!

P.s Essa edição está muito bem feita e como sempre caprichada pela L&PM!

E aí? Já conhecia o livro?
Não esquece de dar uma passada no site ou redes da L&PM: www.lpm.com.br para saber mais do livro e adquirir!

E ah, me acompanha por aqui! Até o próximo!

#publi #nosceusdeparis #parceirolepm #alcycheuiche #lepm #SantosDumont #lpm

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

camilly 11/01/2023

foi uma leitura bem desgastante, eu realmente me forcei a terminar de ler ele porém não me sinto no direito de criticar a história sobre a vida de alguém

z..... 20/11/2018

A ficha catalográfica informa sobre uma ficção, mas em termos práticos não deixa de ser também uma biografia mais humanizada de Santos Dumont, com liberdades românticas e aventureiras. Não há formalismo histórico e a narrativa valoriza a personalidade visionária, audaciosa e persistente na conquista dos ideias inspiradores.

Esses aspectos são ilustrados em vários destaques no livro. A questão da historicidade não é a ênfase e o texto é bonito e envolvente, instigando algo positivo na leitura. O fato das descrições não serem muito abordadas, ou imaginadas, torna-as curiosas e atrativas. Seja na infância do Dumont (que destaca seu entusiasmo com Julio Verne e proposição de uma conquista), em encontros inusitados (gostei do referente à Princesa Isabel) e até mesmo na questão amorosa (com direito a momento inimaginável... sob o luar, sobre Paris). Evidentemente, muitas liberdades, mas inspiradas em fundamento verdadeiro. Dumont foi visionário e lutador por seus projetos.

No que refere-se às conquistas aéreas, muitos fatos são reais e acredito que existam outros, transcendendo o que o livro apresentou. Dumont tornou-se uma figura pública mundial. Vemos conquistas no balonismo, prêmios como aeronauta pioneiro (antes das datas que os americanos Wright alegam em seus primeiros voos com o Flyer), a superação dos desafios propostos na França, aventuras em voos noturnos e trajetória com quedas que poderiam ter sido fatais em vários momentos. Gostei muito dessas passagens.

O que não curti foi o final. Dumont parece perder protagonismo, ocorrendo uma supervalorização à descrições sobre os irmãos Wright, culminando numa saída de cena sem reconhecimento que o livro e a história pedem para o brasileiro. O autor poderia dissertar sobre porquês do pioneirismo.

Há uma injustiça mundial, pois Santos Dumont foi o aeronauta que aceitou os desafios propostos e os cumpriu diante do público, como nunca havia sido testemunhado oficialmente, enquanto os americanos voaram em público depois dele, alegando histórias anteriores em voos secretos, com a empáfia de terem desprezado convites para apresentação e ainda com uma história mesquinha de terem tentado vender sua ideia para os exércitos americano e francês. O que afinal era mais importante para eles?
Dumont foi muito diferente, pois suas realizações e conquistas expressavam uma conquista da humanidade, despretensiosa de interesses egoístas. Além disso, teve o pioneirismo de ser o primeiro a usar de maneira eficiente motores a gasolina em suas idealizações, algo que não tinha dado certo com outros ou era temido.
Enfim, achei que faltou desfecho com pareceres nessa linha.

Bianca 15/07/2013

Livro: "Nos céus de Paris"
Nos céus de Paris é um livro que fala sobre a vida, romances e aventuras do "brasileiro voador" Santos Dumont (brasileiro, que inventou o avião). Eu gostei muito do livro! Achei um livro leve, ao mesmo tempo em que trás muitas informações. Histórias sobre a vida, família e sobre todo o processo de criação do avião. O livro trás detalhes de todos os vôos, e tombos também. Um fato que me chamou atenção, Santos Dumont descobriu ser portador de esclerose múltipla e por causa da doença foi proibido pelo seu médico de voar, eu não sabia disso, fiquei sabendo quando li o livro, isso que eu acho legal de ler livros sobre a vida de alguém, pois ás vezes, tu acha que conhece aquela pessoa e lendo acaba descobrindo coisas novas, ou ao contrário, não conhece a pessoa e acaba descobrindo coisas da vida dela que te fazem ter uma admiração por ela.
Mesmo ele sendo brasileiro o cenário do livro é Paris (fato que me fez sonhar), tenho muita vontade de conhecer Paris, e com as descrições feitas no livro minha vontade aumentou. E o melhor, as descrições eram feitas de cima, dentro dos balões, dos dirigíveis, (um verdadeiro sonho). Fechava os olhos e me sentia em Paris!
Ele era um sonhador, que mesmo com todos achando que nada daria certo (que era uma loucura) ele acima de tudo confiou e lutou pelo seu sonho de voar e alcançou, para mim essa é a mensagem principal do livro. Infelizmente, Santos Dumont não aguentou ver sua invenção ser usada na Guerra, para matar seres humanos, e acabou dando fim a sua própia vida. Confesso que não pensei que fosse gostar tanto do livro. Recomendo, é um livro muito bom!

site: http://enfimdezoitoanos.blogspot.com.br/2013/04/livro-nos-ceus-de-paris.html
Erick 01/05/2021minha estante
Considerando que é um romance histórico (que ainda não li) não dá pra tratar feito biografia. Li em várias fontes que sua aposentadoria da aviação foi após um acidente com a Demoiselle, no sentido de "outro golpe assim na coluna, fim de jogo".