The Essex Serpent

The Essex Serpent Sarah Perry

Resenhas - The Essex Serpent

Bia 11/08/2023

O título e a capa são propaganda enganosa, viu?
Esse livro me deixou tão, tão frustrada. Ele prometia tanto! Uma jornada criptozoologica na era vitoriana, questionamentos do que é real e o que é superstição, mistérios em uma cidade pequena, talvez uma serpente gigante mitológica, talvez lendas e segredos... Spoiler: nada disso acontece. Ao invés disso são páginas e páginas de um livro que parece estar se esforçando tanto para parecer um livro clássico que acaba sendo confuso e vazio, um romance extremamente arrastado e vários plots que as vezes mal parecem estar no mesmo livro. Isso tudo escrito com uma escrita muito bonita e floreada, mas tão cheia de descritivos que faz um livro lento parecer que mal sai do lugar.

Algo que me incomodou muito é que a história tem personagens demais e parece que metade deles está apaixonada pela protagonista por algum motivo que eu nunca consegui realmente entender. Todo mundo diz que Cora é diferente e especial, ouvimos o tempo todo sobre os interesses dela pela ciência, mas na maior parte do livro parece que ela só tá existindo? Falando com uma pessoa ou outra, caminhando por aí, fazendo cosplay de homem e de uma personagem feminina supostamente "forte e independente", nada especial. Com tantos subplots que o livro tem e tanta gente, ela sequer parece ser a protagonista.

Não vou nem falar da serpente, porque o livro basicamente ignora ela o tempo todo. Isso é uma pena porque os pouquíssimos momentos que a sombra da serpente passa pela história, onde os personagens presenciam situações que eles tem que questionar se existe uma influência mística ou não, são as únicas partes boas do livro e acabam não chegando a lugar nenhum. Em algum momento perto do final parece que alguém lembrou que a serpente de Essex deveria ser uma parte importante do livro chamado a serpente de Essex, então acaba rolando uma explicação/descoberta que eu não engoli, mas não posso dar detalhes por causa dos spoilers.

Resumindo, li o livro para ver a série, foi tão ruim que eu decidi não perder meu tempo com a série, deveria ter outro nome e outra sinopse pra fazer sentido. Foi uma leitura extremamente monótona e decepcionante, não recomendo.

Soterradaporlivros 09/08/2022

The Essex serpent
Eu cismei que tinha que ler esse livro antes de ver a série, mas a série estreou e terminou e só agora eu consegui ler o livro até o fim.

Mas as fotos que eu vi na internet criaram toda uma história na minha cabeça e o livro é tudo, menos a fanfic que eu criei sem conhecer a história.

Não, isso não é ruim, o livro é belíssimo e os personagens são tão maravilhosos que eu agora tô com medo de ver a série e achar sem graça.

E obviamente eu queria ver a série por causa do Tom Hiddleston e também dá Claire Danes, mas lendo o livro eu me apaixonei mesmo pelos personagens secundários e acho que o Luke vai morar no meu coração por muito tempo ainda.

skuser02844 20/09/2021

Um bom livro
Esperava mais quanto ao plot, mas isso não deixou que eu ?desgostasse? da história. Os relacionamentos dos personagens definitivamente foi minha parte favorita da história. A escrita da autora é belíssima e, mesmo que esse não seja meu tipo de história favorita, ainda foi uma boa leitura.
Ansiosissima para a adaptação da Apple tv!

Gromo 04/09/2021

Meu motivo para ler A Serpente de Essex era entender a estética por trás de uma escritora favorita que também leu esse livro, focando na escrita e na ambientação - sempre elegante e focada em uma natureza viva, mas temerosa. Acabei, por fim, me apaixonando pelos detalhes mais "clichês" dos romances.
É a primeira vez que me interesso por um romance, também a primeira vez que vejo emoções pintadas com luxo sem perder o sentido.
Não houveram momentos de distração, de tédio ou mesmo de perda da curiosidade.
Pela primeira vez, li um livro sem perceber que estava lendo...